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Duvida na compra de um GPS

Velhadas

Well-Known Member
Ao nível de relógios e para quem faz Trail, a Suunto é muito forte e tem uma legião de fãs..

olha um aqui :cool:
acho a suunto muito superior a todas as outras principalmente a nivel de acabamentos. Os relógios são sólidos não tem aquela aparência plástica dos Garmin e dos Polar. Aliás eu uso o meu no dia a dia como relogio e smart watch
Sem falar que o barômetro da um jeito do caraças para alguem que gosta de fazer caminhadas na montanha num país com tempo tão instável como a Irlanda
 

Negoci8er

Well-Known Member
olha um aqui :cool:
acho a suunto muito superior a todas as outras principalmente a nivel de acabamentos. Os relógios são sólidos não tem aquela aparência plástica dos Garmin e dos Polar. Aliás eu uso o meu no dia a dia como relogio e smart watch
Sem falar que o barômetro da um jeito do caraças para alguem que gosta de fazer caminhadas na montanha num país com tempo tão instável como a Irlanda


Ehheeh
A Suunto é muito boa mas não podes comparar os acabamentos com todos os Garmin... :p
O meu velhinho Fénix 3 de plástico não tem nada (talvez o vidro), a bracelete é de silicone e o corpo de metal. ;)
As linhas Forerunner são mais plastificadas...
Ao nível do meu, apenas me queixo do barómetro que não é nada preciso...
Mas o Suunto é uma grande marca e o Kilian Jornet gosta muito! :cool:
 
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bullspot

Well-Known Member
Como em todas as marcas há muito para melhorar... Penso que por vezes deixam algumas funcionalidades para a edição seguinte por questões de marketing e para forçar futuras compras...

Mas neste momento acho que o que não falta à garmin é concorrência... :) e bem forte (e isso é bom para a garmin)!

Ao nível de relógios e para quem faz Trail, a Suunto é muito forte e tem uma legião de fãs... A Polar também evoluiu bastante... Existem muitas marcas da electrónica a tentar aparecer tipo a Xiaomi... A wahoo também se lançou... (é bom para o consumidor).
Em relação a dispositivos para ciclismo também há muitas marcas e novas também a surgir...
Para mim a garmin é fiável e funcional e isso tem sido suficiente para me manter fiel.
Por exemplo o Fénix 3, já foi descontinuado à vários anos, tem sido muito fiável e ainda recebe atualizações (penso que foi lançado em 2015)

Eu referia-me à concorrência no segmento dos ciclocomputadores (linha Edge). Pessoalmente acho que neste momento eles não têm muito com que se preocupar desde que lançaram a gama dos x30 :rolleyes:
 

Negoci8er

Well-Known Member
Eu referia-me à concorrência no segmento dos ciclocomputadores (linha Edge). Pessoalmente acho que neste momento eles não têm muito com que se preocupar desde que lançaram a gama dos x30 :rolleyes:

Mesmo na linha dos ciclocomputadores há vários concorrentes, o mais forte será a Wahoo.
TwoNav, SRM, Bryton, Hammerhead, Pioneer, Stages, Lezyne, Sigma.

A Garmin é apenas a mais difundida e mais consensual.
 

newb

Well-Known Member
mas um telefone que seja à prova de água não custa 70€.

130€ já é o dobro de 70€ e como diz é fraco.

eheheh pois não, as não se falou em ir só com o gps, o telefone anda sempre a trás de nós para todo o lado :D
O google maps funciona bem, é mais defeito de uso , que ele estava bom.
 

NULL

Moderador
Staff member
Estive a ler este tópico e confesso que não percebo como estão a comprar um telemóvel com um gps.

Andam com o telemóvel à chuva? Vai ensacado numa capa? Como configuram os campos como bpm, potência, velocidade, km, inclinação, tempo, médias, etc.? Conseguem fazer 5/6 horas com os sensores todos emparelhados e com os dados no ecrã a volta toda? Conseguem segurar telemóvel a um suporte que aguente uma volta de serra em pisos degradados, que aguente descidas daquelas que fazem sair as garrafas das grades?
 

curioso

Active Member
Bom. Experiência pessoal entre os 3 dispositivos aqui comentando, que curiosamente já fui utilizador de todos.

Por ordem de preferência qualidade preço

Bryton 420(apenas pela dimensão do ecrã), Garmin 130, Edge 520 plus.

Sei que muitos me vão cair em cima mas comprar um 520plus com a interface antiga nesta altura do campeonato. Eu nem por 120 euros o voltaria a comprar, vendi o após dois treinos. O 130 em fluidez e interface e contraste do ecrã arruma com o 520plus. Não tens é navegação tão completa.

Neste momento ando con um 530 que comprei em promoção e é belíssimo para a minha utilização, bastante satisfeito. Os botões é que são melhoráveis para o preço que custa. O demais impecável.

Aplicações no telemóvel já me deixei não acho prático nem completo.
Conseguem segurar telemóvel a um suporte que aguente uma volta de serra em pisos degradados, que aguente descidas daquelas que fazem sair as garrafas das grades?
Aproveito para te comentar que com o quadlock sim, no entanto o desgaste que dá ao telemóvel é bastante acima do normal.
 

el-solitario

Well-Known Member
Até eu que sou um forreta de primeira tive de comprar um EDGE 530. O telemóvel serve para uma coisa, o Ciclo GPS serve para outra coisa temos de separar as coisas.

Até 50€ ha opções da bryton, que tem gps, lê sensores, leva com chuva e no fim ainda tem bateria. Não justifica andar com um tablet de 6 polegadas no guiador (media de tamanho dos telemóveis que vão saindo ultimamente).

Optei pelo 530, pois arranjei-o a 212€ na BF 2019, tem navegação (mapas), climb pro e outras coisitas pequenas. Senão comprava um mais barato. Antes andava com o telemovel (iphone se) e entre só ter bateria para 4 horas (ou 2h com ecra ligado), falhas na gravação das voltas nas apps (strava/endomondo/etc.), trambolho a tremer por todos os lados no guiador... enfim.

como dizia o outro... ""andebol, mão. futebol, pé..."

mas é como tudo, cada um faz o que quer com o que tem e os outros não tem nada a haver com isso
 

newb

Well-Known Member
E quanto estás em modo de navegação com o google maps, consegues estar a visualizar ao mesmo tempo a potência e BPMs? E saber quanto falta para o fim da subida? E o grau de inclinação???
Não, mas eu não disse isso. Sem potencia (ÚNICA coisa que não tem) o meu bryton 15 faz, custa 50eur.
Só para relativizar o valor das coisas. Por quase nada tens essas funções e a navegação nada bate o google maps e here drive.
 

newb

Well-Known Member
Até eu que sou um forreta de primeira tive de comprar um EDGE 530. O telemóvel serve para uma coisa, o Ciclo GPS serve para outra coisa temos de separar as coisas.

Até 50€ ha opções da bryton, que tem gps, lê sensores, leva com chuva e no fim ainda tem bateria. Não justifica andar com um tablet de 6 polegadas no guiador (media de tamanho dos telemóveis que vão saindo ultimamente).

Optei pelo 530, pois arranjei-o a 212€ na BF 2019, tem navegação (mapas), climb pro e outras coisitas pequenas. Senão comprava um mais barato. Antes andava com o telemovel (iphone se) e entre só ter bateria para 4 horas (ou 2h com ecra ligado), falhas na gravação das voltas nas apps (strava/endomondo/etc.), trambolho a tremer por todos os lados no guiador... enfim.

como dizia o outro... ""andebol, mão. futebol, pé..."

mas é como tudo, cada um faz o que quer com o que tem e os outros não tem nada a haver com isso
O meu bryton 15 apanhou uma chuvita e avariou logo, ainda está na garantia.. (!).
Mas tens razão, claro. Eu para mim esse chega e se andar perdido google maps atrás no bolso a ouvir as indicações.
 

newb

Well-Known Member
Eu também não percebo, mas há quem ache que o telemóvel dá 100 a zero a um GPS... os ciclistas que têm GPS devem andar todos enganadinhos... enfim...:rolleyes:
Para quem não é profissional quase que tanto faz. 100 A zero em software, navegação ( google maps + here maps), em ecrã, em beleza ( sem bordas ), em opções de software (apps).
A questão é que para o valor dos ciclocomputadores ( que sao importantes) as inovações sao zero. Ecras com bordas de 2014 , software horrível e navegação ainda pior (so com navegação para onde se quer ir , menos por o nome da rua so com 300 euros p\ cima, o que é absurdo).
Mas como já falamos é por falta de concorrência e p\ ser um nicho e que as pessoas pagam na mesma independe mente do que se apresente.
 

ruy tejay silva

Well-Known Member
Para quem não é profissional quase que tanto faz. 100 A zero em software, navegação ( google maps + here maps), em ecrã, em beleza ( sem bordas ), em opções de software (apps).
A questão é que para o valor dos ciclocomputadores ( que sao importantes) as inovações sao zero. Ecras com bordas de 2014 , software horrível e navegação ainda pior (so com navegação para onde se quer ir , menos por o nome da rua so com 300 euros p\ cima, o que é absurdo).
Mas como já falamos é por falta de concorrência e p\ ser um nicho e que as pessoas pagam na mesma independe mente do que se apresente.
se quiseres um veiculo para a familia, compras uma carrinha, se quiseres fazeres mato, compras um jipe. e não os podes comparar, são para coisas diferentes. se quiseres passear na estrada, usa o telemovel, se quiseres fazer provas de estrada e principalmente de btt, quero ver como te desenrascas com o telemovel, se tiveres que carregar o ficheiro gpx, e controlares quanto tempo falta para o final da subida...... entre outras coisas....

saõ coisas diferentes, e não comparaveis nunca. uma coisa é a beira da estrada, outra coisa é a estrada da beira. cada um usa o que lhe dá mais jeito.

esta discussão não faz sentido, é como discutir quem veio primeiro, o ovo ou a galinha....
 

AGomes

Active Member
Para além de estares a matar o telemóvel com temperaturas altas ou baixas, humidade, uso exagerado da bateria, etc etc...

e o sinal de gps de um não tem nada a haver com o outro.

o ciclocomputador foi feito para trabalhar 24h seguidas com tudo a funcionar no máximo das capacidades. um telemóvel não.
 

petrix

Well-Known Member
Para quem não é profissional quase que tanto faz. 100 A zero em software, navegação ( google maps + here maps), em ecrã, em beleza ( sem bordas ), em opções de software (apps).
A questão é que para o valor dos ciclocomputadores ( que sao importantes) as inovações sao zero. Ecras com bordas de 2014 , software horrível e navegação ainda pior (so com navegação para onde se quer ir , menos por o nome da rua so com 300 euros p\ cima, o que é absurdo).
Mas como já falamos é por falta de concorrência e p\ ser um nicho e que as pessoas pagam na mesma independe mente do que se apresente.
Mas o factor principal para usar o telemóvel é a questão do Google maps???
99% das vezes que uso o gps não é para navegação e quando o usei nunca me perdi por causa dele, ou tu usas o teu só para navegação?
Ecrã e beleza???
Um trambolho de um telemóvel no guiador deve ficar muito bonito...:p ... por falar em beleza, vê esta beleza:
http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/uma-foto-da-tua-volta.18611/post-414553

Ainda não me deste exemplo de um software do telemóvel que colocasse navegação com potência, bpms, cadência, grau de inclinação, quantas subidas faltam, distância e acumulado para o fim da subida corrente... e isto é só uma ínfima parte...
 

elchocollat

Well-Known Member
Cum caraças.
Não entendo como ainda se está a discutir isto.
Porra, mas o que é que um telemóvel tem que ver com um gps dedicado para ciclismo!?
Bolas... Ou me está a escapar alguma coisa, ou então não sei...
 

Velhadas

Well-Known Member
Estive a ler este tópico e confesso que não percebo como estão a comprar um telemóvel com um gps.

Andam com o telemóvel à chuva? Vai ensacado numa capa? Como configuram os campos como bpm, potência, velocidade, km, inclinação, tempo, médias, etc.? Conseguem fazer 5/6 horas com os sensores todos emparelhados e com os dados no ecrã a volta toda? Conseguem segurar telemóvel a um suporte que aguente uma volta de serra em pisos degradados, que aguente descidas daquelas que fazem sair as garrafas das grades?
Sim a todas
 

petrix

Well-Known Member
Sim a todas
Qual é a aplicação que usas, estou curioso... também consegues colocar potência, bpms, cadência, grau de inclinação, quantas subidas faltam, distância e acumulado para o fim da subida corrente.
... e fazer lap, deve dar bastante jeito com luvas para acertar no ecrã...
 
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