• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ajuda na compra de uma bicicleta gravel

Gravel Noob

New Member
Olá a todos!

A minha prática de ciclismo é recente. Comprei uma bicicleta para ir para o trabalho e acabei por ganhar o gosto e comecei a fazer voltas de 30-70km. Durante estas voltas tendo a deparar-me com estradas mais acidentadas, paralelo ou até terra batida.
Comecei a procurar qual seria o melhor tipo de bicicleta para mim e deparei-me com as gravel, no entanto tenho algumas dificuldades em decidir entre certos modelos e o que cada um tem de melhor.
Pretendo gastar até aos 1000€, mas, caso realmente se justifique o aumento de orçamento, aceito sugestões de outros modelos.

Conseguem-me ajudar?

Triban Gravel 120 - 649€
https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-de-gravel-triban-grvl-120/_/R-p-312397?mc=8575940&c=VERDE

Scott Contessa Speedster Gravel 25 2021- 849,99€
https://bikezone.pt/pt/-estrada/13187-scott-contessa-speedster-gravel-25-2021.html

Triban RC520 Gravel Caqui Shimano 105 - 999€
https://www.decathlon.pt/p/biciclet...vel-caqui-shimano-105/_/R-p-337677?mc=8733355

Triban Gravel 520 SRAM Apex 1 - 999€
https://www.decathlon.pt/p/biciclet...homem/_/R-p-313016?mc=8587698&c=AZUL_CINZENTO

Esta também me deixou interessado, mas não sei se vale a diferença para as restantes.

Specialized Diverge Base E5 - 1300€
https://www.specialized.com/pt/pt/diverge-base-e5/p/175291?color=290931-175291&searchText=96220-7352
 

cou7inho

Well-Known Member
Não ia para nenhuma dessas
Ia para a Triban RC 520, não a versão Gravel - https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-de-estrada-triban-rc520-travao-de-disco/_/R-p-301734
São 100€ de diferença e basicamente a diferença é o guiador e os pneus (corrijam-me se estiver enganado, mas não vi nenhuma outra diferença)
Será que precisas mesmo de uma guiador voltado para Gravel?
Eu com os 100€ de diferença trocava os pneus 28 da RC520, metia uns 36 ou 38 e ainda sobrava dinheiro para porta bidões, ferramentas...
Não escolheria a versão que traz SRAM Apex porque só tem uma coroa à frente e acho que isso é demasiado limitado para uma bicicleta de estrada que irá andar em vários tipos de terreno.
 

Gravel Noob

New Member
Não ia para nenhuma dessas
Ia para a Triban RC 520, não a versão Gravel - https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-de-estrada-triban-rc520-travao-de-disco/_/R-p-301734
São 100€ de diferença e basicamente a diferença é o guiador e os pneus (corrijam-me se estiver enganado, mas não vi nenhuma outra diferença)
Será que precisas mesmo de uma guiador voltado para Gravel?
Eu com os 100€ de diferença trocava os pneus 28 da RC520, metia uns 36 ou 38 e ainda sobrava dinheiro para porta bidões, ferramentas...
Não escolheria a versão que traz SRAM Apex porque só tem uma coroa à frente e acho que isso é demasiado limitado para uma bicicleta de estrada que irá andar em vários tipos de terreno.

Antes de mais, agradeço o tempo que dispensaste.

A cor é um fator importante na decisão da compra, como dá para ver pelos modelos que coloquei.
Sendo assim, se tivesse que abdicar da cor, o que ganharia com a compra do modelo de estrada RC520? 'Apenas' os 100€?
 

Gravel Noob

New Member
Isso já vai muito do gosto de cada um, eu prefiro 2 pratos e Shimano, outros gostaram de outras coisas, logo é mais uma questão de gosto

Compreendo. Isso de ser 1 ou 2 pratos foi algo que nunca equacionei, mas perante os vossos comentários, foi um fator determinante para eliminar a SRAM, por exemplo.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Se fosse a ti não descartava rc 520 gravel. O facto de ser mais 100€, vais ter sempre que comprar um par de pneus que se forem bons de gravel vão custar 40-60€ o par.

Sim acabas por ficar com dois pares de pneus mas se ligas à estética, também acho mais bonita a 520 gravel e 520 apex sram

P.s eu tenho uma Rc 520 disco, de estrada, e também troquei os pneus para uns de gravel, por isso sim concordo que o quadro das de "gravel" são mais bonitos
 

Gravel Noob

New Member
Se fosse a ti não descartava rc 520 gravel. O facto de ser mais 100€, vais ter sempre que comprar um par de pneus que se forem bons de gravel vão custar 40-60€ o par.

Sim acabas por ficar com dois pares de pneus mas se ligas à estética, também acho mais bonita a 520 gravel e 520 apex sram

P.s eu tenho uma Rc 520 disco, de estrada, e também troquei os pneus para uns de gravel, por isso sim concordo que o quadro das de "gravel" são mais bonitos

Obrigado pelo feedback. De facto a estética é algo a que ligo bastante.
 

cou7inho

Well-Known Member
Antes de mais, agradeço o tempo que dispensaste.

A cor é um fator importante na decisão da compra, como dá para ver pelos modelos que coloquei.
Sendo assim, se tivesse que abdicar da cor, o que ganharia com a compra do modelo de estrada RC520? 'Apenas' os 100€?
Sim só ganhas os 100€. Obviamente tens de gastar o dinheiro dos pneus novos, uns mais largos.
Mas se a cor é um fator importante esquece os 100€ e compra a versão de Gravel.
 

Gravel Noob

New Member
Sim só ganhas os 100€. Obviamente tens de gastar o dinheiro dos pneus novos, uns mais largos.
Mas se a cor é um fator importante esquece os 100€ e compra a versão de Gravel.
Obrigado pelo esclarecimento.

Não querendo ser chato, mas qual a diferença entre a da Scott e a RC520 para não a colocarem em questão.
 

cou7inho

Well-Known Member
Obrigado pelo esclarecimento.

Não querendo ser chato, mas qual a diferença entre a da Scott e a RC520 para não a colocarem em questão.
A Scott tem uma transmissão mais fraca (Tiagra vs 105) e é de 10 velocidades ao invés das 11 velocidades da Triban rc520. Só essas diferenças já fazem com que a Scott para mim nem seja uma opção.
 

JBG

Well-Known Member
Desculpem voltar a chatear.

A bicicleta Triban RC520 está a demorar a voltar ao stock e não sei quando voltará.

Até que ponto compensa esta abaixo e porquê?
Specialized Diverge Base E5 - 1300€
https://www.specialized.com/pt/pt/diverge-base-e5/p/175291?color=290931-175291&searchText=96220-7352

Caso não compense, conhecem algum modelo até aos 1300-1400 que valha a pena?

Acho essa Specialized demasiado cara para o equipamento que trás.
Sinceramente, na zona do Porto não estou a ver grandes sitios para Gravel, posso estar errado...

Sobre a bicicleta, essa que aí está tem o mesmo nível de equipamento desta, excepto o pedaleiro que é inferior na Specialized:
https://www.cube.eu/uk/2022/bikes/road/gravel/nuroad/cube-nuroad-deeptealnblack/

São quase 400€ de diferença!

580050_light.jpg
 

Gravel Noob

New Member
Acho essa Specialized demasiado cara para o equipamento que trás.
Sinceramente, na zona do Porto não estou a ver grandes sitios para Gravel, posso estar errado...

Sobre a bicicleta, essa que aí está tem o mesmo nível de equipamento desta, excepto o pedaleiro que é inferior na Specialized:
https://www.cube.eu/uk/2022/bikes/road/gravel/nuroad/cube-nuroad-deeptealnblack/

São quase 400€ de diferença!

580050_light.jpg
De vez em quando tendo a me meter na serra de Valongo, pelo que uma de estrada pode ser impeditivo.

Apesar de estar à procura de uma bicicleta mais verde, gostei dessa Cube. Em relação à RC520 gravel, qual a diferença de componentes?
 

JBG

Well-Known Member
De vez em quando tendo a me meter na serra de Valongo, pelo que uma de estrada pode ser impeditivo.

Apesar de estar à procura de uma bicicleta mais verde, gostei dessa Cube. Em relação à RC520 gravel, qual a diferença de componentes?

O que conheço da Serra de Valongo, não é o melhor sítio para uma gravel, já pede um bom "Kit de Unhas".
A RC 520 parece melhor equipada que a CUBE. No tentanto, acho essas RC 520 feias que dói, mas gostos não se discutem.

Tens esta, mas já estoura com o teu orçamento:

580205_light.jpg
 

Gravel Noob

New Member
Essa cube é exatamente aquilo que procuro em termos de cor.

Para te contextualizar, eu gosto de sair de casa sem destino em concreto, então tendo a apanhar estradas mais manhosas, como paralelo, alcatrão gasto ou gravilha por vezes então pelo que andei a estudar acho que gravel é a melhor opção. Já me meti pela serra de Valongo, mas sem dúvida que o terreno é mais complicado e tens razão que esta bicicleta pode não ser a mhor opção.

Quando pensas que estás decidido, algo te deixa mais indeciso. Esta falta de stock está a ser mais um momento de reflexão. Obrigado pela ajuda.
 

Jazz

Well-Known Member
Olá!

Parece que a tua ideia para a bicicleta é semelhante à minha.

Podes ver aqui o que me levou a optar pela Gravel:
http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/gravel-em-busca-da-aventura.19000/page-5#post-415820


Em relação à bicicleta, dentro do teu orçamento, eu optaria por algo que me parecesse bonito. Uma bicicleta bonita (aos nossos olhos) é uma bicicleta que vamos querer utilizar. Isso para mim também é muito importante.

Depois é o bolso que conta. Porque todas precisam de pernas. É o bom do ciclismo. É democrático.

As da Decathlon parecem muito boas em relação qualidade/preço.

Com outras marcas já sabes que estás também a pagar um pouco a marca. Mas isso é mesmo assim. A minha é uma 3T, mas era o que eu queria e podia. Cada um sabe de si.

A Gravel, como podes ler no meu post citado, é muito polivalente e, ao contrário do que muita gente pensa (normalmente quem nunca andou numa), é o ideal para uma cidade como o Porto e arredores.

Se andas pela cidade, mas também queres andar por Matosinhos, Leça, Perafita, Maia, Angeiras, etc., Gravel é uma bela opção. A melhor, para mim.

Já tive btt, já tive estrada, agora só tenho a Gravel. Saio de casa em asfalto, passo pelo paredão em areia, faço o passadiço em madeira, passo por lavra pelos trilhos em terra, volto pelo paralelo (aquele grande e espaçado de Lavra), faço o trilho do btt Matosinhos na Quinta Seca e no aeroporto, venho a abrir de volta pelo asfalto e ainda vou ao parque da cidade.

É impossível fazer isto numa de estrada e é uma seca numa btt.


Uma bicicleta de estrada é espectacular, mas não é polivalente.

Uma btt é espectacular para monte, mas uma seca valente na cidade.
 

Jazz

Well-Known Member
Em relação aos andamentos, não tenhas receio de ter só um prato à frente. Tudo depende da cassete.

Eu tenho um prato 42 à frente e uma cassete 11-46 atrás.
Consigo ir a pedalar a 45km/h sem ir em rotação excessiva. E sobe tudo, no monte, com o 46.
 
Top