• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A amizade duplica as nossas alegrias - Passeios feitos entre amigos

paradawt

Moderador
Subirei até ti 30.000 vezes só para te ver... Douro!

Na senda de subidas íngremes e explosivas, podemos incluir o aclamado São Domingos na localidade de Raiva.

Normalmente faço a ascensão pelo lado de paralelo, com pendentes muito elevadas e o piso complicado. Existem curvas que são uma verdadeira aventura manter a bicicleta no chão dada a quantidade de detritos das árvores.

Desta vez orientado por um companheiro da zona de Penafiel fiz a subida logo a partir da entrada de Raiva, ponto que desconhecia completamente e que passei tão mas tão perto quando voltava da Freita na minha última aventura a solo.

Gostei muito da subida por este lado. Piso relativamente bom, subida igualmente dura, um pouco mais longa até. No Strava a pendente média só é aligeirada pela descida de cerca de 500 metros porque caso contrário iria para algo bem superior aos 9%.

Em toda a subida vamos regularmente acima dos 12%... Não é, como eu já disse o meu estilo de subida de eleição. Mas naquela roda do Marcelo todas as subidas são feitas a abrir...

Se sofremos na subida, renascemos no topo... isso vos garanto e as imagens que vos deixo a seguir confirmam isso mesmo.

15x65b9.jpg


ndpylt.jpg


6y1cwi.jpg


Quando passarem por estes dois senhores na estrada não se deixem enganar :)

j09rvc.jpg


Descer por aquele lado é igualmente muito mais prazeroso que a sua alternativa paralela em alcatrão. Mas onde ficou o alcatrão por aquele lado? Aquilo é mais buracos com pequenos pontos de alcatrão e não alcatrão com pequenos pontos de buracos :D

O regresso feito por Póvoa, Canedo e afins é o verdadeiro rompe pernas. Mas daqueles que dá para empenar mais que a subida em si. É um sobe constante com inclinações sempre dentro dos 8%. Se não nos poupamos até Entre-os-Rios, ali podemos marcar passo. Felizmente e dado a quantidade de kms e algum acumulado que tenho feito, não senti dificuldades neste percurso. Embora sentisse que não estava a 100% de Domingo.

Depois é rolar da Barragem de Crestuma até casa, não existindo dificuldades de maior a assinalar.

Foi mais um treino/passeio em preparação para o Gerês.

Distância: 125kms;
AC+: cerca de 2.000 AC+ (o strava passou-se e deu 2990, o que é impossível para uma volta destas);
Tempo em movimento: 4H44m;
Média: 26,1kms/h.

Quem não conhece, vale a pena fazer esta subida pelas suas vistas sobre o Douro. A estrada que nos leva de Entre-os-Rios a Raiva é uma paz, com bom piso e muito pouco trânsito. Antes de chegar a Raiva ainda passamos uma ligeira subida com inclinações fortes mas por secções de 500m sensivelmente, segmento designado por CM1137 no Strava. Tem 2,3kms com 5,3% de inclinação média, fruto das tais secções planas ou em ligeira descida. Leva-nos por uma estradeca secundária muito porreira e muito calma.

Basicamente tanto paleio para vos dizer que já é a quarta vez que vou a S. Domingos, todas elas fiz a subida por pontos diferentes e nunca me cansarei de olhar a magia das margens do Douro a partir daquele local.
 

paradawt

Moderador
Um assalto rápido ao Montemuro

Tendo em mente o repto de subirmos o São Macário a partir de São Pedro do Sul no primeiro Sábado de Setembro, à última da hora decidi junto com o Mingus subir o Montemuro a partir de Cinfães.

Sendo assim e uma vez que só tinhamos a manhã de Domingo para o fazer, deslocamo-nos de carro até Entre-os-Rios de onde partimos de Castelo junto ao Rio Paiva via N222 em direcção a Cinfães e consequentemente até à serra de Montemuro.

Até lá temos algumas subidas que não ultrapassam os 3kms e raramente vemos o Garmin a marcar mais que 5%, o que permite um ritmo ligeiro em forma de aquecimento.

A subida ao Montemuro é uma subida ao meu jeito... 4, 5% até aos 4kms finais que fica ligeiramente mais dura passando aos 7, 8%. No entanto é uma subida que permite uma boa gestão porque demorará cerca de 1h a fazê-la (20kms de extensão).

Em dias de calor pode ser massacrante porque não tem sombras, em dias de vento pode ser desgastante porque fica muito exposta, mas felizmente ontem estava perfeita... Cerca de 26/28º e vento nem vê-lo.

No seu topo podemos admirar a Serra da Freita que irei visitar novamente em breve, o Marão e penso que a própria Serra da Estrela (pelo menos foi o que me pareceu).

A cerca de 45min de casa de carro, penso ser um spot de treino fora do trânsito excelente.

Basicamente foi um treino rápido, não envolveu muitas fotos mas deixo o que foi possível...

O nosso local de partida em Castelo. O tempo estava excelente mas assustava um pouco a probabilidade de nevoeiro intenso. Felizmente não apanhamos nada.

hs5kc0.jpg


O desencaminhador no inicio da subida do Montemuro.

2cgzhmq.jpg


Um dos escassos pontos com sombra.

2usyfqs.jpg


Aos 898 metros de altitude... Ainda faltavam alguns quilómetros para terminar a subida.

rm7as4.jpg


O desencaminhador novamente.

2r44bqa.jpg


Já no topo. A nossa querida Freita ao fundo.

2hrzuxh.jpg


2itizgz.jpg


As nossas cabras paradas no topo (P.S.: Não subi de talega... Foi só para a foto. Hehehe!).

avsf0k.jpg


Foto da praxe a mostrar a barriguinha :) e os patrocinadores claro!

15f6otz.jpg


Estavamos prontos para descer...

1zyj0d4.jpg


A descida é muito engraçada de se fazer pois são 20kms até Cinfães. Mas não me estiquei muito porque a estrada não estava fechada para nós.

Foi assim que se passou uma manhã interessante de ciclismo num dos meus locais de eleição.

P.S.: Mingus carrega aí as tuas fotos que faltam aqui.

Actualizações só dia 06/09. Até lá um abraço!
 

Mingus

Member
Bela manhã de domingo, ainda por cima sem contar. Boa temperatura, sem vento (coisa rara no Montemuro), trânsito quase nulo e a roda certa para fazer a subida fora da minha zona de conforto, até onde deu para acompanhar :).
Mas mais importante que tudo, a amizade duplica as nossas alegrias.

Comentário às tuas fotos:
- O desencaminhador, no bom sentido, foste tu. Foi muito bom receber a tua chamada no sábado à noite e ouvir-te dizer: "Pá, só estamos 2, vamos antes ao Montemuro e fazer uma voltinha sem stress de trânsito?"

- tu não subiste de talega? Mas olha que pareceu ;)

- já te disse várias vezes, mas digo outra vez, esse espigão é uma obra de arte.

Fotos, não tenho aqui mais alguma que seja relevante. Já colocaste aí as mais importantes.
 

paradawt

Moderador
@Plobo,
O Mingus cortou o mal pela raiz e trocou as rodas para clincher... Mas também já furou :D

@Mingus,
Obrigado por alinhares e sim tens fotos tuas também para colocar. Abraço!
 

Mingus

Member
@Plobo
É como diz o Parada, eu é que dei folga aos tubulares e voltei ao clincher. E é verdade, depois disso já furei mais ou menos no mesmo sítio onde vocês me apanharam da outra vez. É no que dá ter boa pontaria aos buracos. Se calhar tenho de trocar de lentes também. :cool:

@Parada
Não tens nada que agradecer, desencaminha-me sempre assim. As pernas não são grande coisa, mas já sabes que vontade não falta.
 

Zeni7

Active Member
Muito fixe, sem dúvida que é excelente sair do Porto e fazer esse passeio, vale a pena o pequeno gasto em gasolina.

A minha volta favorita é qualquer uma que envolva Douro e Montemuro, normalmente arranjo outras subidas lá para cima, com ainda menos movimento (o que não falta). Essa subida de Cinfães é bem agradável pois, como dizes, tem uma inclinação certa e dá para fazer num passo certo.
A última vez que fui e vim pelo mesmo sítio que tu foi no dia a seguir ao último Natal. Lá em cima vivi momentos inesquecíveis quando deparei com uma paisagem coberta de neve. O pior foi a descida....que briol..


1504392_262043037283987_25432536_o_zpsf113796a.jpg
 

Armando

New Member
Neste dia de aniversario, fica aqui uma recordação de uma etapa memorável!!

Parabéns, muitas felicidades e um grande abraço.

 

paradawt

Moderador
É verdade Armando... Foi em Agosto!

Foi grande PIF, cheio de aventuras... Em cima da bicicleta e fora dela.

Acreditas que vez por outra ainda vou ler o relato para me rir um bocado em casa?
 

Paulo V.

New Member
Mais uma boa volta.
Essa subida ainda não faz parte dos meus conhecimentos, ainda está no caderno de encargos para ser feita :D
Venha a proxima :)
 

paradawt

Moderador
Quando este espaço foi criado foi com o intuito de relatar passeios feitos em locais distantes e desconhecidos.

Todavia, penso que o nome do tópico merece igualmente destaque para voltas em que temos a felicidade de pedalar com companheiros do fórum, com os quais não é tão usual estarmos.

Aceitando o convite para um treino que envolvia saída a partir do Castelo do Queijo, passagem pela subida do Salto, passagem a Capela até à Serra da Boneca e regresso pela R108 via Entre-os-Rios, tive o privilégio de pedalar com o Vitor Laranjeira, Paulo Lobo, Tiago Cardoso (tudo do grupo Porto Cycling Team). E claro os habituais Augusto Silva (meu tio), José Luis Freitas (do grupo Ribeiros Bike Shop) e o Johnny Sousa (mais conhecido no meu seio por Frank Schleck.

A volta em si não tem nada de especial a apontar, até porque são estrada calcadas por 90% das pessoas que pedalam no Porto (digo eu!). Embora a passagem pelo Salto, assim como a estrada de Capela até Entre-os-Rios, são zonas bastante deliciosas. Quem vive numa cidade como o Porto até estranha tal paraíso ciclistico tão próximo de casa.

O destaque desta volta prende-se claramente com a companhia. Quem tiver oportunidade de pedalar com estes senhores, não deixe de a aproveitar. Quando o fizerem não vão com espirito competitivo, porque tirarão maior proveito se pedalarem ao seu lado.

O bom humor, a amizade e o "cavaqueira" estão sempre presentes.

Deixo um pequeno registo do que foi possível tirar.

Obrigado a todos os intervenientes e votos de muitas felicidades para este projecto chamado Porto Cycling Team.

Na foto Johnny Sousa, José Luis Freitas e Tiago Cardoso.

13zsnsm.jpg


Vitor Laranjeira:

29pusms.jpg


Johnny Sousa depois de terminada a subida à Boneca via Capela. Tentou deixar o velhote para trás. Não se faz Johnny...

f0rjms.jpg


Na vida tomam-se muitas decisões. Às vezes demasiadas...

35cr6dg.jpg


Augusto Silva a terminar a sua subida.

2ykyhkl.jpg
 
Last edited:

paradawt

Moderador
Monte Franqueira

Há algum tempo que queria conhecer um pequeno monte chamado Franqueira para os lados de Barcelos.

Tinham falado que a vista em si era interessante, de onde é possível ver o mar, nomeadamente a zona de Fão e Esposende.

A subida em si não é assim tão complicada quanto os gráficos no Strava querem fazer parecer. As inclinações são entre os 7-10% mas é feita aos "soluços". Além disso é curta e tem zonas bastante rápidas.

Vale a pena pelo local em si e pelo seu Miradouro. Tenho feito um esforço por conhecer todos os montes e serras na periferia da zona metropolitana do Porto e faltava efectivamente este ponto.

Penso que para tornar mais interessante a incursão a este monte, podemos fazê-lo via N306, onde é possível andar sem grande trânsito e com uma paisagem de fundo bem mais interessante que a N14. É muito interessante quando cortamos na N13 para esta 306. O cenário muda completamente e entramos num quadro onde o verde dos campos de cultivo impera.

Pena que não foi possível levar a cabo o "desenho" que tinha preparado porque tivemos que encortar a volta e regressar pela odiosa N14.

Ficam algumas fotos registadas no local (Franqueira).

Augusto e Ricardo a terminarem a sua ascensão:

300em2a.jpg


Jorge Ferreira a terminar igualmente:

mbtijo.jpg


No miradouro da Franqueira:

2z8xgrt.jpg


Eu e o Roberto Aires:

148kvvs.jpg
 

Zeni7

Active Member
Este Domingo também fui à Franqueira, infelizmente não vos encontrei, ias com duas pessoas que conheço do facebook e que gostaria de conhecer pessoalmente. Fui pela estrada que referes, a N306, por aí a subida é muita fácil pois é feita gradualmente e, quase sem nos apercebermos, começamos quase no topo. Nessa estrada a paisagem é agradável e o trânsito é pouco, mesmo com um grupo grande, da Maia, fizemos aquilo na boa.
A outra vertente não me parece assim tão fácil, mas não percebi se foi por aí que subiste. Lá em cima, realmente a vista é espectacular. Eu entusiasmei-me na descida, tanto que num cotovelo, que apareceu de repente, só parei em cima das silvas :).Depois de tirar os picos regressei pela Póvoa e depois N13.

A estrada N306 foi até há pouco tempo uma dos meus "fetiches", sendo a estrada mais interessante das minhas redondezas, tinha a ideia fixa de a fazer até ao fim, nunca conseguia pois perdia-a sempre quando entrava em Barcelos. No dia em que a Vuelta passou perto da fronteira aproveitei para ir ao mapa e perceber por onde tinha de seguir, depois foi só pedalar até Paredes de Coura. Só tenho a dizer que vale bem a pena, principalmente até Barcelos e depois de Ponte de Lima.
 

paradawt

Moderador
Boas Zeni7.

Eu entrei pelo lado sul, precisamente pela 306.

Sei que existe a vertente norte a partir de Barcelos mas até me pareceu mais curta. Talvez por isso mais agreste.

Desconhecia que a 306 ía tão longe. Se ali já é assim, imagino até Paredes de Couro após Barcelos. Deve ser muito interessante.
 
Top