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Vocês mudam muito...

fogueteiro

Active Member
... de mudança?

Há tempos foi "injuriado" por um amigo, ex-profissional e agora virado para o Downhill, que quase me batia por ter mudado de velocidade quando entramos numa subida.

Por norma eu faço bem utilização do investimento que fiz, e mudo de velocidades com frequência. Esse colega dizia-me que nós deveríamos andar o mais possivel na mesma velocidade, e só mudar em última necessidade.

Para ser mais correcto eu mudo mais conforme as forças vão desaparecendo, e sempre que possível mantenho o "meio carreto".

E vocês utilizam muito as mudanças?
 

zanzas

New Member
eu uso imenso as mudanças . . . o meu grande objectivo é manter 1 cadencia uniforme . . . logo se a rotação tá a baixar . . . baixo 1 mudança . . . se sobe a cadencia, ponho pesadas !

afinal de contas, as mudanças fizeram-se para se usarem, caso contrario andava numa single speed :p lol
 

tranquilo

Active Member
Por acaso mudo mesmo muito, estou habituado a tentar manter a cadência/esforço. Mas nesta última volta o kalinas bem me avisou para mudar menos e... acho que ele tem razão nem que seja para poupar a transmissão.
Abraço
 

SBRDYDY

Well-Known Member
O importante e manter uma energia despendida constante.
Ai o melhor seria o srm para medir a potencia.
Mas eu tento andar em progressÃo dependendo da subida para acabar sempre mais forte do que comeÇei.
O resto É tudo muito relativo.
 

Burning Dogma

New Member
Mudo bastante, também para manter a cadência +/- constante. Acho que é o normal, se fossemos usar o mesmo carreto em plano e nas subidas para que é que precisávamos de cassetes de 10v?
 

Fevereiro

Member
Obviamente que não poupo o desviador. cassetes com cada vez mais mudanças e a ideia era n mudar?
Ainda para mais gosto de manter uma cadencia elevadita.
 

rodd

New Member
Olá,

Também sou dos que usa bastante as mudanças... Tal como, alguns de vocês, prefiro manter uma cadência mais elevada e desta forma poupar um pouco as pernas... :)

Abraço,
Luís
 

super.byke

New Member
eu tento manter a cadência próximo das 95/100 rmp e como tal vou mudando as velocidades conforme necessário.
Em termos de desgaste, se andares 15.000 km no carreto 19 vais acabar por ter de mudar a cassete na mesma, pelo que diferença faz desgastar os restantes carretos????
Apenas tenho o cuidado de não andar com a corrente muito desalinhada (1º carreto (23) e prato grande, assim como último carreto (11) e prato pequeno e como o SBRDYDY diz, o ideial mesmo seria ter um medidor de potência, mas á falta de "aerios" usa-se a "sensação" de esforço...

epá gastem lá o material senão as lojas não fazem negócio :D
 
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super.byke

New Member
...Mas nesta última volta o kalinas bem me avisou para mudar menos...

hehe ele só disse isso porque ele tem um "motor" com uma cilindrada brutal... consegue subir com a mesma velocidade que rola :D
... bem vi como ele andava no Porto-Lisboa de 2010

um abraço pro kalinas :)
 

kalinas

New Member
boa noite a todos.
eu disse-te tranquilo para não temeres certas subidas que se está a vêr o fim e se nós começamos a tirar mudanças antes da subida iniciar perdemos muito tempo e mostramos que estamos com algum tipo de receio.só ponho aqui um exemplo.eu tenho uma subida que faço regularmente e se passar no prato de 34,só a consigo fazer a 20 kms e se começar confiante e no prato de 50 sem medos,a nossa mente adapta-se ao esforço e consigo subir a 25 kms.porque será???isto é a minha opinião.numa subida longa então sim cada um tém de procurar o seu ritmo e não pedalar muito pesado.
 

kalinas

New Member
tranquilo
se estás a vêr o fim da subida tens de levar a mudança até as pernas entrarem num esforço médio depois é que lhe tiras uma e quando faltar 20% da subida não lhe tiras mais nenhuma e pedalas de pé sem stress pois esses musculos estavam num esforço muito menor.isto não quer dizer que esta maneira de pedalar se adape-te a ti ou outro,apenas estamos a confrontar difrentes maneiras de andar.
 

tranquilo

Active Member
Exacto. Tenho é de ganhar um bocado de força nas canetas. Para a próxima vai sair melhor. Até porque reparei que ando a recuperar muito melhor. Pelo menos não fiquei empanado, apenas cansado o que é muito bom.
 

20fps

Member
E nos travões, travamo é só assim de vez em quando :)

Evidente que as mudanças são para se usarem de forma a a manter a cadencia. Quem não o faz faz mal.
 

fogueteiro

Active Member
Isto cada cabeça sua sentença, porque uns gostam de pedalar pesado e outros mais leves, uns assim outros assado... Há tempos li uma enciclopédia de ciclismo, e lá aconselhava entrarmos na subida com a mudança que sabemos que aguentaremos, e evitar mudar, tal como o meu colega disse.

Pessoalmente mudo muito, e não me excuso nada de mudar mais que uma duma vez só... sobretudo quando já vou cansado.
 
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