• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Paris-Nice 2016

Carolina

Well-Known Member
Para o ano e em 2018, vai ao Giro e abdica do Tour? O Rui vai fazer de propósito um contrato de 1 ano com a FDJ, apenas para ir ao Tour como líder para depois em 2018 voltar a mudar de equipa?

para o ano é a 100ª edição do giro. além disso o pinot não é parvo, ele sabe que não consegue ganhar o tour para já. (isto foram mesmo palavras dele)

o problema do rui é insistir em querer ser tudo, mas tem de perceber que para ele não dá, ou abdica das provas de 1 dia ou abdica da GC do tour.

a lampre apoiou-o durante 2 épocas. esteve bem nas provas de 1 dia e nas de 1 semana, mas quando chegou ao tour foi para esquecer. claro que eles não vão continuar a insistir. a contratação do meintjes não deve ter caído bem ao rui, isso tenho a certeza. o DD da lampre também já disse que o rui tem é de se focar naquilo em que é realmente bom e eu estou completamente de acordo.

se o valverde quase precisou de um milagre para fazer pódio no tour, como é que o rui alguma vez lá vai chegar?! para fazer 7º ou 8º à geral?! é preferível tentar ganhar 2 ou 3 etapas.
 

GMQ

Well-Known Member
Ele não precisa de ter provas dadas nos GTs , quem o contratar contrata para provas de uma semana ou classicas e depois tem um gregário de luxo para um GT , vejo-o com espaço para isso na grande maioria das equipas WT

Oliveira73 achas que ele quer ser um gregário de luxo? Quando ele saiu da Movistar não teve esses propostas em cima da mesa?
 

Carolina

Well-Known Member
ele não quer, mas também não vai ter nenhuma equipa a oferecer-lhe liderança no tour. só se descer para nível pro-continental.
 

MigC77

Well-Known Member
Meus caros… acho que estamos novamente a afastar-nos do cerne… :)

O Rui como ciclista do meu ponto de vista é um allrounder. Não concordo nada quando dizem que se devia focar apenas nisto ou naquilo… Muito menos quando dizem que a “praia dele” são as clássicas… Não concordo!

Muitos esquecem-se que o Rui Costa no Tour em 2012 e 2013 ficou em 18º e 27º na GC respectivamente. Tendo ganho 2 etapas em 2013. Eu diria que não é nada mau para quem participava “sem grandes responsabilidades”…

http://www.procyclingstats.com/race/Tour_de_France_2013
http://www.procyclingstats.com/race/Tour_de_France_2012

Reparem em alguns dos nomes que ficaram atrás dele.

Do meu ponto de vista, não tenho dúvidas em quanto à capacidade do Rui para Tours e Grand Tours. Então onde é que eu vejo problema?

Principalmente vejo o problema em termos psicológicos. O Rui tem que voltar a ter mais “apetite”, ambição, mais força mental para sair a cada etapa para a estrada focado no seu objectivo, concentrado em ganhar, alerta para o que os seus adversários fazem… E isto meus amigos, não se enganem, é o que muitas vezes marca a diferença entre ciclistas num GT… Obviamente há a questão física, mas a parte mental muitas vezes até é mais importante… Quantos atletas de topo nunca foram mais além precisamente porque eram fracos mentalmente? Em 3 semanas de competição isso é um factor de suma importância.

É essa força mental que distingue um chefe de filas de um gregário. É essa capacidade para suportar a pressão e saber que todos os dias tem que sair para a estrada 100% focando no seu objectivo que um líder necessita durante uma prova como um GT.

Portanto um gajo como o Rui que entra numa Paris Nice como líder duma equipa com aspirações a ganhar ou obter a melhor classificação possível… NÂO PODE, EM MOMENTO ALGUM DA ETAPA, DEIXAR-SE FICAR PARA TRÁS NO PELOTÃO PARA IR LARGAR O “CASAQUINHO” AO CARRO DA EQUIPA!!!!!!! Deve tentar estar sempre alerta para as movimentações de corrida e sempre preparado para saltar se for preciso.

Já que falam do Valverde… aproveito para dizer umas coisas… Como se calhar até já leram, eu não posso com o gajo sobretudo como pessoa. Mas como ciclista apesar dos anos todos que já e do palmarés, é um sacana que ainda continua com ambição e apetite… Tá sempre ali à coca a ver onde é que pode dar uma dentada! É este espirito que falta ao Rui! E nestes últimos anos… TRABALHO… também que parece que faltou disso.
 

MigC77

Well-Known Member
ele não quer, mas também não vai ter nenhuma equipa a oferecer-lhe liderança no tour. só se descer para nível pro-continental.

Humildade e um banho de realidade é o que precisa... Não quer??? Tivesse demonstrado nos 2 anos em que lhe deram a oportunidade para isso. Quantos nunca chegam sequer a ter uma oportunidade como ele?

É realmente uma pena porque não é fácil para um ciclista português chegar onde ele chegou e ter a oportunidade que teve... Vamos ver o que é que ele ainda consegue fazer este ano...
 

Carolina

Well-Known Member
18º na GC não significa nada, basta olhar para os ciclistas que ficaram uns lugares à frente ou atrás. por muito que ele queira melhorar, nunca irá para além de um 7º ou 8º à geral. ele anda a perder peso e a mudar o método de treino para lutar pela geral no tour, achas mesmo que vale a pena, tendo em conta que não vai conseguir sequer fazer pódio?!

o valverde tem muita coisa, entre elas uma equipa 200% dedicada a ele ao ponto de terem optado por metê-lo em 3º em vez de ganharem com o quintana. e mesmo assim foi preciso o contador vir cansado do giro e do nibali ter tido uma época má.

não percebo o interesse em fazer 7º ou 8º no tour. sabes quem é que ficou em 7º o ano passado?! e em 5º?! é que eu não me lembro. é preferível ele tentar ganhar etapas e focar-se nas provas de 1 dia e de 1 semana, que é onde consegue os melhores resultados.
 

GMQ

Well-Known Member

Julgo que concordarás que aqui o que faltou é uma equipa à volta do líder. Aí das duas uma ou ia até ao carro ou mandava o casaco fora e está safo.
 

cutkiller

Well-Known Member
não percebo o interesse em fazer 7º ou 8º no tour. sabes quem é que ficou em 7º o ano passado?! e em 5º?! é que eu não me lembro. é preferível ele tentar ganhar etapas e focar-se nas provas de 1 dia e de 1 semana, que é onde consegue os melhores resultados.

Isso são objectivos de carreira.. Não se pode criticar alguém a esse nível....

Eu se calhar preferia fazer Top10 no Tour do que ganhar 1 ou 2 etapas... Nem que fosse uma vez... Fica sempre bonito no CV :p

E isto tem de ser conseguido supostamente na melhor altura da carreira.... Quando tiver 32/33/34 anos ainda tem 3 anos para ganhar as tais etapas! :D
 

Carolina

Well-Known Member
ganhar 1 ou 2 etapas de cada vez! em 2013 deram-lhe liberdade e foram logo 2.

neste momento tem 3, mas podia ter 5 ou 6 e este ano ia mais 1 ou 2. ele tem capacidade mais do que suficiente para isso.

já perdeu 2 anos à procura de 1 top 10, quantos mais é que vai perder...
 

jpacheco

Well-Known Member
Carolina o Rui estava muito marcado para entrar em fugas... precisava de alguns anos de mudar de estratégia para quem sabe depois voltar. Para mim é um luxo ter um corredor Tuga sempre na luta. Dá grande vontade de ver todas as etapas com uma perspectiva diferente, com feeling que podemos não voltar a ter nunca mais no nosso "tempo de vida".

Eu acho que teremos um Nelson Oliveira como grande especialista em vitorias este ano, vamos ver se lhe dão espaço e liberdade porque ele irá trabalhar duro certamente :p
 

MigC77

Well-Known Member
Carolina… é bom ver que já concordas comigo em relação à estratégia da Movistar no ano passado no TdF. ;)

Vamos lá falar a sério… Tirando a vitória no Campeonato do Mundo, em provas de 1 dia que outros grandes resultados é que ele teve??? Estou a escrever isto com o palmarés dele à frente do nariz. Em Tours de 1 semana… tirando o Tour de Suisse que outros grandes resultados é que ele teve???

Mantendo a coerência por favor não me venhas falar dos podiums da Paris-Nice, Dauphiné, Romandia, etc… Porque eu se muitas vezes nem sei ou nem me lembro quem ganhou quanto mais quem completou o podium…

Sinceramente acho que um top-10, de forma consistente, num TdF, que relembro é a prova rainha do ciclismo onde estão os melhores, é muito mais respeitável que bons resultados ou até vitórias em provas menores... E desconfio que as equipas e sponsors são capazes de pensar de forma similar...

De todas as opções do Rui... acho que neste momento a das clássicas é a menos indicada para ele.
 

Carolina

Well-Known Member
o ano passado teve a melhor participação de sempre nas ardenas (4º na amstel e na liége) e fez top 10 no campeonato do mundo. no ano anterior fez pódio na lombardia e nas provas canadianas costuma fazer sempre top 10 (já ganhou uma delas antes).

a chave aqui é que são provas que ele consegue ganhar. nas provas de 1 semana também faz top 5 de forma consistente, na maioria das vezes termina no pódio.

quanto ao resto, pergunta a uma equipa ou a um sponsor se preferem o rui costa ou o van garderen.
 

loudiogo

Member
Á uma coisa que me faz confusão, e grande...

Estando nós numa era dos travões de disco, porque é que numa etapa como ontem ou num prova com a strada bianchi as equipas não usam travões de disco?
 

lgass

Well-Known Member
os travões de disco têm, de momento, duas desvantagens:
- acrescentam uns watts de resistência (menos aerodinâmicos)
- perigo acrescido em caso de acidente (mais um objeto altamente cortante na molhada)
 

pratoni

Well-Known Member
E maior demora na troca de rodas.

E o apoio neutro não pode dar-te uma roda porque as que tem são para travões de aro

Ou melhor, um furo para ser rápido obriga a trocar de bike e não apenas de roda...
 
Top