• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Assunção: ao cronómetro

indy

Active Member
Ainda me vou arrepender de ter criado este tópico pois provavelmente vão-me gozar pelo meu desempenho miserável em cima da bicicleta :)

A ideia surgiu do Josant quando há uns dias me ouviu dizer que andava a cronometrar o meu tempo de subida da Sra. da Assunção. Como julgo que há por aqui muito pessoal que pedala naquela subida a ideia era o pessoal anotar o tempo de subida e comentar como foi. Eu encarrego-me de ir aqui actualizando o ranking.

Convém definir é o percurso e os pontos inicial e final de cronometragem. Ora bem, a subida é basicamente a da Volta a Portugal, através da EN319.

O cronómetro começa a contar na marca dos 100m (existe um sinal de aproximação de estrada sem prioridade do lado oposto):
iniciot.jpg


No último km existe uma diferença relativamente à Volta. Em vez de se descer ligeiramente e virar à esquerda para a rampa final, vira-se logo à esquerda pelo acesso em paralelo:
viragem.jpg


O cronómetro pára quando acaba o paralelo (e a subida):
fimr.jpg


Bem, dito isto vou dizer o meu tempo... :eek: (não gozem, ok?)

Indy - 23m43s

Até agora cronometrei três vezes (as anteriores foram 24m45s e 24m35s). Acho que ainda posso melhorar bastante. Tenho de experimentar depois de mais tempo a pedalar. É que estas tentativas foram sempre feitas ao fim do dia, com um tempo de aquecimento de minha casa até ao início da subida muito curto. Tenho de arranjar aí um bocado para experimentar fazer uma subida já com os músculos em "velocidade de cruzeiro"...

Mapa da subida:
assuncao.gif
 
Last edited:

pangare

New Member
Bem, a contar desde que começa mesmo a inclinar ( Vai-se na estrada nacional, vira-se á esquerda e logo a seguir torna-se a virar a esquerda e uns 150m mais a frente começa a inclinar ) até quando se vira á esquerda, onde os profissionais viram, tenho 17min30s.

Este foi cronometrado num treino sozinho, já a subi uma vez com a equipa e devo ter andado nos 17.10, qualquer coisa assim.

Agora para o ano quando começarem os treinos em subida, vou fazer este trajecto exactamente e partilho aqui os meus tempos ;)


Excelente iniciativa :)
 

indy

Active Member
Qual é a média de velocidade?

Julgo que são 6.3km de subida, o que no meu caso dá uma média de 15.9km/h
Já no caso do pangare, aprox. 18 minutos daria algo como 21km/h :p

Já agora, segundo o mapa, o desnível é de aprox. 390m (440-50) o que dá uma inclinação média de 6.2%.

Pangare, cá ficamos a aguardar o teu tempo no percurso exacto :)
 

super.byke

New Member
esta medida só dá para o pessoal que é de perto, mesmo assim se se quiserem comparar tudo depende do percurso que se faz antes... Fazer esta subida saindo do Porto não é o mesmo que saindo de S. Tirso.

Mais fácil seria quem tivesse um medidor de potência medir quantos Watts consegue porduzir quando anda 20 minutos a fundo (com um aquecimento inicial de 15 minutos) :)

Em todo caso esta medida apresentada já é um ponto de partida.
Sugeria também que fizessem o mesmo para a Sra. da Graça :)
 

pantani

Member
Boas!
Já subi várias vezes a Srª da Assunção e de todas as vezes que a subi não deu para ver as médias , porque já vinha com 50,60,ou 70 kms nas pernas, mas de qualquer maneira cheguei sempre ao topo em muito mau estado.

Da proxima vou estar atento só aos 6,3kms a cronómetrar:D
 

pangare

New Member
Eu quando subo costumo vir pela estrada nacional desde a Areosa, moro mesmo no Porto á beira do Dragão.

Acabo sempre por cometer um erro na Assunção quando vou lá sozinho porque forço sempre mais ao início e dps aquelas rampas naquelas 2 curvas mais apertadas matam-me completamente :p

Este ano treinei bastantes subidas ( principalmente a Assunção ), o que me ajudou bastante visto que no Prémio Alves Barbosa tivemos de subir o Luso e aquilo são 26km a subir ( Com partes a descer um pouco e tal mas é duríssimo ).
 

silvioferraz

New Member
Vai ser este sábado de manhã! Eu e um grupo de amigos, saímos de Gaia pelas 08h30 e vamos cronometrar essa subida.

No meu caso vai ser uma vergonha, mas não podia deixar de responder a um desafio tão interesante.

Se alguém cá do fórum se quiser juntar, é muito bem vindo.

Abraço
 

Cancellara

New Member
Caro amigo, também vou aparecer por lá, mas vou até St. Tirso de carro, para poupar as pernas :eek:
Vai ser bonito, esta semana nem peguei na ginga.
De btt já fiz qq coisa como 30m :eek:, fazendo o trajecto normal da Volta.
 
Last edited:

NiKES

New Member
Boas ;)

Ideia engraçada, mas ultima vez que fiz, foram 27' +/- :D:D O meu melhor tempo foi a volta dos 22'30 se bem me lembro.

Hei de la voltar em breve ;)
 

indy

Active Member
Pessoal,

Vejam é se conseguem utilizar os pontos de cronometragem descritos no post inicial deste tópico.

Assim é que vale a pena comparar os tempos. É que cada segundo custa muito a ganhar e controlar uns metros mais à frente, mais atrás, mais acima ou mais abaixo faz toda a diferença ;)

Boas subidas para amanhã!
 

silvioferraz

New Member
OK, se bem entendi, conta-se o tempo a partir da marca dos 100 mts de aproximação à entrada para a subida e no alto vira-se na primeira estrada (que é em paralelo), para o alto da Sra. da Assunção.

Penso ser assim, correcto?

Abraço
 

NiKES

New Member
Quem vai para la fazer umas marcas no chão ? :D:D:D

Eu custumo contar a partir da curva, quando se atravessa a pequena ponte ca em baixo, e vou até ao ponto mais alto (em altitude), passo frente ao café la em cima e paro o tempo um pouco mais a frente. ;)
 

silvioferraz

New Member
OK...OK!

Teste feito e posso dizer que foi um espanto, hehe.

00:27:15

Não foi mau. Posso dizer que tive hoje um dos piores dias de ciclismo de sempre, pois ando com uma irritação gastro-intestinal :D, à uns bons 3 dias e sinto-me fraquito.
Fica a promessa de lá voltar.

Indy... um dos meus companheiros bateu o teu tempo, mas esse que venha cá acusar-se.

Abraço
 

indy

Active Member
Eh eh... o meu tempo não é nada de especial, conforme já disse. Conheço alguns que também já o bateram, só que não passam por aqui.

Gostava de ter ido convosco pois acho que nunca pedalei de roda fina na companhia de mais que 2 pessoas :) Só que o Sábado de manhã é quase sagrado, para ir andar de BTT com os amigos.
 
Top