• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Granfondo Serra da Arrábida - Palmela

Bernalve

Well-Known Member
Epah. Basta fazeres uma media de 20 km/h e chegas a tempo e horas. Até um pouco mais baixo que isso. Arriscas é em ficar em último :p
 

Wawando

Well-Known Member
O gf da arrabida faz-se mt bem, ao contrario de outros.
Claro que vai ser durissimo como sempre, mas mais por causa do ritmo do que das dificuldades das subidas que apesar de serem inclinadas sao relativamente curtas e entao numa bike de btt fazem-se semore bem nem que seja a uma velocidade mais reduzida.
 

lgass

Well-Known Member
20 km/h foi a média que fiz recentemente a fazer 50 km's incluindo a subida ao sítio da nazaré com pneus btt... devo agora conseguir melhor que isso digo eu. tenho é que reaprender a andar que isto é tudo novo.

devo depreender que posso confiar e inscrever-me?
 

grouk

Active Member
já alguma vez andas te em pelotao? vê lá se vais lá deitar toda a gente a baixo. no plano o pelotao rola a mais de 40km/h
 

RTC

Moderador
Staff member
Mas estás à espera que ele, inexperiente, com bike de btt mesmo com pneus de estrada ande muito tempo em pelotão???
Às tantas nem ele quer. Segue o ritmo que pode/quer e se calhar goza muito mais o evento que muitos outros que vão para lá "fuçar"...
 

grouk

Active Member
tens razão, só acho que tendo em conta a inexperiência mais valia sacar o track e ir faze lo nas calmas e talvez daqui a um ano ir a um evento
 

lgass

Well-Known Member
eu a ir já vou com bike de estrada! adquirida hoje... a minha questão é essa mesma: não quero cair eu e muito menos fazer cair alguém!

a origem da pergunta é se é um tempo realista para me preparar e fazer curva de aprendizagem q.b para ir
 

DMA

Well-Known Member
Vou falar sobre a questão técnica. Sobre a física não falo, porque não conheço o terreno nem a forma física do nosso colega lgass.

São quase 2 meses para adaptação à fininha, tudo depende do historial da pessoa e do kit de unhas.

Pessoal que ande há muito tempo de bike (desde a infância e com fartura), que tenha andado em vários tipos de bikes e que tenha um bocado "de jeito", acho que não terá problemas de maior em adaptar-se no prazo referido ... desde que adote cautela e não vá "à campeão" já que trata-se da 1ª experiência em andar com muita gente. E como sabemos o problema muitas vezes não somos nós, mas o pessoal que fez a cirurgia de ligação do intestino grosso ao cérebro e com quem temos que partilhar a estrada ou trilho.

Já vi colegas quem em meia duzia de voltas (tanto em BTT como na fininha) já comiam de cebolada colegas com anos de voltas (na parte técnica). Bem sei que são casos extremos, mas que acontecem.
 

undernardo

Active Member
Não há nenhum motivo para não ir. Em dois meses, o corpo adapta-se perfeitamente a distâncias de 100 km por isso tens tempo suficiente para te habituar à montada e habituar as pernas a esforços maiores. Quanto à questão de andar em pelotão é simples: ficas mais para trás e deixas o grosso da prova partir primeiro. Tentas encontrar o teu ritmo e com o decorrer da prova acabarás por encontrar alguém que rode ao teu ritmo. É menos confusão e desfrutarás melhor da prova.
 

lgass

Well-Known Member
Sobre a questão física e modéstia à parte, acho que não estou mal. pratico exercício 5 a 6 vezes por semana (nos últimos dois anos). em ritmo de passeio aguento voltas de 4 horas ou mais em BTT.

a questão é mesmo a técnica.
o meu plano seria agora no meu quintal (em Monsanto) ganhar habituação à bike (postura, travões e conhecimento da transmissão). dentro de 2 ou 3 semanas, começar a fazer uns passeios maiores (75 a 100 km's) para me habituar. e depois ver se consigo arranjar duas ou 3 pessoas (ou mais) para dar umas voltinhas em grupo. tavez até arranjar um grupo maior para ver como é estar num mini-pelotão.

não faço ideia sobre se isto é realista ou não mas é a minha ideia.
 

Knox

Active Member
Isto cada um sabe de si e da forma e vontade que tenha para participar em eventos destes, agora com Btt a dificuldade vai ser maior sem dúvida. O ideal é fazer as coisas nas calmas e fazer o melhor que se consiga, porque certamente haverá outros com bicicletas de estrada que poderão passar por dificuldades e se calhar encostarem primeiro. A bicicleta não é tudo, mas ajuda bastante, também faço estrada com btt com pneus de estrada e sei bem das limitações que uma btt tem quando comparado com uma fininha. Fazer um percurso destes faz-se , é preciso é força de vontade e ir preparado para o que vai enfrentar, e acima de tudo disfrutar da experiência.
 

Carolina

Well-Known Member
obrigado lgass, pensava que já estava nos 40€. sendo assim ainda posso pensar no assunto se o meu joelho decidir melhorar entretanto.
 

Rapido

Well-Known Member
Eu vou de Btt com pneus de estrada como já referi anteriormente, mas sem dúvida que vou para ir "na minha", ou seja, dentro do pelotão se calhar vou o 1km e depois é deixar-me ir. Não tenho o andamento que muitos têm e neste caso, não tenho o material mais apropriado, embora isso não me faça recuar.

Tenho a ligeira vantagem de já conhecer o "percurso" e de já ter dobrado com a minha btt quase todas as grandes dificuldades de estrada aqui da zona. Escrevi "percurso" pois este ainda não foi divulgado e segundo a própria organização no seu facebook oficial já fez saber que não o irá fazer até à véspera, no momento de apresentação da prova/percurso.

Assim de repente, sobre o pouco que já foi divulgado, há um muro que será passado duas vezes no grandfondo e uma vez no mediofondo, é a passagem nas Necessidades Velhas, são aí uns 20/25 metros, não mais, onde a inclinação supera os 18%. Já a fiz algumas vezes e depende dos dias, já a passei montado e outras vezes desmontado. Depois há a subida ao ponto mais alto da Serra da Arrabida (onde estará um prémio à espera dos primeiros que lá passarem). É duro mas é relativamente curto. E depois, também já foi divulgado que a chegada será no Castelo de Palmela, onde também acho duro, se a subida for feita pelo lado do cemitério, mas é curta também.

Como alguém já disse por aqui, este Grandfondo aparenta ser mais fácil porque as subidas, embora sejam duras são curtas, o que facilita o trabalho. É preciso atenção a outro detalhe, ao contrário dos skyroad, em que penso que temos aproximadamente 10 horas para cumprir todo o percurso, aqui a organização fala em 6 horas (das 9h às 15h).
 

Rapido

Well-Known Member
Igass, não sei como será aqui, mas penso que estará assinalado, ou seja, nos pontos de viragem e afins estará lá alguém a indicar, penso que só assim fará sentido.
 

lgass

Well-Known Member
infelizmente vou ter um casamento no dia anterior... acho que vou esperar por outra prova que possa haver depois... :(
 

Bernalve

Well-Known Member
Depois de alguns dias a reflectir, vou participar. Um bocado farto de dar 35€, mas fica tão perto de casa que seria uma frustração não ir...
 
Top