• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Acidentes, legislação...Ideias!

helio69

New Member
Todos concordamos que o grande problema em relação à estrada (no geral) é a mentalidade das pessoas. E aqui não entro com paninhos quentes: há condutores de veículos automóveis que são umas bestas, assim como existem condutores de motas que também o são. E agora espantem-se: há ciclistas que nem de triciclo no seu quintal deveriam andar. A falta de respeito, irresponsabilidade, desconhecimento das regras e estupidez é transversal a todos, sejam eles automobilistas ou ciclistas. Todos os dias vejo asneiras de parte a parte.

Outro grande problema reside no facto da formação ser má. Continua-se a obrigar as pessoas a inscreverem-se numa escola de condução quando não há razão para isso, e por outro lado, quer dar-se os mesmos direitos e deveres aos ciclistas quando não são obrigados a realizarem qualquer prova de conhecimentos para isso. É uma incongruência que não se percebe.
Na verdade, podemos ter um ciclista em plena estrada sem sequer saber o que é um stop ou um sinal de perda de prioridade. Será difícil? Não, não é. Basta termos em atenção que temos muitos miúdos a fazer ciclismo de estrada (e não só) que desconhecem por completo a regra da prioridade...

Queremos que respeitem o ciclista, mas a verdade é que queremos ser mais papistas do que o papa. Queremos que os outros se preocupem com nós, mas apenas isso.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Acho que muita coisa pode ser feita para melhorar a segurança e criar condições para que haja mais pessoas a andar de bicicleta, sobretudo em meio urbano. Tenho a ideia, não sei ate que ponto discutível, de que quanto mais forem os que utilizarem a bicicleta, nem que seja ao domingo, depois quando se sentarem atrás dos volantes terão uma atitude um pouco mais amigavel para com que usa a bicicleta mais regularmente.
Aproveito também para dizer que discordo da posição de algumas associações de cicloturistas e ciclistas: o defenderam a não obrigatoriedade do uso de capacete. Se se batem e bem pelo aumento da segurança dos ciclistas, não percebo como podem defender que por exemplo para uma criança com 5anos não seja obrigatório usar capacete, eu acho que de pequenino é que se torce o pepino.
 
Top