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Furos - como lidar

PJGS

New Member
Eu usei de início.
Mas é chato.
Claro que é tudo uma questão de hábito, mas se começas a não usar mochila e a sentir a liberdade que é, nunca mais queres andar com o trambolho.

Utilizas um alforge e um porta-bidom?
 

Duke

Well-Known Member
eu diria que é aquela coisa que toda a gente compra no inicio porque acha que vai ser fixe mas depois ninguem usa e acaba por ser um mau investimento.
 

MikeTichondrius

Active Member
Mais uma para a lista de lições aprendidas.

Saí hoje, fui ter com o mesmo companheiro que safei de dois furos no passado para passeio de feriado. Chego à porta dele e ao tirar a minha bike do tejadilho noto...Pneu em baixo. Ainda Domingo tinha andado e tudo estava ok. Troquei a câmara e removi todos os detritos cravados no pneu, como de costume. Tinha um ou dois mas estranhei porque não pareciam nada de mais.

Monto, ando 500m, câmara #1 faz "PUF!". Confuso, repeti tudo e toca de meter outra câmara porque estava desconfiado da primeira. Nessa mudança reparei num pormenor, ao qual não liguei, mas que veio-se a provar ser o busílis da questão. Acabado de encher, nem cheguei a montar -. Câmara #2 - "PUF!".

Sem câmaras e desmotivado, peguei na bicicleta e fui embora. Aproveitei e fui à Decathlon de Alfragide. Em 1 minuto toparam aquilo a que não dei importância. Tinha a fita de aro rasgada e o encaixe de um dos raios estava completamente exposto. Ao encher a câmara ela enfiava-se lá dentro, contactava com alguma aresta viva e fez-se o chocapic. Desconhecia completamente este ponto de falha e ao reparar nele não identifiquei como tal. Sempre a aprender. :)
 

ruilebs

Well-Known Member
Mais uma para a lista de lições aprendidas.

Saí hoje, fui ter com o mesmo companheiro que safei de dois furos no passado para passeio de feriado. Chego à porta dele e ao tirar a minha bike do tejadilho noto...Pneu em baixo. Ainda Domingo tinha andado e tudo estava ok. Troquei a câmara e removi todos os detritos cravados no pneu, como de costume. Tinha um ou dois mas estranhei porque não pareciam nada de mais.

Monto, ando 500m, câmara #1 faz "PUF!". Confuso, repeti tudo e toca de meter outra câmara porque estava desconfiado da primeira. Nessa mudança reparei num pormenor, ao qual não liguei, mas que veio-se a provar ser o busílis da questão. Acabado de encher, nem cheguei a montar -. Câmara #2 - "PUF!".

Sem câmaras e desmotivado, peguei na bicicleta e fui embora. Aproveitei e fui à Decathlon de Alfragide. Em 1 minuto toparam aquilo a que não dei importância. Tinha a fita de aro rasgada e o encaixe de um dos raios estava completamente exposto. Ao encher a câmara ela enfiava-se lá dentro, contactava com alguma aresta viva e fez-se o chocapic. Desconhecia completamente este ponto de falha e ao reparar nele não identifiquei como tal. Sempre a aprender. :)

fiquei a pensar como será o encaixe dos raios... por baixo da fita existe alguma peça de conexão aparente? (Por dentro do aro)
 

Paulofski

Well-Known Member
Mais uma para a lista de lições aprendidas.

Saí hoje, fui ter com o mesmo companheiro que safei de dois furos no passado para passeio de feriado. Chego à porta dele e ao tirar a minha bike do tejadilho noto...Pneu em baixo. Ainda Domingo tinha andado e tudo estava ok. Troquei a câmara e removi todos os detritos cravados no pneu, como de costume. Tinha um ou dois mas estranhei porque não pareciam nada de mais.

Monto, ando 500m, câmara #1 faz "PUF!". Confuso, repeti tudo e toca de meter outra câmara porque estava desconfiado da primeira. Nessa mudança reparei num pormenor, ao qual não liguei, mas que veio-se a provar ser o busílis da questão. Acabado de encher, nem cheguei a montar -. Câmara #2 - "PUF!".

Sem câmaras e desmotivado, peguei na bicicleta e fui embora. Aproveitei e fui à Decathlon de Alfragide. Em 1 minuto toparam aquilo a que não dei importância. Tinha a fita de aro rasgada e o encaixe de um dos raios estava completamente exposto. Ao encher a câmara ela enfiava-se lá dentro, contactava com alguma aresta viva e fez-se o chocapic. Desconhecia completamente este ponto de falha e ao reparar nele não identifiquei como tal. Sempre a aprender. :)

Sei o que é pois já passei por isso. A fita de protecção do aro descolou-se, deixando uma pequena aresta de alumínio exposta, num dos orificios dos raios, e que no contacto com a câma-de-ar ia rompendo a borracha. Valeu-me ter acontecido relativamente perto de casa e assim poder regressar às prestações, em pedaladas curtas intercaladas por sopradelas da bomba.

Mas o que me traz de novo a este tópico é relatar o que me aconteceu ontem na volta doméstica de regresso a casa. Numa descida, enquanto descrevia uma ligeira curva, não consegui evitar passar por cima de uma cratera que borgejava uma larga tampa de saneamento. Estando a descer a boa velocidade e tendo veículos a presseguir-me, no instinto de sobrevivência, finquei os punhos nos drops e cerrei os dentes, apenas para não testar a dureza do asfalto. Resultado: furos em ambas as rodas, provocados pelo embate na aresta metálica da tampa. Felizmente as rodas Mavic são uma fortaleza e aguentaram-se à bronca.

Sendo esta uma volta doméstica, curta mas que no caso quis alargar um pouco mais o perímetro, apenas levava o KIT básico: desmonta, uma câmara e a bomba de ar. Assim, estando ainda a cerca de 40km para o fim da pedalada, sendo dia feríado e estando numa via pouco frequentada por ciclistas, vi-me na necessidade de usar a derradeira ferramenta de resgate do ciclista: o telemóvel.
 

ruilebs

Well-Known Member
Sei o que é pois já passei por isso. A fita de protecção do aro descolou-se, deixando uma pequena aresta de alumínio exposta, num dos orificios dos raios, e que no contacto com a câma-de-ar ia rompendo a borracha. Valeu-me ter acontecido relativamente perto de casa e assim poder regressar às prestações, em pedaladas curtas intercaladas por sopradelas da bomba.

Mas o que me traz de novo a este tópico é relatar o que me aconteceu ontem na volta doméstica de regresso a casa. Numa descida, enquanto descrevia uma ligeira curva, não consegui evitar passar por cima de uma cratera que borgejava uma larga tampa de saneamento. Estando a descer a boa velocidade e tendo veículos a presseguir-me, no instinto de sobrevivência, finquei os punhos nos drops e cerrei os dentes, apenas para não testar a dureza do asfalto. Resultado: furos em ambas as rodas, provocados pelo embate na aresta metálica da tampa. Felizmente as rodas Mavic são uma fortaleza e aguentaram-se à bronca.

Sendo esta uma volta doméstica, curta mas que no caso quis alargar um pouco mais o perímetro, apenas levava o KIT básico: desmonta, uma câmara e a bomba de ar. Assim, estando ainda a cerca de 40km para o fim da pedalada, sendo dia feríado e estando numa via pouco frequentada por ciclistas, vi-me na necessidade de usar a derradeira ferramenta de resgate do ciclista: o telemóvel.
Bah
Eu a pensar que ias acabar com uma MacGyverice a resolver o assunto com uma chiclete... :D:p
 

Paulofski

Well-Known Member
Para desenrascar, se tivesse percebido antes de montar a 2ª camâra, o plástico de uma barrinha talvez aguentasse

Sim, eu conheço o truque da embalagem da barrinha, coisa que não transportava na ocasião. Sei que é um expediente mais apropriado para "tapar" um rasgo no pneu, e, mesmo que para desenrascar, julgo não ter qualquer efeito reparador de furos da câmara de ar.

Um truque usado no bêtêtê, e que dá pelo menos para não ficar apeado com o peu murcho, é sacar a câmara-de-ar, procurar o local do furo e cortar a borracha. Depois unem-se as duas secções da câmara com um nó muito bem apertado, e dar-lhe ar a ver se aguenta. Caso não tivesse o carro-vassoura disponível seria essa "técnica" a pôr em prática. Nas 700x25 nunca experimentei, mas há sempre uma primeira vez.
 

ruilebs

Well-Known Member
Sim, eu conheço o truque da embalagem da barrinha, coisa que não transportava na ocasião. Sei que é um expediente mais apropriado para "tapar" um rasgo no pneu, e, mesmo que para desenrascar, julgo não ter qualquer efeito reparador de furos da câmara de ar.

Um truque usado no bêtêtê, e que dá pelo menos para não ficar apeado com o peu murcho, é sacar a câmara-de-ar, procurar o local do furo e cortar a borracha. Depois unem-se as duas secções da câmara com um nó muito bem apertado, e dar-lhe ar a ver se aguenta. Caso não tivesse o carro-vassoura disponível seria essa "técnica" a pôr em prática. Nas 700x25 nunca experimentei, mas há sempre uma primeira vez.
Bem, ia ficar bem esticadinha :)
 

joseruivo

Well-Known Member
Sim, eu conheço o truque da embalagem da barrinha, coisa que não transportava na ocasião. Sei que é um expediente mais apropriado para "tapar" um rasgo no pneu, e, mesmo que para desenrascar, julgo não ter qualquer efeito reparador de furos da câmara de ar.

Não, era para tapar a parte do aro que a fita deixou a descoberto
 

MikeTichondrius

Active Member
Pois é. Ontem ao pegar na bicicleta para trazer de férias...Roda traseira em baixo, de novo. De manhã cedo fui à uma loja onde voltaram a olhar para o pneu e roda e não detectaram nada. Mudaram a câmara e segui. Claro que voltou a furar passado 30km. Tentei perceber onde era o furo e descobri qual era o sítio onde estes furos estavam a acontecer mas não percebi o que poderia estar a causar. Desta vez troquei a câmara e cheguei a casa mas foi a segunda volta consecutiva arruinada e não tenho indicações do que se possa realmente passar. Estou a muito pouco de simplesmente ir comprar outra roda... :/
 

joseruivo

Well-Known Member
Pois é. Ontem ao pegar na bicicleta para trazer de férias...Roda traseira em baixo, de novo. De manhã cedo fui à uma loja onde voltaram a olhar para o pneu e roda e não detectaram nada. Mudaram a câmara e segui. Claro que voltou a furar passado 30km. Tentei perceber onde era o furo e descobri qual era o sítio onde estes furos estavam a acontecer mas não percebi o que poderia estar a causar. Desta vez troquei a câmara e cheguei a casa mas foi a segunda volta consecutiva arruinada e não tenho indicações do que se possa realmente passar. Estou a muito pouco de simplesmente ir comprar outra roda... :/

A fita está a tapar todas as arestas metálicas? Com outro pneu, acontece o mesmo? (Sempre deve ficar mais barato do que uma roda nova)
 

MikeTichondrius

Active Member
Desta vez tentei perceber logo onde foi o furo e foi fácil pois era audível a câmara a perder ar. Só não acredito que seja o pneu pois o furo estava no lado da câmara em contacto com a roda e não com o pneu - e também o pneu já foi verificado umas quatro vezes no meio disto tudo. Ou é a fita de aro que está mal aplicada (desconfio fortemente que seja isto) ou há algo na roda que não estou a ver. Amanhã vou voltar à loja onde foi verificado a última vez.
 

Presbítero

Active Member
Faz uma dobra no pneu e desliza-a por essa zona, assim os possíveis cortes ficam abertos e caso algum pico, por exemplo, esteja no interior é mais fácil de ver e retirar.
 
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