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As diferentes plataformas interativas

gfrmartins

Well-Known Member
O que disse baseia-se na minha experiência pessoal e no que está no site do Zwift.

Eu não uso Zwift, mas hoje instalei-o propositadamente para testar, porque lembro-me perfeitamente de ter metido o Zwift no PC do meu pai e dele o ter usado por bluetooth, não com rolo smart mas com sensor de velocidade bluetooth.

Eu testei com o meu Kickr Core, e funcionou bem. Como deves calcular não posso responder à tua pergunta, há n pc's diferentes, mas não me parece que seja preciso uma combinação específica, é suposto funcionar com todos.

Uma coisa que estás eventualmente a fazer mal (pelo que dizes acima) é tentar ligar o rolo ao PC para depois ser controlado pelo Zwift. Não é assim que funciona, o rolo é ligado por Bluetooth através do Zwift, ao entrar no Zwift é que se vai procurar os sensores/rolo/medidores de potência que funcionem por Bluetooth, e são emparelhados no Zwift, não nas ligações windows do pc.

Em relação ao user que tem problemas, pelo que percebi tem um pc ultrapassado (ou fraco), não consegue correr o RGT, não consegue correr o Rouvy, só mesmo o Zwift... não será o melhor exemplo, nem te dá o direito de me chamar de tontinho :(

Ok, compreendido.

Seria de esperar que sim que funcionasse com todos mas parece que nem sempre é o caso basta ver todos os tópicos no forum do zwift, mas ainda bem que deste o teu exemplo assim quem tiver igual já sabe que funciona.

Não é para mim porque nunca uso com PC, sempre usei com Mac e com Ipad e nunca tive qualquer problema. Mas antes simplesmente não dava Bluetooth principalmente PC, têm saído umas actualizações para passar a dar não sei se ainda é beta ou não, ao inicio tinha que usar a app na companion app para fazer de ponte não podia ser directo, no inicio do zwift nem sequer era suportado bluetooth apenas ant+ por isso é que tenho a pen e ao inicio do zwift usava por pen.

Eu não te estava a chamar tontinho, mas da primeira vez disseste que o PC tinha que ter bluetooth, agora disseste que o TT tinha que ter bluetooth, e isso sim me parece conversa de tontinhos, que tem bluetooth acho que toda a gente já toda a gente tinha percebido
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu tentei fazer exatamente isso e não consegui de todo.
Ok que não consegui meter RGT e Rouvy (já consegui descobrir entretanto, mas honestamente já perdi a vontade de testar. É necessário alterar uma config na app da Placa gráfica para "poupar bateria", o que não quero fazer sempre que for treinar... Desisti! :p) mas o meu PC não conseguia detectar de modo algum.
Tenho sempre que ter a companion aberta.
Nunca eram detetados dispositivos Bluetooth. Ainda posso testar de novo, mas esta semana chegará uma pen ant+. Espero ficar resolvido. Aliás, já fechei a companion e percebi que se ia tudo à vida :D
 

cafigueira

Well-Known Member
Boas tenho ideia que só dá com umas das ultimas normas de bluetooth, que é "de duas vias" não é esse o termo mas para ver se me faço entender, só as ultimas versões conseguem fazer controlar o rolo com a inclinação do terreno. as mais antigas podem ligar o rolo mas não tem a parte de interatividade com o declive do terreno.
 

elchocollat

Well-Known Member
Chegou a ventoinha recomendada, obrigado @cafigueira!! :) vai ser só para a flywheel do whaoo, pois tenho outra para mim.

Chegou também a pen ant+
Ainda só liguei a fita e foi super tranquilo.
Vamos lá ver depois como é com os favero e com o rolo :)
 

cafigueira

Well-Known Member
Chegou a ventoinha recomendada, obrigado @cafigueira!! :) vai ser só para a flywheel do whaoo, pois tenho outra para mim.

Chegou também a pen ant+
Ainda só liguei a fita e foi super tranquilo.
Vamos lá ver depois como é com os favero e com o rolo :)
não te preocupes com o rolo, ele foi feito para trabalhar nas condições em que o tens, já nos não é bem igual andar na rua ou em casa, preocupa-te contigo, e o rolo se aquecer que não vai aquecer tem garantia.
Carrega-lhe com força.
 

Ganfas

Well-Known Member
Já senti o Kickr Core bem quente, por exemplo no final de subir ao Alp D'Zwift, mas nunca me deu problemas por estar quente. O que pode influenciar também é o teu peso e a opção do trainer difficulty

"Overheating is a problem we see in some trainers, even very popular ones. It happens when riding on long climbs at high Trainer Difficulty, which forces the trainer to work hard since applying the resistance break at low flywheel speeds takes a lot of mechanical force. If your trainer begins to malfunction on long, hard climbs, you’ve got two easily solutions: point a fan directly at the trainer’s flywheel to keep things cool, and/or reduce your Trainer Difficulty so the brake doesn’t have to work so hard."

Artigo completo aqui: https://zwiftinsider.com/best-trainer-difficulty-setting/
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu tenho a dificuldade a 100% e o peso correto :p
Foi por aí que começaram as minhas questões :) estava a ver onde ficava o Alpe du Zwift e depois dei com um tópico fo trainerroad (acho eu) a falar disso. @cafigueira , eu quero carregar com força e por isso é que quis comprar uma ventoinha só para a flywheel :) ao menos do meu lado estou descansado :p
 

cafigueira

Well-Known Member
@elchocollat não conheço as especificações do teu rolo, mas vais ver qual a resistência máxima dele, mas de certo deve ser mais de 1500W, tu quantos W costumas fazer por exemplo no alpe do Zwift? mas vasi ficar a uma percentagem muito baixa do máximo do rolo, tudo bem que se fizesses uma hora ao máximo do rolo ele provavelmente iria ter dificuldades, mas isso é humanamente impossível. pois isso uma pessoa normal faz 15 a 20% em 1h ou 2h da resistência máxima do rolo, por isso não te deves preocupar com o aquecimento dele, ele foi desenvolvido para dar resposta a isso.
E se tiveres tu bem fresco vais conseguir puxar mais por ele sem ele se queixar :D é apenas o meu ponto de vista.
 

cafigueira

Well-Known Member
@cafigueira
Concordo em tudo contigo! Eu tenho o whaoo kickr core, 1800w de resistência.
Mas epá, vale mais prevenir... :rolleyes::oops:
Ok mas penso que não a pena, eu optaria para por uma para as pernas e outra para o corpo. eu no meu caso tenho uma no chão a frente da roda da frente para as pernas e outra a cima da TV para o corpo. Só senti necessidade de ter uma nas pernas agora ainda com o tempo quente. no inverno mesmo nunca fiquei com as meias molhadas do suor, só mesmo no verão.
 

jppina

Well-Known Member
O rgt tem agora works para aferição do ftp, e grátis, muito bom.

Sim, aparentemente bom, mas afinal não :(

O teste inicia com o modo ERG ligado, o que não faz sentido nenhum... e ainda por cima é feito no percurso do Paterberg, quando é sabido que o teste FTP tem de ser feito num percurso o mais plano possível...
 

NULL

Moderador
Staff member
Sim, aparentemente bom, mas afinal não :(

O teste inicia com o modo ERG ligado, o que não faz sentido nenhum... e ainda por cima é feito no percurso do Paterberg, quando é sabido que o teste FTP tem de ser feito num percurso o mais plano possível...

:oops:

Eu não quero entrar em polémicas mas dizer que um teste de FTP tem de ser feito nem percurso o mais plano possível é um bocadinho discutível... :)
 

bogas

Well-Known Member
:oops:

Eu não quero entrar em polémicas mas dizer que um teste de FTP tem de ser feito nem percurso o mais plano possível é um bocadinho discutível... :)
Tenho de concordar. O "tem" de ser feito em plano, não vejo porquê. Na rua @jppina fazes o teste ftp em plano??
 

jppina

Well-Known Member
:oops:

Eu não quero entrar em polémicas mas dizer que um teste de FTP tem de ser feito nem percurso o mais plano possível é um bocadinho discutível... :)

Não sou eu que o digo!

"For the 20 minute time trial, ride on a road that is fairly flat, allowing a strong, steady effort for the entire 20 minutes", in Training and racing with a power meter, Hunter Allen and Andrew Coggan, 2nd edition.

Acho que estes senhores percebem da poda, mas se sabes mais do que eles, quem sou eu...

Tenho de concordar. O "tem" de ser feito em plano, não vejo porquê. Na rua @jppina fazes o teste ftp em plano??

Sim, faço. Tal como é dito acima, tanto plana quanto possível.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Não sou eu que o digo!

"For the 20 minute time trial, ride on a road that is fairly flat, allowing a strong, steady effort for the entire 20 minutes", in Training and racing with a power meter, Hunter Allen and Andrew Coggan, 2nd edition.

Acho que estes senhores percebem da poda, mas se sabes mais do que eles, quem sou eu...

Sim, faço. Tal como é dito acima, tanto plana quanto possível.

O objectivo mais que ser a direito ou ser a subir é ser estável, não ser a subir e a descer, não ter cruzamentos e sinais vermelhos onde tenhas que parar, etc e isso parece ser o que os Autores querem dizer com "fairly flat" o objectivo é ser não apanhares grandes inclinações e depois apanhar descidas onde não consegues facilmente o power

Normalmente é mais fácil arranjar uma subida onde consigas manter um esforço estável durante 20m sem grandes "interferências" do que a mesma coisa a direito
 

NULL

Moderador
Staff member
Não sou eu que o digo!

"For the 20 minute time trial, ride on a road that is fairly flat, allowing a strong, steady effort for the entire 20 minutes", in Training and racing with a power meter, Hunter Allen and Andrew Coggan, 2nd edition.

Acho que estes senhores percebem da poda, mas se sabes mais do que eles, quem sou eu...



Sim, faço. Tal como é dito acima, tanto plana quanto possível.

Quanto à questão propriamente dita, deves saber que nesta matéria não há verdades absolutas nem leis. Há métodos, são coisas diferentes.
Mas já que estamos a ser rigorosos, o FTP nem sequer se determina por um teste de 20’, aliás, ainda hoje tenho dúvidas que se determine efetivamente através de um teste de Pmax60’. Mas já que estamos a falar nele, fazer no plano ou a subir? E porque não a descer? A minha resposta é: Depende. E depende por vários motivos... Por exemplo: Qual o principal objectivo do treino? Vamos fazer preparação para provas com subidas? Vamos fazer preparação para critérios? Cronos?
Acho que todos sabemos que os resultados dos testes são diferentes nos diversos terrenos, se são diferentes temos que os trabalhar de forma diferente. Se eu sou um contra-relogista vou fazer um teste no plano, vou estimar as minhas zonas de trabalho de acordo com aquilo que eu considero ser o meu goal. Se o objectivo é fazer provas onde as subidas é que vão determinar o meu sucesso eu vou estimar o meu FTP numa subida. O trabalho que eu vou fazer terá muita incidência em zonas inclinadas, faz sentido ir trabalhar as zonas obtidas a partir de um teste no plano?
Por outro lado há outra questão, há condições para os amadores fazerem 20’ numa estrada plana sem se colocarem em perigo? É que fazerem 20’ nos rolos é uma coisa, fazer 20’ numa estrada plana a 30 a 45km/h sem semáforos, rotundas, cruzamentos, etc. não me parece fácil. É que fazer em pista ou condições controladas é uma coisa, para nós é outra.
Por fim, e para terminar, não percebi o tom da tua resposta. Não percebi e não gostei. Não entendi o motivo para seres deselegante.
 

jppina

Well-Known Member
Concordo com tudo o que dizes... embora a descer não me pareça muito viável...

Eu, onde vivo, consigo fazer 20" em estrada plana sem semáforos sem me por em perigo, mas claro que não deve ser fácil encontrar estas condições em muitos sítios.

Não quis ser deselegante, se achas que o fui peço desde já desculpa.

Para mim não faz sentido fazer o teste FTP no RGT no circuito do Paterberg, é demasiado sobe e desce, não se consegue meter um ritmo constante e estável devido precisamente a grande variabilidade na orografia.
 
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