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A primeira fininha

jaires

New Member
Olá malta, sou novo no fórum e como referi na apresentação, possuo uma rockrider 8.1 de btt mas á muito tempo que tenho o bicho das bikes de estrada... Não irei adquirir imediatamente uma fininha, mas estou a começar a ver o que há no mercado. Penso que não poderia gastar mais do que 400 euros... Ou seja, berg ou btwin.
Tenho então duas escolhas em mente, e são elas:
-No site da decatlhon andei a ver a btwin triban 3, com forqueta em carbono por 399.99, http://www.decathlon.pt/PT/triban-3-176484600/
-Já na sportzone estou na - Berg fuego 8.2 2011 por 329.99, http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=00037897&oid=5|25|19627|&c=9618

Como estou a entrar no mundo do ciclismo pouco ou nada sei dos componentes que equipam estas duas fininhas, mas penso que tanto uma como a outra já me enchiam as medidas, pois estando no inicio não peço muito...

Desde já agradeço e espero que me possam ajudar ;)
Abraço
 

guzz

Member
Para o começo, na minha opiniao estas a pensar muito bem !!! Nao gastes dinheiro a toa sem saberes se vais gostar das fininhas !!! Eu ia para a Btwin !!!
 

Tiago Navarro

New Member
Repetindo o que por aí se encontra extensivamente repetido em tópicos similares, procura no mercado de usados.

O concelho mais importante que me foi dado e passo a outros é "informa-te". Aprende que material é bom, aquele que é aceitável e o que se há de evitar. Antes de comprar o que quer que seja percebe o que é que queres e qual a melhor forma de o atingir.

Gastar 500€ em equipamento que rapidamente considerarás como limitante ao teu desempenho é dinheiro mal gasto. poupa-os para mais tarde. Experimenta a btt em estrada antes de comprar outra bicicleta. Pessoalmente, foi montado num chaço do biketour que me apercebi de que gostava de andar o que as pernas tivessem a dar.
 

jaires

New Member
Já pensei em meter uns slick na minha de btt, como a suspensão bloqueia penso que até daria um bom efeito... Mas a minha dúvida é, será que vou sentir uma diferença assim tão grande do que usando os pneus normais?
 

gtid10

Member
Vais.
O q aconteçe é que pedalas "em seco" ou seja, como não tens o mesmo atrito por causa dos pneus, facilmente (dependendo da forma física) esgotas as mudanças mais pesadas.
No teu lugar ia prá Decathlon por duas razões : a assistência pós-venda da sportzone é uma bosta, e a Triban tem mais pinta pra depois fazer upgrades, se gostares da coisa.
O equipamento de qualquer uma das duas é suficiente pra quem está a começar, mas por pouco mais arranjas melhor nos classificados...
Considera tambem essa opção.
Cumps.
 

motard

New Member
Boas Jaires, em parte estou de acordo com o Tiago (mercado de usados) podes encontrar certamente material melhor que o que se vende por aí e que tu referes as marcas que eu nem me atrevo a comenta-las.
Por duas razões: 1ª não considero essas marcas fiáveis, 2ª um dia + tarde vais ter que te desfazer da máquina e depois ninguém lhe pega, e digo que te vais desfazer dela porque, ou gostas de estrada e apaixonas-te pela modalidade (porque é viciante) e depois queres evoluir para uma máq. de gama superior, ou não gostas e não queres pegar + na maq. e não a queres ver pendurada na garagem.
Não estou de acordo que gastes euros em rodas para equipares a tua btt porque não tem nada a ver, mato é mato e estrada é estrada, + vale ires a uma loja da especialidade e pedires para te emprestarem uma fininha e faz um drive test e vês logo que não tem nada a ver o peixe com a carne.
Este é o meu conselho, dispõe sempre e boas pedaladas.
 

Tiago Navarro

New Member
Para esclarecer talvez um mal entendido, venho explicar a que me referia com levares a btt para a estrada. Pegando na configuração que tens na btt vai fazer umas voltas de estrada. Claro está, bloqueia a suspensão se tiveres essa possibilidade e troca os pneus por uns mais usados para não estares a desgastar material. O mais provável é que leves uma tareia se fores em companhia de alguém com uma bicicleta de estrada, mas facilmente te vais aperceber se gostas ou não do asfalto. Aí então gasta os 500€ se te sentires empolgado e não tiveres maior disponibilidade financeira, mas gasta-os bem informado.

Passando o relato da minha situação em concreto, tive esta temporada disponível uma btt emprestada - também não tenho bolsos fundos. Andei com ela meia dúzia de vezes em terra batida. Odeio o facto de perder a tracção e metade da força que aplico se gastar com a roda a girar em seco, especialmente em subidas. Anda-se na incerteza de quando se vai levar um safanão inesperado vindo de um calhau que não nos saltou à vista no meio de tantos outros. Conclusão, que já era conhecida mesmo antes de levar a bicicleta para o mato, utilizei a btt para fazer estrada, mesmo com todas as desvantagens de ter suspensão e pneus mais grossos que o meu braço cheios de relevos. Como andei sozinho, também não teve grande problema.

Boa sorte.
 

biza

Member
Atenção pessoal amigo dos pedais.... ir para a estrada com uma bike de estrada é diferente de uma de BTT transformada(pneus lisos e finos), geometria, relação de mudanças..tudo é diferente...eu notei a valer...
em relação á pergunta eu iria para a btwin sem olhar para trás... devido ao conforto, na minha opinião e para quem já teve as duas bikes sem duvida iria para a btwin apesar de ser mais cara mas compensa no garfo em carbono.....

boa sorte e muitos Km´s em qualquer que seja a tua escolha

Abraços!!
 

jaires

New Member
Bem amigos, muito obrigado por me estarem a ajudar.
Quanto aos treinos que faço de bicicleta, sempre que estou sozinho opto pela estrada e digo-vos que mesmo indo montado em uma btt adoro pedalar no alcatrão. Quando tenho mais companhia, ai prefiro ir para o mato... A razão pela qual gostava de experimentar uma bicla de ciclismo é porque muitas vezes pego na bicicleta e lá vou eu sozinho e não conhecendo muitos trilhos vou por estrada.
Quanto às marcas, estou completamente á vontade com a btwin, apresenta umas boas bicicletas e gosto dos modelos... Quanto à berg não me posso pronunciar.
Secalhar mais tarde, quando tiver oportunidade opto mesmo pela triban 3 ou quem sabe possa optar pela triban 5 ques está equipa com sora/tiagra (já sei umas coisinhas :D) por 699 euros.

EDIT:Já fiz uma volta de 80km apenas por asfalto e gostei muito, e tenho a noção que numa de ciclismo faria mais e melhor...

Abraço e muito obrigado malta, a sério ;)
 
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