• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ajuda para compra de bike estrada

Bruso

Well-Known Member
O texto do anúncio diz que são 700 sem rodas, 750 com rodas de baixo perfil, 1050 com as rodas da foto
my bad, não li o anúncio. Só vi a foto e o preço.

Mas gosto do "do genero das fotos".

Esquece lá isso para primeira bike. Compra uma coisa nova.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Tu tens 185 e 90 de pernas, segundo a orbea (Ex o orca aero) para o teu tamanho estavas num 57 (que tem 57,5 de ett), na Trek no limite inferior do 58 mas encaixavas bem num 60 que na cube estes tamanhos, segundo o a tabela do @ednuno está entre o 60 e o 62 quem percebe o gajo do fórum ou quem as desenhou?!?!?!

Desculpa lá mas esta parte aqui é um péssimo conselho.

Isto não faz sentido nenhum, olhar para um tabela de um fabricante e olhar só para a altura e pensar que as bikes servem porque "o gajo que as desenhou" é que sabe é dos piores conselhos que se pode dar e isso já ficou provado vezes e vezes sem conta, conheço quem tenha feito isso e deu-se mal como a maioria das pessoas que se calhar está aqui sabe de alguem que passou ou o proprio passou.

E curiosamente é sempre que ficou grande e nunca pequeno.

Mas pronto isso já foi mais do que discutido por aqui e não vale a pena estar sempre a bater na mesma tecla.

Agora o que afirmas aqui é uma daquelas verdades do desporto como tu dizes em que em não consigo concordar em nada.
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Primeiro que tudo tens de olhar para ti antes de comprares o que quer que seja,pois só altura e altura de cavalo é pouco……...
Pois é muito diferente teres 1,85 com 80kgs ou teres 100kgs ,a questão da flexibilidade,o histórico que tenhas de desporto praticado, lesões ou patoligias de saúde crônicas que possas ter,para que pretendes a bicicleta se queres evoluir a sério fazer provas ou se é só para dar umas voltas com amigos!
Fazendo esta análise séria aí escolhes a geometria consuante aquilo que pretendes,isto requer muita sinceridade para contigo próprio!
Sendo sincero com esse orçamento aconselho a Decathlon pois preço equipamento não compras nada actual por esse valor já para não falar da garantia e desses 700/800€ que pretendes gastar ainda tens de comprar equipamento logo o facilmente 600€ bicicleta e 200€ de equipamento pedais sapatos etc!
 

jcca

Well-Known Member
Palavras sábias!!
Obrigado, mas sei que nem todos pensam assim, o que é muito bom pois provoca a reflexão e faz com que quando se toma uma decisão se consiga tomar o mais informado possível e em consciência do maior número possível de variáveis.

Eu acho que para alguém com 1.85 e 90cm de perna, esse quadro Cube pode ser uma escolha válida.
Aceito a tua ideia se ele se sentir confortável, seguro e a bicicleta for manobrável a descer, tiver altura de espigão para o tamanho de pernas, em pé não bater com os joelhos no guiador e a pedalar com as mãos nos drops os cotovelos não implicarem com a pedalada, ele gostar de ver o conjunto ciclista bicicleta em proporções (não se sentir como uma foto muito bem colocada por aqui).

Esqueces-te mencionar a geometria do quadro. Em relação a tamanho como sempre, é preciso experimentar. Por mais que indiquemos um tamanho aqui tendo em conta as medidas do user, não sabemos a sua flexibilidade, core etc etc.
Sim existem bicicletas mais de Endurance com uma posição mais direita confortável, mais Race que te vai provocar uma posição mais aerodinâmica (de forma a fazeres menos atrito ao vento que é o maior problema de arrastamento de forma que o ciclista tem), a maior diferença (falando de cor têm que dar um desconto e analisar por vocês) é na diferença que estas bicicletas vão ter entre a altura do selim e a altura do guiador daí referir para ter atenção ao tamanho da testa do quadro.

Desculpa lá mas esta parte aqui é um péssimo conselho.
Não tens nada que pedir desculpa, é a tua opinião que tens todo o direito de ter e de expressar assim como eu me expressei.

Isto não faz sentido nenhum, olhar para um tabela de um fabricante e olhar só para a altura e pensar que as bikes servem porque "o gajo que as desenhou" é que sabe é dos piores conselhos que se pode dar e isso já ficou provado vezes e vezes sem conta, conheço quem tenha feito isso e deu-se mal como a maioria das pessoas que se calhar está aqui sabe de alguem que passou ou o proprio passou. E curiosamente é sempre que ficou grande e nunca pequeno.
Aqui reafirmo o que escrevi e dou-te algo para pensares.
Se tu escrevesses "até à cerca de de 5, 10 anos, conheço mta gente que foi aconselhado por logistas/donos de lojas/mecânicos e deu-se mal (pois foi empandeirado com o que eles lá tinham para vender)", eu dizia-te tens toda a razão e a malta tem de ter o olho aberto, agora as tabelas dos fabricantes (dos que têm R&D, dos que só copiam e fazem um floreado por causa das patentes não) estão pensadas e estudadas alem da performance o conforto ergonómico. E nos últimos anos com o desenvolvimento e acesso a bikesfit essas lojas e o acompanhamento das marcas aos seus logistas tem-se vindo a ver um mudar destas atitudes, mas mais uma vez aí concordaria totalmente contigo.

Penso que ele já percebeu que existem várias correntes que não é só neste forum, na minha opinião deve ser o que o fabricante tem nas suas tabelas no limite um tamanho abaixo (existem os sortudos que a sua ergonomia permite escolherem à vontade entre os dois tamanhos), tendo noção que no tamanho abaixo terá provavelmente de mexer no tamanho do avanço(custo adicional em algumas lojas), altura do guiador (com anilhas ou um guiador que se eleve a specialized tem, por último mas não menos importante espigão altura e ou recuo consoante o que venha de série.

Tens muitas lojas físicas que vendem bicicletas em 2ª mão, penso que seja uma boa opção, à partida já vêm com uma boa revisão feita.

@Tarau23 como diz o @Mendas e sendo tu de Leiria, tens uma fortuna de lojas num raio de 5 km (4 no IC2 da Azoia até ao Casal da Amieira e uma a caminho da Maceira e ainda a Decathlon, também deves ter mais algumas dentro de Leiria) que fazem preços super competitivos, têm malta que percebe do assunto, todas elas com material em 2ª mão e novo, pesquisa um pouco procura e escolhe

Agora toma as tuas decisões o mais informado possível (sem te afogares em muita informação).
Muitas e Boas Pedaladas e Todos
 

gfrmartins

Well-Known Member
Aqui reafirmo o que escrevi e dou-te algo para pensares.
Se tu escrevesses "até à cerca de de 5, 10 anos, conheço mta gente que foi aconselhado por logistas/donos de lojas/mecânicos e deu-se mal (pois foi empandeirado com o que eles lá tinham para vender)", eu dizia-te tens toda a razão e a malta tem de ter o olho aberto, agora as tabelas dos fabricantes (dos que têm R&D, dos que só copiam e fazem um floreado por causa das patentes não) estão pensadas e estudadas alem da performance o conforto ergonómico. E nos últimos anos com o desenvolvimento e acesso a bikesfit essas lojas e o acompanhamento das marcas aos seus logistas tem-se vindo a ver um mudar destas atitudes, mas mais uma vez aí concordaria totalmente contigo.
s

Explica-me como é que as tabelas que são fixas altura vs tamanho de quadro têm em conta isso tudo? Como?

Altura é apenas um dos muitos factores, Qual a flexibilidade de cada um? Peso? É um pro com anos de bike ou um amador que anda 2 vezes por semana? Lesões? tantos e tantos outros factores que podemos estar aqui a falar

Continuo na minha e não me deste nada para pensar, só tenho a certeza que esse conselho é um péssimo conselho para se dar.
 

Bruso

Well-Known Member
233778_01_d.jpg
342313-01-d-726407.jpg


@jcca
fica aqui um modelo de endurance e outro mais racing embora nem seja o modelo aero da Cannondale.
 

jcca

Well-Known Member
@Bruso porque tenho respeito pela postura que tens neste espaço aqui fica.

No caso que nos é colocado tamanho 58 Tamanho 56
Modelo Endurance Synapse - TT 57,5 Testa - 19,7 Modelo Endurance Synapse - TT 56,1 Testa - 17,3
Modelo "para tudo" Supersix - TT 57,9 Testa - 17,5 Modelo "para tudo" Supersix - TT 56,1 Testa - 15,5
Modelo "Aero" Systemsix - TT 57,6 Testa - 17,2 Modelo Aero Systemsix - TT 56 Testa - 14,9

A altura a que estamos sentados é sempre a mesma não varia independentemente do tamanho do quadro pois é dada pela perna que temos.
O que varia é a altura de partida (pois posso encher aquilo de anilhas e ter 4cm arranjados como alguns têm) do guiador e isso vai nos dar o ângulo mais ou menos agressivo (mais ou menos aerodinâmico) de condução.
Quando diminuímos o tamanho do quadro nestas bicicletas tiramos ao comprimento cerca de 1 a 1,5 cm de comprimento (tiramos 2,6%), mas na altura da testa 2 a 2,4cm (tiramos 11,4% na melhor hipótese) ficamos mais inclinado sendo tudo a partir daqui mais difícil e não vai lá só com avanço maior é preciso lá colocar anilhas (2 cm é aceitável em compressão de aperto e ou ângulo de força do tubo da forqueta dentro da testa do quadro, 4cm os dois que roubamos ao tamanho e os dois que precisamos já é duvidoso) ou um avanço com um ângulo diferente.

Por isso um profissional que precise de ser mais aerodinâmico (é uma grande vantagem), ter menos peso na bicicleta, numa atividade onde se ganha a vida por diferenças muito pequenas, mas esse individuo vai ter a bicicleta dele sem anilhas (porque é o que quer mais aerodinamismo) e se calhar com o avanço ainda com mais ângulo para baixo, eles têm bicicletas com quadros mais pequenos, o resto da malta tem de pensar em tudo o que já foi dito por vários de vocês.

A geometria (que a diferença maior é o tamanho da testa que vai dar a nossa posição mais ou menos confortável à partida mas depende das características de cada um) entre endurance, race, aero o que for.
Depois ao comprarem o que gostam até podem comprar o quadro race, para ele ser confortável, mas se forem comprar um tamanho mais pequeno que o que devem vão ter de fazer ajustes alguns deles desnecessários se comprassem o tamanho recomendado.
O tal primeiro é se o espigão que vem dá para o vosso tamanho, pois algumas (as mais clássicas em que o tubo que suporta o espigão é mais elevado em relação ao TT as aero já não por norma trazem um espigão que nunca mais acaba) o espigão é de 280, mesmo 250 mm.

Depois de saberem qual a posição que querem estar a conduzir conseguem meter essas medidas e ângulos em vários tamanhos de quadro, agora se os vão meter com muitas alterações (algumas meio à queima) ou se vai ser com pequenas afinações isso já vai depender da vossa escolha de tamanho de quadro.
Para mim importante a pensarem (é para mim e respeito perfeitamente quem não concorde), quando vão escolher o tamanho do quadro.
Se conseguem ter o espigão com o mínimo de segurança dentro do quadro;
Se a pedalar em pé não batem com os joelhos no guiador;
Se quando têm as mãos no drops (posição de condução aerodinâmica e meter mudanças braços fletidos),os joelhos não são incomodados pelos cotovelos.
Se estão confortáveis a durante duas horas ou mais comprem o tamanho que vos apetecer.
Agora quem desenha as bicicletas e faz R&D (Research and Development - pesquisa e desenvolvimento de material) qd faz o trabalho faz com base em tabelas ergonómicas da população e nos ângulos mínimos e máximos da nossa posição na bicicleta aconselhados para a performance (não estou a falar de logistas nem mecânicos).

Como já foi referido por outros à algum tempo atrás neste forum aconselhava-se coisas que cabem na cabeça de alguns e até acredito que a maioria o faça de boa fé deixo aqui três exemplos sem identificar as pessoas pois acredito que como em tudo na vida dp que analisarmos as diferentes situações evoluímos e mudamos algumas ideias ou as defendemos ainda mais acérrimamente.
E isto sim para mim são péssimos conselhos:
as duas primeiras são relativas a uma situação de um user em que o tamanho dele a tabela da marca aconselhava um L:
o 1º "o M deve ficar bem, mas experimenta também o S.
se o empregado falar no L, diz que não queres."
Devia ter sido "Experimenta o M vê bem, testa tb o L o S já é demais, fica com a que te sentires melhor"
O 2º também no mesmo tópico por alguém que tem uma tem uma altura similar e está contente. "....Recomendo.
Tenho 1.82/1.83m e está-me perfeita. O único porém, se há um, é o banco que está quase no mais alto possível (no 1.5 sendo 1 o máximo), e devia pôr um nadinha acima mas tenho medo q fique muito na ponta."
Logo não está perfeita?!?!!?
A terceira não é nesta situação é outra de alguém que já tem, mas quem aconselhou..... isto sim é péssimo conselho para mim mas aceito perfeitamente que para muitos de nós não seja.

Se não consegui elucidar todos as minhas desculpas, assim como pelo tamanho do testamento, mais do meu e do vosso tempo com isto não gasto.
Muitas e boas pedaladas e todos.
 

NULL

Moderador
Staff member
Eu acredito que que há um tamanho certo para cada um, abaixo ou acima pode trazer problemas.

Eu não tenho pernas compridas e com 1,83m não tive qualquer problema em escolher um 56!
 

Carolina

Well-Known Member
O maior problema, e também o motivo para se ver tantos espaçadores debaixo do avanço, é as pessoas preferirem bicicletas aero ou racing em detrimento das de endurance, que têm alturas de testa maiores e reach mais curtos. Eu tenho uma trek domane. Se tivesse optado pela emonda ou, se fosse louca, uma madone, também tinha de meter espaçadores e colocar um avanço mais curto.

As recomendações dos fabricantes têm de ser vistas com cuidado. De acordo com as tabelas da trek qualquer um dos modelos serve, mas a configuração espaçadores/tamanho do avanço seria totalmente diferente para cada caso. E depois lá está, de que me serve ter uma bike mais aerodinâmica se depois vou meter espaçadores para subir a posição do meu tronco? Lá se vai a aerodinâmica pela janela.

As pessoas têm de ser honestas em relação à sua capacidade física e esquecer o que os pros usam.
 

torui

Well-Known Member
Tudo depende da anatomia de cada um.
Até fico arrepiado quando vejo malta com bikes aero ou racing (estruturalmente com testa baixas), com N de espaçadores, Como a Carolina referiu, e bem, de que serve uma bike mais aerodinâmica? Mas é tudo uma questão de dinheiro e de gostos, e esquecem-se de que "não tem cabedal" para tal. "Albarda-se o burro à vontade do dono".
 

NULL

Moderador
Staff member
Qual é o problema de ter uma bike aero com muitos espaçadores! :eek: Choca-vos a vista? :D:p Eu tenho uma que por acaso não tem todos os espaçadores, e entretanto vou tirar mais alguns, mas podia ter, podia ter um pescoço de girafa que eu ficava o mesmo! :pOnde está o problema? É algum crime de lesa pátria escolher uma bicicleta pelo seu aspecto visual? Se uma bike com todos os espaçadores tiver uma posição confortável não devem escolhê-la porque parece mal aos outros?
 

torui

Well-Known Member
O problema não é nenhum Null, desde que as bikes não tenham sido compradas com o meu dinheiro..lol loll Tal como eu referi em cima "Albarda-se o burro à vontade do dono". Agora estruturalmente por alguma razão os quadros são aero. Modestia á parte posso falar de bikes com testas baixas porque das 4 que disponho, todas elas tem testas baixas e duas delas nem espaçadores tem. Mas tenho-as porque a minha anatomia permite-me encaixar na perfeição, caso contrário, teria com toda a certeza quadros com outras medidas, porque faço da bike há muitos anos o meu meio preferencial de transporte.
 

NULL

Moderador
Staff member
O problema não é nenhum Null, desde que as bikes não tenham sido compradas com o meu dinheiro..lol loll Tal como eu referi em cima "Albarda-se o burro à vontade do dono". Agora estruturalmente por alguma razão os quadros são aero. Modestia á parte posso falar de bikes com testas baixas porque das 4 que disponho, todas elas tem testas baixas e duas delas nem espaçadores tem. Mas tenho-as porque a minha anatomia permite-me encaixar na perfeição, caso contrário, teria com toda a certeza quadros com outras medidas, porque faço da bike há muitos anos o meu meio preferencial de transporte.

Bem... vamos ver se chegamos lá... :cool:

Se um tipo gosta de uma bicicleta, vá... melhor, apaixonou-se por ela, mas para ficar totalmente confortável tem que colocar todos os espaçadores que a forqueta permite, será isso motivo para ser criticado? Ahhh, não estou a contar se seja o @torui a pagar nenhuma... :p
 

torui

Well-Known Member
Lembrei-me agora de uma cena gira; depois do confinamento passo junto a uma montra e vejo uns sapatos lindos de morrer. Apenas existem no número 40, mas eu compro-os na mesma, pese embora utilize o 42/43! É claro que os vou usar na mesma custe o que custar! Será que vou ter que fazer alguma adaptação? Será que me vão ficar bem? Mas não interessa desde que estejam ao mesmo gosto...Null se a tua bike está ao teu gosto ainda bem, desfruta dela ao máximo. No entanto, ainda bem que desde o 25 de abril de 1974 que nos é permitido ter liberdade de expressão. Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
O problema, e já se viu por aqui especialmente com bikes usadas, é quando mesmo com o avanço o mais alto possível a pessoa não vai confortável.

A bicicleta antiga que tenho no TT tem o avanço todo pra cima (4 ou 5 cm de espaçadores, não me recordo) e mesmo assim não vou tão confortável como na trek, por exemplo. Fartei-me de andar com ela na mesma, mas depois de ter mudado para uma geometria mais simpática notei um bom aumento do conforto.

Eu dou primazia ao conforto em vez do visual, há quem faça o contrário. Cada um gasta o seu dinheiro como quer. A mim incomoda-me porque as pessoas podiam ir muito mais confortáveis e tirar outro prazer das voltas que dão. Vejo muito pessoal na marginal durante o fim de semana e custa-me a acreditar que vão a pedalar sem dores. Depois ainda há aqueles que acham que os drops são só para enfeitar e só metem lá as mãos quando estão a lavar a bicicleta.
 

NULL

Moderador
Staff member
Lembrei-me agora de uma cena gira; depois do confinamento passo junto a uma montra e vejo uns sapatos lindos de morrer. Apenas existem no número 40, mas eu compro-os na mesma, pese embora utilize o 42/43! É claro que os vou usar na mesma custe o que custar! Será que vou ter que fazer alguma adaptação? Será que me vão ficar bem? Mas não interessa desde que estejam ao mesmo gosto...Null se a tua bike está ao teu gosto ainda bem, desfruta dela ao máximo. No entanto, ainda bem que desde o 25 de abril de 1974 que nos é permitido ter liberdade de expressão. Abraço
Tiro completamente ao lado! :p Ninguém aqui defendeu uma bike com todos os espaçadores fora de medida. Aqui, pelo que li, criticou-se uma bike aero com muitos espaçadores! Por ter os espaçadores todos é sinónimo de medida errada ou geometria mal escolhida? Porque será que existe o espaço para eles?
 

NULL

Moderador
Staff member
O problema, e já se viu por aqui especialmente com bikes usadas, é quando mesmo com o avanço o mais alto possível a pessoa não vai confortável.

A bicicleta antiga que tenho no TT tem o avanço todo pra cima (4 ou 5 cm de espaçadores, não me recordo) e mesmo assim não vou tão confortável como na trek, por exemplo. Fartei-me de andar com ela na mesma, mas depois de ter mudado para uma geometria mais simpática notei um bom aumento do conforto.

Eu dou primazia ao conforto em vez do visual, há quem faça o contrário. Cada um gasta o seu dinheiro como quer. A mim incomoda-me porque as pessoas podiam ir muito mais confortáveis e tirar outro prazer das voltas que dão. Vejo muito pessoal na marginal durante o fim de semana e custa-me a acreditar que vão a pedalar sem dores. Depois ainda há aqueles que acham que os drops são só para enfeitar e só metem lá as mãos quando estão a lavar a bicicleta.
Certíssimo! Tudo dito! Há casos para todos os gostos. Agora generalizar e ser motivo de chacota ter uma bike aero com todos os espaçadores sem sequer saberem se aquele é realmente o melhor fit para aquele conjunto parece-me imprudente. Que não gostem de ver uma bike com muitos espaçadores, ok... agora dizerem, sem mais dados objectivos, que a bicicleta não é adequada àquele tipo é um exagero.
 
Top