• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Amstel Gold Race 2018 (15/04)

AJDantas

Well-Known Member
altimetria-amstel-gold-race-2018.png
 

Bruso

Well-Known Member
Estava a faltar essa informação.
map.jpg


When race organisers moved the Cauberg away from the final few kilometres of the Amstel Gold Race, the opened up the contest significantly. No longer was it a case of waiting to the Cauberg and seeing who had the legs to blow everyone away. With the finish now about 7km from the top of the final climb — the easier Bemerlerberg — there’s a different dynamic in the closing kilometres.
Cauberg:
It does still appear three times — climbs #6, #24 and #33 — the last of which is the third-to-last climb of the day. It comes at 18.3km to go and is followed by the Geulhemmerberg at 13.7km to go (1km at 6.2%) and finally the Bemelerberg (900m at 4.6%), 6.9km from the finish.

in: https://cyclingtips.com/2018/04/preview-your-guide-to-the-2018-mens-amstel-gold-race/

Muito basicamente: afastaram o Cauberg ainda mais da meta. A última passagem é agora a 18.3km do risco e é seguido pelo Geulhemmerberg a 13.7km e a última subida do dia é o Bemelerberg a 6.9km da meta.

Ciclistas com pouca capacidade no sprint plano vão ter de atacar de bem longe mas pela amostra da prova de quarta não tenho dúvidas que será uma prova bem animada.
Prevejo Alaphilipe, Gilbert, Benoot, Wellens, Valverde e Kwia ao ataque no Caulberg. Homens como Sagan, GVA, Colbrelli, ALbasini e Mathews deverão se poupar mais para os kms finais.

Ahh outra alteração que foi feita:
Rather than sending the peloton down wide roads in the final 16km, organisers have opted for much narrower roads, making the final kilometres a battle for position as well as a battle on the climbs.

Portanto a colocação será ainda mais importante que o normal. Para os homens mais rápidos será muito complicado se tiverem que perseguir um grupo que ataque cedo.
 

cutkiller

Well-Known Member
As alterações parecem fazer todo o sentido para tornar a prova bem mais atractiva...
Em anos anteriores era fazer kms à espera do Cauberg e pronto... Vamos ver se muda alguma coisa :D
 

Bruso

Well-Known Member
Já tinham sido feitos alterações ao percurso o ano passado. O Caulberg já tinha sido afastado da meta uns valentes km's. Na mesma o ataque decisivo foi lá quando o Gilbert e o Kwia fugiram. A grande diferença é que este ano ao invés de fazer os km's finais em estrada larga, este ano será em estradas estreitas. Dificultará a perseguição
 

Bruso

Well-Known Member
Bela vitória do Valgren. Sagan tinha tudo para ganhar mas mais uma vez sacrificou isso para marcar posição.
Valverde e o Alaphilipe já sabiam que não ganhavam na mesma portanto também têm alguma razão.
 

Wawando

Well-Known Member
Acho que n faz muito sentido a historia do Sagan "se sacrificar".
Ele n é nenhum super homem. Se não ganhou é porque n tinha como fazer a diferença suficiente para ganhar.
Mas não teve nem ele nem o valverde nem o alaphilipe nem todos os outros que lá ficaram. Ele tem mais power mas não chega para ganhar tudo.
O facto dele naquele grupo ser imbativel no sprint é uma variavel com que os outros jogam tal como ele tb n vai puxar antes de uma subida porque se tem que poupar para aguentar... é a vidinha!
 

Bruso

Well-Known Member
@Wawando
completamente de acordo. Valverde e o Julian sabiam que ao sprint seria muito difícil de bater o Sagan mas ao não trabalharem ficaram sem hipóteses de disputar o pódio. Eles pararam completamente quando viram que o Sagan não ia trabalhar para fechar o espaço e não foi por falta de power, foi sim por questões táticas.
Ainda tens dúvidas que se o grupo tivesse ido junto até o fim o Sagan ganhava 99 em 100vezes?

Já agora ele não puxou antes das subidas mas ainda fechou alguns espaços durante as subidas. No Caulberg ficaram todos a ver o que ele ia fazer. Mas uma coisa é certa, o ritmo naqueles kms finais foi uma loucura, ninguém conseguia fugir.
 

Ganfas

Well-Known Member
A sensação com que fiquei é que o Sagan não teve força e depois claro que sem ajuda também não se esteve a matar para chegar aos 2 da frente
 

jpacheco

Well-Known Member
A sensação com que fiquei é que o Sagan não teve força e depois claro que sem ajuda também não se esteve a matar para chegar aos 2 da frente

Eu diria que o Sagan sabia, que se continua-se a responder aos ataques todos podia chegar ao fim e ser mamado ao sprint. Decidiu deixar ir os protagonistas que entendeu. Mas da mesma forma Valverde o Tim e o ALa Philipe também os deixaram ir... Acho que a corrida ficou mais engraçada com este percurso. Obriga os players a fazerem a diferença mais cedo. Mais uma vez uma fuga "chega ao fim" com elementos na "discussão". Grandes artistas :)
 

qwerAC

Well-Known Member
a verdade é que começaram todos a correr contra o sagan porque sabem que não conseguindo-o descartar nas subidas, não era ao sprint que lhe iriam bater. Então a corrida para muitos trata-se de não deixar o sagan ganhar, abdicando de uma possiblidade muito remota de vencer. De certa forma penso que é uma questão de orgulho, eles preferem não perder para o grande favorito e assim mostrar que o sagan pode ser batido e também mexer com a cabeça do sagan visto que ele passa-se conpletamente com isto. Mas é uma estratégia válida, o sagan ontem só ganhava se tivesse uma equipa minimamente decente.
 

Wawando

Well-Known Member
Há várias leituras e na minha opinião todas certas porque vão dar todas ao mesmo: O ponto é que o Sagan é uma máquina e por isso TODOS vão estar "contra" ele por uma razão ou outra. É natural, todos fariamos o mesmo. E o mesmo aconteceia com o Cancelara, com o Froome, com o Contador (lembro-me dele a queixar-se numa etapa da vuelta porque o Valverde e Purito n o ajudaram, a situação é exactamente a mesma...)
O desafio do Sagan é ganhar, sendo fortíssimo élixado... Sozinho só com jogadas de mestre como fez no PR, mas as oportunidades vão ser cada vez menos... Agora até já viram que o animal consegue atacar de longe E GANHAR....
Eu acho que ele se expõe demais na parte final. Demonstra demasiada "facilidade" o que joga contra ele.
Vejam o rato do Valverde. Metre-se ali no fim escondidinho e só lá vai quando tem mesmo que ser...
 
Top