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Triban RC520 | Ajuda com tamanho/postura

joseruivo

Well-Known Member
O que é que se aplica? É isso que não estou a perceber na tua pergunta.
Sem andarem em contra relógio, também usam essa postura? Ou numa etapa normal andam com o joelho mais atrás do que no dia seguinte quando fazem contra relógio?
 

bullspot

Well-Known Member
Pronto, vou experimentar da próxima vez que fizer rolo - é mais fácil andar com o selim para trás e diante do que num passeio na rua.
Eu sinto que em subidas mais difíceis tenho mais força se me chegar mais para a frente no selim, mas fico sempre na dúvida se não estarei a dar cabo dos joelhos - há de haver um ponto a partir do qual seja demais...
O que sentias que te fez mandar o fio de prumo às urtigas? E como determinaste "já chega"?
Não vais dar cabo dos joelhos só por teres os mesmos avançados em relação aos pedais, simplesmente podes é perder alguma eficiência na transferência de potência ao pedal. A técnica do fio de prumo parte do pressuposto que o pico de força aplicada ao pedal ocorre aproximadamente naquela posição do crank (onde entra também a força da gravidade), isto para uma posição "normal". Numa posição mais "aero" em que o tronco vai mais deitado e o ângulo com a perna é mais fechado, já não vais conseguir aplicar o máximo de força ao pedal no mesmo ângulo de crank, logo o teu joelho pode perfeitamente estar mais avançado (que é o que acontece nas bicicletas de TT).

No meu caso tenho alguma desproporcionalidade entre tronco e pernas (tronco curto, pernas compridas), o que pela técnica do fio de prumo acabava por me obrigar a colocar o selim com o recúo máximo mas depois sentia-me sempre esticado para chegar às manetes (mesmo com redução de avanço). Percebendo que não tinha outra solução senão avançar o selim, comecei a orientar-me pelo teste do equilíbrio para definir a melhor posição e o que é facto é que resulta. Acabo por conseguir encontrar um bom compromisso de conforto sem notar perda de eficiência na pedalada (embora seja uma percepção meramente subjectiva). O "já chega" determina-se quando não sentes o corpo a querer cair para a frente, mantendo algum apoio nos braços (não é suposto ficar de tal forma leve ao ponto de sentir que "nem precisas de agarrar o guiador").
 

Carolina

Well-Known Member
Sem andarem em contra relógio, também usam essa postura? Ou numa etapa normal andam com o joelho mais atrás do que no dia seguinte quando fazem contra relógio?

A posição numa bicicleta de estrada é diferente da posição no contra-relógio. Alguns talvez continuem a utilizar o joelho mais para frente, mas diria que a maioria não. O Asgreen tinha o selim todo chegado à frente durante a Flandres, por exemplo.

Mas acho que a inclinação do seat tube nas bikes de TT também é diferente, provocando esse avanço do joelho.
 

halopes

Member
Malta, lá troquei o avanço por um de 80 graças à generosidade de um companheiro do fórum e a posição parece-me agora muito mais confortável, e sem dores. Talvez um nadinha mais instável ao nível do guiador, mas nada de especial.

Já agora, caso ajude alguém no futuro, posso dizer que estou bastante satisfeito com a bicicleta. Estava um pouco relutante em relação à Triban (tenho por vezes usado uma Triban flat bar com a geometria anterior) e o meu orçamento era bastante mais folgado mas estando quase tudo esgotado acho que fiquei muito bem servido com esta para a iniciação à estrada. Noto também clara diferença entre o grupo 105 e o Sora, questão tanto por aí debatida.

Agora, é pedalar.

Muito obrigado a todos.
 

joseruivo

Well-Known Member
Malta, lá troquei o avanço por um de 80 graças à generosidade de um companheiro do fórum e a posição parece-me agora muito mais confortável, e sem dores. Talvez um nadinha mais instável ao nível do guiador, mas nada de especial.
É uma questão de hábito. Eu até gosto de avanços curtos, acho mais fácil levar a bici para onde eu quero.

Noto também clara diferença entre o grupo 105 e o Sora, questão tanto por aí debatida.
É como passar de um carro de 4 velocidades para um de 6...Com aumento de uma velocidade, de 9 para 10, talvez não se note muita diferença, agora de 9 para 11 tem de se notar, ou então a indústria andava toda enganada há anos...
 

cconst

Well-Known Member
É como passar de um carro de 4 velocidades para um de 6...Com aumento de uma velocidade, de 9 para 10, talvez não se note muita diferença, agora de 9 para 11 tem de se notar, ou então a indústria andava toda enganada há anos...

Eu também passei de sora (9v) para 105 (11v) e onde notei mais foi na suavidade e precisão na utilização, não tanto por ter mais carretos atrás.
 

newb

Well-Known Member
Malta, lá troquei o avanço por um de 80 graças à generosidade de um companheiro do fórum e a posição parece-me agora muito mais confortável, e sem dores. Talvez um nadinha mais instável ao nível do guiador, mas nada de especial.

Já agora, caso ajude alguém no futuro, posso dizer que estou bastante satisfeito com a bicicleta. Estava um pouco relutante em relação à Triban (tenho por vezes usado uma Triban flat bar com a geometria anterior) e o meu orçamento era bastante mais folgado mas estando quase tudo esgotado acho que fiquei muito bem servido com esta para a iniciação à estrada. Noto também clara diferença entre o grupo 105 e o Sora, questão tanto por aí debatida.

Agora, é pedalar.

Muito obrigado a todos.
Tenho o mesmo tamanho e EP que tu, o meu é de 90 e foi trocado ( tinha 120) talvez um dia experimente de 80. Mas not sure, mas entendo que fique mesmo no ponto assim. Boa pedaladas.
 

halopes

Member
Tenho o mesmo tamanho e EP que tu, o meu é de 90 e foi trocado ( tinha 120) talvez um dia experimente de 80. Mas not sure, mas entendo que fique mesmo no ponto assim. Boa pedaladas.
Também numa Triban RC520? Tamanho M que tinha avanço de 120?!

Eu com o de 80 estou bem. Não pude experimentar o de 90 mas custa-me acreditar que ficasse melhor com 90. Mas imagino que o hábito e treino/flexibilidade possam compensar essa pequena diferença.
 

newb

Well-Known Member
Também numa Triban RC520? Tamanho M que tinha avanço de 120?!

Eu com o de 80 estou bem. Não pude experimentar o de 90 mas custa-me acreditar que ficasse melhor com 90. Mas imagino que o hábito e treino/flexibilidade possam compensar essa pequena diferença.
Numa vanrysel. Tenho de 90, mas as vezes talvez esteja esticado, mas fica dificil de descobrir porque tb nao tenho referencias. Mas a descer está bem, a subir é que não sei ao certo. Tinha porque o ex- dono trocou, de fábrica vem com 100.
90 apanhei usado aqui no olx... mesmo agora estão esgotados na decatlon, so noutras lojas por €20 minimo. Eu falei disso na minha thread o 80 é mesmo ideal, é isso e agora confirmei com a tua thread.
:)
 

newb

Well-Known Member
A Van Rysel terá uma geometria mais desportiva que a Triban, com reach ligeiramente maior se não estou enganado.
Sim é capaz, mas pronto. Um dia experimento , mas este está ok. Como já disseram aqui e já li \ vi noutros locais a decatlon tem tamanho grandes a +.
 

freisneto

New Member
Boa tarde a todos.
Também estou interessado em comprar uma RC 520! Mas tendo em conta o stock só mesmo por encomenda online...
Por essa razão estou na dúvida qual o tamanho a pedir. Eu tenho 1,76m e cavalo 82cm.
Qual o tamanho aconselham? A minha de BTT é um M e ando tranquilo mas julgo que para estrada devo ter mais atenção devido à postura e por isso estou inclinado a não ir de cabeça para um M.

Obrigado
 

halopes

Member
Pois, decisão complicada. Eu com 1,76m (e 78cm de cavalo) estou bem com quadro M e avanço de 80. Se estaria melhor com um quadro S, só experimentando. Mas pelo que fui lendo, fiquei com a ideia de que a solução estaria mais do lado de se encurtar o avanço do que ir para o quadro tamanho abaixo.

Por acaso passei hoje na Decathlon de Alfragide e reparei que apesar de não haver stock de nada têm alguns modelos de exposição (o que não acontece nas lojas de Cascais, Sintra, etc). Talvez valha a pena espreitares...
 

freisneto

New Member
Pois, decisão complicada. Eu com 1,76m (e 78cm de cavalo) estou bem com quadro M e avanço de 80. Se estaria melhor com um quadro S, só experimentando. Mas pelo que fui lendo, fiquei com a ideia de que a solução estaria mais do lado de se encurtar o avanço do que ir para o quadro tamanho abaixo.

Por acaso passei hoje na Decathlon de Alfragide e reparei que apesar de não haver stock de nada têm alguns modelos de exposição (o que não acontece nas lojas de Cascais, Sintra, etc). Talvez valha a pena espreitares...

De acordo com o que tenho lido, parece que seria o S sem necessidade de mais alterações. Mas como tem experiencia própria queria ler a sua opinião!

Obrigado. Vou ver se encontro algo de exposição na Margem Sul.
 

tfernandes93

Well-Known Member
Pois, decisão complicada. Eu com 1,76m (e 78cm de cavalo) estou bem com quadro M e avanço de 80. Se estaria melhor com um quadro S, só experimentando. Mas pelo que fui lendo, fiquei com a ideia de que a solução estaria mais do lado de se encurtar o avanço do que ir para o quadro tamanho abaixo.

Por acaso passei hoje na Decathlon de Alfragide e reparei que apesar de não haver stock de nada têm alguns modelos de exposição (o que não acontece nas lojas de Cascais, Sintra, etc). Talvez valha a pena espreitares...
Tens exatamente a mesma medida que eu tanto em altura como de pernas...
Eu já andei com um avanço de 100 e um de 80. Com o de 100 o desconforto ao final de alguns kms chega a ser difícil de suportar, tanto a nível lombar como cervical... A partir do momento que mudei para avanço de 80mm essas dores não apareceram mais .
A única sensação que tenho que me faz pensar que a bicicleta devia ser mais pequena é que tenho de ter o selim puxado para a frente quase nos limites do carrinho ...
Mas isso é uma situação que vou ver daqui a 1 semana no bike fit que já agendei
 
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