• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Comprar bicicleta para viagens casa-trabalho

Mithus

New Member
Boas ciclistas,

Antes de mais parabéns pelas iniciativas e parabéns pelas ajudas e dicas que o pessoal vai deixando!

Sou novo aqui pelo fórum, já li uns posts sobre a temática exposta e agora queria pedir a vossa ajuda para o meu caso...

Vou tentar deixar aqui todos os detalhes, para facilitar vossa ajuda:

Já dei umas voltitas de bicicleta com os amigos, mas não sou nenhum ciclista nem sei muito sobre o assunto...

Pretendo começar a substituir o carro pela bicicleta nas minhas viagens diárias! Já fiz as contas e são cerca de 25+25km! Já experimentei fazer o trajeto de bicicleta, e é essencialmente estrada e ciclovias, passando também por um pequeno troço num estradão/caminho de cabras!

Vou ter que andar com a marmita, com roupa e outra pequena bagagem atrás, por tanto, um porta bagagens e um alforges é obrigatório! Pretendo andar faça chuva ou faça sol (a motivação está lá, vamos lá ver o que o São Pedro nos reserva e o que a resiliência nos permite), também vou ter que equipar com uns guarda-lamas!

Por aquilo que percebi e retirei em visitas a algumas lojas, o orçamento para uma bicicleta que resista a estas viagens está entre 600€ a 800€! Quão enganado fui?

Devido a estas características, e por aquilo que li noutros posts, considero que as bicicletas que mais se adequam são as de Trekking! Penso que as de estrada são mais rápidas, mas não são tão confortáveis para andar no meio do trânsito e massacram-nos as costas se tivermos que andar com mochila; as de BTT são mais confortáveis mas não "rolam" tanto na estrada! O que acham?

Daquilo que já estive a ver, acho que vou optar por uma bicicleta já toda equipada, em vez de comprar a bicicleta e a seguir os alforges e guarda-lamas - pelos preços que andei a ver, a diferença entre bicicletas é de cerca de 100€ (e a seguir teria que gastar mais ou menos isso nos equipamentos)...

Para o que pretendo fazer, acham que devo investir nuns travões de disco ou uns travões de calço (acho que chamam v-brake?) são suficientes? Pergunto porque consoante o sistema de travagem, o orçamento também muda um bocado...

Baralhando e voltando a dar novamente... Estive a ver as seguintes bicicletas, podem-me dar a vossa opinião sobre as mesmas?

https://www.bergamont.com/hu/en/product/bergamont-horizon-4-gent - encontrei num site a 779€, mas o site não trazia as caraterísticas da bicicleta

https://bikezone.pt/pt/urbanas/10398-scott-sub-sport-40-homem-2019.html

https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/...dual-sport-2-equipped/p/33530/?colorCode=grey

https://www.mhw-bike.com/cube-touring-exc-iridium-n-silver-2020-touring-bike-men-155638

Acham que estou a ver mal a coisa e/ou aconselham outras bikes?

Têm algumas dicas para estas novas pedaladas?
Podem dar-me dicas para eu perceber e começar a fazer alguma coisa ao nível da manutenção/mecânica da bicicleta?

Obrigado!
Cumprimentos
 

Zé da Pasteleira

Active Member
No meu caso optei por a Triban RC 520 Gravel.
Dá para vir para o trabalho, onde se inclui ciclovias, estrada em alcatrão, estradões, passeios, empedrado em Lisboa etc e dá para as voltas de fim de semana.
Optei por este modelo pois não é boa para nada e é boa em tudo, ou seja, para estradões não é a melhor opção, para a cidade tambem não, para ser rápida tinha outras escolhas, mas para fazer tudo numa só bike é perfeita.
Além disso para as voltas longas de fim de semana é super confortável, e prefiro isso à performance, até pq de performance não tenho nada :p
Espero ter ajudado
 

Carolina

Well-Known Member
Qualquer uma dessas opções me parece bem. Se vais andar com chuva, sem duvida travão de disco.

Outra alternativa que também consideraria e que tem opção para colocar guarda-lamas e alforge: Trek Domane AL2 Disc. Está ligeiramente acima do orçamento, mas negociado em loja deves conseguir que incluam os acessórios que necessitares. É uma bicicleta mais "desportiva", mas não deixa de ser uma bastante confortável e que faz tanto estrada como terra batida.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Eu acho que ficarias bem servido com uma bicicleta tipo gravel.
A triban é uma boa opção.

Ou uma BTT mas com rodas de gravel/estrada com 32.
É importante que escolhas uma do teu tamanho.

Vou ter que andar com a marmita, com roupa e outra pequena bagagem atrás, por tanto, um porta bagagens e um alforges é obrigatório! Pretendo andar faça chuva ou faça sol (a motivação está lá, vamos lá ver o que o São Pedro nos reserva e o que a resiliência nos permite), também vou ter que equipar com uns guarda-lamas!

Eu vou para o trabalho de bicicleta de estrada mas o meu trajecto é só estrada. Para os 25+25km que pretendes fazer aconselho-te a fazer só 2,3 nas primeiras semanas e depois ir aumentando os dias pois é muita coisa. Para viagens tão frequentes é necessário teres bem afinada a bicicleta enquanto a altura do selim, etc.

Relativamente à roupa o que eu faço é à segunda-feira não vou de bicicleta e levo uma mala com as mudas da semana. Como tomo banho no trabalho levo também tudo o necessário.

Assim só tenho que levar a marmita (+/- 0.5kg). Uso umas mochilas de ciclismo da decathlon. Levo sempre o kit anti furos:

Câmara de ar
Desmonta rodas
pistola de C02+botija
multi-ferramenta
bomba pequena.

Se não tens experiência em trocar um pneus experimenta primeiro em casa.

Se a tua bicicleta tiver pneus tubeless esquece o de atrás excepto o multi-ferramenta.

Relativamente aos alforjes vê também os sacos de quadro estilo:
https://www.topeak.com/global/en/products/bikepacking

Relativamente à chuva tens que comprar roupa em condições (um bom casaco que dê para respirar pelo menos). Por outro lado se vais levar a roupa de trabalho tens que comprar "alforjes" impermeáveis".
 

Mithus

New Member
No meu caso optei por a Triban RC 520 Gravel.
Dá para vir para o trabalho, onde se inclui ciclovias, estrada em alcatrão, estradões, passeios, empedrado em Lisboa etc e dá para as voltas de fim de semana.
Optei por este modelo pois não é boa para nada e é boa em tudo, ou seja, para estradões não é a melhor opção, para a cidade tambem não, para ser rápida tinha outras escolhas, mas para fazer tudo numa só bike é perfeita.
Além disso para as voltas longas de fim de semana é super confortável, e prefiro isso à performance, até pq de performance não tenho nada :p
Espero ter ajudado


Não conhecia este conceito das Gravel! Obrigado pela dica - no entanto já fica acima do meu orçamento...
 

Mithus

New Member
Eu acho que ficarias bem servido com uma bicicleta tipo gravel.
A triban é uma boa opção.

Ou uma BTT mas com rodas de gravel/estrada com 32.
É importante que escolhas uma do teu tamanho.



Eu vou para o trabalho de bicicleta de estrada mas o meu trajecto é só estrada. Para os 25+25km que pretendes fazer aconselho-te a fazer só 2,3 nas primeiras semanas e depois ir aumentando os dias pois é muita coisa. Para viagens tão frequentes é necessário teres bem afinada a bicicleta enquanto a altura do selim, etc.

Relativamente à roupa o que eu faço é à segunda-feira não vou de bicicleta e levo uma mala com as mudas da semana. Como tomo banho no trabalho levo também tudo o necessário.

Assim só tenho que levar a marmita (+/- 0.5kg). Uso umas mochilas de ciclismo da decathlon. Levo sempre o kit anti furos:

Câmara de ar
Desmonta rodas
pistola de C02+botija
multi-ferramenta
bomba pequena.

Se não tens experiência em trocar um pneus experimenta primeiro em casa.

Se a tua bicicleta tiver pneus tubeless esquece o de atrás excepto o multi-ferramenta.

Relativamente aos alforjes vê também os sacos de quadro estilo:
https://www.topeak.com/global/en/products/bikepacking

Relativamente à chuva tens que comprar roupa em condições (um bom casaco que dê para respirar pelo menos). Por outro lado se vais levar a roupa de trabalho tens que comprar "alforjes" impermeáveis".


Obrigado pelas dicas dos "apetrechos"! Dão muito jeito!
 

Boicote

New Member
Aproveito para deixar o meu testemunho sobre viagens casa-trabalho de bicicleta. Eu comecei a fazer o meu percurso há cerca de meio ano e já não consigo equacionar outra forma de ir para o trabalho que não seja de bicicleta. Há um ou outro dia que apanho boleia de carro com outras pessoas e passo o dia com uma estranha sensação de vazio. E dou por mim a pensar porque raio é que não comecei a fazer isto há mais tempo e porque é que não há mais pessoas a andar de bicicleta em vez de optarem pelo comodismo do carro....
Adiante, o meu percurso é de 12+12 km num trajecto essencialmente plano, com um ganho de elevação de apenas 100 metros.
A minha bicicleta é uma BTT de baixa gama (custou-me 150€ numa Sportzone há cerca de 10 anos atrás...). Pesa 15kg, tem um quadro de alumínio, transmissão da Shimano Tourney, com três pratos e apenas sete mudanças atrás, e travões de disco mecânicos. Para ter uma melhor performance em estrada, coloquei uns pneus um pouco mais finos. Ainda assim, a bicicleta é muito modesta e também eu estou a equacionar em comprar uma máquina nova. No meu caso, pretendo usar a bicicleta em viagens mais longas durante o fim-de-semana, de modo que estou muito indeciso entre dois tipos de bicicleta: endurance (bicicletas de estrada com um quadro mais direccionado para o conforto) VS gravel. Talvez um dia abra uma discussão neste fórum para que me possam aconselhar.
Entretanto, aproveito para mencionar que ir de bicicleta para o trabalho também tem aspectos negativos. Podia mencionar coisas como ter que acordar mais cedo, chegar ao trabalho suado, ser alvo de descrédito por parte de alguns colegas de trabalho, etc...mas isso é irrelevante se comparado ao trânsito que partilha a estrada comigo. Embora sejam uma minoria, alguns condutores têm uma abordagem pouco cuidada ao ultrapassar os ciclistas. Além disso, alguns condutores teimam em conduzir em altas rotações, o que faz com que os seus carros produzam muito fumo que, inevitavelmente, os ciclistas vão ter que inalar...
 

pratoni

Well-Known Member
Aproveito para deixar o meu testemunho sobre viagens casa-trabalho de bicicleta. Eu comecei a fazer o meu percurso há cerca de meio ano e já não consigo equacionar outra forma de ir para o trabalho que não seja de bicicleta. Há um ou outro dia que apanho boleia de carro com outras pessoas e passo o dia com uma estranha sensação de vazio. E dou por mim a pensar porque raio é que não comecei a fazer isto há mais tempo e porque é que não há mais pessoas a andar de bicicleta em vez de optarem pelo comodismo do carro....
Adiante, o meu percurso é de 12+12 km num trajecto essencialmente plano, com um ganho de elevação de apenas 100 metros.
A minha bicicleta é uma BTT de baixa gama (custou-me 150€ numa Sportzone há cerca de 10 anos atrás...). Pesa 15kg, tem um quadro de alumínio, transmissão da Shimano Tourney, com três pratos e apenas sete mudanças atrás, e travões de disco mecânicos. Para ter uma melhor performance em estrada, coloquei uns pneus um pouco mais finos. Ainda assim, a bicicleta é muito modesta e também eu estou a equacionar em comprar uma máquina nova. No meu caso, pretendo usar a bicicleta em viagens mais longas durante o fim-de-semana, de modo que estou muito indeciso entre dois tipos de bicicleta: endurance (bicicletas de estrada com um quadro mais direccionado para o conforto) VS gravel. Talvez um dia abra uma discussão neste fórum para que me possam aconselhar.
Entretanto, aproveito para mencionar que ir de bicicleta para o trabalho também tem aspectos negativos. Podia mencionar coisas como ter que acordar mais cedo, chegar ao trabalho suado, ser alvo de descrédito por parte de alguns colegas de trabalho, etc...mas isso é irrelevante se comparado ao trânsito que partilha a estrada comigo. Embora sejam uma minoria, alguns condutores têm uma abordagem pouco cuidada ao ultrapassar os ciclistas. Além disso, alguns condutores teimam em conduzir em altas rotações, o que faz com que os seus carros produzam muito fumo que, inevitavelmente, os ciclistas vão ter que inalar...
Se vais andar sempre em asfalto a endurance pode ser a melhor hipótese, caso contrário acho que atualmente nada bate uma gravel...
 

Sword

Well-Known Member
Aproveito para deixar o meu testemunho sobre viagens casa-trabalho de bicicleta. Eu comecei a fazer o meu percurso há cerca de meio ano e já não consigo equacionar outra forma de ir para o trabalho que não seja de bicicleta. Há um ou outro dia que apanho boleia de carro com outras pessoas e passo o dia com uma estranha sensação de vazio. E dou por mim a pensar porque raio é que não comecei a fazer isto há mais tempo e porque é que não há mais pessoas a andar de bicicleta em vez de optarem pelo comodismo do carro....
Adiante, o meu percurso é de 12+12 km num trajecto essencialmente plano, com um ganho de elevação de apenas 100 metros.
A minha bicicleta é uma BTT de baixa gama (custou-me 150€ numa Sportzone há cerca de 10 anos atrás...). Pesa 15kg, tem um quadro de alumínio, transmissão da Shimano Tourney, com três pratos e apenas sete mudanças atrás, e travões de disco mecânicos. Para ter uma melhor performance em estrada, coloquei uns pneus um pouco mais finos. Ainda assim, a bicicleta é muito modesta e também eu estou a equacionar em comprar uma máquina nova. No meu caso, pretendo usar a bicicleta em viagens mais longas durante o fim-de-semana, de modo que estou muito indeciso entre dois tipos de bicicleta: endurance (bicicletas de estrada com um quadro mais direccionado para o conforto) VS gravel. Talvez um dia abra uma discussão neste fórum para que me possam aconselhar.
Entretanto, aproveito para mencionar que ir de bicicleta para o trabalho também tem aspectos negativos. Podia mencionar coisas como ter que acordar mais cedo, chegar ao trabalho suado, ser alvo de descrédito por parte de alguns colegas de trabalho, etc...mas isso é irrelevante se comparado ao trânsito que partilha a estrada comigo. Embora sejam uma minoria, alguns condutores têm uma abordagem pouco cuidada ao ultrapassar os ciclistas. Além disso, alguns condutores teimam em conduzir em altas rotações, o que faz com que os seus carros produzam muito fumo que, inevitavelmente, os ciclistas vão ter que inalar...

A parte do chegar suado...desculpa pergunta, mas no teu trabalho dá para tomar banho e trocar de roupa? Só por curiosidade...
 

Boicote

New Member
Se vais andar sempre em asfalto a endurance pode ser a melhor hipótese, caso contrário acho que atualmente nada bate uma gravel...
A minha ideia inicial era comprar uma Gravel pela sua versatilidade. Embora 90% dos percursos que faço sejam em alcatrão, por vezes também gosto de pedalar em caminhos de "terra batida" e em estradas muito mal conservadas. Contudo, ouvi dizer que as gravel foram desenhadas para percuros em gravilha na ordem dos 40-50 km, o que não corresponde ao tipo de voltas que costumo fazer, e que algumas bicicletas de endurance podem levar pneus um pouco mais largos, o que permite usá-las em terrenos acidentados de curta distância. Por isso, fico na dúvida....:rolleyes:.

A parte do chegar suado...desculpa pergunta, mas no teu trabalho dá para tomar banho e trocar de roupa? Só por curiosidade...
Sim. O meu local de trabalho tem um balneário com cacifos e um chuveiro.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
- Endurance para caminhos de terra: tens a domane (AL)
- Uma gravel é uma endurance que dá para pôr pneus mais grossos, por isso é que a triban 520 e triban 520 gravel são a mesma bicicleta mas com pneus diferentes.

aqui que ninguém nos ouve, as gravel têm mais ou menos a mesma geometria de uma btt dos 90. Existe agora uma vaga de malta a converter as btt antigas que tinham para gravel.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
@Mithus, para a distância diária de 50 km eu, no teu lugar, equacionava uma bicicleta eléctrica.

https://www.decathlon.pt/C-1631734-bicicletas-eletricas

Depende se tem subidas (de carro às vezes não se notam as subidas), senão é uma horinha bem passada. Ele pode tomar duche no trabalho.
E se for tranquilo não é muito agreste (por isso é que lhe aconselhei a começar devagar, 2 dias por semana no primeiro mês, 3 no segundo etc.).

Por outro lado "Boicote" se já deste voltas com os amigos é porque já tens bicicleta. Que bicicleta é? Se calhar com umas alterações ficas a andar melhor do que se compras uma bicicleta barata.
 

Sword

Well-Known Member
A minha ideia inicial era comprar uma Gravel pela sua versatilidade. Embora 90% dos percursos que faço sejam em alcatrão, por vezes também gosto de pedalar em caminhos de "terra batida" e em estradas muito mal conservadas. Contudo, ouvi dizer que as gravel foram desenhadas para percuros em gravilha na ordem dos 40-50 km, o que não corresponde ao tipo de voltas que costumo fazer, e que algumas bicicletas de endurance podem levar pneus um pouco mais largos, o que permite usá-las em terrenos acidentados de curta distância. Por isso, fico na dúvida....:rolleyes:.


Sim. O meu local de trabalho tem um balneário com cacifos e um chuveiro.
Ora aí está! É o tipo de coisa que muitas empresas não tem o que inviabiliza a utilização da bicicleta como meio de transporte.
 

JBG

Well-Known Member
Depende se tem subidas (de carro às vezes não se notam as subidas), senão é uma horinha bem passada. Ele pode tomar duche no trabalho.
E se for tranquilo não é muito agreste (por isso é que lhe aconselhei a começar devagar, 2 dias por semana no primeiro mês, 3 no segundo etc.).

Por outro lado "Boicote" se já deste voltas com os amigos é porque já tens bicicleta. Que bicicleta é? Se calhar com umas alterações ficas a andar melhor do que se compras uma bicicleta barata.


Acredita que, para quem se esteja a iniciar, não vai ser em 2 ou 3 meses que vai ganhar forma para fazer cerca de 250 km semanais durante várias semanas, o desgaste físico vai ser enorme! Mesmo que o percurso seja 100% plano o cansaço vai-se acumulando. Para mobilidade nesta grandeza de distância diária, a bicicleta elécrica é uma excelente opção, senão a melhor.

@Mithus aconselho-te a fazer o percurso com uma bicicleta "normal", emprestada durante uma semana para ter noção do quão fácil/dificil é para ti esse percurso.
 

Bernalve

Well-Known Member
Pois, também estava aqui a pensar, 10h de bicicleta de segunda á sexta é uma brutalidade para quem está a começar. Porque até vão ser mais, não deves fazer média superior a 20km/h. Possível é, mas não é fácil. 2 a 3 por semana parece um objetivo mais real.
 
  • Like
Reactions: JBG

cutkiller

Well-Known Member
Cá por casa mora uma Trek Dual Sport e até ver 100% satisfeito com a bicicleta - pelo menos a patroa não se queixa :D
O que se tem feito com ela, é passeios por ciclovias, ou seja muito parecido ao que pretendes.
 
Top