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Que relações de transmissão usam?

Janas

New Member
eu sou um leigo nas bicicletas, gosto de pedalar e me sentar a ver provas, nem sequer sou um grande atleta, sou apenas um amador com uma capacidade fisica media.

Tendo em conta que quem me ensina isto, sim quem me ensina,porque como ja referi eu sou apenas uma cobaia, que tem de desempenhar exercicios fisicos em cima de uma bicicleta para um tipo que tem o doutoramento em biomecanica, e outro em engenharia mecanica, e eu fazia perguntas basicas como vejo algumas por aqui e ainda faço, e mesmo algumas respostas que eles me dão nem a mim me fazem sentido...... a maior parte do que escrevo é baseado no trabalho que leio neles, dai eu referi que me é dificil exprimir-me como ja referi.

mas a verdade é que mesmo eu sendo um leigo eles me provaram por A mais B de que o que eu dizia estava errado, e neste caso o que digo para mim tambem nao fazia sentido, agora faz.

peço desculpa se iludi alguem......
 

albertosemcontador

Well-Known Member
eu sou um leigo nas bicicletas, gosto de pedalar e me sentar a ver provas, nem sequer sou um grande atleta, sou apenas um amador com uma capacidade fisica media.

Tendo em conta que quem me ensina isto, sim quem me ensina,porque como ja referi eu sou apenas uma cobaia, que tem de desempenhar exercicios fisicos em cima de uma bicicleta para um tipo que tem o doutoramento em biomecanica, e outro em engenharia mecanica, e eu fazia perguntas basicas como vejo algumas por aqui e ainda faço, e mesmo algumas respostas que eles me dão nem a mim me fazem sentido...... a maior parte do que escrevo é baseado no trabalho que leio neles, dai eu referi que me é dificil exprimir-me como ja referi.

mas a verdade é que mesmo eu sendo um leigo eles me provaram por A mais B de que o que eu dizia estava errado, e neste caso o que digo para mim tambem nao fazia sentido, agora faz.

peço desculpa se iludi alguem......

Janas… So pelo que disses-te agora…
Es uma pessoa maravilhosa…E tenho-te em toda a consideracao…
Quando vieres ao Reino Unido…Tens aqui um amigo…Avisa que agente tem programa…

Janas todos somos amadores…E todos estamos a aprender nao so no ciclismo como na vida…Com essa atitude que tens na vida veras que tudo o que nao fazia sentido em antes um dia se fara para ti meu amigo… :)

Continua assim que aos poucos te vais tornar mestre e perito na parte tecnica do ciclismo…Estou aqui para te dar e para aprender contigo… :)
Grande abraco…Grande Janas…Es um exemplo de alguem que e pessoa… Porque gente ha muita nos foruns, pessoas ha poucas…. grande abraco… :)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas

ainda que não seja dirigido a este topico devo tentar esclarecer uma duvida que me assalta desde que tive uma conversa de vão de escada com um amigo da estrada/btt ... diz ele que os pedaleiros ovais se evidenciam essencialmente em subida quando se mantém uma cadência de 80rpm ... até agora ainda não entendi o que isso quer dizer ... existe alguma técnica especifica para utilização de transmissões com pedaleiros ovais??? ( ou elipsoidais ... nem sei bem )
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas

ainda que não seja dirigido a este topico devo tentar esclarecer uma duvida que me assalta desde que tive uma conversa de vão de escada com um amigo da estrada/btt ... diz ele que os pedaleiros ovais se evidenciam essencialmente em subida quando se mantém uma cadência de 80rpm ... até agora ainda não entendi o que isso quer dizer ... existe alguma técnica especifica para utilização de transmissões com pedaleiros ovais??? ( ou elipsoidais ... nem sei bem )

Boas jp, os pedaleiros ovais ou elipsoidais tem como objectivo de eliminar o suposto ponto morto na parte superior e inferior da crack do pedalar do individuo, ou seja a troca angular que existe entre pernas, esquerda e direita, acontece sempre nas partes superiores e inferiores da cranck, tendo em conta que uma cranck normal e circular, com uma cranck oval estamos a suavizar esses pontos de troca de pernas no pedalar…

Sim tendo em conta que ao subir como baixamos muito mais o calcanhar e estamos sobre tensao,entre outras,--- ver as razoes que eu escrevi anteriormente quando falamos sobre a altura do teu seatpost…As crancks ovais evidenciam-se
rotacoes por minuto da pedaleira) elevadas ou seja sentado no selim e sempre a destrocar, tal e qual como tambem te aconselhei no topico do selim :) aqui tens um video para veres o que isso e e os danos que um atleta pode fazer numa subida, quando treina devidamente dessa forma, neste caso tem uma pedaleira oval, mas podia nao ter…Como tudo tambem nao fazem milagres… :)
grande abraco

https://youtu.be/izcxdZK1TVs
 

grouk

Active Member
já há muito que uso pratos ovais, já usei doval qring e agora qxl, de todos os melhores são sem duvida os qxl, onde se nota a diferença, em pé no prato grande a sprintar ou a passar pequenos topos, pelo contrario nas inclinações de 15%20% quando vamos com cadencia muito baixa e em pé nota se que a parte maior do prato custa mais a transpor. quanto à física não sei explicar o que é certo é que eu gosto mais da sençassão dos ovais para os redondos
 

albertosemcontador

Well-Known Member
já há muito que uso pratos ovais, já usei doval qring e agora qxl, de todos os melhores são sem duvida os qxl, onde se nota a diferença, em pé no prato grande a sprintar ou a passar pequenos topos, pelo contrario nas inclinações de 15%20% quando vamos com cadencia muito baixa e em pé nota se que a parte maior do prato custa mais a transpor. quanto à física não sei explicar o que é certo é que eu gosto mais da sençassão dos ovais para os redondos

Pois exactamente estas certo…Verifica-se que a forma mais correcta e eficaz de escalar, presumo que nas inclinacoes estejas a referir subida? e sem duvida sentado no assento a maior parte do tempo com uma cadencia alta e de 2 em 2 minutos levantar do selim para fazer circular e fluir o sangue do corpo, no anel mais pequeno de preferencia, para que? para dar mais cadencia, so assim se obtem cadencia alta a subir se assim o fizeres, e repito e se, o teu assento estiver na altura certa de outra forma, claro nao te sentes confortavel para o fazer…veras as diferencas de um prato oval, em subidas, se for para sprints e para subires em pe ou seja cadencia menor, mas mais potencia, o prato oval nao tras grandes beneficios…Traz alguns mas nao tantos…
O que me leva a pensar que se so beneficias de um prato oval quando estas a sprintar em pe e nao duvidando das tuas capacidades de atleta, leva-me a querer que tens o teu assento em uma altura nao tao correcta para ti…
Grande abraco...
 

DMA

Well-Known Member
Eu e a bike juntos pesamos cerca de 80 kg

Cassete de 10 velocidades

O pedaleiro é 50/34 e a cassete mais usual é a 11-28
Tenho uma 11-23 que raramente uso e uma 12-30 para voltas tipo "massacre" e com muita montanha.

Quem for novato nestas andanças não hesite, numa fase inicial (que serão meses ou anos) não há pernas nem necessidade de grandes desmultiplicações. O 50/34 com o 11-28 é uma excelente combinação.
Também depende muito do tipo de trajeto que fazemos é claro. Se fosse para fazer sempre voltas na costa, tipo Esposende-Caminha até podia ter o Force1 com prato único 54 instalado, não havia stress.
Agora para quem quiser aventurar-se nas montanhas a sério, com subidas longas e duras e muitas vezes com várias no mesmo percurso a pedaleira pequena 36 (ou pior 39) começa a ser pra morrer.
Eu nas minhas voltas mais brutas pelo alto Minho (Boalhosa, Corno do Bico, Arga, Sra do Minho, Sopo, São Payo, etc), pelo Marão, pela Serra da Estrela, pelo norte de Espanha (Groba, uma outra subida na zona de Oya que não sei o nome), na zona de Mondim (Sra da Graça, Viso) nas voltas longas e em que as pernas começam a falhar e as reservas de energia vão com os porcos, não houve uma única vez que não usasse o prato 34 junto com o carreto 28 da k7 ... a tal avozinha que é só pra fraquinhos e "iniciados"
E não sou pesado (também não sou peso pluma) nem coxo.
Isto não é um post para gerar confusão ou atritos, é só para os mais iniciados perceberem que nas montanhas à sério em voltas longas e com ritmo não há heróis. è sempre bom termos mudanças de "refúgio" para quando começamos a dar o estouro e o fdp do homem da marreta aparece ... e o gajo anda por aí em todo o lado!
 
Eu acho uma certa piada a essas pessoas que se fazem de fortes só porque andam com uma cassete 11-23 ou algo assim em serra e depois quando apanham umas subiditas mais inclinadas os fracos com 11-30 / 11-28 e compacto passam por eles parece que vão parados, ou mais tarde não volta começam a sentir os efeitos do esforço feito anteriormente, isto para não falar de problemas nos joelhos que se podem criar.

Temos que se mentalizar que as relações existem é para serem usadas, e cada macaco no seu galho ;) até o contador usa 32 atrás quando são etapas de alta montanha, quanto mais uns simples amadores como nós.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Sem entrar em pormenores tecnicos de competição ... por que não faço ... gosto apenas de acompanhar...

antes usei
52-40-26 x 12-25, para apreender a andar de bike
agora
50-34 x 11-30
para as subir todas :D

se isso quer dizer que sou fraco ... ok ... deixa ser ;)
 
Sem entrar em pormenores tecnicos de competição ... por que não faço ... gosto apenas de acompanhar...

antes usei
52-40-26 x 12-25, para apreender a andar de bike
agora
50-34 x 11-30
para as subir todas :D

se isso quer dizer que sou fraco ... ok ... deixa ser ;)

Nem mais, eu também sou apologista que o principal é sempre chegar lá acima, e não dou grande importância aos intervalos entre mudanças, se tiver que fazer um ajuste à cadência pq o salto é maior mais um dente, faz-se, sinceramente a minha bike vinha com 12-26 de origem e agora para o Skyroad da Serra da Estrela montei uma cassete da Bike de BTT 11-32 para testar numa subida que tenho aqui perto de 18% e com a 12-26 fiquei todo roto para a fazer e com esta nem preciso colocar no 32, com 28 faz-se bem.

Quando trocar de cassete vou colocar uma 11-30, sem dúvida que é o mais flexível que se pode colocar.
 

DMA

Well-Known Member
Eu também chego a colocar uma cassete 12-30 combinada com o pedaleiro 50/34. Quando uma pessoa têm que fazer troços longos acima de 9/10% a coisa pia fino ... e mesmo no 30 as vezes a mão vai a manete ver se há uma abaixo :)
 

JPpedal

Member
A minha nova menina: 50-34 x 11-28

estava habituado á triban 3 pedaleira tripla que dava um jeitão a trepar grandes inclinações...agora acho que vou suar as estopinhas...vou ter mesmo fazer dieta e perder uns quilos...:confused:
 

crisgcj

New Member
Viva. Eu uso neste momento 52-36 no pedaleiro e cassete 12-25. Tenho subido um pouco de tudo e já me senti desconfortável com o 36x25 nalgumas pendentes maiores quando já faltam as pernas. Visto que estamos a falar aqui de transmissões! Alguém já misturou andamentos de duas cassetes Ultegra por exemplo? Tenho duas ultegra 12-25 ( 12-13-14-15-16-17-19-21-23-25) e uma 11-28 (11-12-13-14-15-17-19-21-24-28). Como raramente uso o 11 estava a pensar trocar apenas a aranha 21-23-25 da cassete 12-25. Pela aranha 21-24-28 da 11-28!? Assim ficava com a relação 12-28 com os andamentos: 12-13-14-15-16-17-19-21-24-28. O que acham? As cassetes originais tem os andamentos semelhantes até chegarem a aranha dos três pratos maiores mas a 11-28 salta do 15 para o 17 e a 12-25 tem o 16 que me parece mais útil do que o 11!?
Cumprimentos.

Cristiano
 

Nozes

Active Member
Breve história das 3 bikes de estrada que tive até agora:

Sunn Trips: 52-42 + 12-26 (7v)
Massi: Comprei-a usada com 53-39 + 11-21 (!!!) vendi-a com 50-34 + 11-28 (9v)
Scott CR1: 50-34 + 11-32 (11v)

Sempre fui mais de fazer rotação que força,e agora que estou a recuperar de uma lesão grave mais ainda. O 34-32 permite-me subir confortavelmente todas as subidas mais inclinadas da minha zona,e não vou voltar a relações mais pesadas. Com 11 velocidades os saltos não são muito grandes,basicamente é como se fosse uma 10v 11-28 com mais um carreto "de salvação".
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Eu actualmente uso
Pedaleiro: 53x39
K7: 12x25

A partir dos 15% é que já se nota que falta ali qualquer coisa. :cool:

:eek: pernas ??? ou dentes ???

Por acaso sempre tentei perceber se realmente se tem de ter duas transmissões montadas em bikes diferentes para fazer velocidade e montanha. O pessoal old school não subia tudo com a mesma transmissão?

Eu uso 50-34 x 11-30, mas perco claramente em comboio ... e nem que muito tente puxar a 50x11 ... muitas vezes as pernas não aguentam demasiado tempo a brincadeira.

Pergunta sentimental ( tipo revista Maria) que posso fazer?
 
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