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A mítica Estrada Nacional 2

newb

Well-Known Member
A minha ficou sempre no quarto.
Pois, é a confia, mas se for para levar vai na mesma. É a unica preocupaçao andar assim longe, mas é o que é. A vida é um risco mesmo.
Furto de bikes é o mais comum em portugal, mas é o que é. Uma vez vi uns videos de um gajjo q deu volta ao mundo em bike e ficou sem ela em lisboa :D
 

petrix

Well-Known Member
Mas acham que não ia dormir com a fininha no quarto??? :p
Aliás não estou a ver qual é o problema de a levar para o quarto... nunca me disseram nada.
 

newb

Well-Known Member
falas num quarto single
ok
num hostel tar no quarto ou ca fora é igual
se for para levar levam
foi so isso.. mas é o risco da propria vida
 

petrix

Well-Known Member
falas num quarto single
ok
num hostel tar no quarto ou ca fora é igual
se for para levar levam
foi so isso.. mas é o risco da propria vida
Sim, num quarto single,,, não foi o caso mas também já estive em hosteis em quartos singles...
Mas eu não precisei de ficar num hostel para gastar pouco, numa estadia paguei 25€ com pequeno almoço e na outra ficou por 20€.
 

newb

Well-Known Member
Sim, num quarto single,,, não foi o caso mas também já estive em hosteis em quartos singles...
Mas eu não precisei de ficar num hostel para gastar pouco, numa estadia paguei 25€ com pequeno almoço e na outra ficou por 20€.
Foi barato, o hostel que vi era 15, caro. Ja tive no porto meses em hosteis a 8.
Ou até nem fico em lado nenhum e vou vendo pelo caminho, a cena da bike é que preocupa, de resto acho que será ok.
 

Reis

Well-Known Member
Já agora ao pessoal que fez a N2 ou que seja da zona, acham melhor fazer o desvio pela ecopista do Dão ou ir sempre pela N2.

Eu a ecopista já conheço, já a fiz duas vezes há muitos anos, não faço ideia qual o estado dela.
 

s0me0ne

Well-Known Member
Já agora ao pessoal que fez a N2 ou que seja da zona, acham melhor fazer o desvio pela ecopista do Dão ou ir sempre pela N2.

Eu a ecopista já conheço, já a fiz duas vezes há muitos anos, não faço ideia qual o estado dela.
A Ecopista está algo degradada, e à cerca de um mês havia algumas zonas com bastante areia, zonas de caminhos adjacentes.

Não deixa de todo de ser uma alternativa para fugir ao transito.
 

Reis

Well-Known Member
A Ecopista está algo degradada, e à cerca de um mês havia algumas zonas com bastante areia, zonas de caminhos adjacentes.

Não deixa de todo de ser uma alternativa para fugir ao transito.

Pois pensei precisamente por causa do trânsito, mas se está degrada será melhor ir pela N2.
 

s0me0ne

Well-Known Member
Pois pensei precisamente por causa do trânsito, mas se está degrada será melhor ir pela N2.
Está degradada em alguns sítios, areia como já referi a cima e alguns sítios com raizes k "levantaram" o asfalto. contudo faz-se bem.

Pessoalmente não sei o transito que se apanha na parte da N2, mas nesta altura em Agosto deves apanha bastante transito nas 2 vias...
 

DaniCarmo

Well-Known Member
No início deste mês foi a minha vez de fazer esta aventura, a mítica Estrada Nacional 2 foi feita em 5 etapas na companhia da família e amigos.
Uma autocaravana, uma mota e aqui o maluco sozinho de bicicleta, deixo aqui um pequeno resumo dos 5 dias e algumas fotos.


Foram 5 dias extraordinários a pedalar por esta mítica estrada que atravessa Portugal de Norte a Sul mais propriamente de Chaves a Faro.

1° Etapa - Neste primeiro dia de aventura o programado foi arrancar de Chaves em direcção a Castro Daire e assim foi. Foram 133km percorridos neste dia com 2000D+ de acumulado, as condições climatéricas estavam excelentes para fazer esta etapa, não estava muito calor e foi praticamente todo o percurso com vento de costas. O percurso em si era algo sinuoso mas nada de extrema dureza pelo menos até ao Peso da Régua, daqui para a frente iríamos ter uma subida de 30 km que sendo na parte final do dia fez um pouco de mossa mas depois da subida foi sempre a descer até Castro Daire, as paisagens deste dia não desiludiram extrema beleza no Alto Douro Vinhateiro, região que amo pedalar.
Estava feito o primeiro dia e as sensações eram boas.
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2° Etapa - Segundo dia para estrada e a partir daqui seria sempre para arrancar o mais cedo possível pois não saberia como iria sentir com o acumular de horas sentado na Bike, este dia estava planeado fazer Castro Daire até Góis e assim foi. Arranquei de Castro Daire, a manhã estava fresca, e em pouco tempo cheguei a Viseu e a partir daqui iria ter companhia do meu amigo Rúben durante uns bons kms e que me ajudou bastante a gerir uma boa parte do percurso que ele tão bem conhecia. Chegando a Santa Comba Dão era altura de me despedir do Rúben e seguir o resto da etapa a solo, etapa mais fácil do que contava pois tinha imensas partes a descer embora na aproximação a Góis houvesse partes com alguma dureza e também já se começava a sentir o calor, cheguei a Góis com 126km e 1700D+ de acumulado.
Parte do percurso com paisagens bonitas na zona da barragem da Aguieira e o seu percurso ao longo do Mondego!
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3° Etapa - Era o dia mais duro que ia ter em termos de percurso, no plano estava ligar Góis a Ponte de Sôr mas acabei por ir um pouco mais além e só parei em Montargil (uns 20km a mais do planeado).
Se no dia anterior tinha acabado em Góis já com sol e calor, neste dia arranco de Góis com chuva, apesar de ser chuva fraca. Começo a etapa logo com 17km a subir a frio mesmo, a descida do outro lado em direcção a Pedrogão fazia algum nevoeiro, o que foi uma pena pois as paisagens nesta zona costumam ser fascinantes, nem parecia que estávamos em Agosto.
Passo Pedrogão Grande, Pedrogão Pequeno, Sertã e Vila de Rei e aqui já está a ficar um calor abrasador, sigo pela Antiga Estrada Nacional 2 em vez da nova Variante EN2 e ainda bem pois nesta parte é que está a verdadeira beleza da EN2 uma estrada que parece abandonada e que até Abrantes conta-se pelos dedos das mãos os carros que passam por nós. Está calor e de Abrantes a Ponte de Sôr já começa a ser um sacrilégio e os planos haviam mudado e tinha de ir até Montargil o que vale é que o percurso era rolante mas ainda assim já estava farto de estar sentado na bike, cheguei a Montargil e estava morto depois de 173km e 2300D+ de acumulado, foram quase 7h30 a pedalar.
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4° Etapa - Depois do massacre do dia anterior não sabia como iria estar neste dia mas mal arranco percebi logo que não ia ser fácil, já sentia algum desconforto o que vale o dia iria ser mais curto, estava planeado o dia acabar em Ferreira do Alentejo. Então chega o dia de pedalar totalmente no Alentejo, nas suas "planícies" ondulantes, o dia começa novamente fresco mas rapidamente aquece e o calor começa realmente a ser o adversário destes dias, principalmente quando estou a chegar ao destino. As planícies do Alentejo são paisagens absolutamente espectaculares e que até esquecemos os kms que já trazemos nas pernas mas ao mesmo tempo matam-nos o resto das pernas, o percurso é completamente ondulado e chegamos ao fim deste dia com 123km e 1300D+ acumulado em pleno Alentejo.
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5° Etapa - Último dia, aqui já só temos Faro e o km 738 no pensamento mas o dia ainda vai ser longo e na maneira como acabei o quarto dia penso que vai ser um dia de sofrimento. Mas nos primeiros kms rapidamente sinto que estou melhor do que poderia imaginar e até estou com boas pernas para forçar um bocadinho o andamento para poder chegar o mais cedo possível a Faro. Mas antes de chegar a Faro, à entrada do Algarve tenho encontro marcado com mais um amigo, desta vez o Ramiro vai-me receber no seu Algarve e acompanhar uns bons kms, faço apenas os últimos 15 km a solo. A estrada no Algarve é magnífica e as curvas e contra curvas na serra do Caldeirão são um cenário magnífico para pedalar, foram 155km com 1600D+ de acumulado. Chegada a Faro é claramente emotiva e com o sentimento de dever cumprido, estando a minha espera a família e amigos que me acompanharam nesta aventura torna tudo mais especial.
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Feito a EN2, o maior desafio que já me propus fazer de bicicleta, recomendo vivamente a fazerem isto pelo menos uma vez na vida.
A etapa que mais gostei foi a terceira apesar de ter sido a mais dura.


Haverá com certeza mais aventuras!
 

Aslume

Active Member
Parabéns. Fizestes as coisas com calma e conseguiste os teus objetivos. O Staff que levaste também deve ter ajudado muito. Obrigado pela partilha
 

edmspot

New Member
Mais um "maluco" por aqui prestes a embarcar nesta aventura. 7 etapas definidas, alojamentos marcados, aguardo agora apenas que cheguem as mochilas para a bicicleta para poder levar a carga que preciso de levar.

Fiquei no entanto com uma dúvida: estou a planear voltar de Alfa de Faro para cima, mas li algures que é necessário desmontar a bicla para a poder levar no comboio. Isto confirma-se? Alguém tem experiência neste ponto?
 
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