• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Transmissão

jppina

Well-Known Member
Boas
só para dizer que na montagem do material ... detectou-se ligeiro empeno no drop-out ... que fazer ???
Dar umas rectificações à base de martelada?
Mandar vir outro drop-out?
Ficar à espera que o novo desviador empene para tratar do assunto ...

É um problema comum que se resolve não à base de martelada, mas sim com ferramenta específica. 99% das vezes as mudanças desafinadas é o dropout torto.

A chave necessária é esta:

http://www.parktool.com/product/derailleur-hanger-alignment-gauge-dag-2-2?category=Frame & Fork

https://www.bike24.com/1.php?content=8;product=74882;menu=1000,185,191

E é bastante fácil de usar. Qualquer mecânico que se preze tem isto na sua oficina ;-)

 

GMQ

Well-Known Member
Não duvido que te safas. Eu certamente não o conseguiria. Mas alertei para necessidade de estares a correr desnecessariamente um risco. Tu fazes o que te der na gana.
 

Rui_

Active Member
É um problema comum que se resolve não à base de martelada, mas sim com ferramenta específica. 99% das vezes as mudanças desafinadas é o dropout torto.

A chave necessária é esta:

https://www.bike24.com/1.php?content=8;product=74882;menu=1000,185,191

80 € para endireitar uma peça que custa 15 :D ............... e ainda me arrisco a não a conseguir endireitar convenientemente :D ...........

Esse valor dá para comprar 5 peças e ainda sobra para uns cafés.

E se como diz @JPLopes_73 eles resistem 5 anos ...... por esse valor tenho 25 anos de dropout's
Não me parece bom negócio essa ferramenta
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Obrigado pela solução @jppina
embora o mecânico não estivesse com vontade ... saquei-lhe o drop-out ... e a roda de trás ... mais um raio partido :mad:
18882019_1424510760905488_1440840061746459282_n.jpg

vê-se a olho que tem de ir à pedra ...
Fico com um de reserva no kit de emergência ... mas vou comprar um novo.

Para isto é que acho que serve um forum ... troca de informações utéis ... não para se estar aqui a agredir e a chamar nomes feios às mães de cada qual ...
:cool:
Tudo bem as mães são as 2ª s culpadas ... mas não vamos por aí ...
Um video ... da menina da kookai
 

jppina

Well-Known Member
80 € para endireitar uma peça que custa 15 :D ............... e ainda me arrisco a não a conseguir endireitar convenientemente :D ...........

Esse valor dá para comprar 5 peças e ainda sobra para uns cafés.

E se como diz @JPLopes_73 eles resistem 5 anos ...... por esse valor tenho 25 anos de dropout's
Não me parece bom negócio essa ferramenta

15€ um dropout é barato... acho que para as minhas bikes ou custa 25 ou 29,99 :-(

E claro, não és obrigado a comprar um ferramenta da Parktool... há mais barato. A que tenho é esta:

http://www.wiggle.co.uk/lifeline-derailleur-hanger-alignment-tool/

Custou 32€ ;-)

Já não há, mas há alternativas a preço quase idêntico:

http://www.wiggle.co.uk/x-tools-pro...odigital&curr=EUR&dest=12&prevDestCountryId=1

A minha, com as vezes que já usei, já está paga :), e ainda sobra para uns jantares :)
 

jppina

Well-Known Member
Nada disso! Foram várias vezes mas não no mesmo dropout!! E numa de estrada ainda nunca, só em bikes de BTT. Sabes, contando com as dos miúdos são mais de 10... e algumas com quadro em cromoly, sem dropout mas com ponteira que também entorta :)

E não foi de queda, tirando uma btt 24" do mais pequeno que já caiu e foi endireitado. Mas depois de queda o dropout pode até nem dar para endireitar, ou partir ao tentar... pode ser logo preciso mudar... conforme o estrago.

Já não concordo contigo quando dizes que é uma peça resistente... é bem "mole" :)
 

jpacheco

Well-Known Member
É resistente para fazer o trabalho dela... e mole quando cais para não estragar o resto material que é bem mais caro.

No btt pode compensar essa ferramenta na estrada não sei se vale a pena andar com dropouts empenados. Nota-se logo na qualidade do shifting...

Edit: é que depois de entortar a primeira vez arriscas a ficar a 80km 100km de casa e chamar assistencia em viagem :p então quando é no meio da serra como aconteceu comigo, cum frio do catano, abrigado num café de aldeia (com 20 habitantes) que até uma camisola me emprestaram tal era o frio que estava. Situações.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sim eu Quando falei estava a partir do principio que Fosse para a Estrada!

Evidentemente que o resistente aqui e relativo, resistente o suficiente para a Estrada, Ja no que toca a quedas, Quando ela anda aos tombos, Se NAO entortar entao o risco de partir o quadro pelo chainstay Ou seatstay e maior..

Grande abraco....
 

jppina

Well-Known Member
Certo, estamos em sintonia, é resistente para fazer o seu trabalho, é mole precisamente para isso :)

Na estrada, tirando quedas, não é fácil entortar um dropout... transporte mal feito pode também levar a isso.

No BTT são n situações que o podem entortar, quando não parte!

JPacheco, quando dizes "na estrada não sei se vale a pena andar com dropouts empenados. Nota-se logo na qualidade do shifting...", nem na estrada, nem no BTT ;-). Se o empeno for reduzido, não há problema nenhum em endireitar. Agora trocar um dropout só por causa dum pequeno desvio, não obrigado, primeiro endireita-se. E normalmente anda-se sempre com um suplente (no btt, na estrada não costuma fazer falta...), se não for um original um daqueles de emergência (se bem que com estes novos quadros com eixo passante de 12 já não sirva :-( )
 

GMQ

Well-Known Member
No btt é frequente. Mas agora pergunto: é possivel o drop out torcer se a corrente prender??
 

jpacheco

Well-Known Member
Se já tiver meio mamado podes partir logo o dropout... Imagina que fica preso naquelas rodelas pequenas do desviador traseiro (não sei o nome) jorky wheeels, o lá como lhe chamam. Já vi acontecer :D Mas estava acontecer ficar presa, a corrente, com alguma regularidade por isso foi um processo que foi acontecendo até partir.
 

GMQ

Well-Known Member
Já me aconteceu prender ao corrente prender porque saltou e depois sem saberes dás aquela pedalada em esforço e pimba fica tudo preso.
 

Jorge Simões

Active Member
vou aproveitar este tópico para obter ajuda na compra de cabos de transmissão.

Preciso de trocar o do desviador traseiro, (por causa de uma queda para o lado direito ficou danificado).

só que dada a oferta fico baralhado. Não percebo grande coisa disto, então estou na dúvida; há com:

SST:
http://www.wiggle.co.uk/shimano-road-brake-cable-set-with-sst-inner-wire/

PTFE:
http://www.wiggle.co.uk/shimano-road-brake-cable-set-with-ptfe-inner-cable/

o mecânico só me disse para lhe aparecer lá com um cabo de Aço Inox e nada mais...

isto para o nível amador é qualquer coisa dá? ou faz alguma diferença?

Grato
 

albertosemcontador

Well-Known Member
vou aproveitar este tópico para obter ajuda na compra de cabos de transmissão.

Preciso de trocar o do desviador traseiro, (por causa de uma queda para o lado direito ficou danificado).

só que dada a oferta fico baralhado. Não percebo grande coisa disto, então estou na dúvida; há com:

SST:
http://www.wiggle.co.uk/shimano-road-brake-cable-set-with-sst-inner-wire/

PTFE:
http://www.wiggle.co.uk/shimano-road-brake-cable-set-with-ptfe-inner-cable/

o mecânico só me disse para lhe aparecer lá com um cabo de Aço Inox e nada mais...

isto para o nível amador é qualquer coisa dá? ou faz alguma diferença?

Grato

A melhor coisa a fazer e deixar a bicicleta no mecanico e ele que meta aquilo que for preciso e o que achar, mao de obra para um servico desses mais material, e coisa pouca, sao mais 10 euros para tras ou para a frente.

Grande abraco...
 

Jorge Simões

Active Member
A melhor coisa a fazer e deixar a bicicleta no mecanico e ele que meta aquilo que for preciso e o que achar, mao de obra para um servico desses mais material, e coisa pouca, sao mais 10 euros para tras ou para a frente.

Grande abraco...
Foi o que eu lhe disse... Para ele encomendar os cabos apropriados. O custo não estava em causa...

Mas é uma loja de bicicletas à moda antiga. O Senhor (é da velha Guarda) percebe da coisa mas já tem alguma idade e disse-me que eu comprasse na NET em aço inox (que há melhores e mais baratos que nos fornecedores dele) e que levasse lá a bike que ele metia os cabo e deixava a transmissão afinadindinha.

(Eu dou preferência ao comércio local)

Portanto...
- ou compro na NET
- ou vou a outra oficina (mas até tenho confiança naquele senhor já de há muito anos)

A questão é só se qualquer coisa que seja em aço inox serve?

Ou se esses materiais fazem a diferença?

A transmissão que tenho é 105 de 2017.

Grato
JS
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Foi o que eu lhe disse... Para ele encomendar os cabos apropriados. O custo não estava em causa...

Mas é uma loja de bicicletas à moda antiga. O Senhor (é da velha Guarda) percebe da coisa mas já tem alguma idade e disse-me que eu comprasse na NET em aço inox (que há melhores e mais baratos que nos fornecedores dele) e que levasse lá a bike que ele metia os cabo e deixava a transmissão afinadindinha.

(Eu dou preferência ao comércio local)

Portanto...
- ou compro na NET
- ou vou a outra oficina (mas até tenho confiança naquele senhor já de há muito anos)

A questão é só se qualquer coisa que seja em aço inox serve?

Ou se esses materiais fazem a diferença?

A transmissão que tenho é 105 de 2017.

Grato
JS

Pronto...

Muda de oficina...

Nada contra o senhor, continua a ser bom senhor, boa gente, continuas a la ir cumprimenta-lo e quando chegar ao natal podes oferecer uma garrafa de whisky ao homem se gostas assim tanto dele, nada impede.

Agora o que nao posso aceitar ou concordar e para teu bem e que trates assuntos destes, ou que sirvas a tua bicicleta numa loja que nem se da ao trabalho de ter em stock ou encomendar material basico como este aqui, isso ai nao, nao concordo.

Agora contra o senhor? o que que eu tenho?

Nada!! Absolutamente.

So que o mercado e mesmo assim, esta agressivo, ninguem da nada a ninguem, e o senhor no que toca ao trabalho nao faz favor, porque que vai ser o cliente a fazer a loja?

Nao facas isso @Jorge Simões muda de loja!

Amigo nao empata amigo.

De onde es? recomenda-se aqui um sitio para tu ires e esta feito. (comercio local)

Isto e assim meu amigo.

E para o teu bem.

O tempo do Timanel e semaria ja la vai.., Estes assuntos tem que ser tratados hoje no comercio local ou nao, com coerencia, claridade e honestidade, o senhor honesto e, coerente com o negocio nao esta a ser, e boa pessoa? Absolutamente nao tenho duvidas, mas para o bem da modalidade e dos praticantes em Portugal esse tipo de comportamento nao aprovo.

E como ves, o contra senso nesta situacao e tao grande, que tu, tanta preferencia das ao comercio local, e acho muito bem, mas nesta situacao em questao acabas por comprar na internet!!! Um artigo basico, que faz parte do stock diario das lojas de bicicletas, eles ate em rolos, compram isso, se nao o fazem, fazem mal, vai a outro sitio, porque isso nao e comercio local, isso e apenas um local, mas nao e comercio nenhum.

grande abraco....
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Agora que cabos?

os cabos sao estes:



Sao cabos de transmissao... Desde que sejam shimano, e tudo igual, so os cabos dura ace e que devem ser usados com Dura Ace...

Uma loja que trabalha com bicicletas deve ter sempre cabos deste em stock, este e um mais premium, para os clientes que tem Dura ace... Mas diferenca? nao e nenhuma, e tudo igual, se montar estes cabos num Dura Ace, eles sabem la, ninguem nota a diferenca. A mao de obra aqui e que conta.

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Entendo o teu ponto de vista @albertosemcontador

Sou da Póvoa de Santa Iria.
A melhor e mais perto daqui, segundo o que já li por aqui é a Lisbon Bike Shop (https://lisbonbike.pt/)

Vou então optar por deixar lá a bike.

Obrigado pelo help.

@Jorge Simões e so a minha opiniao. Porque para mim quem importa es tu e nao o homem da loja, se por ventura nao concordares comigo, estas a vontade, os cabos estao ai, sao esses, encomenda e leva ao senhor.

So que ja sei como isto e, ja ando aqui ha uns anos e agora e com uns cabos de transmissao, mais tarde e com uns cabos de travao, depois comeca a meter rodas, transmissao completa, etc...etc... E se ha algum problema ninguem quer saber, nao foi aqui que comprou, etc...etc... E tu dizes assim, olha ja aos anos, se eu sabia tinha cortado o mal pela raiz logo ao incicio e nunca me tinha chateado com ninguem a este ponto...

Pronto... Por isso na minha opiniao e agora... E fica tudo bem....

Agora na Povoa de Santa iria, nao conheco muito, essa que falas as tantas ate pode ser muito boa ou ate a melhor, mas aqui podes fazer assim...

Pessoal? zona da povoa de Santa iria? qual e o melhor sitio para ir?

Pessoal do Ribatejo como e?

@FSilva o que que aconselhas por ai aqui ao nosso amigo @Jorge Simões ?

E esta feito amigo @Jorge Simões

grande abraco...
 
Top