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1ª Bike: Estrada ou BTT?

LourençoPT

New Member
Boas tardes a todos.

Sou novo no forum. Sou de Alverca, tenho 33 anos, peso 72 kg e meço 1,7 m.
Corro regularmente a titulo amador e só por prazer, porque sou feliz enquanto estou a correr, mesmo sem ter corpo que queniano nem fazer grandes tempos.:)
Devido a lesão prolongada tenho de abrandar muito a corrida, e como não quero estar ao Domingo de manhã sentado no sofá, quero comprar uma bike.
Agora, a minha dúvida é se compro uma de estrada ou uma de BTT.:confused:

Para me poderem ajudar, tenho de vos dar alguns dados:
Bike na minha vida tive muitas, mas em miudo: BMX´s e as famosas na altura "montanhas" do Jumbo. :D

Para que quero a bike?- ora, não faço ideia de fazer 200km, mas quero dar só umas voltas. Por outro lado, como tenho um filho pequeno, queria um dia mais tarde, quando ele andar de bike, eu poder acompanhá-lo num passeio de Domingo matinal tipo expo. Consigo fazer isto com uma de estrada? Tenho ideia que uma de BTT era mais indicada.


Não faço ideia de ir para a lama, nem montes, por isso à 1ª vista uma de estrada acentava no meu perfil. Mas, também gostava de sair do tipico alcatrão, ir para terra batida, junto aos rios, calçadas etc.. Ou seja, não quero entrar na Nacional e ir até Fátima, mas também não quero pegar na Bike e ir para a serra de Sintra. Difícil?!:mad:

Quando vou de carro e vejo um grupo de pessoal de BTT, nem ligo.
Se vai um grupo de pessoal de estrada, tiro logo a cabeça toda de fora para ver a marca das bikes etc..:)
Percebo um pouco de materiais e componentes nas de estrada. Na de BTT nem tenho noção dos tamanhos, quanto mais travões, etc....

Como não tenho garagem, tenho de guardar a bike no sotão. Forrei-o todo a pladur no ano passado, por isso tenho condições para a ter lá, o pior é que é num 4º andar e tenho de levar a bike às costas.
Meter a bike dentro de casa....a maria manda-me a mim e à bike pela janela.:D
Logo, uma se estrada, mesmo que alumínio e pesada, será sempre mais leve que uma de BTT.

No fim disto tudo, eu próprio acabo por responder às minhas perguntas, mas na minha ideia uma de estrada é para quem quer somar e somar kms. Eu só quero dar umas "voltas" para não estar no sofá.

€, quero gastar muito pouco, por isso, todas aquelas marcas que eu gosto e que deixam a babar, estão fora de questão.
Para terem uma ideia, eu ontem já tinha assente comprar esta:

http://www.decathlon.pt/bicicleta-btt-rockrider-520-id_8350582.html
Sei perfeitamente que não é nada de especial, é um monstro de peso, se a meto no mato o material dura 15 dias, mas......tem alguma qualidade, pelo que dizem a decathon é a melhor marca para quem tem poucos €, por isso acho um produto com boa relação qualidade/preço. É que estamos a falar de menos de 300€.

De estrada, mesmo de alumínio, mesmo com sora de 9v ou coisa parecida, seria sempre muitooooo superior a estes 300€.

Para 1ª bike, não seria má aposta numa usada, até porque eu não tenho nenhum complexo em andar com uma bike usada, mas......vejo tanta coisa nos olx´s e afins, oiço dizer que há tantas "maroscas", e eu sou o cliente ideal para levar o barrete, pois não sei identificar se um produto está ou não bom, nem sei é o meu tamanho, etc..


Peço desculpas pela extensão do testo, mas penso que quanta mais informação eu der melhor para me tentarem poder ajudar.

Obrigado a todos desde já.
Cumprimentos.
 

MigC77

Well-Known Member
Depois de ler o texto e ter em conta o uso que lhe pretendes dar, a minha linha de pensamento é parecida com a da Carolina... Ciclocross/gravel ou... e agora até tenho medo de dizer isto ;)... uma de estrada com travões de disco. No entanto por 300€ é complicado... diria que é quase impossível.

Como dizes comprar usado a um desconhecido num olx ou parecido é um risco que deves evitar.

Importante mesmo é o tamanho. Com a tua estatura, deves escolher um tamanho em que o Effective Top tube ande à volta dos 50-51cm.
 

Martins

Well-Known Member
... uma de estrada com travões de disco. No entanto por 300€ é complicado... diria que é quase impossível.

Importante mesmo é o tamanho. Com a tua estatura, deves escolher um tamanho em que o Effective Top tube ande à volta dos 50-51cm.

Até a Sportzone já estava a ir na onda dos discos... Quase só vendem modelos de disco desde o início deste ano. Os saldos de Verão vão ser fantásticos este ano

Por 300€ não dá mas por 370€ já dá.

Não está no site, mas em loja a Fuego 20 versão de discos está a 369,90€. Salvo erro Claris 3x8 vel.

Abraço
 

Skyforger

Active Member
Aqui está um caso nos quais faz todo o sentido recomendar uma gravel bike ou uma bicicleta de estrada com travões de disco e um pneu mais largo. Lá está, acho que também não devemos demonizar os discos e andar feitos ovelha no rebanho atrás do que a UCI ou seja quem for nos diz. No contexto competitivo, faz todo o sentido a proibição dos discos. Num contexto de lazer e tendo em conta a utilização que cada um pretende dar à bicicleta, porque não optar pelos discos? Nesta caso concrecto, e tendo em conta o orçamento, também me ocorreu de imediato a Berg Fuego com travões de disco. Julgo vir com pneu 32C e com material mais do que suficiente para quem quer começar. Uma BTT de 14kg não me parece o mais indicado para o que pretendes, da mesma forma que uma de estrada pura também não.
 

lgass

Well-Known Member
eu também vou para a lista dos bicicleta de ciclocross com travões de disco... ou eventualmente uma btt e colocas uns pneus de estrada...
 

LourençoPT

New Member
Bom dia pessoal.

Em 1º lugar, obrigado pelas opiniões dadas.:)

Não se zanguem por minha causa ou por causa dos discos, que todas as minhas dúvidas fossem se comprava bike com ou sem travões de disco.
Esse tipo de bike de ciclocrss não me agrada nem um pouco ao olhar. Ou ia para uma "normal" de BTT ou para uma de estrada.
Berg não sei porquê mas não tenho confiança naquilo e nem faço a minima ideia de tem ou não qualidade, como é o pós-venda, etc.
Já a Decathlon, todos sabemos que a melhor relação qualidade preço é lá, e tem um bom pós-venda.

Sem ser em anúncios de negócios da china, vou ver se encontro por casa de bikes, alguma coisa usada em aluminio, sora ou tiagra de 9v....Para começar, para ver se sempre é aquilo que procuro, chega e sobra.
Se não encontrar nada a ~bom preço, tento ver as mais fraquinhas da decathlon.
Caso contrário, vai mesmo uma de BTT de 270€, é sempre melhor que andar parado.

Obrigado pelas dicas dos tamanhos. Quando vamos comprar só olhamos para cores, modelos, periféricos etc, e não damos a devida atenção ao tamanho, o que 2º dizem, é o mais importante. Atenção, estou a falar de medida de quadros/bicicletas! :D

Cumprimentos.
 

Aslume

Well-Known Member
Estive na mesma situação em que te encontras e comprei uma BTT em Fevereiro
Na altura pareciam-se as bicicletas mais versáteis, e onde se encontravam os melhores preços, visto que nas lojas 70 a 80% são bicicletas de BTT. Comprei uma SCOTT Aspect 940 por 495.00€, oferta da 1º revisão e entrega em casa de borla. O preço de catálogo era 619.00€. Se por um lado estou satisfeito na relação preço qualidade, os pneus que a equipam fazem atrito na estrada e não são versáteis para o rolamento. Pelo que li nos fóruns não há pneus de estrada para bicicletas BTT, tendo que se mudar as rodas para receberem estes pneus. Outra assunto a ponderar é as medidas. A postura de BTT talvez seja menos agressiva do que a de uma bicicleta de estrada, mas eu sinto por vezes as mãos dormentes, e pelo que li pode ser pela posição do guiador, que têm um angulo muito aberto. Talvez essas gravel disc sejam a melhor opção ou de treking. A compra de uma bicicleta não é assim uma coisa tão simples para que não está dentro do assunto (como foi o meu caso)
Boa escolha e boas pedaladas em segurança
 

lgass

Well-Known Member
não precisas mudar as rodas... basta ver medidas compatíveis e está feito... eu comecei com uma de btt... hoje em dia penso substituí-la por uma de ciclocross e já tenho a de estrada...
 

LourençoPT

New Member
Pois, isso é o que toda a gente me diz: "-Vais comprar agora a de BTT pois achas que é o mais versátil e mais barato. Como só fazes estradas, daqui a uns tempos, metes pneus de estrada. Depois, chegas à conclusão, que matas-te para fazer meia dúzia de kms. No fim, fazes o que todos fazem, compram uma bike de estrada!" Será???!!:confused:
 

Skyforger

Active Member
Pois, isso é o que toda a gente me diz: "-Vais comprar agora a de BTT pois achas que é o mais versátil e mais barato. Como só fazes estradas, daqui a uns tempos, metes pneus de estrada. Depois, chegas à conclusão, que matas-te para fazer meia dúzia de kms. No fim, fazes o que todos fazem, compram uma bike de estrada!" Será???!!:confused:

É muito provável que sim, ainda para mais quando assumes desde logo que não irás fazer BTT propriamente dito. Daí a sugestão das ciclocross ou gravel bikes que safam-se bastante bem em estrada e desenrascam fora dela.
 

Carolina

Well-Known Member
vou voltar a sugerir a bicicleta que coloquei lá em cima: https://www.sportzone.pt/desporto/ciclismo/bicicletas/estrada/fuego-cx10-l-5595388

tem pneus mais grossos que os de estrada e mais finos que os de BTT, para além de encaixar no teu orçamento. dá para tudo o que queres. claro que não vais ter uma performance óptima na estrada, mas isso também não aconteceria com uma de ciclocross. se comprares uma de estrada é melhor esqueceres os percursos fora do alcatrão.
 

LourençoPT

New Member
Já vi esse tipo de bikes e.....não consigo encontrar uma definição para isso.

Mesmo que eu comprasse a de BTT, seria sempre muito complicado a utilização do dia a dia. Não tenho garagem, por isso, tenho de a levar às contas pela escada.
Depois, mesmo que quisesse ir para a lama, era sempre mais complicado para lavar, etc..
Partindo do principio que vou usar muito mais vezes uma bike de estrada, que me fascina muito mais este tipo de bikes, que algo corra mal, acho que consigo vender melhor uma de estrada que uma de BTT, vou optar por uma de estrada dita "normal".
É que posso estar a ver mal o filme, mas encontro muitas de btt à venda e acho que não se vendem. Já nas de estrada, existe um grande mercado, mas há sempre gente tanto a vender como a comprar.

Agora, o que quero?! Novo está fora de questão.
Sei que novo é novo mas.....tenho pena da bike. :D Nunca montei uma de estrada, muito menos meter mudanças, nunca usei pedais de encaixe, aquilo vai ser com cada prego a meter mudanças, a querer para e ficar com o pé agarrado ao pedal e pimba, trombas no chão. Vai ser uma festa..;)
Conseguindo esticar daqui e dali, se não fosse para nada xpto, já vi que com 1500€ compra carbono com 105 de 11V. Nada de outro mundo, mas já nada mau. Mas não quero. Quero algo para me iniciar, para poder aprender sem medo de estragar isto ou aquilo.
Alumínio sei que vai ser. Se vai ter escora e forqueta em carbono.....vamos ver o que apareç€.
Em termos de periféricos, o que acham os "mínimos" para começar? Sora 9V?

Poderia compra isto, é barato, boa assistência, afinavam á minha medida na loja, tinha assistencia etc, para mim chegava a sobrava. Mas, tenho ideia que quando quisesse comprar uma melhor, ninguém queria isto.
Por isso, vou tentar arranjar uma usada.

Agora a grande luta para não dar um tiro nos pés, é não comprar a bike maior que devia. É que pelo que leio por aqui, é o mais usual. :)

Obrigado a todos.
 

Carolina

Well-Known Member
afinal qual é o teu orçamento?! sem saber isso é difícil dar sugestões.

se não tens muito dinheiro disponível é melhor esqueceres os usados, porque é só lixo. é preferível ires à decathlon e compras o modelo de estrada mais barato, que não chega aos 400€.
 

LourençoPT

New Member
afinal qual é o teu orçamento?! sem saber isso é difícil dar sugestões.

se não tens muito dinheiro disponível é melhor esqueceres os usados, porque é só lixo. é preferível ires à decathlon e compras o modelo de estrada mais barato, que não chega aos 400€.

Para ser honesto, não tenho!
Claro que não posso dar 5000€ por uma bike, mas neste momento conseguia comprar uma de 1000/1500€, simplesmente acho que não é o mais sensato para a 1ª bike.

Pelo que vi no olx, só estrada etc...aparecem muita porcaria. Gente a querer bikes com com quase metade da minha idade, que já ninguém lhe pega, e a mais de 200€.
Por outro lado, tinha na ideia que tipo, conseguia comprar uma bike que alguém à uns 4/5 anos deu ~700€, que fez uns kms mas até está boa, e que está a vende-la a metade que comprou.

Isto é só a minha ideia, mas eu não percebo nada. Vocês que têm anos de experiência nisto, sabem mais a dormir que eu acordado.
 

Carolina

Well-Known Member
então a questão aqui será: quando é que pensas voltar a mudar de bicicleta?

se gastares agora 400€, daqui a menos de 1 ano já vais querer algo melhor, se gastares 1000-1500€ provavelmente aguentas 2 ou 3 anos com a bike sem sentir necessidade de algo melhor. no entanto, tens de ter em conta que ainda não sabes se vais mesmo gostar de andar na estrada. uma coisa é pensar no assunto, outra é ires mesmo para a estrada com carros a passar por ti.

o facto de não saberes usar as mudanças, usar sapatos de encaixe, etc, são coisas pouco importantes. bastam umas quantas voltas para atinares com isso.

a minha sugestão para já: vai a uma decathlon, apresenta o cartão de cliente (se não tens, cria um) e pede para testar uma bicicleta de estrada durante 48 horas. é grátis. tenta que te emprestem um XS ou um S, para ires mais confortável. escolhe um percurso que tenha pouco transito. não conheço a zona aí para os lados de alverca, mas certamente haverá alguém que te poderá dar alguma sugestão. o máximo que posso dizer é para evitares a N10.
 

GMQ

Well-Known Member
Não te admires pagar mais por velho. O nicho do vintage está muito em voga pelo que pagar mais pode até ser... normal ;).

Mas até se percebe a tua indiganção é que há muito boa gente que quer vender com margens de perda reduzidas quase ao mesmo preço que adquiriram. É muito tipico deparares com situações desse género... mas existem excepções. Vai procurando!
 

LourençoPT

New Member
então a questão aqui será: quando é que pensas voltar a mudar de bicicleta?

se gastares agora 400€, daqui a menos de 1 ano já vais querer algo melhor, se gastares 1000-1500€ provavelmente aguentas 2 ou 3 anos com a bike sem sentir necessidade de algo melhor. no entanto, tens de ter em conta que ainda não sabes se vais mesmo gostar de andar na estrada. uma coisa é pensar no assunto, outra é ires mesmo para a estrada com carros a passar por ti.

o facto de não saberes usar as mudanças, usar sapatos de encaixe, etc, são coisas pouco importantes. bastam umas quantas voltas para atinares com isso.

a minha sugestão para já: vai a uma decathlon, apresenta o cartão de cliente (se não tens, cria um) e pede para testar uma bicicleta de estrada durante 48 horas. é grátis. tenta que te emprestem um XS ou um S, para ires mais confortável. escolhe um percurso que tenha pouco transito. não conheço a zona aí para os lados de alverca, mas certamente haverá alguém que te poderá dar alguma sugestão. o máximo que posso dizer é para evitares a N10.

Tens toda a razão. Tenho de definir estratégias, sem isso, ando um pouco perdido.

Vou seguir a tua dica e vou à decathlon ver se me emprestam a tal bike. Até já tenho o cartão e tudo.

No fim, uma coisa é ver o Tour na TV e ver o pessol a andar de bike. Outra é saber se eu gosto.

Obrigado por tudo Carolina.
 

LourençoPT

New Member
Só para ajudar, ontem fiz questão de tira as minhas medidas descalço.

1,72m altura.

76cm entre pernas (ou cavalo, como se diz)



No CC diz 1,75m...:D
 

GMQ

Well-Known Member
Estás a encolher??

Segue o conselho da Carolina. É melhor que podes optar se o teu orçamento se cinge ao valor indicado.A primeira compra é sempre uma faca de dois gumes, porque nunca se sabe se o bichinho entranha ou não. Eu sou mais pela perspectiva da Carolina comprar algo mais barato para ver se gosto. Dar uso e depois se gostar evoluo para algo melhor. Depois ou vendes a primeira ou podes usar indoor no trainer. Essas tuas faltas de prática facilmente são ultrapassada. Agora é youtubes com videos a explicar. Por exemplo aqui:https://www.youtube.com/watch?v=C9ZA-4gYpMQ ou aqui https://www.youtube.com/watch?v=tTc1m9YGCKs ou aqui https://www.youtube.com/watch?v=28IdOvbk7Us


. No meu tempo (pareço um velho) era mais o método do pinheiro, isto no que toca a usar pedais de encaixe. Quando lhe deres com o jeito até a dormir nem te apercebes.

Agora tens que tomar uma decisão ;)
 
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