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Aquisição de primeira bicicleta

paiol

New Member
Boa tarde a todos.

Necessitava de alguns conselhos para compra de bicicleta de estrada.

O que é certo é que a minha experiência em bicicletas de estrada é nenhuma e por isso resolvi recorrer aqui ao forum para esclarecer algumas dúvidas.

Tenho um orçamento para uma bike usada aproximado de 1000€. O aproximado pode ser para cima ou para baixo :)

Tenho alguma bicicletas em vista e pelo que me disseram é que pelo menos devia apostar em equipamento de Shimano 105 para cima.

Agora a vamos às duvidas?

- Para 1,72m /1,73m de altura o tamanho de quadro é o 52. Certo? 53 já não dá?

- 10 velocidades ou 11? Faz assim tanta diferença? A velocidade extra é para subir ou para descer? :)

- É preferível 10 V Ultegra Di2, ou 11V 105?

- Specialized Roubaix ou Tarmac. Quais as diferenças?

O intuito da bicicleta é ser um investimento para o futuro, ou seja manter por alguns anos ou o resto da vida, não sei e usá-la em rolo e saídas ocasionais.

Se quiserem dar outros conselhos força. Estou cá para ler e aprender.

Obrigado desde já a todos.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Boas
É só uma opinião, se é para o rolo e mais umas saídas ocasionais, entenda-se esporadicamente e nada do outro mundo, podes optar por algo mais barato e na mesma com 105, 11v mas quadro de Alumínio
Os mil euros mais acima que abaixo vais dar perto dos 1500 e talvez mais abaixo mas já com carbono e na mesma 105
Quanto aos números, são mais ou menos como nas calcas o 42 daqui não é igual ao 42 dali, logo o 52 numa marca não é universal, logo noutra marca pode ser um 51 e noutra o 53

se for para ficares por muito tempo o ultrega di2 de 10 é melhor, se for para vender mais cedo ou mais tarde, vão te dizer que é 10 e o ser di2 não interessa ou mais vale 105 de 11 que o ultrega de 10 , até porque é mais antigo

Quanto a Tarmac e Roubaix, não faço a mínima ideia, nem aconselho essa marca, mas tenho ideia de uma ser mais difícil domar e a outra mais descontraída

Quanto ao investimento para o futuro, esquece, isto de futuro tem pouco, e um mudar que é um ver se te avias e com bicicletas baratas, mais ainda


Boas pedaladas companheiro
 

pratoni

Well-Known Member

Carolina

Well-Known Member
Investimento não vai ser de certeza. É como os carros: assim que sai do stand já perdeu valor. Só se for investimento na saúde.

Esquece usados. Não sabes avaliar o estado do equipamento. Só se for usado comprado em loja e mesmo assim podem tentar enfiar-te o barrete.

A primeira que o pratoni sugeriu chega e sobra.

A tarmac tem uma geometria muito mais agressiva que a roubaix. Vais precisar de melhor formar fisica/flexibilidade para te sentires confortável na bicicleta.
 

Nuno

Well-Known Member
Ja te deram conselhos sábios Triban 520! Se é a 1a bike de estrada comeca por ai, se correr bem e gostares ao fim de 1 ou 2 anos trocas por algo melhor, nessa altura ja deves saber exatamente o que mais gostas e que se adequa a ti. Se nao correr bem, vendes e dedicas-te a outra coisa.
Em qualquer dos casos nao perdes muito dinheiro, uma Triban em bom estado com 1 ou 2 anos vendes facilmente por 60 a 70 % do que te custou, uma bike ainda que de uma marca mais reconhecida mas em n-mao pode nao valer grande coisa.
 

paiol

New Member
Obrigado a todos pelos comentários

Quando falo em investimento é ficar com ela para toda a vida, tal como por exemplo o meu pai só teve uma bicicleta (agora minha para restaurar). E é dos anos 50
 

Carolina

Well-Known Member
Bicicleta para a vida tem muito que se lhe diga. Um topo de gama agora, daqui a 15 anos já está ultrapassado.

Na realidade, a unica coisa que vai sobrar da bicicleta é o quadro e alguns periféricos. Transmissão desgasta-se e vais trocando. Rodas vão precisar de raios, etc.

Por 1000 euros vais comprar uma bicicleta com carbono de entrada de gama. Mesmo que vás para os usados é igual.

Eu iria na mesma para a btwin. Andava com ela vários anos. Se a manteres afinada nunca te vai dar problemas. Além disso tens a transmissão totalmente nova. Nos usados vais ter problemas mais cedo.
Ao longo dos anos vais pensando na bicicleta que te encha as medidas. Naquela que realmente gostavas de ter. Depois sim, desgraças-te.
 

elchocollat

Well-Known Member
Depois sim, desgraças-te.
Gostei!!! :D:D:D:D


PPara o user do tópico:
A minha bike tem ~8 anos e é de alumínio.
Fez revisao este ano e só mudou a transmissão .... O truque passa também ppr estimar o material. Limpar corrente e cassete pelo menos semana a semana. Depois é estar atento aos barulhos.
Bicicleta para a vida não vai haver, porque como já viste não é logo assim.
Eu só agora é que penso em comprar uma nova e obviamente melhor...
A btwin pode ser boa opção!
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Como já disseram antes, é mais um quadro para a vida. Se bem que os de titânio também se partem... :rolleyes:
Óbvio. Mas isso é como a bicicleta do pai dele. Foi a bicicleta da vida dele mas teve que trocar tudo menos o quadro. A menos que tenha estado encostada, sem andar. Mas se é para estar encostada, qualquer bicicleta é para a vida. Até a transmissão.
 

Carolina

Well-Known Member
Gostei!!! :D:D:D:D

Quando chegar a tua vez vais ver :oops:

Se é pa comprar de uma vez, então que seja uma coisa que te agrade e que tu saibas que se adequa a ti e às voltas que gostas de dar. Como ainda não tens experiência em relação a isso, acho que mais vale ires para uma bicicleta mais barata e que te permita pedalar por uns bons anos até saberes o que queres.
 

pratoni

Well-Known Member
Se queres algo que te dure para a vida, não vais comprar usado. Compras novo que foi o que o teu pai fez de certeza...
 

Tourmalet

Well-Known Member
Vai a Decathlon e compra uma bike nova, eu tenho uma BTWIN e passo direto por muita malta montado em "Ferraris", por isso se estás no início e é pra brincadeira amadora, desde que tenhas pernas, tens ali uma bike pra vida (garantia vitalicia do quadro) e que não te vai deixar mal.
 

NULL

Moderador
Staff member
Há tantas marcas e tantos modelos para além das que existem na Decathlon.

Para além da relação qualidade/preço, que por si só já dá pano para mangas, há outras variantes a ter em atenção... a estética por exemplo é uma delas. É como ter uma mulher muito certinha, trabalhadora, boa dona de casa e tal... mas se não gostarmos do que vemos, se não nos dá aquela vontade de lhe saltar pra cina, as coisas não vão funcionar muito bem... :oops:

@Tourmalet, o que dizes é uma meia verdade. Duas pessoas com a mesma capacidade o material faz a diferença...
 
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Tourmalet

Well-Known Member
Há tantas marcas e tantos modelos para além das que existem na Decathlon.

Para além da relação qualidade/preço, que por si só já dá pano para mangas, há outras variantes a ter em atenção... a estética por exemplo é uma delas. É como ter uma mulher muito certinha, trabalhadora, boa dona de casa e tal... mas se não gostarmos do que vemos, se não nos dá aquela vontade de lhe saltar pra cina, as coisas não vão funcionar muito bem... :oops:

@Tourmalet, o que dizes é uma meia verdade. Duas pessoas com a mesma capacidade o material faz a diferença...

Em, preço vs qualidade acho difícil bater a Decathlon, pelo menos quando comprei a minha. O factor beleza e status, já são de índole pessoal, mas tal como no amor, "quem feio ama, bonito lhe parece", o princípio base, esse sim deve ser genérico a todos, o de simplesmente praticar desporto qualquer que seja a bike, e amarmos as nossas "mulheres" (sem cobiçar as Bianchis desta vida :D)

Eu pessoalmente não recomendo bicicletas de topo a quem está a começar no ciclismo, como não recomendo uma Gibson Les Paul de 3000eur, mesmo que seja uma guitarra pra vida, a quem esta a começar a aprender a tocar. Os motivos são óbvios :)

Sim, concordo, quando o elemento humano (pernas) não faz a diferença, o material faz a diferença, mas regra geral, as pernas mandam sempre (tal como os dedos/talento nas guitarras)
 

NULL

Moderador
Staff member
Em, preço vs qualidade acho difícil bater a Decathlon, pelo menos quando comprei a minha. O factor beleza e status, já são de índole pessoal, mas tal como no amor, "quem feio ama, bonito lhe parece", o princípio base, esse sim deve ser genérico a todos, o de simplesmente praticar desporto qualquer que seja a bike, e amarmos as nossas "mulheres" (sem cobiçar as Bianchis desta vida :D)

Eu pessoalmente não recomendo bicicletas de topo a quem está a começar no ciclismo, como não recomendo uma Gibson Les Paul de 3000eur, mesmo que seja uma guitarra pra vida, a quem esta a começar a aprender a tocar. Os motivos são óbvios :)

Sim, concordo, quando o elemento humano (pernas) não faz a diferença, o material faz a diferença, mas regra geral, as pernas mandam sempre (tal como os dedos/talento nas guitarras)

Eu concordo que para quem está a começar não se deve recomendar uma bicicleta de topo, a questão é que bicicletas de entrada todas as marcas têm. Factores como o peso, estética, desenvolvimento, qualidade, etc. devem ser ponderados. Se dessa análise resultar uma bicicleta da Decatlhon, óptimo, se não resultar, que seja outra qualquer.

Há uma certa tendência para se dizer que as bikes são todas iguais... o que conta são as pernas. Sim... as pernas são o mais importante, de facto, mas eu já andei em muitas, desde gama baixa, média e alta, e por isso posso-te dizer sem qualquer dúvida que a bicicleta faz muita diferença na performance. Até entre bicicletas de gama alta notei diferenças significativas!
 

cconst

Well-Known Member
@paiol os meus comentários vão divergir um pouco do mainstream porque vou considerar isto:
O intuito da bicicleta é ser um investimento para o futuro, ou seja manter por alguns anos ou o resto da vida, não sei e usá-la em rolo e saídas ocasionais.

1. Compra novo.
2. Decathlon é aqui em PT o Bang-for-the-buck das bikes. Mas negociando em lojas de bicicletas tradicionais, pode-se encontrar outras marcas a valores semelhantes.
3. Não faças do carbono um must. Se conseguires dentro do teu orçamento, tanto melhor. Caso contrário... alumínio está muito bom.
4. procura uma que te agrade esteticamente. Já vi que não tens como objectivo usar e abusar como a maioria das pessoas que por aqui andam (algumas com mais de 500km por semana).
5. Não precisas de mais que 105. Mas compra com a versão mais recente (apenas porque se irá manter actual durante mais tempo)
6. Quanto ao tamanho e geometria: procura bicicletas de "endurance" (eventualmente, gravel). Tendem a ter geometrias mais relaxadas. Quanto ao tamanho: existem alguns guias básicos em que com algumas medidas do corpo se consegue aferir o tamanho da bicicleta. Se fores pouco experiente/pouca flexibilidade, aconselho o tamanho imediatamente inferior (existem vários sites que ajudam nos cálculos, este é apenas um exemplo https://www.ebicycles.com/bicycle-tools/frame-sizer/road-bike)
7. Não compres sem a experimentar.
8. Cuidado com os esquemas de cores marados/complexos/coloridos. Se é para manter, algo mais simples ou clássico, será mais fácil de gostar durante mais tempo.

Aos restantes, desculpem a opinião diferente. Ele - aparentemente - não quer uma bike para treinar nem fazer Granfondos. Quer uma bike para ter, ir usando e estimar durante bastante tempo (mesmo que não use, pretende algo que lhe fique. Uma memória de um tempo).

Abraços
 

Bianchi

Active Member
Bicicleta para a vida tem muito que se lhe diga. Um topo de gama agora, daqui a 15 anos já está ultrapassado.

Na realidade, a unica coisa que vai sobrar da bicicleta é o quadro e alguns periféricos. Transmissão desgasta-se e vais trocando. Rodas vão precisar de raios, etc.

Por 1000 euros vais comprar uma bicicleta com carbono de entrada de gama. Mesmo que vás para os usados é igual.

Eu iria na mesma para a btwin. Andava com ela vários anos. Se a manteres afinada nunca te vai dar problemas. Além disso tens a transmissão totalmente nova. Nos usados vais ter problemas mais cedo.
Ao longo dos anos vais pensando na bicicleta que te encha as medidas. Naquela que realmente gostavas de ter. Depois sim, desgraças-te.

Concordo. Se for para continuares (isto também se perde a pica), daqui a 2 anitos, logo apostas numa bike com maior "power" e vais ver que os 1000 e tal euros que agora gastas na B.twin não são desperdiçados porque já vais ter muito mais experiência para saberes o que queres e o que vale ou não a pena gastares dinheiro (como por ex. a tua questão de Ultegra 10v ou 105 11v).
E essa sim, podes pensar em guardar para a vida.
Entretanto, o valor que agora não gastas compras boas calças/calções e bons casacos/jerseys manga comprida para não sofreres em cima do selim e para teres vontade de ir para a rua independentemente das condições de climatéricas.
 
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