• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A vantagem do capacete

saurio33

Member
Não é minha intenção criar climas pessimistas em relação aos passeios de bicicleta, mas queria dar o testemunho do que vi hoje para que ajude quem está indeciso em fazer seguro de responsabilidade civil e usar o capacete. A história é simples:
Hoje, por volta das 16:45, quando passei perto do edificio da C.M de S. Joao da Madeira, vi uma ambulância do INEM. Pensei logo que tivessem atropelado alguém na passadeira, como é costume. Mas não. Desta vez esteve um ciclista envolvido. Nesse local tem uma extensa avenida, em linha recta e em descida. Pelo que me contaram, estava parada uma carrinha, Julgo que era Skoda, daquelas familiares, tipo Audi A4. Então, por motivos desconhecidos, o ciclista bateu nela e quase entrou pelo vidro traseiro. O vidro ficou totalmente partido, no chão. O Ciclista largou algum sangue, mas estava consciente e conseguiu levantar-se. Mas não levava capacete. E partir um vidro desses com a cabeça não deve ser fácil.
Quando o segurança da camara me disse que tinha sido um ciclista, e que tinha pedido para guardar a bicicleta, até fiquei curioso de a ver, porque julguei que fosse um vulgar utilizador da bicicleta, que anda com roupa normal, e geralmente sem capacete. ( eu não queria criar mais confusão junto do Inem, e não fui até mesmo à beira, para ver o ciclista). A bicicleta era uma Trek de estrada, de cor cinza.
Para mim é inexplicável a falta do capacete... E, a ser verdade a descrição, a culpa será do ciclista. É neste caso que o seguro dá jeito...

Se alguém conhecer o ciclista, que diga se está bem. Parecia não estar muito mal, mas nunca se sabe, quando se dá uma cacetada dessas.

Cumprimentos
 

Presbítero

Active Member
Eu tenho desde 2002 seguro contra terceiros na bike, antigamente na de BTT mas desde que comprei a fininha que o passei para esta, pago cerca de 30€ anuais e (in)felizmente já me deu mmuuiittoo jeito.
 

Carolina

Well-Known Member
basta relembrar o que aconteceu ao horner este ano. foi atropelado em Itália e ficou com um corte enorme na cabeça, porque não gosta de usar capacete. só o usa em competição porque é obrigatório.

ter uma biciclite melhor ou pior é indiferente.
 

plx

New Member
Como em estrada não se costuma cair muito da-nos uma falsa sensação de segurança. Mas basta apenas 1 vez, eu a andar sozinho apenas cai uma vez e não quero pensar o que teria sido se não fosse o capacete absorver o impacto, muito provavelmente não estaria agora aqui a escrever isto.
Nao ha razão nenhuma para nao usar capacete, normalmente nestas coisas não se deve poupar mas digo-vos por experiência própria que mesmo os mais baratos fazem um bom serviço. O que tinha na altura era um da Bell que devia ter custado uns 30€ no max e cumpriu mesmo assim. Fiquei foi ressentido na cabeça uns dias mas isso penso ser normal com qualquer que seja o capacete quando o impacto é forte.
 

Ricardo93

Active Member
Para mim a vantagem de usar capacete é a mesma do que usar preservativo. Podemos dispensá-lo? Podemos, mas sujeitamos-nos ao risco...!

Para mim o capacete é mesmo daquelas coisas que não podem ficar em casa, nunca saio para dar uma volta sem capacete, nunca sabemos o que está ao virar da esquina.
 

OTALEM

Member
Para mim capacete sempre e bom.Á cerca de 2 mêses levei uma pancada de um carro.Seguia a cerca de 35 Km/h e num entroncamento o carro apareceu e tinha stop.Eu só me lembro de ver a frente de um carro preto a aproximar-se da roda traseira e o condutor disse-me depois que não me tinha visto.Resultado ,capacete partido mas a cabeça sem um arranhão.Conduzido ao hospital feito TAC e radiografias mas nada fracturado. Depois disso sem capacete nunca. Era o Catlike Whisper agora uso um mixino ou um Specialized S3.
 

saurio33

Member
Para acabar com as dúvidas, hoje dei um valente trambulhão, numa situação que não se pode evitar. O ciclista que ía à minha frente (num grupo de 5) caiu quando eu ía na roda. Era uma recta enorme (a caminho de S. Jacinto) e não fazia prever uma queda. Mas aconteceu... E este foi o resultado:

image003.jpg


image004.jpg


image005.jpg


image006.jpg


image007.jpg


image008.jpg


Estive inanimado entre a altura da queda e a chegada da ambulância. Desde que me apercebi do acidente e a chegada da ambulância não deve ter passado dois minutos. Nem quero imaginar esta queda sem capacete. Basicamente a bicicleta levantou de traseira e a maior parte do impacto foi com a cabeça. Estive a olhar para a bicicleta e apenas tem um ligeiro arranhão na parte superior da manete esquerda, onde tem a capa de borracha.

Cumprimentos
 

Plobo

New Member
Um abraço solidário e votos de rápidas melhoras. Quanto ao uso do capacete, se não o estivesses a usar, provavelmente agora não estarias a sentir nenhuma dor... Eu próprio, se não o usasse, também já estaria a pedalar nos verdes prados...
 

ordepas

New Member
Os acidentes aparecem quando nada faz prever
É um trajeto que também faço com regularidade e a estrada é muito boa, mas às vezes acontece, por isso é usar sempre o capacete e este pode-nos salvar a vida.
As melhoras e rápida recuperação.
Cumps
 

saurio33

Member
Obrigado pelas palavras de apoio. Tenho a continuação da história no meu topico na secção "Histórias e estorias". Só queria fazer uma pequena correção. Ao falar com o colega que ía atras de mim e viu tudo, antes de cair também, eu não cheguei a perder os sentidos. Parece que me sentei e o outros membros do grupo deram-me água para limpar a cara. Só que não me lembrava dessa parte até ele falar dela. Mas tenho ideia dessa parte, como se fosse um sonho. A ambulância também não demorou muito tempo, porque já deviam estar de prevenção devido à meia maratona que decorria em Ovar. Fiquei surpreendido, pois até no hospital da Feira, que costuma estar a abarrotar, nesse dia estava tudo muito calmo.
 
Top