• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Andar de bicicleta pode causar impotência sexual

gokamen

New Member
Caros amigos, andava eu a "vasculhar" o meu PC e eis que dei de caras com um artigo que me foi enviado por um colega de trabalho (sou enfermeiro) para me confrontar que tanto desporto e ainda por cima o ciclismo iria dar cabo da minha MASCULIDADE e VIRILIDADE!!

Resolvi partilhá-lo com o resto da comunidade ciclista... Pessoalmente, como ciclista, devo dizer que não concordo com o artigo, até pelo contrário!!:D:D Devo dizer que desde que comecei com o ciclismo (quer seja o BTT ou Estrada), a "performence" tem vindo a melhorar!!!:D:p:D Mas é certo, que qundo as jornadas são grandes, sente-se uma dormência na região perineal, será que o futuro será negro...:(:confused::(

Como profissional de saúde e teoricamente, o artigo tem a sua razão!! Leiam e deêm a vossa opinião... (peço desculpa pelo artigo ser um pouco extenso!!)


Uma série de novos estudos sugere que ciclistas, especialmente os homens, devem tomar cuidado com os assentos de bicicleta que escolhem. Os estudos confirmaram evidências anteriores de que os selins de bicicleta tradicionais, com a traseira estreita e o nariz pontudo, exercem um papel na impotência sexual.


Fonte: UOL1
Alguns modelos causam mais danos que outros, segundo os cientistas. Mas até mesmos os ditos assentos ergonômicos para proteger os órgãos sexuais podem ser nocivos, dizem as pesquisas. Uma dúzia de estudos foi resumida em três artigos em setembro na revista "Journal of Sexual Medicine".

No editorial, Steven Schrader, especialista em saúde reprodutiva que estuda o ciclismo no Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional, disse que não é mais uma questão de saber se "andar de bicicleta causa ou não disfunção erétil".Em vez disso, "a questão é 'o que vamos fazer a respeito?'"

Os estudos, de pesquisadores da Universidade de Boston e da Itália, revelaram que quanto mais uma pessoa anda de bicicleta, maior o risco de impotência ou perda de libido. Pesquisadores na Áustria concluíram que muitos praticantes de mountain bike sofrem trauma relativo ao selim, levando a pequenas calcificações dentro do bolsa escrotal.

Isso não significa que as pessoas devem parar de pedalar, disse Schrader. E as pessoas que andam de bicicleta raramente ou por curtos períodos não precisam se preocupar.

No entanto, ele disse que ciclistas que passam muitas horas pedalando por semana precisam tomar cuidado. E sugeriu que a indústria criasse assentos mais seguros e parasse de minimizar os riscos dos assentos existentes.

Um porta-voz da indústria disse que o problema é conhecido e que "novos projetos estão saindo".

"A maior parte das pessoas não pedala tempo suficiente para ter danos permanentes. Mas a primeira linha de defesa do consumidor é "sentar bem na bicicleta", disse o porta-voz, Marc Sani, que publica "Bicycle Retailer and Industry News".

Os pesquisadores estimam que 5% dos homens que andam de bicicleta desenvolvem disfunção erétil severa a moderada. Alguns especialistas acreditam, no entanto, que o número pode ser muito mais alto, pois muitos homens têm vergonha de falar a respeito ou não associam a bicicleta com seus problemas entre quatro paredes.

O elo entre os selins e a impotência foi primeiramente divulgado em 1997, quando um urologista de Boston, Irwin Goldstein, que tinha estudado o problema, afirmou que "há apenas dois tipos de ciclistas --os impotentes e os que ficarão impotentes".

Os ciclistas ficaram revoltados e defensivos, disse ele, acrescentando: "Eles disseram que andar de bicicleta é saudável e não pode absolutamente fazer mal. Claro que a pessoa fica anestesiada, mas impotente? De forma alguma."

A indústria ouviu o apelo, disse Joshua Cohen, fisioterapeuta em Chapel Hill, Carolina do Norte e autor de "Finding the Perfect Bicycle Seat". Os fabricantes desenharam dezenas de novos assentos com recortes, divisões e acolchoamentos de gel para aliviar a pressão nas partes sensíveis do corpo.

As pesquisas também aumentaram. Desde 2000, mais de 10 estudos foram desenvolvidos usando instrumentos sofisticados para determinar exatamente o que acontece quando a anatomia humana encontra o selim da bicicleta.

A área em questão é o períneo, entre o saco escrotal e o ânus. "Quando sentamos em uma cadeira, o peso não fica no períneo", disse Schrader. "Mas quando nos sentamos em uma bicicleta, aumentamos a pressão na região" em sete vezes.

Nos homens, uma camada no períneo, chamada de canal de Alcock, contém uma artéria e um nervo que fornecem sangue e sensação ao pênis. O canal corre junto a um osso, disse Goldstein, e quando o ciclista senta-se em um selim estreito e duro, a artéria e o nervo são comprimidos. Com o tempo, uma redução do fluxo sangüíneo pode levar a um decréscimo na pressão necessária para a ereção completa.

Nas mulheres, as mesmas artérias e nervos envolvem o clitóris durante o sexo. As ciclistas não foram tão estudadas, disse Goldstein, mas provavelmente sofrem os mesmos danos.

Os pesquisadores estão usando uma variedade de métodos para estudar a compressão causada por selins diferentes. Um dos métodos recobre o selim com uma capa com 900 sensores de pressão. A distribuição do peso do ciclista então é registrada por um computador. Em outra técnica, os sensores são colocados no pênis do ciclista para medir o oxigênio vindo das artérias abaixo da pele. O fluxo sangüíneo é detectado por outros sensores que enviam um som a um Doppler.

A pesquisa mostra que quando os ciclistas sentam-se em um selim clássico, com formato de gota e nariz longo, um quarto do peso de seu corpo descansa no nariz, colocando pressão no períneo. A quantidade de oxigênio que chega ao pênis em geral cai entre 70 e 80% em três minutos.

"O sujeito pode se sentar na bicicleta, e os níveis de oxigênio no pênis caírem em 100%, mas ele não sabe", disse Cohen. "Ele se sente confortável, mas depois de meia hora fica anestesiado."

Goldstein acrescentou: "Falta de sensação no corpo é um sinal de que algo está errado."

No entanto, disse ele, pessoas que não perdem a sensação ainda assim podem desenvolver disfunção erétil temporária ou permanente. Hoje há assentos ergonômicos com divisões na parte posterior ou buracos no centro, para aliviar a pressão no períneo. Mas os estudos mostram que esses recursos tendem a piorar o problema.

Os assentos ergonômicos têm superfície menor, então o peso do ciclista recai sobre menos selim, disse Schrader. O períneo pode ser igualmente prejudicado porque suas artérias correm lateralmente e não ficam diretamente sobre os recortes. As artérias podem sofrer ainda mais pressão quando entram em contado com os lados cortados.

Géis grossos nos selins também podem aumentar a pressão no períneo, concluiu o estudo, porque o material pode migrar e formar acúmulos nos lugares errados.

Assim como muitos fumantes não desenvolvem câncer de pulmão, muitos ciclistas nunca desenvolverão impotência, disseram os cientistas. Não se sabe o que torna uma pessoa mais vulnerável do que outra. O peso parece ter importância. Ciclistas mais pesados exercem maior pressão nos assentos. Variações anatômicas também podem gerar diferenças.

Goldstein disse que freqüentemente seus pacientes ficam chocados de saber que suas pedaladas levaram à impotência. Um homem de meia idade participou de um evento especial de ciclismo em honra a um amigo e ficou impotente desde então.

Outro paciente de 28 anos apresentou fluxo de sangue no pênis com a pressão de um homem de 60 anos, disse Goldstein. Um estudante universitário que participara de competições de ciclismo não conseguia ter ereções até que uma cirurgia microvascular restaurou o fluxo de sangue ao pênis.

"Fazemos as crianças usarem capacetes e joelheiras", disse Goldstein. "Mas ninguém pensa em proteger as partes íntimas."

Schrader defende assentos sem nariz. Depois de descobrir que os selins tradicionais reduziam a qualidade de ereções em jovens policiais que fazem suas patrulhas de bicicleta, persuadiu as autoridades em várias cidades a usarem assentos sem nariz. Schrader está estudando a disfunção sexual dos policiais em seis meses.

Nunzio Lamaestra, policial de 46 anos em San Antonio, disse que gosta de seu assento de bicicleta sem nariz. "Você se acostuma a pedalar sem o nariz", disse ele. "Posso fazer tudo, até andar sem as mãos."

Tradução: Deborah Weinberg
 

20fps

Member
Uma coisa é certa, sentados no selim não vamos certamente ficar com tusas maiores. Agora podemos é defendermos-nos. Selins, horas e afins... mas é preciso cuidado. Acho que os pros fazem todos colheitas...
 

gokamen

New Member
Segundo li algures (já não me recordo bem), algo que aconselham para quem realiza grandes jornadas em cima da bike, é cada 10min "levantar" o rabinho, para assim reastabelecer a circulação na região perineal e evitar que se entre em anóxia (perda de oxigénio nos tecidos celulares) e consequentemente evitat a perda de sensibilidade e a morte dos tecidos celulares...
 

ALNM

Member
Mas é certo, que qundo as jornadas são grandes, sente-se uma dormência na região perineal, será que o futuro será negro...:(:confused::(

Ainda bem que a dormência aparece, caso contrário corríamos o risco de não conseguirmos sentar no selim :p ... já imaginaram num contra-relógio?:eek: ou será que é para isso que serve o rasgo a meio?:rolleyes:
Pois eu tenho a certeza que o futuro é negro. Porque nós não somos eternos...

Falando num tom mais sério: na minha opinião, o artigo não tem absolutamente nada de científico. Apenas alarde: "selim tradicional", "tempo suficiente", "quando nos sentamos sentimos pressão na região´...", etc.
Reparem na afirmação: "As ciclistas não foram tão estudadas, disse Goldstein, mas provavelmente sofrem os mesmos danos". Provavelmente o autor do texto não sabe o que escreve, retirou uma série de frases soltas e colou-as sem qualquer sentido critico.

Apesar de eu não ser um especialista nesta área científica, não acredito que exista uma correlação entre impotência sexual e ciclismo. Mas acho perfeitamente normal que o excesso de uma determinada actividade conduza a desiquilibrios. No caso do ciclismo não são só os relacionados com a próstata, mas também os associados à coluna e às articulações.
Exatamente da mesma maneira que quem passa os dias sentado à secretária, tem maior risco de problemas posturais; quem levanta grandes pesos todos os dias tem maior risco de contrair hérnias, etc. Isto não quer dizer que temos problemas posturais quando nos sentamos ou que fazemos uma hérnia quando pegamos num peso.

Mas há um momento na vida de todos os homens (e eu sei o que digo) em que a próstata mostra a sua existência. Andem eles de bicicleta ou não. Não vale a pena fugir disso mas vale a pena vigiá-la. Sem dramatismo. Porque o problema não é andar de bicicleta mas é quando ela não nos deixa andar de bicicleta ...
:)
 

gokamen

New Member
O tal artigo refere-se mais à circulação sanguinea a nivel do pénis... A tal irrigação sanguinea á a responsavel pela EREÇÃoO do pénis... Pois é quando o sangue entra nos corpos cavernosos do penís que ele se "levanta"!!!:D

Para a prótata, actualmente já temos selins ergonómicos, com a tal abertura, para deminuir a pressão sobre a próstata... Neste artigo, a conversa era outra!!!

Claro, tal como tinha referido, não sei qual é a fiabilidade da informação!! Já falei com vários urologistas e ele são todos da mesma opinião, que teoricamente, o risco esta presente!! Claro que como em certas doenças (como as neeoplasias) o risco aumenta se aumentarmos o contacto com o agente agressor... Mas muita gente fuma e nem todas desenvolver cancro pulmonar e laringeo... Todos estamos expostos ao sol e não desenvolvemos cancro da pele... etc...

Claro que para chegar a uma conclusão mais séria e fidedigna seria necessário fazer um estudo junto de uma comunidade ciclista e relacionar a prática do ciclismo com a actividade sexual... Deixo isso para quem sabe...:)

O artigo foi mais para recolher algumas opiniões e ver se o tal artigo terá alguma razão...
:rolleyes:
 

jmv

Member
Acho que esse tema já foi debatido no forumbtt, mas deixo aqui o link dum tópico mais ou menos igual com opiniões bem à Portuguesa.
http://www.forumbtt.net/showthread.php/2912-Sexo-apos-volta-de-bicicleta?highlight=prostata
Gokamen sendo tu um profissional de saúde e directamente relacionado com pessoal médico, és a pessoa mais indicada para nos dar a informação mais completa possível. Pelo que tenho lido, as opiniões dividem-se e penso que os dois lados têm razão.
 

Scorpio

Banned
Bem, sei que com isto posso chocar algumas mentes mais sensíveis, mas...

...impotente não queria ficar, mas estéril dava-me um jeitaço! :D

Boas pedaladas
 

gokamen

New Member
GeoRZC,
como tu devem estar mais uns quantos a pensar nisso!!!:D:D
Agora é que o ciclismo vai ganhar adeptos!!!!:D:D
 

gokamen

New Member
Caro jmv...
Dei uma espreitadela ao link que deixaste e falou-se um pouco do que comentei aqui, mas há um misto de confusão entre problemas prostáticos com impotência...
Bem, a impotência nada tem a ver com a prostata... A prostata está mais relacionada com o sistema urinário, mais especificamente com a uretra. Pois uma prostrata aumentada, vai comprimir a uretra e, portuguesmente falando, vai-nos obrigar a "mijar às pingas"!!!
O que o referido artigo fala, está mais relacionadocom a impotência, isto é, com o sistema circulatório e sensitivo do pénis, que vai interferir com a erecção do mesmo e tambem com a qualidade dos espermatezoides prodizidos (podendo dar esterilidade). Pelo menos esta é a minha maneira de interpretar...

Abraço:)
 

cokenim

Active Member
:cool:Aviso desde já que vou dar a minha opinião a este assunto com alguma ironia.
Andando eu regularmente de bicicleta desde os meus 15 anos.Numa época que nem sabia onde se compravam calções apropriados,nem havia selins anatómicos.
Hoje aos 43 anos com dois filhos e sem recorrer a clínicas de inseminação,vivo muito preocupado.:rolleyes:Será que aos 95 anos vou ter problemas de erecção?:DOu será que se usar sempre calções e selins XPTO,vai bombar sempre até aos 100 anos.Então e os Panascas,terá sido a bicicleta a responsável por eles serem assim?
Eu passo-me da marmita, quando malta que fuma dois maços por dia me chama a atenção que andar de bicicleta faz mal a masculinidade.:mad:
 

gokamen

New Member
Ora aí está uma análise digna de APLAUSOS!!!
Concordo contigo, stress... Este artigo foi-me enviado por um colega de trabalho, aquele de um estilo sedentaristas e que não entendem bem esta minha paixão pelas bikes e pelo desporto...
Como já disse anteriormente, tenho feito muita bicicleta e neste ultimo ano ainda aumentei mais o ritmo!! E mesmo assim, com tanta violência no perineo, consegui que a minha mulher engravidasse (vou agora para o 2º filho) e urinar, sem problemas (o que quer dizer que a próstata esta OK!!)

Resumindo um poucos os relatos:

Ciclismo 2 Impotência 0

E assim o ciclismo vai vencendo a Impotência!!!!:D:D:D
 

zorro61

New Member
na minha turma das voltas o pessoal costuma dizer quem pedala não entala portanto fica ao criterio de cada um hehehehehehhe.........
 

Cannondale_27

New Member
Boas

Gokamem, bom tópico!!

Stress, se eles vissem o homem da marreta, ai sim é que ficavam sem impotência :D

Zorro61, quem pedala não entala ?? esses teus colegas não devem entalar, pois devem ser "entalados" :D cuidado com eles :mad:
 

junior_jay

New Member
Boas pessoal.

Devido a varias pessoas desentendidas na materia (lamentavelmente) nao saberem que ja nao andamos com selins com molas mas sim anatomicos, porque ha pessoas interessadas na nossa performance desportiva e sexual e claro (!!!), pensam que o "buraco" ao meio dos selins e para uma facilidade na libertaçao de gases e nao um simples primor de conforto.

Ja a nossa roupa recebe sempre a tal critica: "ah e tal...almofada no rabo" Se andassem sem o colchoamento eu estava para ver a correria ao "Halibut" na farmacia mais proxima no dia a seguir.

Por isso pessoal, desde 2004 que temos muitos desenvolvimentos em relaçao ao conforto e performance que tiramos em cima duma bicicleta, ate ja existem guiadores anatomicos ha varios anos ate, mais um motivo para estarmos na vanguarda, e por muitas razoes so temos que sorrir pois estamos a dar de calcanhar a varios outros tipos de desporto.

Cumprimentos e bons treinos tanto fora como em casa....
 

hd76

New Member
Já agora ando a precisar de trocar de selim ( dormência ), o meu não tem o tal rasgo ao meio e queria o selim 100% fiável.
Qual aconselham e preços.
Obrigado
 

Lyp

Active Member
Isso é uma pergunta extremamente (para não dizer impossível) difícil de responder... O selim é um componente muito pessoal, passará por tu próprio experimentares vários até encontrares um com o qual te sintas bem.

O rasgo não é absolutamente necessário, o mais importante é teres o selim bem regulado... Já experimentas-te mudar o mesmo de posição? por exemplo, baixar um pouco o nariz?
 

hd76

New Member
Sim já experimentei e fiz na loja os ajustes através do teste Body Fit por causa deste problema ... na de Btt isto não acontece, fico por vezes com os (tintins) a ferver mas nunca dormência como tem acontecido.

Experimentar vários selins é complicado, como deves imaginar
 

junior_jay

New Member
Boa tarde Pessoal.

Aconcelho selins anatómicos da Selle italia, Selle SMP e da Edge.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
 
Last edited:
Top