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Ajuda escolha primeira bicicleta de estrada!

Boas malta,


Depois de ler vários tópicos sobre o mesmo tema neste fórum, também devido a dúvidas na escolha da primeira bicicleta, finalmente me decidi registar de modo a tentar conseguir obter mais alguma informação para o meu caso em específico.

Inicialmente tinha como perspectiva comprar em 2ª mão pelo que corri o OLX de uma ponta à outra mas à medida que ia lendo e ganhando mais informação sobre este mundo de road bikes decidi optar por comprar novo, o facto de ter uma decathlon mesmo ao lado de casa tb ajudou.

E assim foi, hoje fui à loja e apenas com a medida da minha altura de 1.82cm logo me disseram que o tamanho era uma 57 (tenho 86cm de perna) a verdade é que experimentei e sendo o tamanho correto ou não, pelo menos do pouco que andei senti-me confortável.

Após muita conversa com o assistente de loja decidi limitar as escolhas as estas duas:

BTWIN ULTRA 700 AF http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-700-id_8324331.html

BTWIN MACH 720 http://www.decathlon.pt/bicicleta-btwin-mach-720-11-v-id_8311471.html

E é agora aqui que fica a minha dúvida, com uma diferença de preço de 200€. A ultra é de alumínio mas vem full 105 e a MACH é de carbono mas se bem me lembro só a transmissão é 105.

Compensa os 200€ a mais para ficar com um quadro de carbono?

Espero que me possam ajudar a escolher, o uso que vou dar é diário de 1:30h-2h e aos fins de semana para voltas maiores/passeio de média 4h dependendo do trajecto

Obrigado!
 

Jluis

Member
Eu tenho a ultra 700 AF e estou bastante contente, na altura ate me ficou mais barata ficou a 750 euros.
Tem em atenção que na ULTRA a pedaleira é SHIMANO RS 500

Na minha opinião (vale o que vale) os 200 euros não valem a diferença.. não só pelo conjunto 105 mas também pela garantia vitalícia, um amigo meu tem a mach 740 com o mesmo quadro, já andei na dele e sinceramente por muito que me digam que existe uma grande diferença entre ESSE quadro de alumínio e ESSE quadro de carbono não notei nada de especial.
Sinceramente estes carbono gama baixa quase ao preço de alumínio tem muito que se lhe diga .

PS: Ainda sou um novato nisto.. as minhas sensações não são as mesmas de um ciclista com 10/20 anos de ciclismo.
 

Martins

Well-Known Member
Caro Henrique,

Sobre a escolha entre as duas, experimenta as duas e compra a que gostares mais. Eu tenho a Mach mas não te vou estar a dizer que é melhor ou pior que a ultra, simplesmente foi a que eu gostei mais. Por isso experimenta e tiras as tuas próprias conclusões sobre aluminio ou carbono.

Agora o importante é mandares para o outro lado o artista da decathlon que te quer vender um 57 porque te diz que tu és um gajo enorme ou então porque a ordem é sempre para despachar os tamanhos grandes primeiro.

Na ULTRA (geometria mais endurance) experimenta um S (53 de top tube) mas não deixes de experimentar um M (54.8 de top tube).
Na Mach (geometria mais aero) experimenta um 51 (53,3 top tube) mas não deixes de experimentar um 53 (54,9 de top tube)

E já que tens a decathlon ao lado de casa, usa a possibilidade que eles têm de experimentares as bicicletas durante 2 dias e faz uma boas voltas nelas para teres a certeza das sensações.

Abraço
 

Duke

Well-Known Member
eu ia para o carbono

um dia mais tarde se quiseres mudar o pedaleiro para 105 sai te mais barato que comprar um quadro em carbono talvez tenhas de mudar os travões tambem

e carbono é sempre mais leve e acima de tudo confortavel
 

undernardo

Active Member
Henrique, a única coisa que te digo é que não vás na cantiga do gajo que te recomendou esse tamanho pois das duas uma: ou ele não percebe nada de bicicletas ou percebe e está a tentar despachar os tamanhos grandes que faltam vender lol

Se tiveres algum tempo disponível consulta estes três tópicos, lê as discussões que houve acerca de tamanhos e vais perceber o porquê de esse gajo da Decathlon te estar a enfiar um grande barrete :cool:

Depois se é alumínio ou se é carbono, é uma escolha tua. Experimenta ambas e decide com base no feeling que tiveres. Há quem goste de bicicletas de ferro, outros gostam de alumínio, outros de carbono. No fundo a sensação que a bicicleta te transmitir é que é essencial. Mas antes disto convém mesmo acertar com o tamanho e esperar que ainda haja em stock. Se não houver o tamanho adequado para ti caga no negócio e procura outro.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Henrique Experimenta um tamanho S da decathlon, elas Sao enormes e vem com avancos muito grandes...

Vais ver que com o tamanho, S te vais sentir melhor...E mesmo Assim nestes casos da decathlon, trocar o avanco por um mais pequeno...de 120, para 100...

Grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Caro Henrique,

Sobre a escolha entre as duas, experimenta as duas e compra a que gostares mais. Eu tenho a Mach mas não te vou estar a dizer que é melhor ou pior que a ultra, simplesmente foi a que eu gostei mais. Por isso experimenta e tiras as tuas próprias conclusões sobre aluminio ou carbono.

Agora o importante é mandares para o outro lado o artista da decathlon que te quer vender um 57 porque te diz que tu és um gajo enorme ou então porque a ordem é sempre para despachar os tamanhos grandes primeiro.

Na ULTRA (geometria mais endurance) experimenta um S (53 de top tube) mas não deixes de experimentar um M (54.8 de top tube).
Na Mach (geometria mais aero) experimenta um 51 (53,3 top tube) mas não deixes de experimentar um 53 (54,9 de top tube)

E já que tens a decathlon ao lado de casa, usa a possibilidade que eles têm de experimentares as bicicletas durante 2 dias e faz uma boas voltas nelas para teres a certeza das sensações.

Abraço

Por acaso ia escrever aqui...;) Ze Martins da aqui uma Mao a Este amigo...:) que tens experiencia nesta casa...;)

Grande abraco...
 

MigC77

Well-Known Member
Viva Henrique,

Em relação aos tamanhos... já foi quase tudo dito pelo Martins e pelo Alberto... Se as tuas medidas estiverem certas também desconfio que uma bicicleta com o top tube de 53 cm te assentará melhor.

Em relação ao material vou apenas citar o user Jluis, que apesar de dizer que é novato demonstra bastante bom senso:

Sinceramente estes carbono gama baixa quase ao preço de alumínio tem muito que se lhe diga .

Para finalizar tal como o Martins disse... experimenta e decide com base nisso.

Abraço
 

Bernalve

Well-Known Member
Não há aqui alguém do forum que tem um B'twin Mach 700 em carbono? Tenho a sensação que já se debateu esta bicicleta da btwin em carbono. Penso que deve ser parecida com essa 720, já que o preço são/eram parecidos. Conheço uma pessoa de vista e por já ter andando momentaneamente com ele que usa essa gama baixa de carbono, precisamente a Btwin Mach 700 e parece estar bastante contente com ela. Ele anda também de *******, é André Madureira para quem conhecer.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Não há aqui alguém do forum que tem um B'twin Mach 700 em carbono? Tenho a sensação que já se debateu esta bicicleta da btwin em carbono. Penso que deve ser parecida com essa 720, já que o preço são/eram parecidos. Conheço uma pessoa de vista e por já ter andando momentaneamente com ele que usa essa gama baixa de carbono, precisamente a Btwin Mach 700 e parece estar bastante contente com ela. Ele anda também de *******, é André Madureira para quem conhecer.

Bernardo... A questao nao e agora nem se anda muito Ou se anda pouco...

A questao e que tem pouco tempo no mercado, e claro... O bom carbono da os seus problemas a longo prazo... Este ainda da mais...

No fundo estamos a falar do Andre Madureira... Com a sua btwin, em carbono, a pedalar Durante 5 veroes, 5 outonos, 5 invernos e 5 primaveras... E a pedalar de *******... Ou seja o Andre Madureira daqui a 5 anos... O que ira dizer? E esse o ponto de vista...

Grande abraco...
 

PedroPereira

New Member
Qualquer umas dessas bicicletas têm reviews muito positivos por essa internet fora e têm uma relação preço/qualficarás espetacular. Ficarás bem servido com qualquer uma. Eu já as vi ao vivo e as linhas da Mach agradaram-me mais.

Quanto aos tamanhos já foi tudo dito, não te esqueças do plafond para gastar no restante equipamento (roupa, sapatos, capacete, ciclocomputador, óculos, etc). Se tiveres o cartão da Decathlon recebes sempre um cheque de 12€, não é muito mas já é qualquer coisa. E já agora pergunta se aquela promoção de 20% de desconto em roupa e acessórios na compra de uma bicicleta ainda está em vigor.
 

Bernalve

Well-Known Member
Bernardo... A questao nao e agora nem se anda muito Ou se anda pouco...

A questao e que tem pouco tempo no mercado, e claro... O bom carbono da os seus problemas a longo prazo... Este ainda da mais...

No fundo estamos a falar do Andre Madureira... Com a sua btwin, em carbono, a pedalar Durante 5 veroes, 5 outonos, 5 invernos e 5 primaveras... E a pedalar de *******... Ou seja o Andre Madureira daqui a 5 anos... O que ira dizer? E esse o ponto de vista...

Grande abraco...

Sim eu percebo. Neste caso acho muito difícil estar aconselhar um pessoa se deve ir para alumínio ou carbono onde a diferença são 200€ e que ainda tem pouca experiência. Da minha experiência o alumínio da Btwin é espectacular e muito resistente. Quanto ao carbono não sei, apenas para dar o meu contributo dei um exemplo de alguém que tem uma.
 

MigC77

Well-Known Member
Sim eu percebo. Neste caso acho muito difícil estar aconselhar um pessoa se deve ir para alumínio ou carbono onde a diferença são 200€ e que ainda tem pouca experiência. Da minha experiência o alumínio da Btwin é espectacular e muito resistente. Quanto ao carbono não sei, apenas para dar o meu contributo dei um exemplo de alguém que tem uma.

Bernalve, a meu ver quando a diferença entre o alumínio e o carbono é de 200€, nos níveis em que estamos a falar... para mim é muito simples... nem preciso pensar 2x! Iria sempre para o alloy!

Agora quando alguém, por exemplo, me diz que pode gastar 1500€ num bicicleta de alumínio mas que também pode dar 3000€ por uma de carbono é que para mim já não é tão claro. Estamos a falar de valores em que para ambos materiais já se compram bicicletas "muito decentes"...

Abraço
 
Antes de mais, muito obrigado pelo feedback! Não estava à espera de ter tanta informação disponível em tão curto espaço de tempo e que me vai ajudar muito.

Realmente começo a ficar mais inclinado para a de alumínio até porque, conforme o Martins indicou tem a geometria mais endurance que pelo que já estive a ler se calhar será o mais indicado para mim.

Agora quanto ao que realmente importa! Os tamanhos.. Fiquei na dúvida quando aos tamanhos que mencionaram é smp através dos top tubes que se medem? Ou seja quando ele me recomendou o 57 estava a falar de um top tube de 57 ou isso é outra coisa? É que acho que se vou falar com ele e pedir para experimentar uma de tamanho 51 ele vai logo dizer que estou maluco e que n pode ser lolol.
 

Bernalve

Well-Known Member
geometryChart.jpg


O tamanho que ele está a falar é o A. O que mais interessa é o B. E esse só mesmo experimentado em cima dela.
 

Martins

Well-Known Member
Ele recomendou-te um 57 na Mach 720 que tem um top tube de 56,6 cm e irá recomendar-te um L na ultra 700 que tem um top tube de 56.4 cm. Num ou outro caso para ti é gigante. Se experimentares uma bike assim não demoras duas horas a estar todo rebentado no corpo todo.

Vais chegar lá e pedes um S se for a Ultra ou um 53 se for a Mach. Se ele disser que és maluco, perguntas se ele tem ou não tem um S para tu experimentares porque é o S que TU QUERES EXPERIMENTAR.

E se continuar com tretas repetes as vezes que forem precisas que queres experimentar um S até que ele te dê a bike que tu queres para experimentares.

E até lhe podes dizer "sabe amigo, se for preciso esticar a bike é muito fácil, meto-lhe um avanço de 130 se for preciso e toca a andar, mas se precisar de encolher é um problema dos diabos e em certos casos (como no caso desse 57 para ti) não vai ter emenda";

E dizes-lhe mais "sabe amigo, e de bónus ainda levo um quadro mais leve pelo mesmo preço"

Grande abraço
 

Mhrs

Member
Isto das bicicletas é mais ou menos como as mulheres. Há-de haver sempre uma melhor ou mais bonita do que a nossa mas como não podemos mudar a toda a hora mais vale gostar daquela que temos. No meu caso, depois de uma de com quadro de aço e componentes de alumínio, na pré-história dos anos 70/80, e passados 30 anos apeado, comprei a Mach 740. Não tenho muita paciência para indecisões nem queria gastar uma pipa de massa numa biclicleta. O que posso dizer é que estou bastante satisfeito. O que mais me impressionou ao montar pela primeira vez uma vicla de carbono foi o conforto na absorção das vibrações. Isso para mim é importante. Bem sei que há melhores e mais bonitas do que a minha. Mas, lá está, é como as mulheres, mais vale gostar da que tenho.
 

crocodilo

New Member
Vou deixar só uma pequena dica: tenho uma Mach 720 que adoro, mas a geometria era um pouco demasiado agressiva para mim: embora nunca tenha sofrido dores, rolar nos drops era desconfortável, porque estavam muito baixos. Nos hoods sentia-me bem, e também não queria perder aerodinamismo, por isso inverti o avanço, o que me colocou os hoods ainda muito bem, e agora estou tão confortável nos drops que acabo por passar lá muito mais tempo que dantes. Acabei por ganhar conforto e não perdi nada no aerodinamismo.

Verdade seja dita, desde que tenho esta bicla já lhe mudei o selim (coloquei Selle Italia), os pedais (Keo Classic 2), os travões (105 originais) e os pneus (23mm reforçados à frente e 25mm reforçados atrás), bem como a fita do guiador e a fita das jantes. E acrescentei um mudguard traseiro, que neste tempo já faz falta.
 

Martins

Well-Known Member
Ainda estou para ouvir uma coisa má sobre a Mach 720. Por quem a tenha ou tenha experiência com ela, isto é.

Barulhos em forma de estalos irritantes vindos do eixo pedaleiro e não adianta muito lubrificar. Quando quer faz aqueles barulhos e quando quer deixa de fazer. Começou assim a partir dos 500 km vai agora em 1700 e continua assim.

Nos dias a seguir à lubrificação anda bem depois ora faz barulho ora não faz. Já me habituei
 
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