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ACP quer seguro obrigatório para bicicletas

m84

Member
Tenho o seguro da FPC como individual, 30€ por ano, desconto em provas, porque o seguro já o tenho, responsabilidade civil e acidentes pessoais, seja em prova ou treino. dá sempre jeito se um dia cometes um erro e bates num mercedes e tiveres que lhe pagar uma porta, por ex.. melhor de tudo , sem franquias.

Nem mais!
Também fiz pela 1a vez este ano o da FPC (já tinha tido em anos uma da Liberty) porque acho bem e sensato.
E como exemplo, ainda há umas semanas com piso molhado ia a manter um certo ritmo em estrada (que nem era muito rápido) quando um carro que tinha o semaforo verde ainda não tinha arrancado e eu calculei mal a distancia (o que ele ia arrancar a tempo) e ao travar derrapei, de lado, mas consegui evitar que lhe batesse por cms...
Resumindo, não é preciso muito para um seguro ajudar a aliviar dores de cabeça (e outras!).

Abr
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
E como exemplo, ainda há umas semanas com piso molhado ia a manter um certo ritmo em estrada (que nem era muito rápido) quando um carro que tinha o semaforo verde ainda não tinha arrancado e eu calculei mal a distancia (o que ele ia arrancar a tempo) e ao travar derrapei, de lado, mas consegui evitar que lhe batesse por cms...
Abr
Por isso é que eu acho que as pessoas deviam fazer seguro, dai até eu achar que elas devem de ser obrigadas a fazer ainda vai um pouco
 
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vhugocosta

Well-Known Member
essa é a conversa típica que os automobilistas usam....até estranho alguém aqui ter essa opinião!!!

ou seja..pra ter o direito de andar na estrada de bike tenho de ter os mesmos "deveres": seguro, "carta condução", matrícula inspeçção periódica etc etc....

Numa perspectiva generalista, concordo que assim seja! Não estou a ver qual é estanheza....é assim tão descabido?? Agora, esses "deveres" devem ser adaptados ao veiculo/condutor e utilização. Se reparares é assim que acontece com os demais veiculos, motas, automóveis ligeiros, pesados, tratores, etc., cada um tem os seus "deveres" especificos como dizes.

Mas olhemos para os exemplos:

- Inspeção periódica: no caso especifico das bicicletas, não faz sentido, nem vejo qualquer tipo de utilidade, tal como acontece nas motas, embora aqui o assunto é mais discutivel, se calhar nas de menor cilindrada não é importante, mas nas restantes...mas isso não importa muito.

- Matricula: a matricula ou a matriculação não deixa de ser um registo, não quero dizer que vamos andar com uma matricula na bicicleta ou o que seja, mas sermos aconselhados a fazer um registo de forma facultativa, ou até mesmo em vez de registarmos as bicicletas registamo-nos como ciclistas, que tal?? Havendo registos, passam haver números, estatisticas, e isso tem um peso grande ao nivel do poder central e reformas e/ou ações direcionadas ao nível da melhoria da infra estrutura e prevenção. De momento nós ciclistas só aparecemos nas estatisticas dos acidentes; se perguntares quantos somos, como usamos a bicicleta, quando, etc ninguém te consegue apresentar dados fiáveis e realistas.

Para além disso pode ter uma aplicabilidade em outros campo como por exemplo os furtos, roubos, etc.

- Carta de condução: tens noção que nem toda a gente que anda de bicicleta tem carta e/ou conhece as regras, certo?? Pegando no exemplo dos carros, mesmo com carta tirada (ou "comprada") vê-se cada coisa, imagina se não fosse preciso tirar carta. No caso das bicicletas bastaria uma ação de formação, que podia ser perfeitamente integrada no plano escolar, algo que já acontece am algumas autarquias do nosso pais por iniciativa própria. Quem já tem carta, tem carta...

E então, desta forma ainda te parece tudo assim tão estranho?
 

Rapido

Well-Known Member
Fiz seguro recentemente 26 euros, e psicologicamente sinto-me mais descansado no caso de EU cometer um erro.

Quanto à postura dos outros.....seguro e capacete claro que nao vão resolver absolutamente nada.
 

Francisco Costa

Well-Known Member
Fiz seguro recentemente 26 euros, e psicologicamente sinto-me mais descansado no caso de EU cometer um erro.

Quanto à postura dos outros.....seguro e capacete claro que nao vão resolver absolutamente nada.

O capacete pode não resolver as asneiras dos outros, mas certamente poderá evitar consequências bem graves.
 

FSilva

Well-Known Member
Fiz seguro recentemente 26 euros, e psicologicamente sinto-me mais descansado no caso de EU cometer um erro.

Quanto à postura dos outros.....seguro e capacete claro que nao vão resolver absolutamente nada.
Completamente de acordo.
Acho que é mesmo para que nós nos sintamos protegidos em caso de errarmos.
Agora quanto aos outros nada podemos fazer e não há nada que vá valer
 

Bruso

Well-Known Member
Numa perspectiva generalista, concordo que assim seja! Não estou a ver qual é estanheza....é assim tão descabido?? Agora, esses "deveres" devem ser adaptados ao veiculo/condutor e utilização. Se reparares é assim que acontece com os demais veiculos, motas, automóveis ligeiros, pesados, tratores, etc., cada um tem os seus "deveres" especificos como dizes.

Mas olhemos para os exemplos:

- Inspeção periódica: no caso especifico das bicicletas, não faz sentido, nem vejo qualquer tipo de utilidade, tal como acontece nas motas, embora aqui o assunto é mais discutivel, se calhar nas de menor cilindrada não é importante, mas nas restantes...mas isso não importa muito.

- Matricula: a matricula ou a matriculação não deixa de ser um registo, não quero dizer que vamos andar com uma matricula na bicicleta ou o que seja, mas sermos aconselhados a fazer um registo de forma facultativa, ou até mesmo em vez de registarmos as bicicletas registamo-nos como ciclistas, que tal?? Havendo registos, passam haver números, estatisticas, e isso tem um peso grande ao nivel do poder central e reformas e/ou ações direcionadas ao nível da melhoria da infra estrutura e prevenção. De momento nós ciclistas só aparecemos nas estatisticas dos acidentes; se perguntares quantos somos, como usamos a bicicleta, quando, etc ninguém te consegue apresentar dados fiáveis e realistas.

Para além disso pode ter uma aplicabilidade em outros campo como por exemplo os furtos, roubos, etc.

- Carta de condução: tens noção que nem toda a gente que anda de bicicleta tem carta e/ou conhece as regras, certo?? Pegando no exemplo dos carros, mesmo com carta tirada (ou "comprada") vê-se cada coisa, imagina se não fosse preciso tirar carta. No caso das bicicletas bastaria uma ação de formação, que podia ser perfeitamente integrada no plano escolar, algo que já acontece am algumas autarquias do nosso pais por iniciativa própria. Quem já tem carta, tem carta...

E então, desta forma ainda te parece tudo assim tão estranho?

O código é uma matéria que faria todo o sentido fazer parte do currículo escolar mas como sempre o nosso ministério da educação anda a pescar.
Quanto ao registo dos ciclistas, é da responsabilidade da Federação tomar iniciativa. Nem que fosse criar apenas um modo de filiação gratuita em que fazia um levantamento desse tipo de formação.
 

Gandartista

Well-Known Member
Limitar e criar entraves/obrigatoriedades ao uso da bicicleta não é o caminho....esse é o caminho que os lobbys do automóvel pretendem!!
Não se deve confundir o "andar de bicicleta" com mobilidade urbana...isto é um tema que tem muito pano para mangas....

uma opinião que compartilho:

"Porque é que os ciclistas não precisam de título de condução se necessitam obrigatoriamente de saber o código da estrada?
O título de condução tem como objetivo principal a segurança de todos os utentes da via, sensibilizando o automobilista para que tenha uma condução segura e respeitosa. Ora, cada veículo tem especificidades diferentes, considerando velocidade, potência e peso médios de cada um que se repercutem em perigosidades muito distintas em caso de infração ou acidente. Assim se explica que um peão também precisa de saber o Código de Estrada, não sendo no entanto obrigado a ter título de condução. Aliás, qualquer cidadão maior de idade precisa de saber as leis do seu país, é um princípio de cidadania. A licença de condução de bicicleta seria uma obrigação inédita na Europa!”
 

Bruso

Well-Known Member
@Gandartista concordo totalmente com essa citação. Mas tens de ter em conta que o código de estrada é apenas ensinado a quem pretende a carta de condução. Existe muitas pessoas que não tem carta e que não têm a minima noção do significado dos sinais e regras de trânsito. Ora, enquanto são peões não ha problema, porque tal como o Hugo Costa referiu, estes têm uma via exclusiva de circulação. Mas quando passam a ser ciclistas, passam a utilizar uma via partilhada com viaturas motorizadas e aí torna-se deveras importante conhecer o código de estrada.
Mas volto a salientar que aqui a responsabilidade não está nos ciclistas, está sim no governo que devia colocar o código de estrada no currículo escolar. São este tipo de medidas que melhoram a relação entre os utilizadores da vias de transporte mas que não são tomadas porque não ganham eleições. Porque os governos querem é medidas com efeito imediato e mediáticas tal como gastar 500 mil euros numa ciclovia sobre a segunda circular etc etc.
 

consciouness

Active Member
O que esse incauto desse presidente do ACP, quer é atirar poeira para os olhos das pessoas.
Raramente um ciclista causa danos num automóvel, já o contrário, muitas vezes dá em morte do ciclista, por condutores que muitas vezes vão ao telemóvel. Como se um seguro para o ciclista fosse evitar atropelamentos por automobilistas....
 

Bruso

Well-Known Member
Este Carlos Barbosa é um ignorante que só quer defender os interesses próprios.
Esta notícia já é antiga mas há bem pouco tempo ele voltou a afirmar algo semelhante.
 

Gandartista

Well-Known Member

Bruso

Well-Known Member
Atenção que eu não estou a dizer que devia ser obrigatório.
responsabilidade não está nos ciclistas, está sim no governo que devia colocar o código de estrada no currículo escolar.

Aí está um dos grande problemas atuais. Achas que isso vai resolver? Não vai porque não há assim tanto polícia para vigiar as estradas.
 

sickflick

Well-Known Member
Nada a ver com Seguros mas.... TU TAMBEM SKY ? o_O Argggggghh
Ainda bem que eles foram educados depois do condutor da sky o ter sido :eek:

Red Light Green Light


DarkStar BOSS idieeetttttttttt

 

vhugocosta

Well-Known Member
Limitar e criar entraves/obrigatoriedades ao uso da bicicleta não é o caminho....esse é o caminho que os lobbys do automóvel pretendem!!
Não se deve confundir o "andar de bicicleta" com mobilidade urbana...isto é um tema que tem muito pano para mangas....

uma opinião que compartilho:

"Porque é que os ciclistas não precisam de título de condução se necessitam obrigatoriamente de saber o código da estrada?
O título de condução tem como objetivo principal a segurança de todos os utentes da via, sensibilizando o automobilista para que tenha uma condução segura e respeitosa. Ora, cada veículo tem especificidades diferentes, considerando velocidade, potência e peso médios de cada um que se repercutem em perigosidades muito distintas em caso de infração ou acidente. Assim se explica que um peão também precisa de saber o Código de Estrada, não sendo no entanto obrigado a ter título de condução. Aliás, qualquer cidadão maior de idade precisa de saber as leis do seu país, é um princípio de cidadania. A licença de condução de bicicleta seria uma obrigação inédita na Europa!”

Já agora, como é que fazes a distinção entre "andar de bicicleta" e "mobilidade urbana"? eu percebo o que queres dizer, mas na pratica e para o objeto do que estamos a discutir não consigo criar uma definição para cada uma das situações. Vais então criar regras para uns e para outros não?

Gostava de saber no papel de legislador como o farias?

Mais, visto dessa forma o mesmo se podia aplicar aos restantes veiculos, certo? Eu sairia benefeciado, senão repara: Eu tenho carta á vários anos, já cheguei a fazer 50.000k por ano, e atualmente o meu carro está parado na garagem, nem seguro tem porque simplesmente não ando ele portanto não renovei, venho trabalhar de transporte públicos combinados com a bicicleta, sendo que só conduzo ao fim de semana no carro da minha mulher. Então á semelhança do que referes, eu só "ando de carro" ... percebes o que quero dizer?
 

Gandartista

Well-Known Member
como legislador em termos das "obrigatoriedades" deixava estar como está!!! era isso que queria dizer.....completamente ridículo quererem seguros/carta condução/IUC´s e afins para bicicletas...
 
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