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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

francisco

Well-Known Member
Uma coisa que eu gostava é que os canais automotivos ao menos respeitassem as regras e dessem o exemplo quando filmam para o Youtube.
Neste caso (Razão Automóvel) não passou um único carro no sentido oposto e nem a distancia mínima deram. Péssimo exemplo.

 

fernandes_85

Well-Known Member
@elchocollat percebo a tua perspetiva e faz sentido. Agente na vida de forma inconsciente estamos sempre a ponderar de os prós e contras (de carro, bicicleta ou a pé). Quando escolhes um caminho, e sobretudo ciclovia, estás muitas vezes a balancear entre segurança/rapidez.
Ora se fores a passear ao domingo de manhã com o teu filho ou sobrinho até tem piada andar na ciclovia a dar aquelas voltas todas e desviar de uns postes ou peões, atravessar milhentas passadeiras (com a paragem anterior obviamente) etc etc.
Se fores todos os dias para o trabalho e a estrada é 500m a direito e ao lado tens uma ciclovia com 4 entradas de garagem e que termina num passeio para depois teres de voltar à estrada, vais optar por ir a direito.
Já nem falo de utilizar bicicletas de estrada que circulam a 30km/h ou mais neste ecossistema.
É muito isto:
https://postimg.cc/vxFd0nqg


O problema aqui na minha perspetiva é que há pessoas quem vão no carro, sabendo que há uma ciclovia num raio de x km, acham que tu tens de ir andar para lá e pronto. Por milagre apareces no inicio da ciclovia e por milagre no fim evaporaste para o destino final.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Uma coisa que eu gostava é que os canais automotivos ao menos respeitassem as regras e dessem o exemplo quando filma para o Youtube.
Neste caso (Razão Automóvel) não passou um único carro no sentido oposto e nem um pouco mais de distancia deram. Péssimo exemplo.

Esses gajos (vários) até continuos passam, é ver filmagens no YouTube e na televisão e é um atropelo das regras que é demais

Ainda ontem fui dar uma voltinha de 1 hora e lá tive de presenciar mais uns enlatados a passar o vermelho, um velhote que achou que me devia ter passado a ferro, com espaço para ele e para mim, de resto foi pacifico
Já eu devo ter parado nuns 6 semáforos
 

cconst

Well-Known Member
"caganda" imagem:

Vou colocar aqui:
1111.jpg
 

nunorfa

Member
As vezes em que sinto mais medo é quando levo a "piquena" comigo na bicicleta. Ela segue numa cadeira entre mim e o guiador. Vai sempre a cantarolar e a tentar tocar a campaínha! É um momento que ela gosta imenso!!! Mas eu vou sempre com eles na mão.

Sinto que em regime de commuting e/ou passeio, vou mais exposto. Talvez porque a velocidades mais reduzidas tenha a tendência a ir mais para a direita para facilitar o transito. MAS sinto que isso prejudica a minha segurança. No entanto, não consigo deixar de achar que a ocupar mais a via e sendo um maior obstáculo estou a colocar a minha filha no "meio da estrada".

Em commuting tipicamente é em hora de ponta com mais trânsito automóvel. Gente mais stressada para chegar a horas onde quer que seja. Enquanto que quando vou treinar, tipicamente é fora desses horários mais complicados. Esse facto e o facto de ir sozinho a velocidades mais elevadas, faz-me sentir mais seguro enquanto treino.

Acho que vou mandar fazer um conjunto de t-shirts amarelas com sinalética nas costas "Bebé a bordo" e o sinal de 1,5m... para usar quando ando com a "piquena"

Na minha perspectiva, por exemplo quando círculo numa via que tem duas faixas de rodagem, se for na berma eles nem sequer vão para a outra faixa para ultrapassar passam a cm de mim mesmo não estando nenhum outro veículo a ocupar a outra faixa. Caso eu não esteja tanto na berma por incrível que parece vão para a outra faixa e deixam bem mais de 1,5m e perceber?
 

cconst

Well-Known Member
Eu partilho da tua perspetiva. E pratico quando ando sozinho. Mas quando levo a minha filha (18 meses) na cadeirinha não consigo deixar de pensar que a estou a atirar para o meio da estrada... e entro em conflito comigo mesmo.
 

newb

Well-Known Member
Na minha perspectiva, por exemplo quando círculo numa via que tem duas faixas de rodagem, se for na berma eles nem sequer vão para a outra faixa para ultrapassar passam a cm de mim mesmo não estando nenhum outro veículo a ocupar a outra faixa. Caso eu não esteja tanto na berma por incrível que parece vão para a outra faixa e deixam bem mais de 1,5m e perceber?
Exacto, por isso mesmo (e sempre disse), nao se anda de bike na berma.
Na berma passam mesmo junto a risca e é como se nao existisses, se tens o azar de te meter alem da risca és atropelado, se fores um bocado alem da risca os carros tem que se fazer a vida e virar para a outra via. Estás a fazer com que tenham que agir.
Andar encostado a bermas e cantos é perigoso, numa curva fechada ng te ve e ja foste.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Na berma é perigoso porque:

- As bermas (quando existem) não foram feitas para circular: piso, limpeza e cortes súbitos da berma (Já ouvi dizer que os seguros não pagam quando se circula na berma);
- És muito menos visível em curva e cruzamentos;
- Quando circulas na berma os otários ao volante fazem razias constantes.
- Se tens algum obstáculo inesperado na berma só podes fugir para a calçada. Se fores na calçada sempre podes ir para a berma;
- Normalmente os automobilistas quando entram na estrada ocupam a berma antes de entrar na estrada, se fores na berma podes acabar por embater num destes.

Na calçada é perigoso porque:
- Quando vão distraídos ao telemóvel, em excesso de velocidade podem levar-te à frente.

Eu vou na calçada normalmente a 0.5/1m da linha guia. Quando sinto que vem um carro vou nesse momento para mais junto da linha para facilitar ultrapassagem. O problema é que quando vem outro a seguir... vem e faz razia!

Só espero é que limitação eletrónica da velocidade traga paz às estradas!
 

newb

Well-Known Member
Na berma é perigoso porque:

- As bermas (quando existem) não foram feitas para circular: piso, limpeza e cortes súbitos da berma (Já ouvi dizer que os seguros não pagam quando se circula na berma);
- És muito menos visível em curva e cruzamentos;
- Quando circulas na berma os otários ao volante fazem razias constantes.
- Se tens algum obstáculo inesperado na berma só podes fugir para a calçada. Se fores na calçada sempre podes ir para a berma;
- Normalmente os automobilistas quando entram na estrada ocupam a berma antes de entrar na estrada, se fores na berma podes acabar por embater num destes.

Na calçada é perigoso porque:
- Quando vão distraídos ao telemóvel, em excesso de velocidade podem levar-te à frente.

Eu vou na calçada normalmente a 0.5/1m da linha guia. Quando sinto que vem um carro vou nesse momento para mais junto da linha para facilitar ultrapassagem. O problema é que quando vem outro a seguir... vem e faz razia!

Só espero é que limitação eletrónica da velocidade traga paz às estradas!
Exacto.
O seguro regra geral nunca vai querer pagar, mas esse argumento não tem grande cabimento, mas é algo que podem por numa contestação, why not.
Eu evito andar em bermas.
 

newb

Well-Known Member
Só espero é que limitação eletrónica da velocidade traga paz às estradas!

Depende, eu fui arrastado por um gajo a 40... é suficiente para te materem, um carro a 40 por cima de ti e já foste.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Claro que si. Mas a 40km/h o gajo consegue travar ou desviar-se de ti mais vezes do que se te encontrar a 100km/h... O poder de travagem do veiculo + tempo de reação será muito mais favorável (sempre e quando não estejam no facebook).
 

newb

Well-Known Member
os 3 primeiros posts.

como podemos ebulir ,quando planeta ainda está cheia destes simios...:mad::mad:
Esses gajos como tiraram a carta, e deve ser a única coisa que "conseguiram" fazer na vida têm essas atitudes porque se julgam superiores aos ciclistas, como não são superiores a mais ninguém aproveitam na estrada e no face para se afirmarem assim.
Esquecem-se que quase todos os ciclistas têm carta. Uma vez um disse-me algo absurdo do CE na janela do carro, depois encontrei-o depois num café e mostrei-lhe no telefone um artigo do código para aprender um bocado, ficou caladinho.
Para maluco maluco e meio, mas existe isso dos gajos dos carros pensarem que sao superiores e muitas vezes com carros de 300eur, mas ha gajos desses que fazem mesmo razias de propósito e se puderem deitar um gajo ao chão deitam.
 

cconst

Well-Known Member
Ontem tive um episódio com um automobilista:
Ia de bicicleta com a minha filha (18 meses) numa zona residencial e passa por mim a razar uma Mercedes. Não ia em excesso de velocidade mas passou demasiado perto (estou habituado a razias... Mas esta foi demais). Gritei. Levantei os braços. Refilei.

O condutor parou 20m mais a frente do cruzamento que eu ia fazer. Ligou os 4 piscas. Fez marcha a trás e veio intercetar-me e pedir-me contas: "gritou porquê? Porque é que me chamou nomes?"

Eu respondi o porquê. Interrompeu-me a meio com "eu não sabia que ia virar" e "onde é que está o capacete?" E eu comecei a perder as estribeiras. Falei-lhe (aos gritos) que ele não sabia o C.E., que tem que dar 1,5m ao ultrapassar uma bicicleta e que não deveria conduzir. Ameaçou-me. Falou em ciclovias (num local onde elas nem tão pouco existem). Continuaram os gritos, ele com duas crianças no carro a chamar-me nomes e ameaçar e eu com uma bebé na bicicleta.

Decidi ignorar (mega nervoso pois não lido bem com confrontos) e ir-me embora quase que envergonhado por não ter conseguido defender a minha razão sem me exaltar e sem - por esse motivo - perder também a razão que tinha.

Quem me conhece sabe que para eu me exaltar é preciso muito ou é preciso que aconteça algo que afete aqueles que amo. Pensei inúmeras vezes em bater naquela pessoa (em 42 anos nunca me envolvi numa briga) e isso deixa-me envergonhado.
 
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