• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Finalmente hora de fazer um sério upgrade!

JBG

Well-Known Member
Descarrilou, mas vai de encontro ao que digo desde que me inscrevi aqui.
Em nenhum tópico tentam ajudar as pessoas.
Aqui recomendaram ZERO bikes ao OP. Quando pus uma ou outra tentaram pisar-me, nunca sequer falaram das bikes, até sugeriram que já se ia gastar dinheiro e nem andar se sabe. Coisas completamente desnecessárias. Só tentativas de humilhar e shit tests... é assim que andam neste fórum. O op entrou a dizer que nao queria disco e ele é que sabe. Andam sempre a insultar indirectamente as pessoas numa tentativa de amedontrar e afastar. Comigo nao funciona e azio, outros abandonam o forum e modalidade. São os 2 resultados possíveis.

Isto é uma inverdade, eu próprio comentei sobre a Van Rysel 920 CF, sugerida por outro user e disse isto:

Só agora me apercebi que foi falada esta van diesel (https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-edr-920-cf-id_8529321.html)

Em termos de preço/qualidade é imbativel.

Ora vejamos:
1 - Travão direct mount dianteiro (podiam ser os 2, mas o da frente é o mais importante)
2 - Boas rodas com rolamentos cerâmicos (PVP 826€ na Bike24)
3 - Periféricos Deda Zero, quem conhece, sabe que é material de excelente qualidade.
4 - Selim FIZIK ANTARES R3, este modelo passa dos 100€, é material de qualidade!

Aquela bicicleta tem tudo do bom e do melhor, por aquele preço e com aquelas specs não sei onde arranjam melhor.


PS: Quem me conhece sabe bem que eu normalmente só recomendo o melhor, CUBE, mas neste caso reconheço que aquela Van Rysel tem um preço canhão! A estética não comento, vai do gosto de cada um.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
É pá, ainda não tinha metido aqui a minha foice
Ao fim ao cabo, com ou sem a bicicleta é praticamente a mesma, é uma questão de aproveitares a parte que te interessa
Eu sem discos nem entro muito na conversa porque começa a não ter discussão e daqui a nada nem essa hipótese se mete, pelo menos em novas, mas os defensores do sem, podem sempre compra uma usada que é tão boa como as outras
Vou aconselhar a Scott addict sem RC, aqui o sem é sem RC e não sem discos
Menos dinheiro e a mesma quantidade de material ou até talvez mais, tens as Btwin, da Decathlon ou o que lhe queiram chamar, mas agora e se fosse eu, o mais certo era não comprar nada ou comprar o que existe
Porque estar a dizer compra A, B, D, M, é um pouco como chover no molhado, não há para entrega, há mas não é o tamanho certo, tem discos, não tem a cor certa ou só entregam para o próximo ano

Isto do estarem aqui para humilhar, ummmmmm, não acredito muito, mas sabes que aqui é mais ou menos como com os clubes, disseram que era bom, eu comprei é bom, tu compra que é bom
Raramente vais ler aqui que, disseram que é bom, é caro, mas não vale um pico com cedilha

Hoje vou deixar a preto para não se sentirem humilhados
 

bullspot

Well-Known Member
Sobre a Van Rysel, a capacidade da Decathlon em lançar produtos de topo a preços competitivos já não é propriamente novidade.
De facto fico pasmado como é que conseguem incluir umas rodas dessas nesse patamar de preço o_O Ou são um modelo exclusivo para a decathlon com alguma alteração em relação às originais ou então não sei...

O único reparo que faço a essa bicicleta é a estúpida insistência da decathlon em andamentos 52/36 + 11/28, sobretudo num modelo de endurance. Eu tenho esses andamentos, já pedalo há mais de dois anos numa zona com poucas subidas e mesmo assim acho um absurdo para a maioria dos praticantes que compra estas bikes (sim, porque normalmente os "cavalos" já com algum andamento não compram Van Rysel...). Para quê 52 se depois é raro usar os últimos 3 ou 4 pinhões e passo a maior parte do tempo em cross-chain? :rolleyes:
 

petrix

Well-Known Member
Em jeito de conclusão do offtopic... da minha parte estejam descansados que não comento mais nenhum tópico em relação a disco e já agora nem GPS...:p... já estou cansado de me chatear...:(... só vou usar o tópico "Uma foto da tua volta"... :p
Boas pedaladas... :)
 

elchocollat

Well-Known Member
Em jeito de conclusão do offtopic... da minha parte estejam descansados que não comento mais nenhum tópico em relação a disco e já agora nem GPS...:p... já estou cansado de me chatear...:(... só vou usar o tópico "Uma foto da tua volta"... :p
Boas pedaladas... :)
Não faças isso.
Sabes que não é bem assim! :)
 

jcca

Well-Known Member
Descarrilou, mas vai de encontro ao que digo desde que me inscrevi aqui.
Em nenhum tópico tentam ajudar as pessoas.
Aqui recomendaram ZERO bikes ao OP. Quando pus uma ou outra tentaram pisar-me, nunca sequer falaram das bikes, até sugeriram que já se ia gastar dinheiro e nem andar se sabe. Coisas completamente desnecessárias. Só tentativas de humilhar e shit tests... é assim que andam neste fórum. O op entrou a dizer que nao queria disco e ele é que sabe. Andam sempre a insultar indirectamente as pessoas numa tentativa de amedontrar e afastar. Comigo nao funciona e azio, outros abandonam o forum e modalidade. São os 2 resultados possíveis.

Rapaz, Garoto, Homem o que tu achares correto,
Eu sou o gajo que no post 11 lhe pergunto se tem certeza que não quer disco, que se não quer disco quer 105, por 2500€ vai estar a comprar um quadro bem caro e lhe aconselho já que está contente com a marca que tem uma bicicleta da mesma marca dentro do preço que ele quer com especificações melhores que ele pede.
Das vezes que te respondi, tentei fazer ver-te que nem sempre as marcas das bicicletas significam que as mesmas são boas e comparei-te os modelos que tu estavas a ver e quais as diferenças entre eles e o porquê de custarem o mesmo mas umas serem mais interessantes que as outras, quase sempre as rodas mas tb alguns dos periféricos guiadores espigões e selins que tb fazem o conjunto da bicicleta e que não podes olhar só para as marcas.
Sobre o recomendar a ti, torna-se complicado pois tu qd falas de valores colocas sempre um intervalo de 1000€ Ex. este post e em seguida se alguém te diz que é melhor outra coisa ou que isso não se encontra tu desconversas e lembras-te que outra coisa, gostas da Giant, é uma marca conceituada é um dos maiores fabricantes do mundo senão o maior, compra porque gostas, não por ser a melhor, pois é muito bom nós podermos comprar e usar uma coisa que gostamos, que nos diz algo independentemente dos outros gostarem ou não, agora se perguntas o que achamos tens de aceitar que cada um pode achar o mesmo que tu ou diferente, depois de leres tomas tu a decisão em consciência, pois és tu que a tens de tomar e não o Brugesso da net que a toma por ti.
Sobre o pesquisares tudo na net e saberes de tudo pela net, o que te posso dizer é que podes fazer desde que percebes que nem sempre o que lês na net é informação fidedigna.
Sobre o Bullying - desculpa mas a tua afirmação não passa de uma palavra da moda, para mim Bullying é uma coisa grave e reiterada.
1º Não me serve a carapuça e até me ofende que o menciones.
2º O que se passou aqui qt mt a ti e a outros só vos faz pensarem um pouco e crescerem (sejam Rapazes, Garotos ou Homens).
Este tópico para mim está fechado, ao @GabKoost boa sorte para a compra.
 

elchocollat

Well-Known Member
Rapaz, Garoto, Homem o que tu achares correto,
Eu sou o gajo que no post 11 lhe pergunto se tem certeza que não quer disco, que se não quer disco quer 105, por 2500€ vai estar a comprar um quadro bem caro e lhe aconselho já que está contente com a marca que tem uma bicicleta da mesma marca dentro do preço que ele quer com especificações melhores que ele pede.
Das vezes que te respondi, tentei fazer ver-te que nem sempre as marcas das bicicletas significam que as mesmas são boas e comparei-te os modelos que tu estavas a ver e quais as diferenças entre eles e o porquê de custarem o mesmo mas umas serem mais interessantes que as outras, quase sempre as rodas mas tb alguns dos periféricos guiadores espigões e selins que tb fazem o conjunto da bicicleta e que não podes olhar só para as marcas.
Sobre o recomendar a ti, torna-se complicado pois tu qd falas de valores colocas sempre um intervalo de 1000€ Ex. este post e em seguida se alguém te diz que é melhor outra coisa ou que isso não se encontra tu desconversas e lembras-te que outra coisa, gostas da Giant, é uma marca conceituada é um dos maiores fabricantes do mundo senão o maior, compra porque gostas, não por ser a melhor, pois é muito bom nós podermos comprar e usar uma coisa que gostamos, que nos diz algo independentemente dos outros gostarem ou não, agora se perguntas o que achamos tens de aceitar que cada um pode achar o mesmo que tu ou diferente, depois de leres tomas tu a decisão em consciência, pois és tu que a tens de tomar e não o Brugesso da net que a toma por ti.
Sobre o pesquisares tudo na net e saberes de tudo pela net, o que te posso dizer é que podes fazer desde que percebes que nem sempre o que lês na net é informação fidedigna.
Sobre o Bullying - desculpa mas a tua afirmação não passa de uma palavra da moda, para mim Bullying é uma coisa grave e reiterada.
1º Não me serve a carapuça e até me ofende que o menciones.
2º O que se passou aqui qt mt a ti e a outros só vos faz pensarem um pouco e crescerem (sejam Rapazes, Garotos ou Homens).
Este tópico para mim está fechado, ao @GabKoost boa sorte para a compra.
Nunca fico desiludido com os seus posts.
Este é só mais um.
Não tenho qualquer problema em admitir assim desta maneira.
 

pamoreira

Well-Known Member
Quem é o op?

OP = Original Poster. O criador do tópico.

Uma vez que o offtopic já vai longo, e o propósito original deste tópico já se perdeu (e o tal OP já vai longe), que possa pelo menos servir outro propósito.

Na minha opinião, isto resolve-se com moderação:
  • Moderação da parte de quem vem responder ao pedido de quem abriu o tópico, e se centre no que realmente é pedido. O tópico descambou em discussões acessórias e a certo ponto até foi "sequestrado" (hijacked para quem gosta de terminologia em inglês) por um outro utilizador e já se só se falava das bicicletas que ele compraria (no meio das outras tais discussões acessórias). É fácil cair na tentação de fugir do tópico, mas pela mesma medida também é fácil fazer um pouco de esforço para nos restringirmos ao tema em discussão.
  • Moderação nas respostas que dão - por vezes é fácil transmitir agressividade/negatividade (em vários sentidos) na forma como se exprimem e nas respostas que dão. Umas vezes intencional, outras vezes apenas porque a mensagem saiu de forma errada e não era de todo a intenção.
  • Moderação na forma como se lê e interpreta o que alguém escreve. Por vezes não faria mal ler duas vezes antes de responder.
  • Moderação por parte dos moderadores - é esse o papel deles. Meter a malta na ordem quando as coisas começam a descambar. Eventualmente até parar a discussão quando mais nada de útil dali vai sair.
 

edununo

Well-Known Member
Eu sei que uma é endurance e a outra não é. Mas das reviews dizem que a race é super confortável e nem se nota diferença.
É isso 3k a 4k.
Eu vi sim várias. Algumas com 50\34 11 34 descarto, julgo que é desnecessário.
Tens alguma opinião da defy vs a tcr? Cenas que vi de reviews, agora so experimentando claro.
Descartas uma bike por ter 50/34 e cassete 11-34?
Qualquer loja de bikes, digna desse nome te troca isso.
Eu comprei a Defy que vinha com essa transmissão e na altura da compra ficou logo combinado trocar a cassete 11-34 por uma 11-32 de gama idêntica. E assim foi.
Paguei 2167 euros pela Defy quase full Ultegra (a única coisa não Ultegra era a Pedaleira) e com oferta de pedais e duas grades de bidão.
 

curioso

Active Member
Sobre a Van Rysel, a capacidade da Decathlon em lançar produtos de topo a preços competitivos já não é propriamente novidade.
De facto fico pasmado como é que conseguem incluir umas rodas dessas nesse patamar de preço o_O Ou são um modelo exclusivo para a decathlon com alguma alteração em relação às originais ou então não sei...

O único reparo que faço a essa bicicleta é a estúpida insistência da decathlon em andamentos 52/36 + 11/28, sobretudo num modelo de endurance. Eu tenho esses andamentos, já pedalo há mais de dois anos numa zona com poucas subidas e mesmo assim acho um absurdo para a maioria dos praticantes que compra estas bikes (sim, porque normalmente os "cavalos" já com algum andamento não compram Van Rysel...). Para quê 52 se depois é raro usar os últimos 3 ou 4 pinhões e passo a maior parte do tempo em cross-chain? :rolleyes:

A quantidade que eles compram conseguem fazer enormes pressão nos descontos que conseguem dos fornecedores. As rodas e os grupos são exatamente iguais aos de outras marcas que vendem bicicletas. O material de ciclismo tem uma discrepância entre o pvp e o valor de custo muito grande o que permite conseguirem fazer bicicletas ao preço que a dechatlon pratica.

Pessoalmente acho a biclcleta aqui comentada boa opção. Se rende menos que uma de primeira marca não sei, sei que um dos ciclista que está no grupo dos que andam mais do meu distrito usa uma exatamente igual a essa . De todas as comentadas a Bianchi com 105 é a que mais me regala, pelo menos o olho
Boas compras.

Levem o dialogo na desportiva e aproveitem que a vida nos permite pedalar.:cool:
 

GabKoost

Active Member
É um bom ponto de vista. É muita a diferença da que se faz nas manetes?

Uma coisa que me lembro nas bikes de btt é que sempre que tirava a roda para acertar com a posicao do disco nas maxilas era do pior. Era rara a vez que aquilo nao ficava a roçar.
Esse problema esta resolvido nestas bikes ou continua a ser um momento complicado?

Acho que o vídeo que o Froome meteu no canal dele o mês passado responde muito bem a isso. Aborda a opinião pessoal dele sobre os travões de disco. Para quem não quiser ver, ele diz que AINDA não está convencido apesar da maior eficiencia na travagem. Aponta para tal o potencial para problemas mecânicos, manutenção sempre mais complicada e frequentes problemas com ruídos e roçar. Acha que a tecnologia não está optimizada e que os pistões não funcionam sempre como deve ser pois deveriam retrair-se mais. Contido, menciona igualmente que é fútil nesta altura lutar contra isso.

Chris Reviews The Factor OSTRO VAM
 

GabKoost

Active Member
Tive a ler por alto. Não faz muito sentido comprar uma bike de €2500 em 2021 sem discos.
Não faz também sentido comprar a bike da decatlon por 2500€ ultegra.
Tem pouco ou nenhum valor de revenda.
O melhor julgo que é uma GIANT advanced tcr 1 disk pro ou a bike da swift carbon de 2500€ ultegra.

Obrigado pelas sugestões. Vou juntar à minha short list para analisar.
 

GabKoost

Active Member
Agora e a todos digo experimentem o que vão comprar como deve ser pois dp de gastar os euros é complicado e ele indo para o disco se for uma gama baixa arrisca-se a não melhorar mt comparando com o que tem e dp não há volta a dar.

Acho que quem vem de uma Triban 540 com 9.4kg de alumínio mediócre, com meio grupo 105 (nem os travões no são) e rodas Mavic Aksium dificilmente não iria melhorar consideravelmente com qualquer opção dada aqui pela malta! :D
 

GabKoost

Active Member
Eu só não sei é como é que o pessoal fala tanto por causa de mais 500 gramas/ 1kg. Como se estivesse toda a gente aqui em super forma física e essas 500 gramas fossem fazer diferença.

Eu não tenho travões de disco, mas se eventualmente comprar uma bicicleta nova, irei comprar com disco.

Julgo que 500 gramas ou 1kg são factores importantes.

Iniciei-me com uma bike de 650€ a pesar 9.4kg. Melhorei bastante e poupei ao longo de 3 anos para ter dinheiro para algo superior. 2500€ para mim é muito dinheiro. Não é toda a gente que consegue poupar este dinheiro ao longo de um ano.

Assim sendo, sabendo que o peso é efectivamente o principal parâmetro que influi na performance, como é que alguém pode honestamente desprezar 500gr ou 1kg na hora do investimento. Vindo de uma bike de 9.4kg quero, no mínimo, poupar 1kg. Acima disso, melhor.

Não é que alguém vá morrer por isso ou que eu vá ser o rei do meu quintal com esta diferenças mas a realidade é que se fosse comprar um carro, também teria atenção aos consumos. Se um carro consome mais 10% do que o outro este parâmetro é algo que não se despreza no momento da compra.

E depois, verdade seja dita, toda a gente que gosta de andar de bicicleta e tenha algum pingo de competitividade, gosta de deitar o olho aos segmentos do Strava e ao que os amigos fazem. É uma grande motivação, pelo menos para mim que até aos 30 e tal anos era uma pessoa sedentária, conseguir bater os tempos daqueles 2/3 amigos que estão ao nosso nível.

E chega a um ponto onde não convém perder mais peso (68kg - 1.80m) e se torna difícil competir com quem tem bikes com quase 2kg a menos, mais aero, melhores pontos de contacto, mais rígidas e mais eficientes em tudo o que fazem.

1kg ao fim de uma subida de 7km onde estás a dar o máximo representa MUITOS segundos. Ao fim de uma volta de 100kmh, os watts todos que foste dando a mais pesam-te nas pernas em relação aos outros.

Mais uma vez, tens razão ao dizer que ninguém morre ou ganha nada com isso. Mas ao mesmo tempo, algo tão influente como o peso no tempo e esforço não pode de modo nenhum ser desprezado para quem tem de invesir com cuidado.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Isto é tudo muito bonito no papel, mas na realidade a coisa poderá ser outra
Quantos gajos e gajas passaram por mim com bicicletas piores, com mais peso, com piores pneus, etc e tal, mas melhores pernas......... ui mangas deles e dela, quantas vezes eu passei por bicicletas com muitos zeros no preço e poucos números no peso, montanhas deles
Excluído o ego, que agora não interessa para a conversa, a mim não me adianta muito o tal meio kilo, é mais ou menos como o aquece ou arrefece, ou não me aquece nem arrefece, a subida das antenas aqui na Arrábida (serra) o meu melhor tempo foi quando o mecânico se enganou e afinou as mudanças com menos um carreto, em vez de 28, tive de presente uma subida com 25, isto numa bicicleta de menos de 8,5kg, já a fiz varias vezes com uma de mais de 10kg e bati o meu segundo melhor tempo, já nem falo a descer, isso então é um sorriso de orelha a orelha a passar por eles com grandes aviões, mas ai o que conta é o treino e as garras
Ao fim ao cabo, a maioria de nós dá umas voltinhas pelo bairro, com bicicletas quase anoréticas e com o condutor em excesso de peso, preocupa-se mais com 20 gramas no selim e menos com dez quilos na pança, de inverno não anda a chuva porque molha e estraga a menina, de verão não anda porque está muito sol e estraga o pneu, tenta fugir ás subidas quando anda sozinho e arranja desculpas quando vai acompanhado, preocupa-se com a aerodinâmica da bicicleta e depois anda em posição pouco aerodinâmica, quer o guiador com poucos espaçadores que fica bonito e depois é velos com as mãos o tempo todo quase junto ao avanço
Podia estar aqui quase o dia todo a mencionar coisas que o pessoal fala e depois faz ao contrario, mas a ideia não é essa

A maior parte das coisas que falamos aqui no quintal trazem benefícios, trazem e de certeza, podem é não trazer a quem compra a coisa

Claro que no meio desta coisa toda, está excluído, o porque gosto, porque posso, porque quero, etc e tal, aquelas merdices que fazemos mas não dizemos aos outros

Lembro-me de aqui á uns 3, 4 ou mais anos, é pouco importante para a conversa, ir a uma prova aqui na zona e era só aviões, era cada um que até fazia ventania, ui se fazia e o gajo que ganhou lavava uma bicicleta roda 26, travões de calços, suspensão a mola, de alumínio mesmo e possivelmente a bicicleta tinha mais anos que muitos dos que estavam no pelotão, prova muito rolante, com alguma areia, plana e que é muito concorrida pelos campeões aqui da zona e redondezas, por acaso das poucas provas que faço a Maratona em vez da meia maratona


No meu grupo de amigos fui quase o ultimo a aderir ao carbono e não era por isso que andava menos que os outros e para ser diferente, comprei uma com suspensão também a trás e com mais quase dois quilos que a anterior e continuei a andar mais do que os que andavam os que antes andavam menos e menos do que os que andavam mais

Como dizia o meu avô, se queres andar muito, treina muito, até nos carros é assim e não têm de dar ao pedal


Fica aqui uma historia para se entreterem em dia de pausa de trabalho para alguns
 

pamoreira

Well-Known Member
Julgo que 500 gramas ou 1kg são factores importantes.

Iniciei-me com uma bike de 650€ a pesar 9.4kg. Melhorei bastante e poupei ao longo de 3 anos para ter dinheiro para algo superior. 2500€ para mim é muito dinheiro. Não é toda a gente que consegue poupar este dinheiro ao longo de um ano.

Assim sendo, sabendo que o peso é efectivamente o principal parâmetro que influi na performance, como é que alguém pode honestamente desprezar 500gr ou 1kg na hora do investimento. Vindo de uma bike de 9.4kg quero, no mínimo, poupar 1kg. Acima disso, melhor.

Não é que alguém vá morrer por isso ou que eu vá ser o rei do meu quintal com esta diferenças mas a realidade é que se fosse comprar um carro, também teria atenção aos consumos. Se um carro consome mais 10% do que o outro este parâmetro é algo que não se despreza no momento da compra.

E depois, verdade seja dita, toda a gente que gosta de andar de bicicleta e tenha algum pingo de competitividade, gosta de deitar o olho aos segmentos do Strava e ao que os amigos fazem. É uma grande motivação, pelo menos para mim que até aos 30 e tal anos era uma pessoa sedentária, conseguir bater os tempos daqueles 2/3 amigos que estão ao nosso nível.

E chega a um ponto onde não convém perder mais peso (68kg - 1.80m) e se torna difícil competir com quem tem bikes com quase 2kg a menos, mais aero, melhores pontos de contacto, mais rígidas e mais eficientes em tudo o que fazem.

1kg ao fim de uma subida de 7km onde estás a dar o máximo representa MUITOS segundos. Ao fim de uma volta de 100kmh, os watts todos que foste dando a mais pesam-te nas pernas em relação aos outros.

Mais uma vez, tens razão ao dizer que ninguém morre ou ganha nada com isso. Mas ao mesmo tempo, algo tão influente como o peso no tempo e esforço não pode de modo nenhum ser desprezado para quem tem de invesir com cuidado.

Eu até gosto de bikes levezinhas, e dá-me um certo gosto optimizar esse aspeto. Mas no fundo, e para o meu nível, é mesmo por isso - por gosto. E porque posso financeiramente, que o levezinho sai muito caro.

500gr ou até 1kg numa bike não é desprezável, mas está longe de ser importante e não é de todo o principal parâmetro que influencia a performance. Se ela andasse sozinha até poderia representar 10-20% do peso total, mas como leva connosco (e restante equipamento) em cima só representa 1-2% na melhor das hipóteses.

Hoje em dia há tantos outros fatores mais determinantes para a performance global, que o peso - a menos que a diferença seja enorme - pouco influencia. E convém não esquecer que o peso é importante, mas quando se sobe e muito.

A geometria é fundamental, e por extensão o acerto da posição na bike. Vejo tantos casos em que a malta tem bikes com geometrias e/ou fits que não são de todos os melhores para eles. Até pode ser a mais leve do mundo, mas se não conseguir pedalar de forma eficiente e/ou confortável em cima dela...

A aerodinâmica é cada vez mais importante, porque começa a ser bem aplicada ao caso específico das bicicletas. Se nos meus trajetos não fizesse muito acumulado, preferia ter mais peso e uma bike mais aerodinâmica que ter 1kg a menos.

As rodas por si só são muito importantes, mas também os pneus/câmaras. Boas rodas, bons pneus, boas câmaras de ar e sobretudo a pressão correta (coisa que muito poucos, na minha opinião, acertam) fazem uma diferença enorme.

Em suma, levezinho é porreiro, mas não é tudo. Como fator de comparação/decisão entre bikes ou componentes que cumpram todos os outros critérios, pode ajudar a decidir, mas na minha opinião não deveria ser um critério fundamental. O problema é que muitas vezes não sabemos/conseguimos definir bem quais os critérios que nos são realmente importantes.

Basta olhar para o BTT, que é muito mais vanguardista como disciplina que o ciclismo de estrada. As bikes de BTT de topo estão cada vez mais pesadas - mas muito mais capazes e sobretudo mais rápidas.
 
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