• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Calços de travão

scubalu

Active Member
Costumo usar calços Dura Ace na minha Look, mas principalmente á chuva
fazem um ruido de fricção muito desagradável e aparecem pequenas particulas de aluminio na borracha dos calços, que não sei de é das rodas que são Mavic Ksirium se é dos calços, qual é a vossa experiência e que marca aconselham.
 

Burning Dogma

New Member
Essas partículas são normais, daí que não se deva usar esses calços em rodas de carbono, para não "cravar" esse alumínio na superfície de carbono. O barulho penso que seja normal, eu já experimentei vários calços e todos fazem mais barulho em molhado. Agora uso os Campagnolo Record e em seco são excelentes, em molhado não travam muito, mas ainda estou para descobrir uns travões que travem alguma coisa de jeito em molhado. Quando chove, só existem abrandadores:D
 

jmv

Member
Eu acho que são problema dos calços shimano, demasiado duros, se o ruído a travar parece ser metal com metal, troca de marca, que além de travarem melhor não estragam o aro, eu tive esse problema com calços V brake Xtr e conheço quem teve com ultegra.
 

patrick pires

Well-Known Member
O barulho dos calços é geral, basta o aro do pneu ter sujidade...
agora o que se deve fazer de vez em quando é com uma lixa com a superficie muito fina ir limpando o aro, isto para retirar a goma e a sujidade que vai acumulando.. a Mavic tem a venda este material (lixa), se não quiserem gastar tanto dinheiro, uma lixa noraml serve.
 

RaTaMaCue

Member
Eu, em vez de lixa, limpo os aros (na zona de travagem) com desengordurante ou álcool etilico. Os "guinchos" de travagem desaparecem e assim escuso de estar a gastar o aro prematuramente usando a lixa.
 
Parece que vou ter que "desenterrar" este tópico...

Já há algum tempo que cada vez que travo principalmente com o travão de trás faz uma guinchadeira enorme.. (especialmente quando vou a altas velocidades e quero travar com mais força.. porque quando é só para abrandar um pouco quase nunca faz)...

Já limpei os aros com álcool algumas vezes e lixei os calços e nada.. Resolveu o da frente mas o de trás continua igual..

Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado!!
 

Figueiredo

Active Member
Ao apertar o travão se os calços não tocarem em simultaneo no aro provoca esse ruido, é a principal causa na maior parte das vezes e é muito fácil de resolver bastar dar um jeitinho manualmente e alinar as "pinças"
 
@ Figueiredo já fiz isso.. alinhei ambas as pinças e os calços

@fjota.. mudar os calços não sei porque a bicicleta até nem é a minha.. é de uma amigo que costuma andar comigo habitualmente.. Mas os calços são relativamente novos... cerca de 1000kms
 
Está pergunta pode parece estúpida ou é mesmo estúpida lool..

Mas... Como é que coloco os calços em cunha ? É que por curiosidade tive a reparar hoje nos meus calços e eles até estão em cunha, mas na bicicleta desse meu colega não os consigo colocar dessa maneira..
 

Janeca

Member
Está pergunta pode parece estúpida ou é mesmo estúpida lool..

Mas... Como é que coloco os calços em cunha ? É que por curiosidade tive a reparar hoje nos meus calços e eles até estão em cunha, mas na bicicleta desse meu colega não os consigo colocar dessa maneira..

Desaperta os calços, mas antes de os apertar novamente, coloca entre o calço e o aro, um papel dobrado em dois ou três, para que fique com mais espessura, mas apenas na extremidade do calço que se pretende ficar ligeiramente afastada do aro.
Esta operação deve ser feita com duas pessoas, para que enquanto uma aperta o travão, a outra mantém o papel no lugar e aperta o calço, o qual deverá ficar ligeiramente em cunha.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Boas!

Vou desenterrar o tópico.

Apesar de ainda não estar com os calços gastos, vou aproveitar uma encomenda de um amigo e mandar vir dois pares de calços para a fininha. Os meus travões são uns 105 e tenho dois modelos de calços em vista, que me parecem em tudo idênticos:

Ultegra R55C3 => http://www.probikeshop.pt/par-de-calcos-shimano-ultegra-r55c3-gris/114981.html

Ultegra R55C4 => http://www.probikeshop.pt/par-de-calcos-shimano-ultegra-r55c4/114984.html

Alguém me consegue dizer qual a diferença entre ambos? E já agora se são uma boa opção.

Abraços!
 

klaser

Well-Known Member
Eu comprei há dias os R55C4 ....

cal_os_shimano.jpg


Mas pela tabela não tem grande diferença, na altura lembro q havia qq pormenor que os diferenciava,mas agora não lembro...
 

RTC

Moderador
Staff member
A diferença, segundo percebi, é o novo composto do R55C4 que é menos abrasivo para os aros. O RC55C3 é o modelo anterior que deverá ficar descontinuado.
 

johny32

Member
Na altura que andei a ver calços pras minhas Fulcrum R3 também andei a ver calços novos para elas e como sempre andei com Shimano, fui naturalmente procurar as opções da marca, no fim optei por estes: SWISS STOP FLASH PRO ORIGINAL BLACK Shimano - Preto e estou bastante satisfeito.
 
Top