• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Algés - Guincho - Algés

MigC77

Well-Known Member
O problema ontem foi mesmo o vento! O lgass bem que agoirou ;)

O incremento em termos de distância deveu-se sobretudo a uma decisão tomada em conjunto quando paramos na rotunda na N374 junto a Montachlque em que se colocou a questão de subir-mos o Cabeço e ir directamente para Loures ou irmos por Bucelas-São Julião do Tojal-Loures num trajecto com menos acumulado. Ao contornar a “montanha” acrescentamos mais kms…

E sim os primeiros kms na N10, assim a seco e para inicio de volta, com o vento que estava foram duros ;) A culpa foi do José que estava endiabrado e só ia para frente puxar!

Eu apesar de tudo gostei da volta e sobretudo da companhia. Agora confesso que acabei morto tendo em conta que no sábado tive uma dose parecida ;)

Obrigado a todos e abraços!
 

lgass

Well-Known Member
eu não agoirei... consulto é sites de meteorologia :p

confiro sempre no accuweather e no windguru. falavam de rajadas de 28/29... é demasiado... foi um dos motivos que me levou a escolher o "abrigo" da serra... mesmo assim, a descer ainda levei com cada rajada...
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
eu não agoirei... consulto é sites de meteorologia :p

confiro sempre no accuweather e no windguru. falavam de rajadas de 28/29... é demasiado... foi um dos motivos que me levou a escolher o "abrigo" da serra... mesmo assim, a descer ainda levei com cada rajada...

Rajadas de vento a juntar as perninhas destes meninos... upa upa... ate alverca ate grupos grandes passavamos... teva tudo louco!!!
 

MigC77

Well-Known Member
Com essa agora é que me lixaste… Queres treinar/competir para fazer boa figura nos GF’s e depois “foges” do vento? Tens que estar habituado e preparado para isso… Essa é uma das coisas que em casa no trainer não tens qualquer hipóteses de treinar nem simular. Como é que fazes se estiver vento no dia da prova? Lembra-te do autódromo…

O Friel ou Carmichael não tem um capitulo do livro dedicado ao treino com vento? ;)

O windguru consulta-se quando fazes windsurf/kite para saber em que praia é que está vento suficiente, se vale a pena sair de casa e para escolher as velas/kites que se levam consoante o vento que vai estar :p

Abraço
 

lgass

Well-Known Member
eu não fujo do vento. evito ir para estradas levar com rajadas que muito muito raramente se apanham aquando das provas.

por essa ordem de raciocínio também não se deveria evitar treinar à chuva. nunca sabes quando não apanhas uma carga em dia de prova.

o que eu faço é mediante o caminho evitar só levar vendo de frente ou rajadas laterais demasiado fortes.

a direção do vento na zona de lisboa é meio "universal". se souberes a direção consegues saber. eu quando falei vi que iam estar vento de frente o início todo da volta (aliás no dia anterior andei lá... e com vento... a diferença é que as rajadas estavam nos 24/25... e esses poucos km's fazem alguma diferença
 
Eu por norma também olho sempre pro vento, mas escolho sempre levar com ele de frente no início da volta como foi este fim de semana, se for no final é bem pior.

Mas o Miguel tem razão quando diz que também é importante treinar com o vento, que mais não seja serve para afinar a tua posição em cima da bike.
Vê-se muita gente que vai pra frente do grupo puxar e nem nos drops se mete, e se tiver vento uma boa posição faz muita diferença.

Ontem aqueles meninos obrigaram-me a uma perseguição endiabrada, eu com um ritmo constante a contar com o andamento da Carolina e eles a fundo pela nacional 10, cada x que via um grupo pensava que eram eles.
 

MigC77

Well-Known Member
por essa ordem de raciocínio também não se deveria evitar treinar à chuva. nunca sabes quando não apanhas uma carga em dia de prova.

200% de acordo! Se o que se pretende é competir com alguma seriedade tens que treinar em qualquer tipo de condições. Porque no dia da prova podes apanhar vento mais ou menos forte com ou sem rajadas, podes apanhar chuva, etc…

Sempre defendi que no treino se devem simular situações de competição.

Se a tua afirmação se refere ao facto de eu ter afirmado por várias vezes que hoje em dia não vou para a estrada com chuva, relembro-te que eu hoje em dia não participo em eventos/provas/competições nem treino ;) Agora no passado já me choveu muito em cima! Mas hoje não preciso disso… Como já referi, a estrada já tem um certo grau de risco em dias secos, com chuva considero que esses riscos se multiplicam… Tenho família, responsabilidades e acima de tudo outras prioridades por isso a minha forma de estar também é diferente.

Mas respeito a tua escolha. Apenas me lembrei do que te aconteceu no autódromo e quis-te chamar a atenção para esse facto.

Abraço
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Como já referi, a estrada já tem um certo grau de risco em dias secos, com chuva considero que esses riscos se multiplicam… T
Abraço

Ontem tenho bem presente o risco que correste com aquele filho da..&4#)/?&%*** do Audi que por 5cm não te abalroava a descer a cerca de 40/50kmh... É certo que se pudermos evitar melhor. No meu caso como o Domingo e Folga semanal, é que tenho tempo para fazer estrada, esteja como estiver (chuva, vento, temporal) não falho. Já de noite não contem comigo para voltas...
 

Bipbip

Well-Known Member
Boa noite a todos, confesso que tenho pena de não ter tido oportunidade para Vos acompanhar, ficará certamente para uma próxima, já percebi que foram sempre a fazer estragos.....realmente estava muito vento fiz uma pequena volta e deu para sentir a dificuldade, contudo em grupo torna a coisa interessante do ponto de vista do posicionamento, de seguir na roda e no grupo.....caro Igass se me permites o reparo, acho que devias tentar andar o mais possível em grupo e com vento tanto melhor, pois pelo teu relato no grandfondo do bikeshow perdeste o grupo da frente por dificuldade em gerires o teu posicionamento em pelotão, aliás tive oportunidade de verificar os teus valores de potência e pareceram-me muito razoáveis, pelo que deduzo que ficaste no elástico até partir.....não por falta de Power.....mas por posicionamento.
Com vento/rajadas desde que se tenha cuidado com o perfil de roda e em grupo só temos a aprender e a treinar......como ir na roda, qual a posição no grupo, de que lado nos colocamos , além de que o próprio grupo cria uma dinâmica de autoproteção .....a rolar rápido ....a subir....a descer....a marcar o andamento....etc
Portanto com vento é mais duro.......mas aprende-se a fazer autogestão
 

aduarte66

Member
Boas,

Aqui o posicionamento foi fácil, foi praticamente o mesmo a puxar sempre (pelos vistos ainda não consegue postar apesar de inscrito no fórum), o pessoal foi alternando um pouco, mas o grosso do trabalho foi dele. O número de elementos também não permitia grandes proteções do vento, pois praticamente só se conseguia ir em linha e houve aqui e acolá divisão em pequenos grupos ou até mesmo a solo, especialmente nos últimos quilómetros.

A maioria do pessoal ainda não está em forma devido ao início de época e os cavalos ainda andam adormecidos, dando o meu exemplo, estou com menos 45 watts de FTP e tinha feito um treino de força na véspera, encontrei-me na situação pelo qual todos já passaram: Caixa e cabeça a dizer que sim, pernas que não, só me restou seguir o leader, lol, o que nem sempre sucedeu.

Mas sem dúvida que estas voltas em grupo são muito boas e sempre se aprende algo.

Boas festas para todos e até a próxima volta.

Um abraço.

Duarte
 

MigC77

Well-Known Member
Meus amigos não queria deixar de passar por aqui para vos desejar a todos umas boas festas!

Pela parte que me toca estes próximos dias serão de descanso mas em Janeiro espero voltar à rotina ;) Já tenho aí umas ideias ;)

Abraço
 
Meus amigos não queria deixar de passar por aqui para vos desejar a todos umas boas festas!

Pela parte que me toca estes próximos dias serão de descanso mas em Janeiro espero voltar à rotina ;) Já tenho aí umas ideias ;)

Abraço


Bom Natal a todos. No fds de Ano Novo, se o tempo ajudar devo fazer-me à estrada. Se alguém estiver interessado, é ir deixando as dicas aqui. Boa Festas pessoal :cool:
 

lgass

Well-Known Member
Dia 1 é descanso. Mas marcava qualquer coisa para dia 31 ajudarmos todos a conseguir o festive. Que vos parece? Nao havendo percalços devo ter entre 50 a 70 kms pa fazer. Podia ir ate aos 100 para acompanhar alguem que queira...
 
Top