• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Segurança rodoviária

gfrmartins

Well-Known Member
No ponto e) do número 2, "Na ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5 m e abranda a velocidade."

Se calhar este seria o mais adequado. Alias, no vídeo na primeira ultrapassagem deveria ser evidenciado isso. A redução da velocidade e um grafismo de 1,5m de distância. São pormenores importantes.

Em suma é como referi, querem tratar em 30 segundos de demasiados pontos importantes no que respeita á segurança rodoviária. Acho que dá aso a muito más interpretações.

Sim mas dar 1,5m de distancia não tem nada a ver com poder ultrapassar na mesma faixa de rodagem.

Ou seja, no video são mostradas duas ultrapassagens que pelo código da estrada não deveria ser feitas assim.

Para um video de 30s feito pela ANSR é obra
 

jpacheco

Well-Known Member
Sim mas dar 1,5m de distancia não tem nada a ver com poder ultrapassar na mesma faixa de rodagem.

Ou seja, no video são mostradas duas ultrapassagens que pelo código da estrada não deveria ser feitas assim.

Para um video de 30s feito pela ANSR é obra

O vídeo deve ser melhorado sem dúvida.

Continuo a dizer que a parte mais problemática está naquilo que se vê... e a primeira ultrapassagem é ridícula. Na segunda poderia-se prever que a via de circulação é tão larga que daria para dar 1.5 m ao ciclista sem galgar a via seguinte. Todos sabemos que isso não é possível em nenhuma estrada.
 

jocarreira

Well-Known Member
O que é que vocês melhorariam aqui?

Eu mandava gravar um spot publicitário tipo aqueles que já existiram no passado na sensibilização da condução sob efeito do álcool ou do uso de telemóveis. Assim uma cena a apelar à sensibilidade: um aparato de um acidente de viação, uma bicicleta toda partida no chão, uma família a chorar porque o seu ente querido não regressou do seu passeio de bicicleta.
Passar isto em primetime na TV.
 

jocarreira

Well-Known Member
Nota-se que é uma coisa recente, os automobilistas também precisam de tempo para se adaptar e de mais indicações a informar da mudança na via.
De qualquer maneira, tendo em conta as características da estrada não teria sido nada mal pensado meter uns pinos para indicar claramente a separação da ciclovia e da restante faixa de rodagem.

Gostei da parte em que ele não sai do sítio e espera que os carros é que saiam. Mas quando vem lá um autocarro, sai logo da frente :D
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Nota-se que é uma coisa recente, os automobilistas também precisam de tempo para se adaptar e de mais indicações a informar da mudança na via.
De qualquer maneira, tendo em conta as características da estrada não teria sido nada mal pensado meter uns pinos para indicar claramente a separação da ciclovia e da restante faixa de rodagem.

Gostei da parte em que ele não sai do sítio e espera que os carros é que saiam. Mas quando vem lá um autocarro, sai logo da frente :D
Sim, aquilo se calhar era um via para automóveis e depois cortaram aquele sentido... Dá a entender isso.
 

jattamasso

Well-Known Member
Boas pessoal;
Na passada terça feira, fui abalroado por um carro...

Estou meio amassado, mas aparentemente nada partido;
O capacete, literalmente salvou me a vida. Partiu-se todo no interior, mas nada tive na cabeça, para alem da perceção da absorção de energia do capacete da pancada seca;

A bicicleta tem umas mazelas...

A maior idiotice, é que poderia ter evitado o acidente se tivesse levado a luz frontal, que desde que a tenho, deve ter sido a única vez que sai sem ela....

Alguém com a mesma triste experiência?
Relativamente ao seguro, como se processou no vosso caso?

Obrigado desde já...
 

pratoni

Well-Known Member
As melhoras e que sejam só mesmo amassos. :)

Quanto à bicicleta e ao condutor boa sorte, que tudo corra bem, felizmente nunca passei pelo mesmo portanto não te posso ajudar em concreto...
 

Carvalhon

Well-Known Member
Boas pessoal;
Na passada terça feira, fui abalroado por um carro...

Estou meio amassado, mas aparentemente nada partido;
O capacete, literalmente salvou me a vida. Partiu-se todo no interior, mas nada tive na cabeça, para alem da perceção da absorção de energia do capacete da pancada seca;
Obrigado desde já...

As melhoras!!!
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Quanto ao seguro, geralmente entras com o capital e depois recebes de volta, se fores de urgência para um hospitais e dar o número da apólice é depois eles acertam contas entre eles, se for um bom seguro é mesmo só ir a onde te apetecer e esquecer as contas, só tens de te lembrar de pagar o seguro para acidentes futuros

Boa recuperação que é o principal nestes casos
 

petrix

Well-Known Member
Quanto ao seguro, geralmente entras com o capital e depois recebes de volta, se fores de urgência para um hospitais e dar o número da apólice é depois eles acertam contas entre eles, se for um bom seguro é mesmo só ir a onde te apetecer e esquecer as contas, só tens de te lembrar de pagar o seguro para acidentes futuros

Boa recuperação que é o principal nestes casos
Isso depende, se quem tiver a culpa for o condutor do carro, ele não precisa sequer de ter seguro para reaver o dinheiro das contas.
 

jattamasso

Well-Known Member
O condutor sdeu se como culpado. Agora nao assinamos nenhuma declaração... apenas dei a minha versao no posto da GNR. De qq modo, ja co versei com ele, e nao gostei da conversa, pois parece que o seu seguro ira protelar ao maximo a resoluçao da coisa.
 

joseruivo

Well-Known Member
O condutor sdeu se como culpado. Agora nao assinamos nenhuma declaração... apenas dei a minha versao no posto da GNR. De qq modo, ja co versei com ele, e nao gostei da conversa, pois parece que o seu seguro ira protelar ao maximo a resoluçao da coisa.
Tens testemunhas do sucedido? O condutor está disposto a assinar alguma coisa a explicar o que aconteceu? Tens fotos? Já percebi que a polícia não foi lá...
 

petrix

Well-Known Member
O "dar-se como culpado" não tem importância porque a seguradora é que vai averiguar quem deve ser responsabilizado com base no relato dos intervenientes, testemunhas, auto policial.
Assumindo que já tens os dados dele, preenche uma declaração amigável e entrega na seguradora o mais rápido possível.
Exactamente, é isso mesmo...
 
Top