• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Notícias do ciclismo nacional

jlr

Well-Known Member
Parece-me é que houve falha de comunicação entre a FPC, a Podium e as Câmaras Municipais. Quer dizer, ainda nem faz uma semana que foi anunciado que ia haver Volta e de repente já há duas cidades que se meteram de lado e uma terceira que está em vias de.

Após terem o parecer favorável da DGS/Governo não iam falar com as cidades? Assumiram que o que tinha sido acordado há x meses ainda ia ser válido? Falhou aqui alguma coisa.
 

Mafioso

Well-Known Member
Volta a Portugal 2020 adiada, avança a RTP!

A Volta a Portugal foi adiada por período indefinido, não sendo certo que vá ser realizada, avança a RTP com informações obtidas junto da organização.

A fonte da RTP afirma que "fica em suspenso a possibilidade de se efetuar a corrida ainda em 2020, se entretanto forem reunidas condições e todos os intervenientes estiverem de acordo quanto a uma nova data".

Embora a Direção Geral de Saúde tenha aprovado o plano sanitário da Federação Portuguesa de Ciclismo para a realização da Grandíssima entre 29 de julho e 9 de agosto, a verdade é que vários autarcas de municípios que iriam receber a Volta mostraram-se contra a realização da prova no seu concelho, pelo menos no contexto atual.

A CM de Viana do Castelo anunciou que não iria autorizar a passagem da prova pela cidade, enquanto que Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu não se sentia confortável em receber a Volta a Portugal nos moldes habituais e sugeriu um adiamento.
 

Carolina

Well-Known Member
Podiam tentar falar com as câmaras que não se importam de realizar a prova e fazer menos etapas ou então 2 ou 3 provas de 1 dia.

Sempre é melhor que nada.
 

Carolina

Well-Known Member
O trabalho mais complicado já está feito. Se conseguirem realizar nem que seja só 1 ou 2 etapas já é melhor que nada. Só precisam da autorização das câmaras.
 

{the_crow}

Well-Known Member
Enfim... Estando todo a comitiva testada.. Garantindo que não é pelos intervenientes que há contágios.. Pq raio é que há problema de a volta passar por A B ou C sitio? Partida e chegada em zonas vedadas ao público e siga a marinha! É pedir as pessoas que não se aglomerem nas zonas mais povoadas em que a volta passa.. Não é fazer como nos campeonatos da Eslovénia que na meta tava gente ao trambolhão!! Vejo na TV.. Paciência.. Isto é um desporto de rua sem “confinamentos" mas se para haver tiver que ficar em casa fico... Enfim...
 

Ganfas

Well-Known Member
@{the_crow} tb pediram as pessoas para serem responsáveis ao sair de casa, no entanto vejo todas as esplanadas cheias.

Isso de pedir as pessoas para não se aglomerarem nas zonas por onde a corrida iria passar, não é só a partida e chegada, não ia resultar

edit: A federação que contacte o Zwift a ver se fazem lá umas etapas da Volta a Portugal, um "Volta a Portugaltopia"
 

jlr

Well-Known Member
Não, o problema é o dinheiro, menos gente, mais gastos, igual a menos lucro

Não entendeste. O the_crow estava a dizer que bastava pedir às pessoas para não se aglomerarem, mas basta olhar para as notícias e ver o que se está a passar com festas, praias, etc...

É óbvio que o lucro é o problema em relação a estes cancelamentos.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Sim percebi, mas o pessoal esquece que para se organizar um evento nestas condições, as camaras que são quem organiza na verdade a maior parte das coisas, terá de garantir que todas as regras sejam cumpridas e para isso é preciso mais dinheiro e mais pessoas, não basta pedir porque não adianta

Uma fez fui a uma partida e era gajos a pedir merdices e a voltar novamente a pedir mais merdice, era um aglomerado de gente onde estavam a dar as merdices que nem dava para passar, eu nem fui por causa da partida, fui mesmo dar uma volta e calhou passar por lá
 

pratoni

Well-Known Member
Não se esqueçam que muito do orçamento da organização da Volta conta com o que as câmaras pagam para receber as chegadas e partidas das etapas. Para além de muita da logística envolvida.

Para além disso a perca de horas de direto no programa da rtp antes da transmissão desportiva também leva a qie as câmaras percam o interesse.

O argumento do autarca de Viseu é bastante relevante. Como eu próprio disse atrás, há que ser corente e se não há feira de são Mateus, não há mais nada em Viseu.

Em Viana do Castelo idem idem aspas aspas com as festas da sra da agonia (acho que é este o nome).

Portanto não havendo um plano b de outras etapas nem logistica entende-se o adiamento que cheira-me fortemente a cancelamento este ano.

Sinceramente não estou a ver este tipo de provas a relizarem-se sem aglomerações...

Não comparem com o futebol porque jogam à porta fechada atualmente.
 

FSilva

Well-Known Member
A questão é que há que pensar nas equipas/atletas/staff que vivem disto. Cancelar o evento em 2020 é gravissimo.
Ou alteram a data ou reformulam a volta este ano, mas tem de existir.
É que não é um granfondo amador que cancelar não tem impacto nas pessoas. Acredito que quase todas as equipas vão ficar perto de fechar portas se não tivermos volta.

Agora como fazer? é a questão, há muitas formas. Diria até que caso o Tour e as Provas do WT agora a começar podem ajudar a criar algumas ideias para a organização da volta pensar numa estratégia.

As chegadas e partidas é o mais complicado mas também mais facil de resolver criando uma cerca com um raio ou limitar a entrada a esse raio. nas passagens em centros de localidades e locais mais povoados a unica forma que vejo é fechar os acessos a essas estradas/ruas. a passagem normalmente é curta mas isto requer muito mais elementos de segurança para "fechar" esses acessos
 

Sword

Well-Known Member
Não paga ninguém e por isso é que não vai haver....normal. Quando uma autarquia paga para receber a Volta faz um investimento que perspectiva retorno financeiro sobretudo escudado no turismo pois anexado à etapa estão sempre as horas de TV com o programa da RTP. Se não há chances de ter retorno pois as coisas estão como estão é normal que não se invista e por conseguinte que não haja Volta.

E mais só há futebol porque as TVs pagam e suspenderam as tranches por não haver jogos. Mais modalidade alguma em Portugal terminou...porquê? Não há dinheiro.
 
Top