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ACP quer seguro obrigatório para bicicletas

jocarreira

Well-Known Member
Para mim é tão simples quanto isto, se temos os mesmos direitos temos que ter as mesmas obrigações.

Esse tema é uma "faca de dois legumes" :p, dá pano para mangas e dificilmente se chegará algum dia a um consenso.
Por exemplo, o capacete não é de uso obrigatório. Deveria ser?
Por um lado sim, em caso de acidente diminui o risco de lesões graves na cabeça.
Por outro lado, a obrigatoriedade iria fazer com que se usasse menos a bicicleta.
Há países onde se faz uso intensivo da bicicleta (Holanda) e o capacete não é obrigatório. Nem o seguro é obrigatório. Devia ser? É uma discussão sem fim... ;)
 

klaser

Well-Known Member
Eu já usei o seguro quando me esfarrapei num evento de BTT há uns anos atrás.... O esquema penso ser igual em todos, pagas do teu bolso tudo à frente, no meu caso foi ambulância, taxas de hospital,taxi (pra voltar do hospital até meu carro,que estava há 20 kms ),curativos....Acionei o seguro para receber, o agente informou-me que era pra reunir todas as faturas ,mais outros papéis,mas quando tivesse tudo,inclusive fisioterapia q talvez fosse precisar...Foi me marcada consulta de revisão ou o caraças para ortopedia,ainda seria dentro de 3 meses,depois mais fisioterapia... Como já tinha gasto algum dinheiro e me fazia falta,com a perspectiva de acabar com o tal processo só dentro de um ano talvez, armei-me em campeão e decidi encerrar o processo junto à seguradora para receber, sem fazer fisio...
Recebi o chegue dentro de dias,e fiquei com o dedo da mão ligeiramente torto até hoje :D
Quanto a danos a terceiros, nunca usei,acho q neste caso o lesado deve pegar nos nossos dados de apólice e ir se entender com a seguradora,sem nos sair nada do bolso....
 

antunesfilipee

Well-Known Member
O uso obrigatório do capacete ia fazer com que menos pessoas andassem de bicicleta como todos sabemos, mas todos sabem também que diminui o risco de lesão em caso de acidente por isso ainda há muita gente que percebe que é muito importante usar.
Agora seguro? Isso ia fazer com que 95% das pessoas que andam por hobby deixassem de andar. Era uma razia completa nos utilizadores de bicicleta.
 

zorza

Well-Known Member
O uso obrigatório do capacete ia fazer com que menos pessoas andassem de bicicleta como todos sabemos, mas todos sabem também que diminui o risco de lesão em caso de acidente por isso ainda há muita gente que percebe que é muito importante usar.
Agora seguro? Isso ia fazer com que 95% das pessoas que andam por hobby deixassem de andar. Era uma razia completa nos utilizadores de bicicleta.

é verdade.. mas quando vejo campeões nas ciclovias a passar a 30 e 40kmh junto a crianças que andam a aprender de bicicleta ou de patins, penso sempre que quando levarem uma criança À frente e tiverem de pagar uns bons milhares do próprio bolso, vão arrepender-se...

Zorza
 

antunesfilipee

Well-Known Member
é verdade.. mas quando vejo campeões nas ciclovias a passar a 30 e 40kmh junto a crianças que andam a aprender de bicicleta ou de patins, penso sempre que quando levarem uma criança À frente e tiverem de pagar uns bons milhares do próprio bolso, vão arrepender-se...

Zorza
Verdade... Há sempre um "mas" ou um "e se"... Por isso é que estas discussões nunca têm fim :S
 

vhugocosta

Well-Known Member
Tema desenterrado, mas sempre na ordem do dia...

Antes de mais nada sugiro que esqueçam a Holanda, Dinamarca e outros paises com uma cultura fortemente implantada do uso da bicicleta no contexto quotidiano para justificar as nossas regras/leis, isto porque essas regras são - ou deveriam - ser sempre adequadas a um determinado contexto, portanto, estar a justificar esta ou aquela decisão de obrigatoriedade/ou não obrigatoriedade de algo com base no contexto de outro pais, e leia-se contexto ao nível social, de infra-estruturas, serviços, etc, é completamente despropositado neste ambito de discussão. Por outro lado, devemos sim usar esses exemplos para exigir condições e infra-estruturas, e assim melhorarmos o nosso contexto, e só quando isso acontecer é que poderemos ajustar as leis e regulamentos á sua semelhança.

Da mesma forma que por exemplo na Holanda não há seguro nem é obrigatório o uso do capacete, podes ser multado por não usares luzes, e por andares de bicicleta em zonas exclusivamente pedonais; lá está, faz todo o sentido!

Posto isto, eu não me importaria que fosse obrigatório, isto porque tenho contratado, e certamente que se fosse obrigatório todos aqueles que hoje em dia estão segurados tal como eu benefeciariam com preços mais baixos resultantes da maior procura. Feito o meu comentário esgoista, e passando a um plano generalista, acho que existem dois aspetos importantes a ter em conta na discussão:

1- Será que o impacto (em caso de acidente) de uma bicicleta é assim/ou pode ser assim tão pequeno ao ponto de não ser necessário um seguro de responsabilidade civil?? a comparação com os peões nem cabe na discussão porque na generalidade os peões tem via exclusiva de circulação (passeios), já nós temos de partilhar a via com os veiculos motorizados, e é aí que reside o problema, é que tudo pode acontecer, imprudências e ocorrências existem dos dois lados, e seja propositado ou não, podemos causar danos materiais e a pessoas, e neste contexto, em que ficamos?? Eu só quero dizer com isto que nós ciclistas podemos causar acidentes, independentemente de na maioria dos casos sermos vitimas, não podemos excluir o outro lado. Podia dar alguns exemplos reais, e recentes, mas acho que podem pôr a vossa imaginação a funcionar, e perceber que a realidade se assemelha muito a essa imaginação.

2- Mesmo admitindo o ponto anterior, a maior problemática a meu ver tem haver com a aplicabilidade, apartir de que idade, aplicável a quem, como, etc...aqui sim é que pessoalmente tenho muitas dúvidas, mas da mesma forma com que os seguros pessoais, saude, etc se generalizaram, certamente seria possivel agregar o seguro especifico do uso da bicicleta com o automóvel, ou com o da casa, etc. Basta haver vontade de nos proteger, que é o que eu faço.

Importante referir:

- não vendo seguros, nem tenho sequer qualquer tipo de ligação familiar a quem os venda e/ou possa beneficiar da sua obrigatoriedade
 

gfrmartins

Well-Known Member
Eu só acho que se está a focar tudo muito em questões de seguro obrigatorio, uso obrigatorio de capacete, etc mas como se isso fosse a grande causa dos problemas que se passam actualmente,

Isso quanto muito podem ser salvaguardas das consequências que podem surgir, agora a causa dos problemas? de todo o stress, de todo o mau ambiente, de todos os sustos que apanhamos diariamente, das várias mortes e acidentes, AS CAUSAS, isso não é por causa do ciclista ter seguro ou ter o capacete ou ter uma matricula
 

Francisco Costa

Well-Known Member
No meu caso, iniciei-me neste desporto o ano passado e tendo em perspetiva a continuidade, optei por fazer seguro na FPC.

Como disse o @gfrmartins e muito bem, o ter seguro não será a resolução dos problemas que todos nós sentimos diariamente na estrada, mas é uma salvaguarda para um "azar" que nos possa bater à porta.

No entanto quero aqui fazer uma pequena ressalva.
Se por um lado é verdade que andar de bicicleta na estrada é complicado e às vezes bastante perigoso, devido a verdadeiros anormais com que nos cruzamos na estrada (a título de exemplo, há duas semanas, o meu colega das voltas de fim de semana, foi atropelado de forma intencional por um individuo qualquer que depois de o passar na estrada, parou o carro e fez marcha atrás propositadamente para o atropelar) também é verdade que, infelizmente, existem alguns ciclistas que não respeitam minimamente as regras de trânsito (semáforos, passadeiras, etc)

É também nosso dever respeitar para sermos respeitados.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Claro eu também tenho seguro e vou continuar a fazer para minha salvaguarda, mas isso não muda em nada a minha postura ou a postura de outros para comigo.

Pois isso simplesmente é crime, e o que justifica isso? Foi por ele não ter seguro? quem é que tem a arma na mão e qual é a justificação que tem para tentar matar outra pessoa com ela? O ciclista não cumprir uma regra de transito dá direito a levar com um carro em cima porque não respeitou as regras de transito? E qual é a consequencia para os condutores que diáriamente não cumprem as regras?

Mas claro isso é o problema actual, a falta de civismo e o não respeitar as regras de todas as partes, condutores, ciclistas e peões, mas uma grande diferença em todas estas partes é a "arma" que têm na mão e o dano que causam.

Mas sem duvida, essa é a grande questão aqui, respeito pelo outro ser humano, cumprir as regras, ter civismo.
 

Francisco Costa

Well-Known Member
...
O ciclista não cumprir uma regra de transito dá direito a levar com um carro em cima porque não respeitou as regras de transito? E qual é a consequencia para os condutores que diáriamente não cumprem as regras?

@gfrmartins no caso que referi, o meu colega não desrespeitou qualquer regra de trânsito.
Simplesmente ia numa estrada estreita, a rolar o mais à direita possível, mas que, mesmo assim, não dava para o animal do condutor o ultrapassar.
Depois de várias buzinadelas o "animal", que já devia ir a ferver, conseguiu ultrapassar numa rotunda e depois aconteceu a cena lamentável.
 

gfrmartins

Well-Known Member
@gfrmartins no caso que referi, o meu colega não desrespeitou qualquer regra de trânsito.
Simplesmente ia numa estrada estreita, a rolar o mais à direita possível, mas que, mesmo assim, não dava para o animal do condutor o ultrapassar.
Depois de várias buzinadelas o "animal", que já devia ir a ferver, conseguiu ultrapassar numa rotunda e depois aconteceu a cena lamentável.

Desculpa se não ficou claro, mas não estava a falar desse caso especifico até porque não sei o que se passou.

O que queria dizer é que mesmo que tivesse nada justifica o que foi feito.
 

Francisco Costa

Well-Known Member
...
O que queria dizer é que mesmo que tivesse nada justifica o que foi feito.

Claro que não @gfrmartins

Quem anda na estrada, de bicicleta, de carro ou até de mota (que é o meu caso) apercebe-se de atitudes de outros condutores, que nos levam a pensar que um carro nas mãos de determinadas pessoas é uma arma.

Isso dá muito que pensar...

Claro que quando vamos de bicicleta, somos o elo MUITO mais fraco...
 
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pratoni

Well-Known Member
Se os seguros forem obrigatórios so terão tendência a subir os preços exatamente pelo aumento da procura.

Poderáia haver um aumento da oferta, mas o aumento da procura faria com que os preços fossem inflacionados...
 

sidorio

Well-Known Member
Aderi ao seguro da FPC no início deste ano.
Confesso que não comparei relativamente aos danos cobertos entre este e os das seguradoras, mas 30€ por ano não me pareceu muito.
Ainda para mais dá descontos nos granfondos, combustível, etc.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Se os seguros forem obrigatórios so terão tendência a subir os preços exatamente pelo aumento da procura.

Poderáia haver um aumento da oferta, mas o aumento da procura faria com que os preços fossem inflacionados...

Geralmente é assim que acontece...
 

ruy tejay silva

Well-Known Member
Tenho o seguro da FPC como individual, 30€ por ano, desconto em provas, porque o seguro já o tenho, responsabilidade civil e acidentes pessoais, seja em prova ou treino. dá sempre jeito se um dia cometes um erro e bates num mercedes e tiveres que lhe pagar uma porta, por ex.. melhor de tudo , sem franquias.
 

Gandartista

Well-Known Member
Para mim é tão simples quanto isto, se temos os mesmos direitos temos que ter as mesmas obrigações.
Quanto ao seguro uso o da FPC.

essa é a conversa típica que os automobilistas usam....até estranho alguém aqui ter essa opinião!!!

ou seja..pra ter o direito de andar na estrada de bike tenho de ter os mesmos "deveres": seguro, "carta condução", matrícula inspeçção periódica etc etc....
 
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