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Recent content by portellini

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    As alterações ao código da estrada e a nossa falta de civismo

    Bom dia a todos, a quem interessar - e não pretendo ensinar nada a ninguém, é apenas info que acho útil e que uso no meu dia-a-dia enquanto ciclista, eu costumo seguir três princípios; a) um documento de identificação caducado só te identifica se o agente de autoridade tiver muito boa vontade...
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    As alterações ao código da estrada e a nossa falta de civismo

    Helio69., em parte concordo com o teu desabafo. No entanto não posso deixar de verificar um grande desconhecimento da Lei. É devido a situações como estas que existe a ressalva legal "e não causarem perigo ou embaraço para o trânsito". Para condutores cuidadosos e cumpridores, a falta de...
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    Selin Brooks e os outros

    Eu uso um Brooks B17 na minha bicicleta urbana. Desaconselho selins mais baratos de pele porque a experiência de pessoas que conheço com selins de pele (BLB, por exemplo), é muito má. Subscrevo no essencial os compentários do gonpalco sobre o peso e os inconvenientes da chuva. Nunca me...
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    Diferenças entre gamas Shimano

    Caros, Estou a pensar trocar de bicicleta, principalmente porque o quadro que actualmente tenho é demasiado grande para a minha altura. Embora já tenha melhorado a posição com um avanço de 60mm, o quadro é ainda grande para mim. O meu tamanho, pelo que tenho visto anda entre o 48 e o 51...
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    Papéis para o chão

    Caros, Nas voltas que faço ao fim-de-semana tenho observado com tristeza o facto de muito ciclistas deitarem papéis para o chão. E não vejo só "míúdos" a fazê-lo, mas também companheiros de mais idade, que eventualmente deveriam dar o exemplo. Já abordei alguns companheiros de estrada e já...
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    Discussão de trânsito por circular a par

    Desconheço os agente da autoridade estão sujeitos a algum tipo de curso de atualização - e se estarão por ocasião da entrada em vigor deste novo CE em 01/01/2014. Contudo, é da maior importância para os ciclistas que os agentes estejam a par das mais recentes alterações. Existem uma série de...
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    Fui atropelado!!

    Jpacheco, tal como se passa com os automóveis, o seguro mais obrigatório e mais comum é contra terceiros. Assim sendo, mesmo que um ciclista não tenha seguro, se for abalroado, deve ser ressarcido de todos os danos em que incorra em consequência do acidente. O art. 11.º, n.º 2 do da Lei do...
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    Fui atropelado!!

    Caro DanielPascoal Não há qualquer obrigatoriedade de seguro nem - que se saiba - há qualquer projecto ou proposta de lei nesse sentido. É verdade que as bicicletas são veículos que circulam no trânsito e que podem por isso causar danos. No entanto, à semelhança do que acontece com outros...
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    Discussão de trânsito por circular a par

    Caro Cannondale_27, Quaisquer ultrapassagens (e já agora, quaisquer manobras) devem ser feitas sem gerar perigo para qualquer utente da via. A partir de 01/01/2014, esta obrigação passa a ser mais acentuada quando os veículos automóveis/motorizados partilhem a via para os utilizadores...
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    Discussão de trânsito por circular a par

    Bom dia a todos, Estive no FestivalBike em Santarém no dia 19/10 a fazer uma conferência sobre as alterações ao Código da Estrada. Na qualidade de profissional da área do direito, juntamente com outros quadros da FPCUB, fizemos uma apresentação e apreciação da lei (que já foi publicada) que...
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    Festival Bike 2013

    Pratoni, claro que existe esse dever de aguardar a distância de segurança, até porque resulta expressamente do CE. Se a paragem se verificar de forma propositada para "ganhar uma porta de trás nova", obviamente, é possível argumentar o contrário. Num caso desses, sem dúvida que estamos...
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    Festival Bike 2013

    Morg, Não há problema nenhum. Fico contente por poder ajudar os companheiros da estrada. Em reposta à tua questão, a prova da culpa é sempre necessária. A questão é que normalmente, se os casos de sinistros são resolvidos entre seguradoras, não é preciso fazer a prova da culpa, porque estas...
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    Festival Bike 2013

    É necessário fazer essa prova. Contudo, como normalmente isso só é conseguido em acção judicial (porque as seguradoras podem não ficar sensibilizadas para os argumentos na fase pré-judicial). Se uma viatura estiver parada, com a devida sinalização (o triângulo correctamente posto), a culpa é...
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    Festival Bike 2013

    Caro kalinas, Sem me pronunciar sobre os contornos específicos do caso, porque não há informação suficiente, a circulação da berma é, à luz do Código da Estrada ainda em vigor (o novo só entra em vigor em 01/01/2014), ilegal e punível com contraordenação. Dispõe o art. 17.º do Código da...
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    Festival Bike 2013

    Boa tarde, Não faço ideia quanto tempo dura, mas não será certamente longa. Deve focar-te nas alterações essenciais. Um abraço, Pedro Portela.
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