• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A bicicleta no dia a dia

osicran

New Member
Há uma clara evolução na mentalidade das pessoas perante o crescente número de utilizadores da bicicleta na vertente desportiva e de lazer. É evidente o aumento exponencial de ciclistas e cicloturistas nas nossas estradas nos últimos anos. No dia a dia nas nossas cidades, contudo, esse fenómeno parece não ter a mesma expansão nas deslocações para o emprego, para as aulas ou às compras. Prevalecerá ainda aí uma certa reserva mental dos portugueses? Será a falta de vias e estruturas adequadas a limitar o crescimento da utilização da bicicleta em meio urbano?
Antes de se pronunciarem, sugiro a observância de dois pequenos vídeos no You Tube: Bicycle Rush Hour Utrecht I e Bicycle Rush Hour Utrecht II...
 

Man_In_Blue

New Member
Boas,

Concordo com a parte do crescimento exponencial que se tem assistido. (Até que enfim ele se está a dar).
Actualmente estudo no ensino superior e a principal razao para nao utilizar a bike nas deslocações de casa-faculdade, faculdade-casa é a falta de infraestruturas rodoviárias para que o possa fazer em segurança. É uma pena assistir á construção de novas vias e nao reservarem 1 ou 2 metros de faixa para ciclovia. Outro motivo é o medo de acorrentar a bike na faculdade (esta na tem local proprio pra bikes) e quando chegar á beira dela vê-la estragada ou com componentes roubados, infelizmente ainda acontecem coisas destas nos dias de hoje.
Para quem é do Porto e conhece a Estrada da Circunvalação ás horas de ponta pra a fazer de bike é um perigo, principalmente os condutores daquelas camionetas que fazem longas distancias e que aí já me apertaram algumas vezes, que vale até agora foram só mesmo sustos.
Uso os transportes publicos todos os dias para me deslocar de casa á escola demorando cerca de 1h enquanto de bike o faço em cerca de 20min. É triste mas é verdade.
 

caetano

New Member
nunca tinha visto esses videos,achei muito fixe,épa mas achas que no pais que estamos podemos ir aqui e ali de bike e deixa-la la estacionada???
quando le chagavamos ja so la estava o sitio.
era fixe se ca fosse como la,andava sempre de bike,tipo ate levam malas como nas motas,e a andarem com 0 graus na neve,espectaculo...
 

paradawt

Moderador
Eu posso dar como exemplo a minha situação.

Vivo a cerca de 10kms de distância do meu emprego, em que poderia muito bem vir de bicicleta e efectivamente até chegaria mais rápido por evitar as filas de trânsito.

Só que o problema começa nas condições dadas.

Em 1º lugar, numa situação em que possa suar um pouco não tenho condições para tomar um duche (e eu trabalho em atendimento ao público).

2º porque não me dão autorização para colocar a bicicleta junto do segurança, dando como alternativa o armazém não vigiando, onde todos os dias passam centenas de pessoas, inclusivé cargas e descargas.

É claro que eu não vou arriscar o meu investimento ao deixar a bicicleta à mercê de qualquer carrinha ou camião que a queira levar.

Gostava mesmo muito muito de me poder deslocar de bicicleta, porque para além da poupança enorme, sei que a predisposição para exercer a minha actividade profissional seria muito maior, pois estaria muito mais calmo e tranquilo.

O trânsito logo pela manhã tira-nos do sério.

Além disso, podia fazer um treino todos os dias!

A mentalidade portuguesa ainda não permite tal evolução até ao ponto dos nórdicos. Talvez daqui a 35125 anos já estaremos nesse patamar!
 

Scorpio

Banned
Paradawt tens sempre hipótese de comprar um "cão" (bicicleta que ninguém quer) e fazeres-te deslocar nele.

Boas pedaladas
 

paradawt

Moderador
Lol!

Era uma possibilidade, mas mais uma bicicleta lá para casa, acho que já nem existe espaço nos arrumos!
 

Burning Dogma

New Member
Eu ainda etsou para saber como funciona nos outros países, ou anda tudo nos empregos a cheirar a cavalo ou então não sei. Quem trabalha de fato e gravata como faz? Toma banho no trabalho? Sou sincero, acho que apenas recorreria à bicicleta como transporte em casos especiais, por sistema prefiro os transportes públicos.
 

caetano

New Member
bem,em relaçao ao ir para o emprego de bike e ir a cheirar a cavalo,nao acho boa ideia,mas que depois do trabalho de volta a casa ir de bike,ai acho que sabia bem.
principalmente quem anda nos transportes publicos de verao a hora de ponta,aquilo parece um forno com o bafo do pessoal.
 

patrick pires

Well-Known Member
Eu ainda etsou para saber como funciona nos outros países, ou anda tudo nos empregos a cheirar a cavalo ou então não sei. Quem trabalha de fato e gravata como faz? Toma banho no trabalho? Sou sincero, acho que apenas recorreria à bicicleta como transporte em casos especiais, por sistema prefiro os transportes públicos.

Nos transportes publicos acabas por apanhar tambem os ditos "cavalos".. ehehe
Principalmente com a chamada vaga de calor... só de pensar...:p
 

Man_In_Blue

New Member
Burning Dogma penso que se usasses os transportes publicos diáriamente á hora de ponta mudavas de opiniao... Eu pelos menos estou fartinho deles (nomeadamente os autocarros) Adorava poder usar a bike para as minhas deslocações diárias.
 

cokenim

Active Member
Pessoal por ter condições (balneários com cacifos).Á seis anos que me desloco todos os dias,todos os dias mesmo através de vinhas e mato fazendo um pouco da nacional 1.Ao fim deste tempo o resultado foi, só a patroa cá em casa tem carro.Eu já nem paciência tenho de conduzir nem no trabalho,sou mecânico e há carros para experimentar,mas como nunca ando com a carta o chefe que experimente. Quando preciso ir a Lisboa nos transportes públicos é um suplicio,o que atenua é mesmo os cavalões que se vai vendo.Aos fins de semana é o matar saudades da fininha.
 

caetano

New Member
quando vais para o trabalho e vens vais sempre equipado?
ainda fazes muitos kilometros a ires para o trabalho?
 

fuzo

New Member
eu tb uso a minha fininha no dia a dia pois tenho onde a deixar no trabalho e tb da para tomar ua choveirada antes de entrar ao serviço:D :D
pois tenho essa facilidade e desde que comprei a minha fininha não quero outra coisa pois foi a melhor coisa que fiz,assim no final do dia em vez de ir com o pessoal beber umas frescas vou treinar e poupo mais uns euros ;)
e ja para não falar na poupança de combustivel :D :D
por isso digo... que puder e tiver oportunidade de ir de bike para o emprego que o faça é a melhor coisinha logo de manhã "levar"com aquela brisa para mim não ha melhor
falta frisar mais uma coisa da minha casa para o trabalho ainda são 20km para la e mais 20km para casa :) :)
e mais os extras que faço sempre no regresso a casa.....
boas pedaladas
 
Last edited:

NiKES

New Member
Também tive uma experiência durante 5 meses onde ia para o trabalho de bike. Era 5km uma ida e demorava 15 minutos, as vezes ainda dava tempo para ir a casa almoçar xD Não tinha chuveiros ao chegar ao trabalho, mas com 5km... pouco transpirava e tentava ir nas calmas. Quando se anda 30 minutos, acho que o chuveiro é mesmo importante !! Nem todas as empresas têm essas condições =/
 

cokenim

Active Member
Caetano vou sempre equipado também o fato de macaco não é nada prático.De casa ao trabalho que é na Castanheira são cerca de 10 kms,mas nesta altura do ano ao fim do dia nunca venho directo para casa.Dou sempre uma volta pelos montes.Ás 7 da manhã é fantástico o barulho da bicharada junto ao rio na quinta da granja.
 

el gato

Member
... ainda falta bastante para atingirmos os níveis de utilização das bicicletas como meio de transporte comparativamente em relação ao centro e norte da europa, onde curiosamente o tempo ao longo do ano é bastante mais agreste em relação aos países do sul mas em contrapartida as condições criadas para uma utilização velocípédica são excelentes como é sabido e claro a questão cultural é sem dúvida A GRANDE DIFERENÇA !!!...
...dou um pequeno exemplo: se observamos um parque de estacionamento de uma universidade alemã 60 a 70 % são bicicletas !!!...numa universidade lusa são...:confused::confused::confused:

...já agora deixo aqui uma pequena dica que pode ajudar para quem tem problemas em chegar todo ensopado em suor ao local de trabalho e não possui instalações sanitárias para tomarem um pequeno duche...com um pano embebido em alcool etilico lava-se as partes onde o suor ataca mais como seja as axilas,etc,etc...o alcool além de refrescar o corpo já que diminui a temperatura, também elimina as bactérias que são responsáveis pelo mau odor.......resulta;);););)
 

ccrm

New Member
Nos países em que o uso da bicicleta é generalizado, as empresas têm condições que permitem aos funcionários tomar banho. Eu trabalhei numa empresa japonesa onde haviam chuveiros e muitos, para os funcionários. Nunca eram usados. E não é porque o trabalho fosse pesado ou sujo, pelo contrário!
Mas nas empresas nacionais isso não se vê.
E quanto a dar condições na via para as bicicletas, isso só se for bem feito porque a ciclovia no conselho de Ovar é de bradar aos Céus. Quem a projectou nunca deve ter andado nem de triciclo!!
Um colega meu já foi atirado ao chão precisamente na via! E o senhor que uma vez foi multado por ir no passeio no Porto? Indecente! Então os carros estacionam como querem e um ciclista porque não tinha pista e optou numa zona de muito tráfego ir para o passeio é multado? ...que os pariu!
 

caetano

New Member
no meu caso travalho a 4km de casa,mas ainda nao exprementei ir de bike,caso fosse era na de btt,mas depois tinha que andar com tudo atras,capacete,etc...por perto que seja nao conseguiria andar de bike sem capacete.
nao so poupa-se no combustivel como tambem no desgaste do carro...
como trabalho por turnos o mais complicado seria quando saio de manha do trabalho cheio de sono...e a pensar na caminha.
 
Last edited:

prates

New Member
eu como treino todos dias menos á 6 como sou motorista não tenho horario de manhã não posso levar a baik.
 
Top