• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais um ciclista morto em acidente

Jorge Simões

Active Member
É triste, mas temos que ser nós ciclistas a adoptarmos a mais defensiva das posturas. Se não formos nós a zelar por nós, os condutores de veículos ligeiros/pesados não o farão de certeza. Não há campanha de sensibilização que mude tamanha tacanhez, nem aqui em Portugal nem em algum outro país.

Há cada vez mais ciclistas e carros, por isso a tendência infelizmente é aumentarem acidentes entre ambos.

Todo o cuidado é pouco...sair de casa para andar de bicicleta é cada vez mais uma lotaria....
 

nmt

Well-Known Member
Acho que passa tudo por dois fatores: postura defensiva e escolha dos percursos. Por norma marco a minha posição na estrada, circulando perto do meio da minha via, torna-me mais visível e possibilita-me desviar de um obstáculo sempre para a direita. Sempre que noto a presença de um carro a querer ultrapassar-me, se possível, facilito, sinalizando que me pode ultrapassar quando verifico que é seguro para ambos e tenho verificado cada vez mais condutores a agradecer. Julgo que poderá ter um impacto positivo nos condutores e na postura destes perante ciclistas. No que se refere a percursos, fujo das nacionais com mais trânsito de pesados, nomeadamente as que atravessam zonas fortemente industrializadas, quando ando à semana. Fujo especialmente da EN14 e da EN105, pois quase não têm bermas e a passagem de pesados é constante. A EN13 é diferente, pois tem bermas muito largas, sendo possível circular antes nelas em maior segurança. Claro que dificilmente dou uma volta sem insultar dois ou três condutores(as)… mas faz parte da coisa...
 

fernandes_85

Well-Known Member
Isto é capaz de se resolver como querem fazer com as motas: com inspeções às bicicletas ;)

Morreram 500 nas estradas portuguesas em 2017 e este ano até abril 150. Morre mais gente do que na Síria provavelmente...
Quando quiserem parar com esta guerra civil é só atacar 2 coisas: velocidade excessiva e distrações ao volante (sendo o telemóvel a maior).

Como?
Instalar um dispositivo tipo gps c/câmara que regista a cada momento a posição e velocidade do veiculo e grava em overlooping o cockpit do carro (desde que em movimento). Funcionaria como no avião, em caso de acidente aos autoridades e as seguradoras iam visionar o comportamento do automobilista.

Já repararam que depois de um acidente é sempre a mesma merda?? Não ia depressa demais, não o vi, o carro fugiu não sei porque, etc etc....
 

Joao_P

Active Member
Ontem fiz volta pequena aqui por perto e numa estrada com pouquíssimo movimento ia levar duas vezes com carros em contramão a ultrapassar em sitios com linha contínua. Cada vez que pego na bicicleta a semana fico com a sensação que me vai acontecer alguma coisa!
Ja repararam no meio disto tudo os níveis de stress de quem esta ao volante??atitudes super agressivas, quem nunca ficou com a sensação que os apertos e as razias sao intencionais??
Isso e a praga dos telemóveis ao volante, os wattsapps e facebook enquanto se conduz e quando dão conta do ciclista ja estão em cima dele.
Enfim... Bem dizem os meus amigos do BTT domingueiro para fugir da estrada e começo a dar lhes razão!
 

RTC

Moderador
Staff member
uso a flare RT da Bontrager especifica para dia , não sei se tem algum efeito mas sinto mais seguro qd a uso
Também uso sempre que saio e acho que é um acessório essencial para quem anda na estrada. Já tive oportunidade de conduzir e pedalar atrás de quem também usa a luz e mesmo a distância considerável, o flash do day-light capta a atenção. Chego a achar impressionante como é que um aparelho tão pequeno pode emanar uma luz tão forte a mais de 500m de distância, como estivesse mesmo à frente de nós.
Pouco pode significar muito!
 

joseruivo

Well-Known Member
Quando quiserem parar com esta guerra civil é só atacar 2 coisas: velocidade excessiva e distrações ao volante (sendo o telemóvel a maior).

Enquanto os ofensores não ficarem sem carta durante muito tempo e os homicidas não forem para a cadeia, vai continuar. Vamos ver a acontece alguma coisa à mulher que recentemente levou à frente uma série de peregrinos em direção a Fátima...
 

JBG

Well-Known Member
Também uso sempre que saio e acho que é um acessório essencial para quem anda na estrada. Já tive oportunidade de conduzir e pedalar atrás de quem também usa a luz e mesmo a distância considerável, o flash do day-light capta a atenção. Chego a achar impressionante como é que um aparelho tão pequeno pode emanar uma luz tão forte a mais de 500m de distância, como estivesse mesmo à frente de nós.
Pouco pode significar muito!

A luz ajuda, mas não chega. Primeiro, a maior parte dos condutores vai a fazer tudo menos conduzir. Uma boa parte deles simplesmente não respeita. Não é por não verem, simplesmente não há respeito, não querem saber!

Nós ciclistas temos que ter uma atitude defensiva e esperar sempre o pior, não fiar se temos prioridade e atenção máxima ao transito!

Enquanto não houver responsabilização efectiva dos prevaricadores nada mudará.
 

h_orvalho

Active Member
A luz ajuda, mas não chega. Primeiro, a maior parte dos condutores vai a fazer tudo menos conduzir. Uma boa parte deles simplesmente não respeita. Não é por não verem, simplesmente não há respeito, não querem saber!

Nós ciclistas temos que ter uma atitude defensiva e esperar sempre o pior, não fiar se temos prioridade e atenção máxima ao transito!

Enquanto não houver responsabilização efectiva dos prevaricadores nada mudará.
concordo em parte, quem quer fazer uma razia vai fazer à mesma !

mas os que vãos distraídos na conversa/telefone, etc ajuda e muito .
A luz em questão tem mesmo muita visibilidade de dia , dá bastante nas vistas é impossível não ser visto
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
Thanks!! nao estava a espera que fosse tao caro!! 53€ + portes!!
vai ficar para uma proxima compra...

Já há algum tempo mandei vir esta:
https://pt.aliexpress.com/item/GACI...792.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3da2b90a3jvNG6

A flare tem 65 lumens, esta tem 60, uma diferença mínima, e com 3 níveis de intensidade, e garanto, mesmo de dia, não há como não a ver no nível máximo, acho k mesmo de dia, nunca andei com ela no máximo, o médio é mais que suficiente e dura mais tempo a bateria.
Comparativamente, uma com a outra, não conheço a flare nem como funciona ou duração da bateria, mas os tempos desta não são diferentes dos anunciados. No meu caso enganei-me e mandei vir a que tem sensor de luminosidade, o que para quem quer que pisque de dia, não dá muito jeito, então tive de abrir e tapar o sensor :D e passou a dar de dia. Tem também sensor de movimento, se detectar que está parado, pára de piscar.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Há quem defenda que a luz tem um efeito contrário ao pretendido na medida em que o condutor fixa o olhar na luz e acaba por ir (inconscientemente quero acreditar) direito a esse ponto, um pouco como aquele fenómeno de irmos para onde estamos a olhar...
 
Top