Não percebi esta parte. Quando aumentas a pressão num 25, não perdes aderência? Pior ainda quando comparado com um 28? Quando ponho mais pressão sinto que parece rolar mais facilmente, mas quando chego às curvas tenho de ter mais calma, claramente esta última parte
Uma coisa é certa, quando aumentas a pressão diminui o atrito de rolamento e por isso rolas mais facilmente. Também é verdade que quanto mais pressão, mais rijo fica o pneu e diminui o conforto Mas não é direto que a diminuição da pressão te aumente a aderência em curva, todos os pneus têm uma pressão ótima para conseguires a melhor aderência, agora essa pressão ótima depende do teu peso e da bike e também do tipo e das condições do piso.
Se puseres muita pressão, por exemplo 9 bar e o piso não for completamente liso o pneu que está mais rijo ressalta nas pequenas irregularidades do piso e não adere convenientemente, mas também se puseres muito pouca pressão, por exemplo 4 bar, quando estveres a curvar com as forças a que está sujeito o pneu deforma e primeiro flete na lateral e logo aí começa a fugir lateralmente, depois como está muito mole a superfície de contacto do pneu com o piso, tabém se altera e não adere convenientemente.
No fundo é uma questão de equilíbrio entre conforto, aderência e atrito que depende dos vários fatores: peso, tipo de borracha, largura do pneu, condições do piso e por fim gosto pessoal de cada um.