• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

As voltas do Fogueteiro

Mingus

Member
Pois é, Arouca não te sai da cabeça. :) E bem se compreende. Não te preocupes pois aquelas magníficas estradinhas estarão sempre por lá.

Ontem o vento era terrível. Imagino o vendaval lá no planalto. Quando subi por Figueiredo, aquela parte depois dos viveiros da Granja fica um pouco mais desprotegida e o vento é terrível - também é por isso que lá tem as eólicas :) - e no dia que lá fui não estava tão agreste como ontem.

Entretanto fica na calha uma bucha de queijo (que ainda te devo) nesse cafézito na rotunda da 224. :)

PS: Esse teu novo avatar é enganador :)
 

Paulo V.

New Member
Ainda bem que tocaste no vento... ontem estava uma ventania daquelas, andaste na nacional 1 e eu andei pela nacional 109 quase até Aveiro, com vento pelas costas e andar sozinho para lá fui quase sempre a medias de 30Kms, chegando a rolar algumas vezes nas partes mais planas a mais 45km/h quando retornei para o Porto.... uiuiui ventania e mais ventania de frente e conseguir impor ritmos superiores a 23 ou 24Kms/h era quase impossível.
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

hoje não fui andar de bicicleta, porque tive que ir andar de carro:D:D

Pois a vida tem destas coisas e em Setembro irei viver noutra zona do nosso Portugal: CERNACHE DO BONJARDIM, para quem não sabe onde fica, vejam aqui.

Tentem advinhem lá uma das coisas que tentei ver por lá hoje! :D:D

Exactamente!!!! Pessoal na estrada a alimentar o vício. Mas apenas vi um com uma Cervelo (se andar por aí denuncie-se):(:(:( Embora soubessa também que há uma equipa de cicloturistas... mas não os vi. Bem, mas espero que eles apareçam.

Vi foram imensas estradas fascinantes para descobrir ou mesmo redescobrir, muitas subiditas e também descidas.... Planos é que quase não vi:D:D:D.

Há por aí pessoal, morador desta casa, que costume pedalar para aqueles lados?
 

Janas

New Member
eu estudei la 5 anos..... a terra do condestavel....nao percebo muito bem o que te pode levar a ir para la...aquilo nao tem la muito que fazer mas enfim... eu sou natural de uma terra mais a cima chamada Oleiros (é logo ali a 60Km lol), mas moro em lisboa actualmente, mas conheço muito bem a zona

é uma terra que vais adorar para pedalar....embora nao creio que apanhes muita companhia, o BTT ta mais implantado, e sobre tudo o motocross... tens uma terra a Sertã a cerca de 12 KM, onde teras este ano o previlegio de ver uma chegada da volta a portugal.... ai sim talvez apanhes mais cicloturistas....

la em cernache havia uma loja de Bikes ao pe da igreja....a ultima vez que la parei foi a um ano para comprar uma camara de ar pois faço o trajecto lisboa oleiros duas vezes por ano, e reparei que ja tiham la umas bikes a maneira....secalhar aquilo tem evoluido...

tens as margens do zezere para os lados da Quintã.....enfim....fascinante...... nao acho que seja uma zona de grandes serras, nao tem aquelas paredes por assim dizer, mas um pedaleiro compacto sera o indicado....

primeira vez que fores pedalar, pergunta onde é o Trizio, vais la tiras umas fotos e depois poes aqui que o duchene fica cheio de inveja..... aquilo la é divinal....
 

Burning Dogma

New Member
Cernache do Bonjardim, é giro porque ainda à 2 dias atrás lá passei de bicicleta :D Toda essa zona é fantástica para pedalar, sempre com muito sobe e desce, apesar de algumas estradas não estarem nas melhores condições, mas mesmo assim não são das piores. E pedalar nas margens do Zêzere é um prazer enorme!

Regra geral só no Verão é que consigo estar por esses lados para umas pedaladas mas vamos ter que combinar um dia uma volta por essa zona ;)

Abraço ;)
 

fogueteiro

Active Member
Janas,

por acaso ainda não vi essa loja, mas se ela existe é porque há clientela. Eu já conheço muito bem a zona, mas de qualquer modo muito obrigado pelas tuas dicas. Não querendo entrar em pormenores que não interessam nada para aqui, uma das grandes razões que me levou a mudar-me para lá, é porque vejo coisas lá que tu dizes que não existem. Se falas em shoppings, na verdade não existem, mas como os odeio, não me farão qualquer falta. De resto tem lá tudo e em melhores condições condições e sobretudo sem stresses.

Oleiros, também conheço bem. Há uns anos andei pela serra que circunda Oleiros, com um clio velho a fazer todo o terreno, à procura da nascente a Ribeira da Isna. Quanto às subidas, na verdade elas não são tão agressivas como cá no norte, mas elas estão lá e algumas não são muito fáceis. Não existem é planos dignos desse nome.

Burning Dogma:

Queres ver que vai ser lá o nosso encontro?:D:D:D Até que nem seria mau, diga-se... Desde já fica o convite, para te juntares a mim para uma voltinha por lá.

Kezia? Não, não quero! Podes ficar com ela!:D:D:D:D
És sempre o mesmo. Quem me dera apanhar, por lá, um companheiro assim bem disposto. Seria mais agradável pedalar naquelas ruas solitárias. Tenho uma dúvida: Por que é que pedalas do lado esquerdo da estrada?:D:D:D:D

Sim pessoal, não se espantem. este homem pedala do lado esquerdo da estrada, ainda bem que não é sempre, e os carros que se desviem!!:D:D


Do local onde vou viver, avista-se uma montanha (pequena) e uma igreja no topo. Eu já tinha olhado para ela, há tempos, mas ontem fiquei a saber que o santo que lá está é o S. Macário:D:cool::cool: Desta vez tenho-o à saída de casa.:cool:
 
Meu caro isso de pedalar do lado esquerdo da estrada, por estas estradas desertas diga-se não vá pensarem que sou mais maluco que aparento, mas tem apenas uma razão. Deixar espaço para os reformados puderem pedalar á vontade sem que digam que os estou a atrancar! Meu caro só convivi uma unica vez contigo e por pouco tempo pois é muito dificil para mim acompanhar o teu ritmo(lento)nas subidas, mas foi um gosto e só espero que essa tua mudança de territorio não te faça esquecer as belas montanhas e não te dediques aos pratos 39/23....Sê feliz em cima delas amigo!

Há espero que esta tua mudança nao tenha nada haver com a vergonha que apanhaste no PIF ao ficar para trás em cada subida ou descida que aparecia, tendo só hipoteses de te colares quando o pessoal já estava quase a adormecer á tua espera! Se fôr por isso, pah acho que fazer bem e eu faria o mesmo ehehe

grande abraço
 

fogueteiro

Active Member
Eu desisto! Não tenho mesmo capacidades de acompanhar este homem tanto na bicicleta como no argumentário. :D:D

Passa bem, Daniel, e um dia pode ser que tenhas saudades da minha lentidão e me vás fazer companhia. ;););) Continua assim...
 

fogueteiro

Active Member
Este fim-de-semana, nem Assunção, nem Srª da Graça, nem nada de subidas. Foi um passeio totalmente plano, mas com excelente companhia: MINGUS e SPARTAAN.

Por vários motivos decidimos fazer a rota da vaidade, mas com muito menos pessoal a mostrar as suas máquinas. Será que estão todos de férias ou foram para Mondim?

O andamento para lá foi muito agradável, graças a termos saído cedo (7,30) do cais de Gaia, e assim evitamos confusão das praias. Em Espinho apanhamos um grupo numeroso, ao qual no juntamos, mas eles estavam muito animados e foram-se embora. O nosso objectivo, nauqela altura, era passear, falar uns com os outros e divertirmo-nos.

A paragem foi feita no Furadouro, atípicamente vazio de cicloturistas, e depois rumamos até à Ponte da Varela, Avanca e finalmente o regresso.

Em Avanca, quando apanhamos novamente a N109, o Spartaan perguntou-me: "Agora é sempre esta estrada, não é?" Eu feito inocente disse que sim. Entretanto ele meteu-se à frente, dando o peito ao vento. O ritmo aumentou considerávelmente. Passados algumas centenas de metros eu senti-me na obrigação de ir puxar para o ajudar. Novamente ele passa para a frente e diz: " Deixem-me ir na frente, porque assim vou treinando!!!"

Bem, meus amigos, eu dei o meu melhor para não lhe dar um palmo de avanço, senão nunca mais recolaria. Penso que o Mingus também teve que se esmerar. E apesar do vento de norte, ele (Spartaan) mais paracia uma locomotiva em cima dum avião. Depressa chegamos a Espinho, onde finalmente ele lá se lembrou de afrouxar.

Já na estrada das praias, ia acontecendo um encontro a dois com o asfalto. Por pouco eu e o Mingus não fomos contra um veiculo e por acréscimo caír. Sim, foi estupidez da nossa parte.

De resto foi uma manhã excelente, muito bem passada. Aos dois muito obrigado

Mapa

Dados estatísticos:

Kms percorridos: 132 (para mim)
Média: 27,90
Tempo gasto: 4:43
Acumulado positivo: 672 m
Acumulado negativo: 685 m
 

Mingus

Member
Confirmo que tive de me esmerar para rolar atrás do Spartaan. :) O homem é mesmo uma locomotiva. Com a nortada que estava ir sempre à frente a puxar durante uns 20kms....é de homem sim senhor.

Foi uma óptima voltinha, mais pela companhia do que pelo trajecto, mas pronto já não morro sem ter conhecido a famosa rota. Também foi uma experiência interessante fazer 140kms quase sempre a dar aos pedais. É bem diferente do sobe e desce habitual. O susto em Lavadores acabou por ser engraçado e serviu para testar a óptima óptima travagem dos campy....ehehehehe.

Não tens nada que agradecer Zé. Podendo nós acertar agendas venham mais uns passeios. Só fica a faltar colocares as fotos da praxe.


Ah, e a willier do Spartaan é realmente bonita. É tão pornográfica como a bianchi do Paulo V. :)
 

fogueteiro

Active Member
A pedido apresento-vos as fotos (pouquíssimas) que foram tiradas, somente para mais tarde recordar.

O Spartaan à frente e o Mingus atrás
fogueteiro0381.jpg


fogueteiro0382.jpg


fogueteiro0383.jpg
 

mr.al

New Member
Zé, outra vez na rota da vaidade?!
Ainda bem que não vieste para aqui contar mais um daquelas tuas aventuras... eu não ía 'aguentar' ;-)
Obrigado pela lembrança
Abraço
 

Ricardu

New Member
De tantas vezes que já ouvi falar nessa "route de la vanité" :D que qualquer dia a vou fazer, nem que seja apenas pela curiosidade
 

fogueteiro

Active Member
MR.Al

Com todos os condicionantes, que eu tinha e o Spartaan também, esta era a melhor opção. Já não ia para lá desde Abril, quando fui com o André. Como vão mazelas? Estou mesmo a imaginar-te a querer andar e não teres condições. Força, amigo.;):D

Nikes

Não fiques por aí. Segue a lista de coisas que eu não me importo de receber:

Bike nova,

Edge 500/800 ou um dakota 20:D:D (deixo à tua escolha)

sapatos mavic (xpto) que custem no mínimo 150 euros

Equipamento completo

Capacete

e já agora um equipamento para Inverno, e uma máquina fotográfica, também :cool::cool::cool::D:D:D e

Mas tens razão, em todas as fotos o equipamento é sempre o mesmo. mas como sou poupado mesmo no equipamento e lavo-o sempre que chego, me parece que não está na hora de mudar. Eu tenho mais um mas sinceramente não gosto muito dele.

Qualquer dia convido-te para ires andar comigo, não para o Gerês mas para a zona de Vila de rei. :D:D

Ricardu

Não deixa de ser um passeio engraçado. A zona da ria de Aveiro, é bonita. Mas na verdade eu não gosto deste passeio por ser completamente plano, e meter-me uma certa aversão aqueles que levam os seus aviões e os encostam lá num local estratégico e passam o resto da manhã sentados na esplanada e tentar ver quantos olham para a sua menina. Mas se te quiseres manter actualizado e ficares a babar é uma boa opção. Mas tens aí uma "irmã gémea" à deste lado do rio: A voltinha da Póvoa.:D:D:D

Silvio

Então amigo, como vão essas pernas desde o PIF? :D:D Concordo contigo, mas ali os vaidosos são aos magotes, e metem nojo enquanto que por exemplo, em Arouca os únicos vaidosos somos nós e por isso não metemos nojo aos outros. :D:D
 

Nosoul

New Member
Uma palavra: fantástico :)! Fogueteiro parabéns, os relatos estão divinais. Depois de ler, dá uma pica :p! Só apetece pegar na bicicleta e absorver esse tipo de sensações :)
 

NiKES

New Member
:D:D como sabes estava na brincadeira ctg !! Eu tb sou poupadinho no meu material, as sapatilhas novas vieram porque vendi as outras, e não custaram 150€, é preciso apanhar as boas promoções que andam na internet ;)

Mas para o GPS aconselho te o Dakota 20 :D É sem dúvida o ideal para ti !!

A volta para vila de rei vai ser complicada... porque eu também me devo mudar mas para muito longe daqui !!!

Grande abraço.
 
Top