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A mítica Estrada Nacional 2

Carvalhon

Well-Known Member
Também gostava mesmo muito de fazer esta aventura, por enquanto ainda só em sonhos... talvez em 2022 seja possível. Tenho é treinar mais até lá.
 

DaniCarmo

Well-Known Member
Bem parece que vai ser este ano...

Já era um desejo com alguns anos fazer esta mítica estrada mas nunca se proporcionou, este ano com a actual situação que o mundo passa e todos nós sabemos e estamos fartinho de ouvir lá se conseguiu arranjar uma bela solução.

Portanto a pedalar vou estar sozinho, mas acompanhado pela família e um casal amigo de Autocaravana que vai servir para pernoitar e dar o apoio logístico, um dos amigos vai fazer de mota.

Todos tínhamos um enorme desejo de fazer a EN2, eu a pedalar, o amigo de mota e os restantes de carro e assim matamos 3 coelhos com uma só cajadada! :p:p:p

Decidi dividir o trajecto em 5 etapas, pareceu-me ser o mais equilibrado.
Vou deixar aqui as 5 etapas para poderem mandar as vossas postas caso algo possa estar errado nas rotas.

Etapa 1 Chaves - Castro D'aire
https://ridewithgps.com/routes/35298207
135Km 2200m D+

Etapa 2 Castro Daire - Góis
https://ridewithgps.com/routes/35305559
135Km 1970m D+

Etapa 3 Góis - Ponte de Sôr
https://ridewithgps.com/routes/35305740
152Km 2400m D+

Etapa 4 Ponte de Sôr - Ferreira do Alentejo
https://ridewithgps.com/routes/35313207
159Km 1540m D+

Etapa 5 Ferreira do Alentejo - Faro
https://ridewithgps.com/routes/35313359
141Km 1560m D+

Tudo isto para ser feito nas calmas e apreciar a belíssima EN2.
As datas apesar de não ser de todo o meu agrado para pedalar foi a melhor maneira de dar para todos.

Arrancar de Chaves a 31 de Julho.

2021 pode mesmo ser um ano diferente mas com coisas boas!

Boas pedaladas a todos!
 

joseruivo

Well-Known Member
Todos tínhamos um enorme desejo de fazer a EN2, eu a pedalar, o amigo de mota e os restantes de carro e assim matamos 3 coelhos com uma só cajadada! :p:p:p

Boa! Só não "leves" o amigo da mota atrás de ti o tempo todo a gramares o barulho do motor. É melhor ele avançar uns quilómetros e esperar por ti mais adiante.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Gostava de ter capacidade para o fazer em 5 dias...
Ainda ontem estive a criar rotas no Komoot para esta aventura mas dividi em 7 dias. Um deles mais calmo - 60kms. Agora é ir fazendo uma lista com interesses para visitar a partir do livro que já aqui foi falado e que tenho. Um dia partilho aqui tudo para me darem umas dicas de melhoria :)
Mas ainda não sei quando é que o faço. Este ano é muito provável que não.
 

DaniCarmo

Well-Known Member
Gostava de ter capacidade para o fazer em 5 dias...
Ainda ontem estive a criar rotas no Komoot para esta aventura mas dividi em 7 dias. Um deles mais calmo - 60kms. Agora é ir fazendo uma lista com interesses para visitar a partir do livro que já aqui foi falado e que tenho. Um dia partilho aqui tudo para me darem umas dicas de melhoria :)
Mas ainda não sei quando é que o faço. Este ano é muito provável que não.

Para já está tudo organizado para os 5 dias mas tendo em conta que vamos de Autocaravana e não temos compromissos para as dormidas podemos ter que fazer ajustes caso não haja capacidade para tal e também temos dias de tolerância para a frente, ou seja temos marcado o regresso para dia 8!

Se for em 5 dias perfeito, que é o plano, mas se tiver que ser em 6 será!
 

jcca

Well-Known Member
Bem parece que vai ser este ano..........
Principal que se divirtam e corra tudo bem,

Não sabendo o que andas nem o que te vais preparar, pela minha experiência alteraria os 3 primeiros dias (a mim se calhar o problema tb foi o vento lateral que apanhei da Sertã até Mora final do meu 2º dia e início do 3º da N2, pq antes de chegar a N2 já tinha, dois de Alcobaça-Paredes e Paredes-Chaves).

De Castro d'Aire a Viseu é um "pulinho" (36km) boa estrada, algumas subidas mas mta descida, terminarem em Viseu pode não ser má ideia,

O segundo passar um pouco Góis até Pedrogão, se partires de Viseu são mais 7km que o que tinhas planeado para o 2º dia, assim não começas o 3º dia logo a subir 17km (não é que aquilo depois não seja também sempre a subir e a descer, mas são mais curtas que essa de Góis para Alvares),

Se o 3º dia for do Pedrogão a Ponte de Sôr já são menos Km ali a parte da Sertã, Vila de Rei até Abrantes é um sobe e desce descoberto e quente se estiver vento contra ou de lado é mt chato, se chegarem bem bons a Ponte de Sôr podem continuar até a Montargil e isso vai te retirar alguns km ao dia do Alentejo que até pode ser uma boa ideia, pois já chegas com cansaço acumulado o ultimo dia está óptimo é a "BOAR".

Outra situação é que eu moro no litoral e tinha a ideia ERRADA que é só nortadas....... planeei as coisas com a ideia de vento a ajudar na N2 e não foi bem assim de facto a malta do litoral tem a ideia da nortada que vem do mar, mas ao entrar em terra o vento roda e é mt possível que no interior o vento esteja de Sul, Sudoeste ou Oeste.
 

DaniCarmo

Well-Known Member
Principal que se divirtam e corra tudo bem,

Não sabendo o que andas nem o que te vais preparar, pela minha experiência alteraria os 3 primeiros dias (a mim se calhar o problema tb foi o vento lateral que apanhei da Sertã até Mora final do meu 2º dia e início do 3º da N2, pq antes de chegar a N2 já tinha, dois de Alcobaça-Paredes e Paredes-Chaves).

De Castro d'Aire a Viseu é um "pulinho" (36km) boa estrada, algumas subidas mas mta descida, terminarem em Viseu pode não ser má ideia,

O segundo passar um pouco Góis até Pedrogão, se partires de Viseu são mais 7km que o que tinhas planeado para o 2º dia, assim não começas o 3º dia logo a subir 17km (não é que aquilo depois não seja também sempre a subir e a descer, mas são mais curtas que essa de Góis para Alvares),

Se o 3º dia for do Pedrogão a Ponte de Sôr já são menos Km ali a parte da Sertã, Vila de Rei até Abrantes é um sobe e desce descoberto e quente se estiver vento contra ou de lado é mt chato, se chegarem bem bons a Ponte de Sôr podem continuar até a Montargil e isso vai te retirar alguns km ao dia do Alentejo que até pode ser uma boa ideia, pois já chegas com cansaço acumulado o ultimo dia está óptimo é a "BOAR".

Outra situação é que eu moro no litoral e tinha a ideia ERRADA que é só nortadas....... planeei as coisas com a ideia de vento a ajudar na N2 e não foi bem assim de facto a malta do litoral tem a ideia da nortada que vem do mar, mas ao entrar em terra o vento roda e é mt possível que no interior o vento esteja de Sul, Sudoeste ou Oeste.

36km a mais para o primeiro dia não me parece que vá ser um pulinho para mim... :D:D:D:D

Tudo o resto vou estudar as hipóteses pois como já disse temos possibilidade de ajustar todos os locais!

Muito Obrigado pela ajuda! ;)
 

el-solitario

Well-Known Member
Também tenho este objectivo de um dia fazer a EN2, mas depois de este ano ter feito o rapha festive 500 já fiquei em sentido. Se com 500km em 7 dias já fiquei com as pernas moidas a partir do 3 dia, uma empreitada destas tem de ser feita com cabeça. Ainda bem que fiz o rapha, senão um dia destes metia-me nisto a heroi e dava asneira. Nunca tinha andado tanto em tantos dias seguidos, deu para ganhar experiencia. Aprendi que fazer 150km num dia e descansar 2 dias não é a mesma coisa que fazer 3 dias seguidos 50km.

Boa viagem, um dia também quero ser eu.
 

joseruivo

Well-Known Member
Gostava de ter capacidade para o fazer em 5 dias...
Ainda ontem estive a criar rotas no Komoot para esta aventura mas dividi em 7 dias. Um deles mais calmo - 60kms. Agora é ir fazendo uma lista com interesses para visitar a partir do livro que já aqui foi falado e que tenho. Um dia partilho aqui tudo para me darem umas dicas de melhoria :)
Mas ainda não sei quando é que o faço. Este ano é muito provável que não.
No planeamento não olhes só para os kms, tem em atenção também o acumulado de subida.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Opa agora vou ter que comprar uma BTT! :eek:

20210312-231003.jpg


Estrada Nacional 2 Sobre Rodas - Sérgio Amaro Bastos
 

s0me0ne

Well-Known Member
Tem a tenção ao percurso do segundo dia sensivelmente entre o km 97 e km 101.

Antigamente essa zona (penso) que não era considerada IP3. (havia várias partes dessa zona que passava a ser uma nacional qq, em que inclusivé havia carrinhas de venda de fruta na beira da estrada e até havia 2 cruzamentos.)

Neste momento essa zona esteve em obras e já não há os cruzamentos nem as respetivas carrinhas. Não sei se será permitido fazer essa parte pelo trajeto delineado. Até porque essa zona está bem mais estreita que antes e torna-se ainda mais perigoso.

Tens a opção de na entrares na IP3, ires por uma estrada do lado direito e vais apanhar o mesmo caminho depois do cruzamento para o IC6.
 

Paulofski

Well-Known Member

Metendo a foice em seara alheia, devo avisar que não li o livro, apenas registei esta pequena amostra. :)
Pois não me parece que as características da Nacional 2 condicionem assim tanto a escolha da bicla a levar. É certo que ao longo da estrada se encontram variados tipos de piso, alguns muito degradados, invlusive um pequeno troço de terra batida caso se faça um desvio para se evitar o IP3 depois da Barragem da Agueira. Para o transporte de carga em alforge, dependendo do volume que se queira levar, não é necessário recorrer a uma BTT. Aliás a bicicleta todo-o-terreno não prima por ser uma burra de carga. Há melhores alternativas, inclusive a bicicleta de estrada com as devidas adptações e comodidades (sem necessidade a assistencia em automóvel). Talvez as melhores bicicletas serão a trecking bike ou a gravel bike, perfeitamente adaptáveis às exigências do cicloturismo e das longas distâncias. Mas, na realidade, qualquer bicicleta serve, basta ter vontade de nos fazermos à estrada.
Uma solução para o regresso de Faro é o comboio IC da CP, que transporta até duas bicicletas por carruagem. O serviço de comboios ainda não é o ideal, há poucos comboios diários e podemos ter uma má surpresa se não se pré-comprarmos os bilhetes. Eu que o diga! Outra alternatica para o regresso passa também pelas carreiras de autocarros que viajam para o Norte do país.

Partilho novamente a minha experiência de há dois anos pela EN2.
 

newb

Well-Known Member
Tem a tenção ao percurso do segundo dia sensivelmente entre o km 97 e km 101.

Antigamente essa zona (penso) que não era considerada IP3. (havia várias partes dessa zona que passava a ser uma nacional qq, em que inclusivé havia carrinhas de venda de fruta na beira da estrada e até havia 2 cruzamentos.)

Neste momento essa zona esteve em obras e já não há os cruzamentos nem as respetivas carrinhas. Não sei se será permitido fazer essa parte pelo trajeto delineado. Até porque essa zona está bem mais estreita que antes e torna-se ainda mais perigoso.

Tens a opção de na entrares na IP3, ires por uma estrada do lado direito e vais apanhar o mesmo caminho depois do cruzamento para o IC6.
Não são esses kilometros, esses quilometros são de sande (kilometro 100) a lamego (104).
 

DaniCarmo

Well-Known Member
Tem a tenção ao percurso do segundo dia sensivelmente entre o km 97 e km 101.

Antigamente essa zona (penso) que não era considerada IP3. (havia várias partes dessa zona que passava a ser uma nacional qq, em que inclusivé havia carrinhas de venda de fruta na beira da estrada e até havia 2 cruzamentos.)

Neste momento essa zona esteve em obras e já não há os cruzamentos nem as respetivas carrinhas. Não sei se será permitido fazer essa parte pelo trajeto delineado. Até porque essa zona está bem mais estreita que antes e torna-se ainda mais perigoso.

Tens a opção de na entrares na IP3, ires por uma estrada do lado direito e vais apanhar o mesmo caminho depois do cruzamento para o IC6.

Eu sei que há ali duas opções... Eu desenhei a opção que passa menos vezes pelo IP3, mas obrigado pelo alerta!

Mas já vou com a consciência que ali vai dar confusão, depois também se analisa no momento as opções e como já diz o velho ditado: "Quem tem boca vai a Roma" ou não!
 
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