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Atropelamento em rotunda

osicran

New Member
Estou convencido de que o maior problema para nós, enquanto ciclistas, e dentro das rotundas, é o facto de muitos automobilistas não saberem que dentro das rotundas uma bicicleta é um veiculo com prioridade sobre os veiculos a motor que pretendam entrar na rotunda. Há uns tempos atrás também apanhei um susto valente (que por pouco foi só susto...) quando circulava dentro de uma rotunda e ainda levei umas buzinadelas e uns insultos da imbecil que ia ao volante. Na sequência do caso, em posteriores conversas sobre o assunto, constatei que de facto há mais gente do que se poderia pensar mal informada sobre a questão da prioridade dos ciclistas dentro das rotundas. Inclusivamente nos próprios ciclistas, há pessoal que também julga ter de ceder passagem aos automóveis que pretendem entrar.
Pessoalmente, e penso que é uma boa política, depois de ter ficado a escassos centímetros de levar com um Clio em cima, passei a ter sempre presente que, mesmo tendo prioridade, quando vejo surgir um carro para entrar numa rotunda à minha frente tomo as devidas precauções para o que der e vier. É mais prudente...

Já agora, aquela informação do Cenas a Pedal devia ser lida por todos nós. Mesmo quando pensamos que sabemos tudo, não perdemos nada com a leitura e podemos ganhar alguma coisa...
 
quem aqui nunca levou um businadela acompanhada pelo devido "vai para o passeio"?

Cada vez que saio oiço isso. Já perdi o amor a um bidon e mandei-o contra um jipe conduzido por uma "dondoca". Apitar em plena 24 de Julho quando um tipo vai o mais encostado possível para não provocar transito foi algo que me tirou do sério...
 

fjota

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Rápidas melhoras é o que se deseja.

Quanto as rotundas, faço sempre por fora, e com calma, e sempre a ver o que vai entrar...
Ainda ontem vi 2 companheiros, e eu ia de carro, a entrar na rotunda pela direita e atravessarem a rotunda, como se fosse uma recta, e pior que tudo atravessaram-se à frente de um carro, que logicamente assustou-se e teve que travar, não admira que depois aconteçam acidentes e consequentes tragédias...depois é só aparecer mensagens no facebook... isto da competição em estrada neste tipo de ciclismo tem que ser muito ponderado e para mim até nem existe...tenho o meu filho à minha espera em casa...

Atenção que estou a dar um exemplo e não a falar deste caso em concreto.
 
As rápidas melhoras e assim que possa, que também estou no "estaleiro" por causa de uma queda que me fraturou a clavicula esquerda, dou umas pedaladas por ti, se não as deres antes por mim. :)
 

madalena

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irra desconhecia que existiam tantos casos, por estas e por outras que o meu pai me queria comprar uma bicicleta eliptica, mas não tem graça, as melhoras para o companheiro...
 

fitty77

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sim, claro. vai pensando assim e se te atropelarem nao chames a policia.

eu tive uma dessas lá ele admitiu tudo. depois já nem estava no local à hora do acidente.

Depois lembra-te que ele vai expremer a companhia de seguros.

lá por não ter fugido não quer dizer que não foi um idiota que não parou na entrada de uma rotunda e atropelou alguem.

Um assassino arrependido não deixa de ser um assassino

Não foi o caso... As autoridades estiveram no local, ele deu-se como culpado, enfim, acho que mais ele não pode fazer. Cometeu um erro, aparentemente sem qualquer intenção, assumiu isso e espera as consequências que daí venham. Que mais queres que o homem possa fazer? Pode acontecer com qualquer um de nós, uma distracção, e pumba... Seja com um peão, outra viatura, etc. Quem pensar o contrário, está errado, pode mesmo acontecer connosco. Concordo ctg que há má fé em muitas pessoas, mas não podemos assumir que todas são assim, e neste caso, acho que quem foi atropelado está devidamente seguro...

Recentemente assisti a um atropelamento, à minha frente, de uma condutora que nada pode fazer para evitar atropelar uma criança. Eu assisti a isso, e posso afirmar que não tinha e senti que podia ter sido eu. Felizmente foi mais o susto que outra coisa, ela chamou o INEM ainda antes de eu ter tempo de sair do carro e prestar auxilio, ela tudo fez para ajudar a criança, pediu o telefone dos pais, etc... mas... imaginemos que esta criança tinha morrido. Isso convertia esta senhora numa assassina? Pelas tuas palavras parece que sim. Parece que a podemos colocar ao lado de uma pessoa que pega numa arma e enfia um balázio noutra "só porque sim" e considerá-la como igual. As coisas não são assim companheiro. Azares, infelizmente acontecem, com pessoas de bem, ou pessoas de mal, estejam elas bem ou mal informadas acera das regras da condução...
 

rafaneta

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Obrigada pelas vossas respostas ao meu estado e que utilizem a bike e nunca passem pelo que eu estou a passar.
Como devem calcular, hoje foi o dia de me colocar a estrada acompanhado e resolver tudo o que me estava ao alcance de forma as coisas correrem bem. Levantar-me foi um martirio, não pelo frio, que a cama estava quentinha mas pelas dores no corpo, imaginem. Vestir a roupa, mais uma dor de cabeça, adaptar-me as dores quando se veste a roupa não é fácil. Pequeno almoço tomado, tomados os medicamentos, lá fui virado a empresa, sabem como é, mais uma aleijado, lol, riram-se mas eu espero pela minha vez de rir!!! A seguir foi ir tratar da participação ao seguro do acidente mais o condutor do veiculo pelo que correu tudo bem, nada de problemas. Bem uma viagem até a Batalha levar a bicicleta ao Victor, ao qual mando um abraço, local onde foi adquirida e onde o perito há-de ir ver a bike que não é muito agradavel de se ver. De regresso a Figueira passar pelo hospital entregar a cópia da participação do acidente de forma a regularizarem os pagamentos dos exames efectuados mas como precisava de tratamento lá tive de passar no centro de saúde de Montemor para o efectuar, com tudo isto, necssitei de uma pessoa me acompanhar nestas viagens, devido ao meu estado e aguardo o contato da companhia de seguros.
Espero que não passem pelo que eu estou a passar.
Abraço e boas pedaladas.
 

jofari

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Primeiro desejar as melhoras!
Depois isto de "sermos todos iguais" não é bem assim, pois felizmente não somos todos iguais, e falando por mim, que só não foi "passado a ferro" porque o condutor teve a percepção que tal iria acontecer, e simplesmente tirou o carro da estrada, danificando por completo o carro, mais a minha "burra" a mim ao meu pai a "burra" do meu pai... enfim, felizmente mais estragos materiais que físicos..
Por isso azares ou "azares" a todos podem acontecer, e só não acontece a quem não anda "cá", mas reconheço que a culpa a todos nos "cabe", pois nem sempre temos o melhor comportamento, seja ele a conduzir um carro ou uma bicicleta.
Assim apontar o dedo "sem medida" não acho justo de todo, mas o importante é uma rápida recuperação física, pois a bicla, mais "euroses" menos "euroses" vai ficar direitinha e certamente que o "amigo Victor" vai dar uma ajuda nesse arranjo!
Mais uma vez as rápidas melhoras, para voltarmos todos, a ter a sua companhia na estrada!
 

osicran

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Acabo de ler que a FPC/UVP vai propôr ao governo alterações ao Código de Estrada no intuito da melhoria das condições de segurança dos velocípedes. Muito bem, só que a leitura do texto deixou-me completamente confuso no que respeita à alteração proposta para a circulação nas rotundas. Propõe-se que os ciclistas (velocípedes sem motor) em grupo e já dentro da rotunda passem a ter prioridade em relação aos veiculos a motor que se preparem para entrar na rotunda... Então mas isso não acontece ja?... Afinal em que ficamos?... Os ciclistas têm ou não têm prioridade dentro das rotundas como qualquer outro veiculo em relação aos veiculos a motor que se apresentem para entrar na rotunda quando os ciclistas já circulam dentro dela??? Será que não têm mesmo, ao contrário do que eu julgava e que se baseia em outras leituras anteriores? Ou serei eu que estou a fazer uma grande confusão?...
Pronunciem-se, senhores, isto é um assunto muito importante para a nossa segurança!
 

osicran

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Pela segurança dos ciclistas

Federação Portuguesa de Ciclismo lança campanha e propõe alterações ao Código da Estrada

A UVP-Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC), defendendo a saudável convivência entre todos os utilizadores da via pública, apresentou ao Ministério da Administração Interna e à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária uma proposta de alteração ao Código da Estrada, visando proteger os ciclistas. Em paralelo, a Federação vai lançar uma campanha de sensibilização pública para a necessidade de respeitar os velocípedes, que terá como principais rostos os corredores Rui Costa e David Rosa.

As medidas preconizadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo passam pela modificação de tês artigos do Código da Estrada. A mais simbólica de todas pretende que o ponto 2 do artigo 90.º passe a permitir a circulação a par de ciclistas. A redação proposta pela Federação é a seguinte: “Os condutores de velocípedes podem circular a par, desde que não causem perigo ou embaraço para o trânsito da faixa de rodagem, devendo colocar-se em fila sempre que se aproxime um veículo automóvel pela retaguarda e logo que não comprometa a sua segurança”.

Outro problema tem a ver com a circulação de grupos em rotundas, cruzamentos e entroncamentos. A Federação Portuguesa de Ciclismo defende que o ponto 5 do artigo 32.º do Código da Estrada passe a determinar que “os condutores devem ceder a passagem aos velocípedes que circulem em grupo e quando o primeiro já tenha iniciado o cruzamento ou entroncamento ou tenha entrado na rotunda”. Ainda no artigo 32.º, a UVP-FPC propõe que os velocípedes deixem de ser equiparados a veículos de tração animal ou a animais na definição de prioridades de passagem relativamente aos veículos a motor, equiparando as bicicletas aos meios motorizados.

No artigo 78.º, a proposta endereçada ao Ministério da Administração Interna e à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária pugna pelo fim da obrigatoriedade de os velocípedes circularem nas ciclovias, quando estas existem em paralelo com as restantes vias. Na opinião da UVP-FPC, o ponto 1 do artigo 78.º do Código da Estrada deve postular que “quando existem pistas especialmente destinadas a animais ou veículos de certas espécies, o trânsito destes deve fazer-se preferencialmente por aquelas pistas”.

A Federação Portuguesa de Ciclismo está consciente de que a segurança de todos aqueles que circulam de bicicleta na via pública depende, além das alterações legislativas, de uma mudança de mentalidades. Nesse sentido, vai lançar uma campanha pública, direcionada especialmente aos automobilistas, informando sobre as medidas preventivas e de segurança que devem ter para respeitarem o direito e, sobretudo, a vida daqueles que escolhem a bicicleta para se deslocarem.

Rui Costa, vencedor da Volta à Suíça e décimo do Ranking Mundial de 2012, e David Rosa, primeiro corredor a representar Portugal na prova de Cross Country (BTT) dos Jogos Olímpicos, serão os embaixadores desta iniciativa. Iremos produzir cartazes, especialmente vocacionados para divulgação eletrónica e nas redes sociais, assim como folhetos informativos, que apelarão ao civismo dos automobilistas, mas também darão indicações sobre os comportamentos adequados para quem circula de bicicleta na via pública.

A UVP-FPC já manifestou ao Governo a disponibilidade para colaborar na formação específica na ótica do utilizador de bicicleta (especialmente junto dos mais jovens), na sensibilização para o uso responsável do velocípede na via pública e para a promoção do respeito pelos direitos dos peões e dos ciclistas por parte dos automobilistas. A Federação considera também premente a implementação de medidas de acalmia de tráfego, no sentido de diminuir a velocidade de circulação em zonas residenciais.
 

Rui Lima

Member
Quando referem a circulação nas rotundas, estão a referir que quando circulamos em grupo depois do primeiro elemento entrar na rotunda os automobilistas devem ceder a prioridade ate o grupo passar por completo.
 

Armando

New Member
Quando referem a circulação nas rotundas, estão a referir que quando circulamos em grupo depois do primeiro elemento entrar na rotunda os automobilistas devem ceder a prioridade ate o grupo passar por completo.


Esta é ja uma medida em pratica na nossa vizinha Espanha, pelo que consta até com uma boa aceitação por parte dos automobilistas.

Penso que por cá a coisa irá demorar muito a ser entendida pelos donos veículos motorizados.
 

pratoni

Well-Known Member
A questão da prioridade dentro das rotundas só vai lá quando começarem a fazer promoção a sério porque, infelizmente, muita gente ainda não sabe dessa alteração que não é assim tão antiga quanto isso...

Tipo um spot nas rádios e/ou TV's com o Rui Costa:

"Você sabe que TODOS os veículos, incluindo bicicletas, que se encontrem dentro de uma rotunda têm prioridade? Não? Passa a saber... ;)"

Tal como aquele programa de falar corretamente português com o Diogo Infante...
 

Armando

New Member
Tal como aquele programa de falar corretamente português com o Diogo Infante...


Havia muita gente que dizia, eu sei que é assim que se diz, mas eu digo como quero.

Vai demorar "muiiito" mesmo, até que nós tenhamos realmente prioridade onde a mesma nos é conferida.
 
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