• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[DIário de Treino] - CConst

NunoAlves

Active Member
Obrigado pela força! (também é preciso um puxão de orelhas)

Tem sido complicado. Não sei como a malta conjuga a vida familiar com o trabalho e os treinos (e o netflix). É muito complicado.

(tinha aqui um texto grande para me justificar... mas a verdade é que o que não treino é apenas consequência das minhas escolhas, que não têm sido as melhores).
Por acaso também é uma das minhas perguntas. Pode ser uma questão de personalidade, podem ser só desculpas mas muitas vezes penso como é que o pessoal consegue conjugar vida familiar com canalha, trabalho e treinos de 1-2 horas vários dias de semana mais uma volta grande ao fim de semana. Como conseguem acordar com vontade de treinar as 6 (as crianças não me deixam dormir) e como chegam ao final do dia com energia depois do trabalho. É preciso muita disciplina e força de vontade e talvez também aí esteja a diferença entre os que ganham e os que perdem.
 

cconst

Well-Known Member
@NunoAlves Esse é o grande desafio. Pelo menos tem sido o meu.

Antes de ser pai pela segunda vez, ainda consegui a rotina de acordar de madrugada. Mas é sempre com os minutos todos contados. Com os treinos [quase] sempre em jejum e sempre tudo a correr.

Entretanto fui pai, veio a pandemia, estado de emergência... e passei - como muitos outros - a trabalhar em casa, a ser professor, pai, marido... tudo 24/24 sem pausas, excepto aquela 1h ou 1,5h que vou ao trainer no final do dia... quando consigo. Quando a mãe não está pelos cabelos com as miúdas. Quando não é preciso fazer sopa. Quando não é preciso estender roupa.

Esta semana acordei uma vez pelas 6h para treinar. Hoje era dia de descanso. Mas amanhã vai ser uma dupla: irei sair para treinar corrida na rua pela primeira vez em 2 meses. E irei acordar pelas 6h da manhã!
 

cconst

Well-Known Member
Mais um antes de todos cá em casa acordarem. Tinha no plano previsto uma pirâmide. Mas como não corria à tanto tempo ficou a meio e 45 minutos de corrida.

Foi a primeira vez que saí de casa para treinar desde que as escolas fecharam. Que diferença na rua. Apesar de sair pelas 7h ao contrário das antigas 6 (quando conseguia), muito menos pessoas na rua, menos carros, quase sem trânsito! Estradas que habitualmente estão carregadas de transito frenético e paragens de autocarro que mesmo às 6 da manhã nunca têm menos que 5/6 pessoas, quase desertas. Nos 45 minutos do treino, cruzei-me - no máximo - com 15 pessoas. Em Lisboa. Num dia de semana.

Agora o pior: apesar de me ter mantido activo, notei que isto de parar 2 meses sem correr, se faz notar muito a nível muscular. O "pulmão" estava lá, mas comecei a notar o esforço nas virilhas (e o joelho direito também se ressentiu um pouquito no final).

Conclusão: quer é continuidade!
 

cconst

Well-Known Member

A semana que passou foi de sentimentos mistos. Os dois amarelos feitos às 7h da manhã não ficaram completos, mas considero-os uma vitória. Já o fim de semana... Foi bom! Tive finalmente os meus pais de visita, após mais de 2 meses de ausência e aproveitámos para colocar a conversa em dia, tratar da horta e tudo aquilo a que pais e filhos têm direito!

Mau pelos treinos? Bom para a mente!
 

cconst

Well-Known Member
Ah! e esqueci-me... no sábado doiam-me as pernas da corrida de 6ª. O corpo já não estava habituado... nunca pensei! Só no domingo ao fim do dia comecei a ficar confortável.

@GuilhermeOliveira fiquei com uma horta aqui em casa que é um mimo! Já tinha os tomates (vá... os tomateiros) mas pepino, pimentos e alface ainda não. Então fomos tratar disso... e muito mais! Nem o limoeiro se safou de levar com um desbastezito:D
 

cconst

Well-Known Member
Um início de semana bom que terminou mal... na quinta feira comecei a ficar muito aflito com as alergias. Na sexta ainda consegui treinar, mas não fiz cooldown por restrições de tempo.
O problema foi no sábado. Já andava a dormir mal por causa das alergias. Mas sábado acordei totalmente entupido e com dificuldades em respirar pelo nariz. Decidi não fazer nada para recuperar não só das alergias, mas também recuperar o corpo.


Por outro lado, a corrida está a começar a entrar. Está a começar a entrar nos eixos, ao ponto de conseguir fazer intervalos a ritmos e durações aproximadas ao pré-covid.

Hoje, melhor das alergias, vou voltar.
 

cconst

Well-Known Member
Hoje já consegui ir de manhã para uma corrida ao jeito pré-covid e com sensações semelhantes. Foi dia de séries curtas: uma série de 5x1' @100% do meu TP com 1' recup e 5x2' @105% com 4'' de recup. A ultima rep foi em esforço... e agora estou moído.

E é bom!
 

cconst

Well-Known Member
Parece que estou a começar conseguir entrar nos eixos!



Os amarelos acontecem porque sou preguiçoso e acabo por ficar sem tempo para treinar sem ser "a correr", o que faz com que tenha que cortar um pouco no WU e no CD previsto. Houve apenas uma excepção: a corrida de sábado (progressão) que não consegui progredir para os dois últimos esforços. O corpo não conseguiu corresponder.

Fiz ontem o primeiro treino na rua orientado pelo Powemeter. Que stress!!!! Sempre a apitar.... Ou porque ia acima do intervalo, ou abaixo...BOLAS! Tenho que investigar mais para ver se tem em consideração uma média de valores mais alargada... Acabou por ficar assim:


E nem suavizando ao máximo dá algo de jeito:


Como é com o resto de vocês que treina na rua com powermeter?
 

petrix

Well-Known Member
Isso aprende-se com o tempo... eu pessoalmente prefiro o instantâneo, porque sei mais rapidamente o que vou a debitar, mas há quem use 3 segundos... depende do gosto de cada um... há também que saber dosear... ;)
 

cconst

Well-Known Member

Entre recuperação mais curta com a minha mais velha, um dia em que me deitei tarde (o netflix deveria ser banido!!!!) e trocas no fim de semana, até acho que foi uma semana bem jeitosa.

Achei que na corrida estou a entrar na velocidade de cruzeiro face ao que estava a fazer em inícios de março. Já a bike... bem... talvez esteja a acusar o cansaço ou o facto de querer fazer tudo "a correr" sem ir relaxado à aventura sem grandes horas para chegar a casa... Ou então é apenas a ressaca de ontem em que senti as pernas muito pesadas.
 

cconst

Well-Known Member
Hoje estive mesmo para me "esquecer" de vir aqui colocar o resumo da semana [miserável] de treino:

A culpa de tanto vermelho é minha. Não sei se a motivação está em baixas, se os receios de aumentos de COVID aqui para LX me inibem de ir para a rua correr, se o Netflix está apenas a servir de desculpa...

Seja o que for, ontem terminei a semana com 3h30 de bike, com muito vento de frente em mais de 50% do percurso. Foram quase 90km com quase 1000m de acumulado, feitos sozinho sem andar a olhar para potências e afins.
 

Bruso

Well-Known Member
Hoje estive mesmo para me "esquecer" de vir aqui colocar o resumo da semana [miserável] de treino:

A culpa de tanto vermelho é minha. Não sei se a motivação está em baixas, se os receios de aumentos de COVID aqui para LX me inibem de ir para a rua correr, se o Netflix está apenas a servir de desculpa...

Seja o que for, ontem terminei a semana com 3h30 de bike, com muito vento de frente em mais de 50% do percurso. Foram quase 90km com quase 1000m de acumulado, feitos sozinho sem andar a olhar para potências e afins.
A 1a desculpa é completamente aceitável. A última nem por isso. Se for mesmo o caso tens de repensar o plano de treinos. Será que não estás a ser muito ambicioso nesse plano de treinos? Eu sou da opinião que para um simples amador esse plano de treinos é um absurdo mas admiro-te por tentares mas quando o treinos começam a ser mais obrigação que prazer está na hora de dar um passo atrás e repensar o que realmente precisas.
 

Carolina

Well-Known Member
O triatlo são 3 desportos ao mesmo tempo, se não intercala aquilo não via conseguir treinar. Terá sempre de jogar com as intensidades e duração de cada disciplina para não ficar exausto.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Já não há desculpa que te valha, basicamente se andares sozinho não tens muito que te preocupar, não podes é ir ao café

Eu esta semana fiz segunda e quarta, o resto foi ronha e a pensar nas dores que tinha nos músculos das pernas, pelo menos esta semana entro a pensar que hoje não há treino porque há trabalho e amanhã logo se vê, espero que sim

Para mim o mais importante, é se não se evolui, pelo menos que se mantenha, vai avaliando a coisa
 
Top