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Qual o melhor lubrificante em cera ?

petrix

Well-Known Member
Este que indiquei do Pedro's Ice Wax parece mesmo pasta de dentes, até para aplicar não é fácil... :confused:

... e depois também se torna complicado de colocar em outros componentes como por exemplo nas rodas do desviador, além de que é fácil ficar um elo sem a cera...
... também não faz sentido uma pessoa estar a usar um para a corrente e outro para o resto dos componentes.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
... e depois também se torna complicado de colocar em outros componentes como por exemplo nas rodas do desviador, além de que é fácil ficar um elo sem a cera...
... também não faz sentido uma pessoa estar a usar um para a corrente e outro para o resto dos componentes.
Metes óleo nessas rodas?...
Acho que devia ser massa. Principalmente se tiverem rolamentos com esferas! As minhas não têm.
 

cconst

Well-Known Member
Acabei de fazer a manutenção à transmissão!

Morgan Blue Chain Cleaner para desengordurar corrente, cassete, pratos e rodas do desviador. Top!

Secar humidades e aplicar Muc-Off Ceramic Dry Lube. Fica impecável!
eu tipicamente faço essa operação mas com um degreaser caseiro: água morna, detergente da loiça, vinagre, bicabornato de sódio dentro de um lava correntes.... e fica como novo!


Lubrificante?! qualquer um. Embora agora esteja a testar um com cera comprado pelo meu irmão em promo aqui há uns tempos: um finish line Wax. Aquilo é muito muito liquido... e desperdiça-se bastante ao aplicar. Mas ontem nos 25km que fiz com esta nova lubrificação até correu bemzito... Corrente sempre seca, ruídos normais, apenas um pouco mais "áspera" a subir para o prato grande e após a volta não suja quase nada ao toque (foram apenas 25km).
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu tenhona minha corrente toda porca no meio dos elos... Geralmente tenho sempre tudo a brilhar.

Respondendo à pergunta, só costumo utilizar Finish Line Dry.
Não garanto é que seja Cera ou Teflon, porque não me lembro :p:cool:
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Aquilo é muito muito liquido... e desperdiça-se bastante ao aplicar.
Isso é porque estas a aplicar mal... 1º agitas muito bem a embalagem para homogeneizar a mistura, depois é aplicar SOMENTE na corrente. na linha de corrente infeiror que se ve na imagem, na face que está voltada para cima, elo a elo... é encostar o bico da embalagem á corrente, apertar muito ligeiramente e fazer ordar a corrente, conseguem dosear praticamente uma gota/elo.

Este tipo de oleos á base de ceramica/ wax, devem ser aplicados sobre correntes completamente desengorduradas. Eu utilizo petroleo. x em x tempo tiro fora a corrente ( na de estrada nunca foi preciso, só tem 4000km), mas na de BTT, a cada 1000km, ou depois de uma prova/ passeio daqueles catastróficos,,,
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
. e depois também se torna complicado de colocar em outros componentes como por exemplo nas rodas do desviador, além de que é fácil ficar um elo sem a cera...
... também não faz sentido uma pessoa estar a usar um para a corrente e outro para o resto dos componentes.
ai desmonto e reaplico massa lubrificante nos rolamentos... de resto tem de estar limpos e sometne aplico, se fizer falta spray de silicone. limpar sempre o excesso.
Noutros componentes, não se mete oleo de corrente... Revê ai as tuas praticas de lubrificação ;)
 

cconst

Well-Known Member
Isso é porque estas a aplicar mal... 1º agitas muito bem a embalagem para homogeneizar a mistura, depois é aplicar SOMENTE na corrente. na linha de corrente infeiror que se ve na imagem, na face que está voltada para cima, elo a elo... é encostar o bico da embalagem á corrente, apertar muito ligeiramente e fazer ordar a corrente, conseguem dosear praticamente uma gota/elo.

Este tipo de oleos á base de ceramica/ wax, devem ser aplicados sobre correntes completamente desengorduradas. Eu utilizo petroleo. x em x tempo tiro fora a corrente ( na de estrada nunca foi preciso, só tem 4000km), mas na de BTT, a cada 1000km, ou depois de uma prova/ passeio daqueles catastróficos,,,
Olha que agitei bastante mesmo! Ainda assim, pinga muito...
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Eu uso Morgan Blue para a limpeza da transmissão e óleo da mesma marca para lubrificação,mas esse muc of c3 cerâmico é muito bom o meu mecânico só utiliza nas bicicletas dele e mostrou me a corrente da bicicleta e realmente é outra loiça!
Ficou muito convencido com o que vi,só estou a espera que o Morgan acabe para trocar de óleo,em relação as correntes da bicicleta não é necessário lubrificação em excesso e nem vai ser a mesma que vai aumentar o tempo útil de vida das mesmas ou da cassete ou pedaleiro! Pois as correntes não contém oring's de teflon ao contrário das motos,às vezes é pior as correntes andarem sujas de óleo velho acumulado e pequenas partículas na corrente e cassete que lá vão acumulando do que bem limpas e um pouco mais secas!
A minha corrente Tiagra durou 8k,e troquei porque já tinha uma ligeira folga e não tenho necessidade de andar assim e depois começar a dar cabo da cassete para poupar pouco ou nada......
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Exacto, por não terem o-rings na corrente pode-se utilizar desengordurantes mais agressivos... cheira mal, mas eu uso petroleo de limpeza, o de iluminção é bom também.

Elpatron. o spray de silicone utilizo nas partes moveis e molas dos desviadores... e aplico também nas partes dos cabos aparentes. Igualmente costumo dar de aundo em vez uma spreyzada geral leve ao quadro da bike... passo com um pano. Bons sprays de silicone tem alguma propriedade anti-estáctica. o meu quadro é limpo somente com um pano e silicone. Muito cuidado para não meter silicone nas pistas/ discos e pastilhas do sistema de travagem... nas zonas dos rolamentos do pedaleiro e caixa de direcção de tempos a tempos tam´bem jogo para lá o silicone.. limpar o excesso. em particular se sei que vou andar á chuva... ainda com a bike seca... ajuda a criar uma pelicula de protecção.
 

Pires

Well-Known Member
Mogan blue para limpar a transmissão, muc off para lavagem geral e muc off para lubrificar.
Não são os produtos mais baratos do mercado, mas rendem muito mais que a maioria!
 
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Pedro Barradas

Well-Known Member
Vou dar a minha opinião, e com esperiencia de muitos e muitos kms na bike

eu utilizo o >>> SMOOVE <<<
Quando acabar o meu stock de Squirt vou experimentar. Não conhecia.
O tempo de cura do SMOOVE é um pouco mais prolongado que o SQUIRT, 60minutos ao inves de 15m. Mas tanto um como outro recomendam a aplicação no dia anterior...
Como é o comportamento disto para molhado/ lama, sabes?
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Quando acabar o meu stock de Squirt vou experimentar. Não conhecia.
O tempo de cura do SMOOVE é um pouco mais prolongado que o SQUIRT, 60minutos ao inves de 15m. Mas tanto um como outro recomendam a aplicação no dia anterior...
Como é o comportamento disto para molhado/ lama, sabes?

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@ Pedro Barradas.

Comportamento disto para molhado/ lama.

Pois pois achas que o ALGARVE há essas condições,
aqui tempo é quase sempre bom, por isso não te posso dizer nada,
Tem outra coisa eu só faço ESTRADA não faço BTT.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
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@ Pedro Barradas.

Comportamento disto para molhado/ lama.

Pois pois achas que o ALGARVE há essas condições,
aqui tempo é quase sempre bom, por isso não te posso dizer nada,
Tem outra coisa eu só faço ESTRADA não faço BTT.

Lololl... Olha que no Baixo alentejo, não tem estado muito... Melhor!! ;)
Mas mesmo não fazendo BTT, poderias ter pessoal amigo que utilize o Lubrificante e houvesse algum feedback.... De que me lembre, o ano passado chuva a sério que tenha apanhado o terreno mauzito, aí no algarve, foi em Novembro... na Maratona de Albufeira. de resto quase não sempre tempo seco... infelizmente ;(
 
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