• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Alvejado por arma de paint ball durante o treino

Duke

Well-Known Member
Olá a todos,

Venho aqui partilhar esta situação e alertar para caso alguém lhe aconteça o mesmo tente sacar a matricula do carro.

Estava eu a treinar esta tarde em Monsanto com um colega meu e quando íamos a subir em direcção a prisão somos ultrapassados por um carro e oiço vários disparos dos quais um me acertou em cheio parei de imediato com uma forte dor nas costas quando apalpei com a mão qual não é o meu espanto que tinha as costas todas pintadas com tinta cor de laranja.
Foi uma situação tão inesperada e rápida que o meu colega nem percebeu o que se tinha passado inclusive perguntou me se eu tinha deixado cair o tlm no chao.

Após percebermos o que se tinha passado fomos até ás portas da prisão e verificamos que tinham cameras por isso o carro terá passado por lá! Um carro recente branco um Honda ou Toyota, foi tudo tao rapido que nao deu para muito mais.

Entretanto apresentei queixa numa esquadra e as imagens vão ser requisitadas!
Só espero que os brincalhões apanhem um susto no minimo e que nao voltem a fazer este tipo de covardias de disparar uma arma de paintball nas costas de alguem.

Boas pedaladas!
 

Duke

Well-Known Member
a ideia de apresentar queixa foi mesmo so para tentar identificar a pessoa e consequentemente assusta-la...
no entanto após verificar a legislação, caso eu tenha visto bem, a multa começa nos 750€ e vai aos 7500€.
 

FSilva

Well-Known Member
Incrivel o sentido criativo das pessoas para fazer o errado.
Que a queixa sirva para dar uma liçãozinha aos engraçadinhos que não medem as consequências.
A brincar era coisa para até poder criar uma queda com consequências bem mais graves
 

Mhrs

Member
E haverá também crime de ofensas à integridade física, para além do direito a indemnização pelos prejuízos (se os houver)
 

MigC77

Well-Known Member
Salvo que nas imagens captadas pela câmara de vigilância se consiga ver a arma, acho que dificilmente se consegue provar seja aquilo que for…

Tu viste a arma no carro? O teu relato é confuso… Não sei o que contaste à polícia mas pelo que escreveste eu não percebo muito bem o que aconteceu… Dizes que foste ultrapassado por um carro e que depois ouviste tiros. Se só ouviste os disparos depois da ultrapassagem e um dos tiros que te atingiu foi nas costas não pode ter sido o carro. Eventualmente alguém na berma que não tivesses reparado?

Na esquadra viram ou tiraram fotos da marca com que ficaste na pele?

Acho que fizeste bem em fazer a denuncia à polícia mas julgo que pouco ou nada vai acontecer. Mesmo que identifiquem um carro branco de marca japonesa à hora que indicaste nas imagens, isso por si só julgo que não serve para provar que foi alguém que ia no carro. Se nas imagens aparecer a arma aí sim podem estar metidos num problema. Isto se a polícia conseguir identificar no video a matricula do carro e se derem ao trabalho ou considerarem que vale a pena ir atrás do proprietário.
 

jocarreira

Well-Known Member
O que conta é o relato feito na polícia, e se vão investigar já não é nada mau!

De qualquer maneira:
somos ultrapassados por um carro e oiço vários disparos

Foi ao mesmo tempo, não foi ultrapassado e depois é que ouviu disparos. Talvez ficasse melhor escrito da seguinte maneira "ouvi disparos enquanto estava a ser ultrapassado por um carro". Podemos é começar uma discussão sobre quando é que se considera o início da ultrapassagem and so on... :)

O que interessa para o tópico é que o Duke foi alvo de uma brincadeira de mau gosto e fez o que devia ter feito, apresentar queixa na polícia. Se vai ter consequências, provavelmente não. Aguardemos...
 

pratoni

Well-Known Member
era descobrir quem fez isso, fazer-lhe(s) uma espera e dar-lhe(s) com os dentes de uma pedaleira nas costas a ver se gostava(m)...
 

GMQ

Well-Known Member
Não será que andava malta ali pela zona da mata a "brincar" ao Paintball. Existe uma figura no Direito Português que se chama "Acção Directa" e que com jeito argumentativo pode se enquadrar naquilo que o Pratoni sugere.
 

Duke

Well-Known Member
foi claramente um dos ocupantes do carro que disparou isso não tenho duvidas.

é óbvio que eu não tenho qualquer esperança que isto vá dar em alguma coisa, mas só que a policia consiga identificar o proprietário do carro e lhe faça uma série de perguntas sobre se costuma jogar paintball, o que estava a fazer ali aquela hora, se tem algum marcador de paintball, etc etc...

talvez da próxima pensem duas vezes antes de o voltar a fazer, a minha ideia não é que eles sejam castigados, mas sim prevenir que voltem a fazer uma estupidez destas novamente. Não sei qual seria a consequência de levar um tiro destes numa vista por exemplo...

a verdade é que ja passaram 2 dias e ainda me doem as costas e a zona do impacto esta toda negra...
 

GMQ

Well-Known Member
Ok como se trat de uma zona de mato cheguei a pensar que pudesse ser alguém que estivesse por ali. Se com as protecções doi e fica nodoa roxa imagino sem elas.
 

lgass

Well-Known Member
aproveito para relatar e apelar a algum cuidado para quem anda por estes lados. não muito longe do relato inicial, quando estava a sair de casa (bem cedinho) um chico esperto, numa rua de dois sentidos, sem motivo nenhum aumenta a velocidade, vem para a minha faixa, começa a buzinar e a fazer sinal de luzes com o intuito de me assustar.

felizmente nada aconteceu. mas aproveito a questão: esta rua é agora vigiada por câmaras. quais as implicações de eu relatar esta questão à polícia?
 

Carolina

Well-Known Member
Isso talvez possa ser considerado como um atentado à integridade física ou qualqier coisa do género.
 

Ganfas

Well-Known Member
Duvido que façam alguma coisa só por a rua ter câmeras. De qualquer forma acho que é sempre util reportar essas situações à policia, nem que seja para ficarem registadas. Se isso for uma brincadeira normal pode ser que após várias queixas da mesma situação façam algo.
 

Mhrs

Member
quais as implicações de eu relatar esta questão à polícia?
A conduta descrita, se além de assustar tiver chegado a causar perigo, é susceptível de ser considerada crime de condução perigosa. Por isso uma participação à polícia e a indicação de que a rua tem video vigilância deverá levar a que o acto seja investigado. Mesmo que no final o condutor-engraçadinho venha só a sofrer o incómodo, já será suficiente para ele pensar duas vezes no futuro antes de repetir a graça.
 

FSilva

Well-Known Member
Há umas semanas num treino em grupo também passamos por uma situação de susto.
Um carro ao ultrapassar o nosso grupo que vinha em linha começou a apertarmos propositadamente para nos empurrar para fora da estrada. Tinhamos um "cavalão" no grupo que saiu atras do espertalhão e só se escapou porque no cruzamento foi obrigado a parar enquanto o engraçadinho se mandou a estrada quase causando um acidente com outro carro que teve de parar.
Não se percebe o que esta malta ganha com isto
 

sickflick

Well-Known Member
Nunca é demais reportar estas situações mesmo no fundo sabermos que eventualmente pode não dar em nada.
Grande artista esse Fsilva, sinceramente com cada um mas ok já se sabe infelizmente quando se pedala por essas estradas fora estamos todos expostos a situações desagradáveis.
Hoje em Loures antes da descida Pina Bike um jipe fumarento ao ultrapassar deu uma gazada era só fumo preto por todo lado. Pergunto mas para que? Já estava assim ás 8 horas da manhã?? Imagino logo ás 17h quando voltar para casa. Deve ter ficado triste de ir aguentar na subida sem poder ultrapassar atrás dos meninos de licra.

P.s - @Duke é marcador de Paintball não é considerado uma arma.
 

Knox

Active Member
Há gente muito frustrada neste mundo, no Domingo passado só levei razias atrás de razias sem nenhuma necessidade. Mas quem faz coisas destas só as fazem dentro de um carro que é onde se sentem bem para ir descarregar as frustrações da vida.
 
Top