• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Alguém utiliza a bicicleta como meio de transporte no dia a dia?

g1zm0

Member
Boas,

Obrigado pelas vossas dicas...
Hoje já vou buscar as plataformas para os pedais (spd) e amanha já tenho o resto da iluminação...
2feira devo começar a minha aventura diaria de fininha :D
 

g1zm0

Member
Lembrei-me de um pequeno pormenor =)
Onde trabalho, tenho de deixar a bike na garagem, perto da zona dos motociclos. Apesar de ser um edifício tranquilo tenho sempre algum receio que me levem a bike ou peças dela.
Obviamente vai levar com um cadeado, e o selin é de aperto com chave, mas e rodas?? Existem uns acessórios para trocar os apertos rápidos por aperto com chave alen, ou mesmo uma chave própria...
Alguém tem disso? onde consigo comprar?
 

torui

Well-Known Member
Eu também utilizo para me deslocar para o trabalho (66 kms diários ida e volta). Tenho a felicidade de poder tomar banho no local de trabalho, bem como a possiblidade de guardar a roupa do dia à dia, o que facilita bastante. Mas faço isto durante todo o ano.
 

Luis Abreu

New Member
@g1zm0
nao troques os apertos rápidos! pk um dia tens um furo e se nao tens chave inglesa estas lixado, e se tiveres ainda demoras um tempo jeitoso...
eu aconselho 2 cadeados, um para cada roda. tenho feito isso durante 1 ano, e sem problema. Dantes tirava sempre as luzes e o ciclocomputador, agora dou-me à perguiça e ainda nao tive problema.

quanto a ir de roupa, se sao só 8 km está no limite das calças de ganga! eu no ano passado fazia 5 km e ia com calças normalissimas, e nao tive desgaste significativo nas mesmas.atenção que vais ter de proteger o fundo das calças! Eu pedi à minha mae (que é costureira) para fazer uma cena muito boa: uma fita elastica com 12 cm e um velcro, que usava para prender as calças. ficava melhor servido que com as calças por dentro das meias!

quanto a mochilas, agora uso uma eastpack, mas tambem já usei uma a tiracole. A ultima tem a vantagem de ser mais fresca, mas a desvantagem de ser mais pequena. Quando fazia percursos curtos (4-5 km) e nao tinha de levar roupa preferia a tiracole. Agora como tenho de levar roupa levo sempre a eastpack.

Quanto a tecnicas antisuor, eu tomava banho antes de sair, secava mais ou menos, e desodorizante. Ninguem se queixou do cheiro até hoje.

Espero k tudo corra bem, e força nisso. Acredita, hoje es um dos pioneiros, mas no futuro muito mais gente te vai acompanhar na rua.
boas pedaladas
 

g1zm0

Member
Ora boas...

Então como prometido, cá estou eu depois de uma viagem casa/trabalho (falta o regresso ainda).
Tanta preocupação e afinal isto não tem nada que se lhe diga :cool:
Para as calças usei uma elástico do cabelo da "maria", quanto às rodas, trouxe realmente dois cadeados que até acabam por ficar por aqui, logo é menos peso que anda comigo.

A questão é mesmo a mochila... Hoje vim com o portátil e esse peso extra deixa-me com as costas um pouco mais húmidas. Vamos ver como vai correndo.
Assim sendo foram 7kms em 27min e muito relax ao chegar ao trabalho =)

E assim se escreve o futuro :D
 

fonsecarlos

New Member
Parabéns torui.

Como levava o que necessitava para o dia-a-dia. Ficava sempre na escola?

Na reportagem não se vê qualquer objecto transportado.
 

mario_ajp

New Member
Parabéns Torui, qual quê carros eléctricos, o veículo realmente amigo do ambiente é a bicicleta. Eu sem um sítio de confiança para guardar a menina era incapaz de levar a bicicleta de carbono para o trabalho.
 

Luis Abreu

New Member
torui, desde já os meus parabéns. o exemplo deve vir de cima, e acho que nao ha melhor maneira que mostrar aos mais novos que existem alternativas ao poluente e cada vez mais caro automóvel. Espero que continues a dá-lo até à reforma e bem para alem dela (é bom sinal se assim for).

por outro lado, fico triste ao ver este tipo de reportagem, porque até faz parecer uma coisa anormal. É assim tão estranho ir de bike para o emprego? digno de ser uma noticia e algo extraordinário? Sim, 33 km é muito, e devo dar-te todo o mérito, mas o facto de tu o conseguires fazer só prova que aquela desculpa de: "é muito longe" nao passa disso. Acho que o jornalista podia ter trabalhado mais um bocadinho e feito uma reportagem mais alargada e mais educativa, em que falasse com outros utilizadores!

Já agora fica um pequeno aparte: a minha mãe disse, quando comecei a ir de bike para o trabalho, que ficava mal eu ir de bicicleta. e sempre que podia lá arranjava maneira de eu ter de ir de carro, pedindo favores que a isso obrigava.
que vos parece preciso para tirar esta ideia enraizada que bicicleta é só para laser e k ir nela para o trabalho fica mal?
 

Viper Jack

New Member
Tento pelo menos ir 2 vezes por semana, cerca de 45Km por trajecto, só que depois o maior problema é conciliar com a vida familiar...filhas, escola das filhas, treinos de natação das filhas, jantares, etc
mas, meus amigos, a boa disposição para enfrentar um dia de trabalho e a vontade de acabá-lo para ir dar uma volta é mais compensador do que as poupanças.
verdade seja dita, todos os dias fazer isto que o torui faz, vai para álem da contabilidade pura, é puro prazer de andar de bicicleta (mesmo nestes dias http://www.youtube.com/watch?v=bitVLcTrbBE)
e esse não há dinheiro que o compre...
 

torui

Well-Known Member
Por regra apenas vou um dia por semana de carro, o que me permite levar roupa e todo o material necessário para a semana. Como na escola temos cacifos e balnearios não se torna necessário transportar material, mas tenho sempre uma mochila de reserva caso seja necessário. Esta última parte que referi, não foi apresentada na reportagem apesar de ter sido abordada.
 

torui

Well-Known Member
Concordo plenamente com o facto de que a reportagem deveria ter sido alargada a outros utilizadores de transportes alternativos, numa prespetiva bem mais pedagógica. Mas vivemos num país onde ainda existe o pouco culto do exercício, e para aqueles que o querem fazer, num percurso casa/trabalho/casa, poucas são entidades empregadoras que lhes "criam" condições para tal.
 

xavibike

Member
Eu vou de bicicleta todos os dias para o emprego de bicicleta desde Janeiro de 2011 (excepto quando chove na hora de sair de casa), na vinda já não faz diferença.só me arrependo de não ter começado mais cedo.
Mas também enquanto tivermos medo que os outros pensem que somos uns tesos que não temos dinheiro para combustível não vamos lá. Já ouvi disparates destes e parecidos, mas uma deslocação de 10kms. que é o meu trajecto casa emprego dá-me mais gozo fazê-la de bicicleta.
Para mim significa menos poluição atmosférica e sonora, melhor forma física, mais dinheiro no carteira e acima de tudo o gozo supremo de ver as caras dos colegas de trabalho invejosos por não terem coragem.
Dão a desculpa a segurança e a falta de ciclovias mas não é solução pois a se temos de ir para a estrada, é melhor trabalhar as mentalidades de todos os utilizadores da estrada e haver mais respeito entre todos.
Uso-a para ir aos amigos, comprar o pão e até às compras o planeta agradece a carteira e a nossa saúde e já agora todos nós também.
 

mariz

Member
Eu gostava muito de ir para o trabalho de bike, senão tivesse de ultrapassar a agrela pelo caminho.... E depois sair a meia noite e descer a agrela, aquilo não tem iluminação nenhuma, não deve ser fácil.
 

bjorn

New Member
Nao percebo qual a admiracao, onde moro 89% das pessoas usam a bicicleta para o trabalho, para as compras, para lazer... a unica diferenca `e o povo portugues que pensa que ir de bicicleta `e ser teso, quando os maiores tesos da europa sao eles proprios!
Acho muito bem irem de bicicleta `e normalissimo, teem o exemplo poupao 250 euros em gasolina! Faz mossa expecialmente num povo que nao tem onde cair morto!
 
Top