• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

¿Volta Portugal 2011?

biza

Member
Eu acho que não desistiu por causa da camisola que envergava...se não tivesse a camisola da montanha desistia... isso é um dado adiquirido... um ciclista numa fuga qualquer pode ser o rei da montanha por engano...por isso é que o tour de france mudou as regras para a camisola...
épá parar, mas parar mesmo para esperar pelo colega que estava em dificuldades..mas isto é cicloturismo ou quê?... abrandava e aguardava pelo colega acho eu...estamos a falar de profissionais...
 

Pengo

New Member
Eu continuo a achar que estão a dramatizar demasiado a situação..nem o próprio Marco Chagas que estava a comentar a etapa deu importância ao sucedido..

Aquilo que é garantido é que se ele continuasse mesmo que a passo de caracol eu duvido que o seu colega Garikoitz chegasse até ele e provavelmente a equipa perdia a camisola laranja..assim agarrado aos rails ou não o que não faria sentido era ele continuar sem dar uma ajudinha ao colega pois se não o fizesse lá se ía a camisola laranja


eu não o acuso de certeza de falta de profissionalismo pois ele demonstrou ter espírito de equipa e contribuiu para os objectivos da sua equipa
 

Pengo

New Member
O próprio Garikoitz quando entrevistado no final da etapa de hoje pelo João Pedro Mendonça da RTP disse que ontem tinha sentido imensas dificuldades e que a ajuda do seu colega naqueles Kms finais tinha sido preponderante para não perder muito tempo para o Bruno Silva
 

SLM

New Member
A biciclismo coloca Hernâni Broco e André Cardoso na Caja Rural para a próxima época. Preferia ver o Cardoso noutros voos. Mas penso que é uma boa base. Se a equipa conseguir colocação na Vuelta para o ano pode ser bem interessante. Para além da participação nas corridas espanholas com um pelotão de outra qualidade. A Volta a Portugal poderá ficar nos planos, mas dúvido que como objectivo principal(talvez para um dos dois?) Link

Pois é, confirmando-se esta saída e sabendo que outras podem ainda acontecer (Ribeiro, Mestre...) parece que vamos ter um pelotão ainda mais magro . Por outro lado, vamos esperar que sirva de mote para apostar na juventude portuguesa. Só nesta volta.... O Joni Brandão é um corredor que aprecio e tem qualidade mais que suficiente para figurar no pelotão. Domingos Gonçalves também deu boa conta de si. O próprio António carvalho teve um resultado excelente na primeira etapa. Eu acredito que isto vai acontecer, até porque a fixação dos DS com os corredores espanhóis já não é o que era.

Ontem foi também anunciado que o vencedor da etapa Jacob Rathe vai ser promovido para o ano da Chipotle para a Garmin-Cervelo. Ora aqui está um papel que a volta a Portugal teve também no passado com a Rabobank Continental e a que nem todos dão mérito. Já tivemos oportunidade de ver por aqui muitos jovens que vão fazer parte do nosso imaginário no futuro. Jetse Bol, Coen Vermeltfoort, Slagter, Lachlan Morton e o própio Rathe passaram por cá. Vamos poder dizer no futuro. Link

Quanto ao episódio "Ferrari", não me faz confusão nenhuma o facto de ter encostado. Vergonhoso e não profissional é apanhar boleia dos colegas ou dos carros.
 

biza

Member
Vitória estrondosa da equipa do Tavira/Prio sem duvida a melhor equipa nesta volta, Parabens ao Ricardo Mestre foi fantastico e quando assim é não há nada a dizer senão dar os parabens aos vencedores...
Tenho pena da equipa da Barbot trabalhou imenso, um bem haja a eles todos foram enormes.
Gostei da transmissão televisiva que mostrou alguns exlibris de Portugal, só falta a volta ir ao Alentejo e Algarve para ser perfeito... parabens a todos parabens PORTUGAL.....
 

SLM

New Member
Eu para para o ano já ficava satisfeito com um resumo diário da Volta ao Algarve. E já que estamos numa de televisão. A sic acabou de dedicar 15/20 segundos à Volta a Portugal que hoje termina.:) Apenas relato de resultados, sem imagens (talvez porque não as tem, quero eu acreditar).
 

Bruno E. Santos

New Member
Fazendo a minha análise da Volta:

- Dou os meus parabéns aos vencedores do Tavira! Foi meritória a forma como reconverteram excelentes "domestiques" em vencedores!

- O Tavira é uma equipa pela qual sinto grande simpatia, pelo seu empenho e resistência histórica na modalidade! Hoje está no topo, mas ainda me lembro dos inícios dos anos 90, quando passavam por grandes dificuldades financeiras e técnico-logísticas para sobreviverem no pelotão nacional, a correrem com bicicletas obsoletas por mais de uma década e viaturas de apoio ainda bastante mais antigas! Apesar disso, davam sempre espectáculo na volta, ganhando muitas etapas em fugas e "papando" metas volantes e pontos quentes!

- Entristeceu-me o reduzido pelotão, só com 4+1 equipas nacionais e a falta de equipas estrangeiras! Também aprecio quando ciclistas de equipas estrangeiras vêm a Portugal com ideias ganhadoras, o que ultimamente não tem acontecido.

- Quanto ao episódio da paragem do "Ferrari", não me digam que nunca se passou nada semelhante convosco? Conhecem muitas etapas com aquela dureza a serem disputadas com temperaturas a rondar os 35 graus, mesmo nas grandes competições mundiais? Depois da etapa que ele fez até aí? Vá lá, não sejam mauzinhos! :) :) :)
 

silvioferraz

New Member
Parabéns Mestre, parabéns Tavira e parabéns a toda a organização desta volta, que com tamanha falta de dinheiro ainda conseguiu algo satisfatório.

Ganhou um português PORRA !!!!
 

Armando

New Member
Parabéns ao Tavira que foi a equipa mais inteligente e ao Ricardo Mestre que foi o mais forte.

Para mim,não foi a etapa da Torre (aquela em que todas as equipas apostavam para vencer a volta) a mais importante,foi sim o contrarrelogio.

Se o contrarrelogio estivesse como nos outros anos na penultima etapa,o vencedor da volta deste ano tinha sido André Cardoso.

O Tavira era a unica equipa com gente para pregar todos os outros serra acima.
A Barbot trabalhou muito (Baltazar foi incansavel,Parabéns Homem),mas quem quer ganhar a volta não pode estar a pensar em camisolas Brancas.
No Boavista,o Cabreira quiz muito mais do que aquilo que pode fazer (ele é um Homem de trabalho,não pode ser um lider para uma volta).
O Paredes fez um grande trabalho ao longo do ano,mentalizou bem o Hernani,mas quando o lençol é curto,quando se tapa a cabeça os pés ficam amostra.

Gostei dos jovens da Selecção.
 

FDias

New Member
O André Cardoso tem de melhorar muito nos contra relógios. Em relação ao Ricardo Mestre perde muito tempo e na montanha também não acredito que conseguisse fazer diferenças para o Mestre, lembro que o Mestre é um grande trepador. Se se lembram na chegada à Sr.ª da Graça o André Cardoso ainda descolou e depois esforçou-se imenso para voltar à frente, deu sintomas de não estar tão forte como o Ricardo. Contudo o Cardoso é do melhor que temos por cá e se continuar a correr em Portugal (que será um desperdício) ganhará certamente a corrida num dos próximos anos.
Ainda voltando ao Ricardo Mestre estamos a falar de um jovem com 27 anos que muito ainda tem a dar à modalidade e já deu provas de ser um grande campeão, mas nos últimos anos sempre teve de trabalhar para os lideres e felizmente tinham um homem com capacidade de vencer. A primeira vez que o director desportivo lhe deu as responsabilidades maiores o homem não falhou. Desde o início da época que Vidal Fitas começou a preparar R.Mestre para liderar a equipa na Volta e sempre a jogar com um pau de 2 ou 3 bicos. Se Mestre falha-se a aposta passaria para Cardoso ou Vitorino que também estiveram em grande forma. Tenho pena do Vitorino que merecia ter ganho uma etapa e ter chegado à terceira posição.
 

Armando

New Member
FDias...estás certo na tua analise,mas eu continuo a dizer,se o contrarrelogio fosse depois da Torre era o Andre que ganhava a volta,pois ele era o unico com coragem para atacar na Torre e o Ricardo tinha que ficar a tomar conta dos adversarios.
 

FDias

New Member
Concordo quando dizes que o Cardoso iria atacar, mas a que distância do topo? que tempo ganharia? É que se ganha-se menos de 1 minuto lá se ia no contra relógio. É que não acredito que nessa situação e mesmo com o Cardoso de amarelo o Mestre não andasse a fundo. Talvez estivesse mais desgastado mas ganharia sempre tempo significativo ao Cardoso. Mas nessa situação talvez a estória fosse outra mas isso não poderemos saber. Se estivessem em equipas diferentes é que teria sido uma luta interessante, pois foram claramente os mais fortes desta edição da Volta.
 

Pengo

New Member
A minha análise ao comportamento das equipas estrangeiras nesta Volta a Portugal:


Lampre - Esta equipa valeu sobretudo pelo espectacular desempenho de Francesco Gavazzi. Gavazzi foi simplesmente soberbo! O que se pode pedir mais de um corredor que venceu duas etapas, terminou 2º em outras duas, foi 3º numa outra e ainda conseguiu terminar mais duas no Top 10 (um excelente 8º lugar na duríssima etapa da Torre e 10º na chegada à Sertã sendo que nesta etapa foi o 1º do pelotão)..incrível mesmo..Gavazzi foi o ciclista das equipas estrangeiras mais regular e consistente apesar de não ter sido o que melhor terminou na classificado geral..na minha opinião este ciclista alcançou 4 feitos que passo a citar:


1 - Foi o corredor melhor classificado da Lampre (atendendo ás suas características, às características do percurso e às características dos seus colegas de equipa, quem conseguiria adivinhar que ele iria ser o melhor colocado da equipa?);

2 - Foi o 4º melhor corredor das equipas estrangeiras na geral a seguir a Bisolti, Firsanov e Garikoitz (antes de começar a Volta nem nas minhas previsões mais optimistas eu o colocaria nos 20 melhores quanto mais em 4º!!!)

3 - Terminou a etapa rainha da Volta (e que etapa!!) no Top 10 (8º lugar) perdendo pouco mais de 2 minutos para o vencedor da tirada (ok Gavazzi é um sprinter que passa bem a média montanha mas estamos a falar de alta montanha!! incrível!!)

e por último, 4 - Terminou a Volta num honroso 17º lugar da classificação geral (quem diria antes da Volta começar que um corredor como ele poderia terminar uma Volta a Portugal nos 20 primeiros???)

Foi absolutamente competitivo este Gavazzi e apenas por uma vez eu o vi tirar o pé do acelerador, isso aconteceu na Senhora da Graça onde perdeu 6.39 m..mas e se não fosse esse dia? A resposta é fácil..provavelmente Gavazzi teria terminado a Volta no Top 10 e sido o melhor corredor das equipas estrangeiras. Só faltou mesmo a Gavazzi vencer a camisola branca, isso seria a cereja no topo do bolo. Sinceramente foi o corredor que mais gozo me deu ver correr nas equipas estrangeiras.

Quanto aos seus companheiros de equipa não há muito a dizer, apenas referir que quando havia montanha estava lá Alfredo Balloni mas sempre com muitas dificuldades deixando claro que iá ser bastante difícil não só conquistar de novo a camisola da juventude (também a Lampre nunca assumiu que esta camisola era um objectivo diga-se) como também terminar no Top 10..ficou longe, foi 24º na geral. Esta Lampre trouxe 8 ciclistas à Volta e é caso para dizer que foi Gavazzi e mais 7!!


Farnese Vini - Alessandro Bisolti foi o melhor posicionado da equipa na classificação geral (13º lugar) mas na verdade este corredor teve tudo para terminar no Top 10, esbanjando essa oportunidade..teve uma primeira semana de bom nível estando sempre com os melhores na montanha, defendeu- se relativamente bem no contra relógio (uma especialidade que está longe de ser a sua) mas no dia mais decisivo (Torre) da Volta e quando tudo apontava para que estivesse com os melhores pois a etapa era feita à sua medida, Bisolti fraquejou e mostrou já não ter pernas para se poder manter no Top 10.
Andrea Guardini venceu uma etapa e cumpriu os objectivos da equipa (podia ter vencido mais uma etapazita mas a Volta era muito dura para ele e compreende-se).
Queria ainda destacar nesta equipa o Davide Riccibitti não porque obteve uma boa classificação, longe disso! (foi 68º a mais de uma hora e meia do 1º) e não porque tenha vencido alguma etapa..mas sim porque foi o corredor que mais entrou em fugas..diria que diariamente o tentou e mesmo não sendo bem sucedido se houvesse um prémio de combatividade para o ciclista das equipas estrangeiras mais combativo esse prémio era de certeza para ele! Tanto tentou que para mim merecia ter vencido uma etapa!


Andalucia - O facto de terem vencido uma etapa não me leva a considerar que a prestação desta equipa tenha sido positiva e assinalável. Na verdade viveram toda a corrida na sombra de José Toribio e David Bernabéu e quando estes foram para casa a equipa simplesmente desapareceu da corrida! Falando destes 2 corredores, Toribio foi aquele que mostrou estar melhor, prova disso a excelente vitória em Gouveia e não me venham dizer que não foi uma vitória justa só porque ele aproveitou a roda do Nélson Vitorino..o homem estava fugido desde o início da etapa enquanto que o Nélson só atacou a 2 Km da meta por isso nem é preciso dizer mais nada..ainda assim tinha expectativas relativamente ao seu comportamento na etapa da Torre pois considerava que podia fazer uma boa etapa, foi mesmo pena o seu abandono.
Quanto a Bernabéu já não posso dizer o mesmo pois o que eu tinha vaticinado antes da Volta começar confirmou-se..não estava cá para vencer a Volta nem para obter uma boa classificação, estava sim para adquirir a boa forma para a Vuelta, apenas e só isso!! Dos outros ciclistas da equipa nada tenho a dizer pois passaram ao lado da corrida (o melhor classificado na geral foi Sergio Carrasco em 29º lugar)


Caja Rural - Foi a única equipa estrangeira que terminou com todos os ciclistas que trouxe a Portugal, este facto vale o que vale..mas o que há a destacar foi mesmo o facto de terem levado para casa duas camisolas, a da montanha com Fabricio Ferrari (conquistou-a logo na 1º etapa) e a da juventude por Garikoitz Bravo, este corredor foi mesmo o melhor classificado da equipa ocupando o 15º lugar da classificação geral, é um corredor talhado para a montanha onde esteve com os melhores mas ainda assim notou-se uma certa quebra por parte dele nos últimos dias de corrida (as etapas da Torre e da Sertã não lhe correram muito bem) talvez por ser ainda jovem e pouco experiente e se Volta tivesse mais uns dias provavelmente perderia a camisola.
A principal referência que a equipa trouxe à Volta foi Oleg Chuzhda (ou não tivesse ele já vencido duas etapas em edições anteriores), ainda assim este ano esteve bem mais discreto e a sua classificação na geral (21º) evidencia que ainda não é um corredor com capacidade para terminar uma Volta longa como a portuguesa num Top 10.


Itera Katusha - O 14º lugar da classificação geral alcançado por Sergey Firsanov sabe a pouco muito pouco pois este corredor tinha qualidade mais do que suficiente para terminar a prova no Top 10 e até "assustar" um pouco os portugueses..mas foi vítima da sua irregularidade pois não começou muito bem a Volta..depois teve uma subida de forma obtendo boas classificações (6º na Senhora da Graça e 7º em Gouveia) mostrando toda a sua qualidade mas nos dias em que tudo se decidia (contra relógio e Torre) Firsanov teve um desempenho muito abaixo do esperado (pelo menos abaixo daquilo que eu esperava)..não se defendeu nada bem no contra relógio, perdendo mais de 3 minutos para Ricardo Mestre (quando eu pensava que ele até podia discutir o contra relógio!) e pior ainda no dia da Torre em que perdeu mais de 8 minutos para o vencedor da etapa (André Cardoso).
Quanto a outros corredores desta equipa umas palavras para Timofey Kritskiy (um ciclista que já foi 2º na Volta à França do Futuro), é o corredor com mais potencial daqueles que a Itera trouxe a Portugal mas infelizmente ainda não recuperou das lesões que teve nos últimos 2 anos e que efectivamente não o têm ajudado a alcançar os resultados que obteve enquanto ciclista Sub 23, ainda assim destaco o 3º lugar na etapa de Castelo Branco e também o facto de ter sido o melhor estrangeiro no dia do contra relógio (9º lugar).
De um modo geral penso que esta equipa podia ter feito um pouquinho mais no mínimo para vencer uma etapa.


La Pomme - Alguém deu por Evaldas Siskevicius durante a corrida? Pois é..apareceu apenas no último dia e numa fuga..muito pouco mas a verdade é que a Volta a Portugal não é a mesma coisa que a Volta ao Alentejo..e sabem como é que este corredor conseguiu vencer a Volta ao Alentejo? é fácil de explicar..A Volta ao Alentejo este ano foi muito fácil, não apresentava no seu percurso dificuldades montanhosas e era talhada para sprinters, a acrescentar a isto Siskevicius aproveitou a tradicional guerra birrenta das equipas portuguesas..a guerra do "NÃO GANHO EU MAS TU TAMBÉM NÃO GANHAS" e foi assim que ele venceu..mas assim também vos digo tal como não ouvimos falar deste lituano na Volta a Portugal provavelmente iremos continuar a não ouvir falar dele nos próximos tempos.
O melhor corredor desta equipa na geral foi Eduardo Gonzalo (20º lugar final), provavelmente já terá passado os melhores anos da sua carreira mas aqui fica este seu registo nesta Volta a Portugal.
O corredor que mais gostei e mais considerei combativo no seio desta equipa francesa foi, no entanto, Julien Antomarchi que foi fazendo uma excelente Volta a Portugal até uma certa etapa..a da Torre!! À partida para o dia da Torre ele estava em 15º da classificação geral mas nesse dia mostrou que não era um corredor talhado para a alta montanha e perdeu..34 minutos indo tudo por água abaixo!!


Konya Vivelo - Quando uma equipa chega ao final da 4ª etapa e já só tem um corredor em prova não há muito a dizer sinceramente..a não ser que muito provavelmente Danail Petrov só foi continuando em prova pelo respeito que nutre pela corrida pois fez toda a sua carreira em Portugal, não tivesse sido isso e talvez também fosse para casa..eu que considerava antes do início da Volta que Petrov podia ser um candidato ao Top 10..mas um corredor que perde mais de 8 minutos num contra relógio e 25 minutos na etapa rainha não pode aspirar a tal coisa..foi apenas 39º na classificação geral muito longe mesmo daquilo que nos habituou.


Chipotle - Quando uma equipa composta apenas por ciclistas Sub 23 (Thomas Dekker era a excepção mas deste nem vou falar pois a prestação que teve era previsível) consegue vencer uma etapa da Volta a Portugal impõe-se a dúvida sobre a qualidade do pelotão presente na Volta. No entanto, havia mesmo qualidade nesta equipa (ainda que não se tenha dado muito por isso) e eu considero que no futuro vamos ouvir falar de alguns destes ciclistas, como por exemplo, Robbie Squire que foi o melhor classificado da equipa na Volta (19º lugar final) e que cheguei mesmo a pensar que íria vencer a etapa da Torre tal era a distância que levava para os restantes e o bom ritmo de subida, Lachlan Morton que era apontado como aquele que podia terminar melhor classificado a Volta no seio da equipa, algo que no entanto, não se chegou a verificar (foi 23º nas contas finais) ainda assim parece-me que temos aqui um grande ciclista para o futuro que brilhará sobretudo na montanha, e ainda Jacob Rathe vencedor da etapa da Sertã onde mostrou ser um finalizador com uma óptima velocidade de ponta e muito possante fisicamente. Estes foram aqueles que mais me impressionaram nesta equipa.
 

Tribal-PT

New Member
Parabens ao Mestre e especialemnte ao Távira, a equipa na etapa da Torre esteve absolutamente irrepreensível.
Apesar da etapa que terminou na torre ter sido dura creio que a chegada pelo lado de Seia não se proporciona tanto para grandes ataques e fiansi empolgantes como nos habituamos a ver.
Faltou apenas isso, ainda pensei que Rui Silva tentasse dar um safanão, mas creio que ao ver-se rodeado de 3 Tavira's acabou por se contentar com o 3º da geral.
 
Top