• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Granfondo Algarve Cycling Race

SBRDYDY

Well-Known Member
as marcaçoes era do pior, eu me enganei no percurso, na zona dentro de uma localidade que perigo mesmo do pior...
As pessoas que iam nos carros de apoio eram 5* perguntaram se ia tudo ok deram um bidon de agua, nada a apontar, mas devia ser só dois carros, fui a prova quase toda sem ver ninguem da organização .....
Mas quem conhece o srs dessa empresa sabe-se que só querem é sugar a malta, por isso que não tenho o equipamento do meu grupo por ter sido feito na fullwear.
de resto fiz 4h54 mesmo a curtir sem nunca ir a top pois estou com suspeita de fibromialgia e até esta tudo ok nada de loucuras :)
 

Wawando

Well-Known Member
Pachecotd5, eras o gajo de barba numa reacto? Eu era o com jersey mamil e planetx. Se eras tu, andamos mt tempo no mesmo grupo. A perna melhorou?
 

PachecoTD5

Well-Known Member
Era eu sim senhora :)

A perna (cu neste caso ;p músculo piramidal ou pirforme) anda assim há muito tempo (2 meses), mas nestas ultimas duas semanas tive que abrandar os treinos (250 klm muito softs) e fazer tratamento, o que me permitiu fazer hoje a prova, infelizmente não fiz a grande que era para o que estava inscrito porque não quis esticar mais a corda, mas senti-me bastante melhor e sem dores. 4h.40min. Abraco !!!
 

Bernalve

Well-Known Member
Em S.B.Aportel(Medifondo), a voltar a Tavira não havia nenhuma indicação. Como sabia e conhecia o percurso para mim não foi problema. Mas acredito que houve pessoal que deve ter estado um pouco perdido .

Acho que a organização falhou nesse mesmo ponto onde eram os banhos, o almoço etc. Eu não quis preocupar-me com isso peguei na camisola e na medalha e fui a casa almoçar e tomar banho. Não cheguei a perceber se havia abastecimentos sólidos pois só parei num e foi só para esticar um pouco as pernas e comer o que trazia comigo.
 

ribas

New Member
Este evento desportivo tinha tudo para ser um sucesso, mas no geral deixou muito a desejar, tudo devido a fraca, quase amadora organização. Do lado positivo restou-nos as paisagens e as estradas do Algarve.

Espero que vejam estas criticas como construtivas onde podemos comparar com outras organizações do género bem superiores.

Assim encontrei este pontos que devem ter em conta numa próxima edição (caso haja):


A começar pela data, julgo que se fosse no dia seguinte à etapa do Malhao, mais pessoas compareciam, os poucos mais de 400 inscritos é facto revelador, que muitos preferiram ir ver os profissionais.


No meu caso paguei 35€, em que o secretariado apenas entregou um saco contendo apenas o dorsal, duas fitas zip e uma fita para a massa recovery (adiante falarei desta refeição). Nunca em lado nenhum, seja em eventos BTT ou Estrada vi tal coisa, nem um simples folheto da região, um brinde, qualquer coisa que fosse para encher o saco, nem um patrocínio.

No caso do meu amigo, que se inscreveu antes do final do ano tinha direito a par de meias. Onde estavam elas? Pois, tivemos de alertar para a falta, caso contario nada seria dito, caía no esquecimento.
Como resposta, não havia, seria enviado pelo correio.
Ok, estava a começar bem...


O percurso estava bem marcado, o policiamento o suficiente, se bem que achei poucos batedores da GNR e os da organização não eram muito mais.
Carros de apoio haviam em número suficiente.
Os apoios eram vários, aguas e isotónico não faltaram, agora sólidos, já não posso dizer o mesmo...


Uma falha grande e tão simples de evitar, a separação do medio e do grandfondo, como é possível não haver indicação escrita com a separação, apenas setas e uma pessoa da organização a gritar medio em frente.
Digam-me como é que atletas estrangeiros poderiam perceber esta separação. Exemplo disso é um espanhol que ao aperceber-se que estava a chegar a Tavira lá perguntou se era o grandfondo, foi-lhe respondido que estava no médio, imaginem como ficou o homem.


Ao km 110 uma queda de um ciclista na descida do Malhão, algo sempre de lamentar ver um companheiro no chão, as melhoras para ele e espero que nada de muito grave. A GNR estava no local à espera da ambulância, mas calculo, pelos testemunhos que estivesse estado estendido no alcatrão mais de uma hora, pois ambulância nem vê-la.
Não me recordo de ver nenhuma à partida, mas mesmo que houvesse, já poderia estar em serviço a outro ciclista, mas as autoridades competentes deveriam estar alertadas e preparadas para este evento e não se pode estar à espera de uma ambulância mais de uma hora


Linha de chegada.
Um sorriso de satisfação por ter terminado sem quedas ou avarias e pelo excelente traçado e belas paisagens.
Mas... que fila é esta? É para receber a Tshirt e a medalha. Bolas e se não tivesse terminado por avaria ou queda, não recebia? os 30 ou 35 ou 40 euros não chegavam para um tshirt?
Davam no secretariado e já não havia filas...
Bem já que aqui estou vou beber um recovery... onde está? Nada, nem um patrocínio destes arranjam, muito mal.


Banhos.
Longe, cerca de 2 kms, mas nem sempre se consegue melhor.
Agua estava quente, bom duche.
Mas reparei que um elemento feminino andava a procura dos banhos, foi questionado o responsável das piscinas e não soube responder, se havia se encontrou não sei, mas se esqueceram das senhoras, outra falha grave.


Regresso ao local do evento para a refeição e convívio final na tenda.
Chegados ao local, pouco convívio e massa, ainda menos.
Uma pequena caixa de massa e atum, havia também outra sem massa e outra só salada. Peguei na de salada e na de massa e atum... ALTO! só pode levar uma. Mas quem é que vai comer só salada?!? Muito triste.
Sumo, cerveja, nem ve-la, uma garrafinha de agua e já vais com sorte...


Como podem ver muitas falhas e não é por ser de principiante, muitas delas podiam ser facilmente evitadas.

Se volto para o ano?
Volto, mas para ver os profissionais e pedalar sem organização por tras como já fiz em anos anteriores.
 
Resumindo :

Secretariado - Ridiculo. Dar um saco c/ um frontal e 2 zips ... Perguntei pela t-shirt "ah só damos no fim".
Localização da partida - Uma partida no meio do nada?
Horário : "Estamos atrasados pq faltam os convidados".
Percurso : Duro q.b.
Abastecimento: Nada de especial, escapa.
Marcações: Onde estavam? De São Brás até Tavira existiam 2 placas.
Almoço : Eu tinha vergonha de apresentar o que apresentaram como "reforço". Repito, vergonha.

Em resumo, valeu pela subida ao Malhão e por pedalar em zonas que noutra situação não iria pedalar.
Arrependo-me de ter pago a inscrição. O que mereciam era que tivesse entrado 5 metros depois da partida e fosse sem pagar.

Uma chulice autentica. Querem fazer € para a Efapel? Assumam!
 

Joaopaula9

Active Member
Boas pessoal,

Foi só a mim que me deu cerca 140km do percurso de mediofondo em vez dos 132 anunciados? O pessoal do Granfondo estava à espera de 168 e andou por volta dos 162... Aliás as médias apresentadas nas classificações penso que têm em conta as distancias anunciadas e não as realmente percorridas. Será que percorreram os percursos antes de os publicarem oficialmente, ou apneas se limitaram a desenha-los nos programa SIG qualquer e nem um reconhecimento fizeram!? Pequenos detalhes, no entanto 20km de diferença entre distâncias é algo digno de registo. Contudo, realço a beleza das paisagens e a dureza das subida, isso sim muito bom!

Relativamente à organização, uma empresa que se predispõe a organizar um evento destes tem de ter lucro, é certo, mas tem de ter profissionalismo e brio naquilo que fazem por forma a fidelizarem os clientes e assim continuarem a ter lucro... o que não aconteceu neste evento.

Na sexta feira começaram logo a revelar varias falhas. Nem uma indicação do secretariado nas vias principais de acesso a Tavira. Perguntei no Hotel onde era, la me conseguiram explicar, no entanto ainda andei às aranhas para me aperceber que realmente era mesmo fora de Tavira. Por fim la o encontrei. Confesso que também fiquei surpreso com o saco que recebi, pela ausencia de informação sobre o municipio de Tavira e da região do algarve que normalmente é tao publicitada, pela ausencia da camisola de manga curta, etc... Depois de receber o saco (que da sempre jeito para ir às compras, uma vez que agora se paga 10 cêntimos no estabelecimentos comerciais), solicitei junto de quem mo entregou que me indicasse no mapa do TMN drive o local dos banhos... Maldita pergunta! Este elemento, perante a minha pergunta rtetribuiu-me com outra: "Você não é de cá? não conhece?", á qual eu retribui: "Não, não sou. E não conheço nada de Tavira". Então este membro da organização muito vagamente respondeu-me que os balnearios e estacinamento eram mesmo atrás do secretariado, próximo do estadio... Achei estranho, porque pelo mapa que tinham disponibilizado o local ainda parecia longe. No entanto, podiam ter mudado à ultima da hora, e como a ausencia de informação que havia, não me admirei que nem isso tivessem comunicado. Então la fui eu atrá da zona do secretariado, surpresa minha quando entro para dentro do estacionamento do Recheio... e aí percebi que o gajo sabia tanto do que estava a dizer como eu. Perante isto, ja nem tentei voltar aos ecretariado porque vi que era inutil e não estava com paciencia para me aborrecer depois de uma viagem de aveiro para Tavira... Então la andei ate encontrar um estadio e um complexo desportivo, deduzi que fosse aí e como tal sinalizei o local ( mais uma bvez placas, mentira).

No dia do evento la me dirigi parta o local que tinha sinalizado, contudo estranhei os pouco carros com bicicletas. Perguntei a doi colegas das duas rodas que la estavam, e eles, como muita simpatia, la me confirmaram que ali era o local dos banhos. La me dirigi para a partida. Disfrutei bastante do percruso, apesar da distância (Tinha mudado a minha inscrição para o medio, uma vez que ainda nao me sentia preparado para o grande), e o corpo ate reagiu bem. Relativamente aos abastecimentos, não posso dizer nada porque nao parei em nenhum. A sinalização na penultima rotunda era deficiente, pois deveria ter um seta a indicar na saida e não tinha (tinha apenas uma seta a indicar para a esquerda na saida onde não era para sair, mas depois disso não havia indicação para a saida), pelo que fui pelo instinto e segui pela n125. Na chegada havia laranjas, agua e gatorade com fartura... e o cheirinho e visão do porco no espeto para abriri o apetite. Fui ao banho de apetite aguçado e regresei para o almoço. Que barrigada..... de fome! peguei numa amostra e comi, quando me levatei para ri apanhar outra também levei logo um redundante "Não! porque senão não há para todos!". Realmente não me sentia bem se alguem ficasse sem comer, mesmo que fosse aquela amostra, e nem insisti. No entanto é lamentável a quantidade disponibilizada...

Resumo: Gostei bastante de pedalar naquelas estradas e daquelas subidas rompe pernas!!! No entanto não volterei a fazer tal distância para participar neste evento (se é que terá continuação, o que duvido!).

resultados segundo o gramin: distancia 141,8km | tempo:4h46m | vel. med: 29,7km/h


PS: Envio um abraço novamente ao colega com o dorsal 2200 com o jersey da RTP. Obrigado pelas dicas na subida do Malhão e pela simpatia. Eu era o dorsal 2070 com o jersey do Clube Terras do Coâ numa caad9.
 

Diogo112

New Member
Pois pensei e ponderei muito em participar neste evento, mas... ainda bem que não o fiz, parece opinião quase unânime que foi um flop!
 

SLB4EVER

Member
Comparando com outras provas deste género tipo Lousã 2014, este evento de facto foi algo inferior, também ficou surpreendido com o conteúdo que estava no saco (uma pulseira para o almoço / um dístico com o nº de participante / duas abraçadeiras...).
Confesso que esperava algo mais, principalmente comparando com o Granfundo da Lousã..., mas no geral acabei por gostar, principalmente pelo convívio e entreajuda, o meu objectivo era terminar se possível com média entre os 24/25 kmh, superei um pouco a expectativa apesar de uma dor tipo formigueiro que me vem dando num dos músculos da perna esquerda.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Nem me vou dar a trabalho de comentar pois já o disse pessoalmente ao responsável do invento 2 vezes logo na meta me dirigia a ele e disso que tinha achado da organização e ma primeira passagem do ciclista no Alto do Malhão voltei a dizer-lhe que em vez de agradar os ciclistas presentem só fez com que eles falassem mal da organização e do invento ( as respostas só com os erros é que se aprende que para o ano seria melhor. )


Já meti está informação no face mas acho que muita gente não tinha lido o regulamento.

Artigo 21

É estritamente proibida a assistência dada aos atletas por viaturas de apoio estranhas à organização. É igualmente proibida a circulação de veículos de acompanhantes no meio dos ciclistas em prova. Serão fornecidas pela organização informações sobre os locais aconselhados para os acompanhantes poderem assistir à passagem e dar apoio aos atletas. As forças de segurança que enquadram a prova impedirão a circulação de veículos de apoio no meio dos ciclistas em prova, assegurando o cumprimento do código da Estrada.

As equipas organizadas e as estrelas do ciclismo são os piores.
 

jyorn

Member
Tudo o que foces disseram não retiro uma unica palavra !!!!!!!!!!!!

So digo que o granfondo em Portugal estão com a morte anuciada

cada ano que passa mais vergunhoso estão estes eventos e eu posso falar pois ja partecipei em todos !!!!!!!!!!!!

Este então foi uma miseria , se as pessoas so querem ganhar dinheiro então vão assaltar um banco, não a nossa carteira.

Este foi mesmo o meu ultimo granfondo que fiz!

Quero so dar um apontamento, para quem organize os proximos eventos, iguais a estes!

Quantinuar a ter bom gosto pelos percusos

Ter cuidado com as equipas que se escrevem , pois existe algumas semi-proficionais que tem todo o apoio surante estes eventos e os que sustentão estes eventos nem uma assistencia para mudar um furo ou uma avaria tem .
se temos que ter termos de responsabilidade para assinar, para se acontecer alguma coisa as organizações lavarem os problemas que poxam existir.


quero dar um abraço a todos ciclistas os que fazem deste evento uma festa , pois ja que as organizações estão a preparer o feneral delas nos cilistas queremos continuar em alta.
 

GMQ

Well-Known Member
Nunca participei num grandfondo ou em algo semelhante. Sou do Algarve e sem ser através deste forum e por aquilo que leio este em particular teve bastantes problemas (espero que os resolvam e aprendam com os erros). No entanto gostaria de pegar nas palavras do colega Jyorn e deixar o meu contributo sobre este tipos de eventos no geral. Como diz o nosso colega os grandfondos são uma festa e assim deviam ser encarados por todos. O problema é que existe malta que é movida acima de tudo pela competividade e faz do evento uma verdadeira prova velocipédica violando certos principios e regras. Toda a gente gosta de chegar em primeiro (eu também), mas é triste reparar que vai ali um grupo todo estruturado qual equipa pro tour ou lá o que seja, quando eu vou todo carregado com camaras de ar desmontas, bomba, ferramentas, comida, água, etc. Se as organizações se apercebem da existencia destes carros na caravana então têm que pará-los de imediato pois em regra são proibidos. Mas a malta que entra nesses termos também deveria ter consciência da injustiça e não trazer esses apoios quando sabem que são proibidos. Todavia, cabendo a gerência dos eventos às organizações é sobre elas que recai em ultima analise a responsabilidade de evitar estas situações e acabar com elas. Se continuam a deixar que se verifiquem arriscam-se a que a malta que vai pelo prazer deixe de participar por desinteresse. Acredito que se isso suceder têm mais a perder do que a ganhar pois em regra o grosso destes eventos são ciclistas individuais e não equipas. Se calhar cabe às respectivas comissões organizadores repensar os termos dos eventos e o que pretende ter no futuro. Espero que primem o principio básico que este na genese destes eventos: o amor pelas bicicletas e por pedalar.
 
Na minha opinião devia de haver muitos eventos iguais e mais , só que tem de acabar com a cronometragem e ordenamento do pessoal .

Transformaram tudo na ganancia da competição a todo o custo para muitas instituições absorverem euros a "fundo perdido " sem pagarem impostos ao Estado .

Para mais , ainda bem que nunca acontece nada , porque as linhas pequenas dos seguros excluem qualquer tipo de evento tipo prova , sequer amadora .
 
Ainda a propósito , querem medir forças , competir e estar acima da forma ?
Então , bom remedio :

A federação precisa de atletas , participem nos campeonatos Nacionais .
 

undernardo

Active Member
Depois do debate inicial em volta deste Granfondo, fiquei com uma certa curiosidade em vir ler as peripécias e o feedback dos participantes. Nunca participei em nenhum Granfondo (espero fazê-lo brevemente) mas costumo acompanhar, aqui no fórum, o flash interview das provas.

É com muita tristeza que acabo por ler estas ultimas páginas especialmente por saber que a região do Algarve tem potencial para este tipo de provas. Não sei se foi a primeira vez que esta "organização" planeou um evento desta natureza. Não sei se por falta de experiência ou se por falta de competência. Mas pegando no que foi dito ao Carlos, parece-me que foi pelas duas. Se é para organizar alguma coisa, ao menos que peguem nos exemplos de outros Granfondos, estudem-nos e falem com os respectivos grupos organizadores. O que uma simples conversa de uma hora poderia fazer...

Se este ano não atingiram os 500 participantes então não quero imaginar o que acontecerá no próximo ano tendo em conta o que se passou neste. Mas lá está, é o chamado "chico-espertismo" que anda geralmente de mão dada com o comum Português.
 

Joaopaula9

Active Member
O mais estranho é que a entidade que organizou este granfondo presta apoio nas classificações da maioria dos outros granfondos... pelo que deveriam ter a noção de coisas muito básicas que falharam na organização deste evento. Numa primeira vista deu a noção que estavam à espera de massas, e como não as tiveram marimbaram-se para aquilo. Esta foi a noção com que fiquei. Se não foi isso, então se tivessem tido uma enchente imagino o descalabro que tinha sido...

Relativamente aos carros de apoio, concordo com o que foi dito. Neste evento então foi flagrante, em que vi dois carros de apoio de duas equipas no meio do pelotão. O mais estranho é que uma das vezes iam atrás de um dos carros da organização, ou pelo menos eu penso que seria da organização.

eu ja participei em praticamente todos os granfondos (evora, geres, serra da estrela, lousã), e este realmente surpreendeu-me muito pela negativa. Nem sequer consigo comparar as organizações, porque acho que qq compração seria injusta para as outras entidades. espero que melhorem significativamente, porque acho que aquelas estradas têm muito potencial para este tipo de provas, contudo eu não voltarei a participar.
 

GMQ

Well-Known Member
No que toca à parte financeira acho que se aplica o mesmo que no comércio. Tem que haver um equilibrio entre as coisas. É certo que a malta que organiza estes eventos tem um objectivo financeiro com os mesmo. Se apenas visam este objectivo sem se preocuparem em agradar quem neles participa correm o risco de depois não terem participantes e a guerra terminará por falta de combatentes. A história de cortarem na comida então é demais. Tiveram mais do que tempo suficiente para saberem quantos eram os partricipantes do evento . se não providenciaram comida suficiente então são mal organizados.
 
O mais estranho é que a entidade que organizou este granfondo presta apoio nas classificações da maioria dos outros granfondos... pelo que deveriam ter a noção de coisas muito básicas que falharam na organização deste evento. Numa primeira vista deu a noção que estavam à espera de massas, e como não as tiveram marimbaram-se para aquilo. Esta foi a noção com que fiquei. Se não foi isso, então se tivessem tido uma enchente imagino o descalabro que tinha sido...

Relativamente aos carros de apoio, concordo com o que foi dito. Neste evento então foi flagrante, em que vi dois carros de apoio de duas equipas no meio do pelotão. O mais estranho é que uma das vezes iam atrás de um dos carros da organização, ou pelo menos eu penso que seria da organização.

eu ja participei em praticamente todos os granfondos (evora, geres, serra da estrela, lousã), e este realmente surpreendeu-me muito pela negativa. Nem sequer consigo comparar as organizações, porque acho que qq compração seria injusta para as outras entidades. espero que melhorem significativamente, porque acho que aquelas estradas têm muito potencial para este tipo de provas, contudo eu não voltarei a participar.

Tudo dito numa unica frase. Comparar a organização do Geres e dos Sky c/ esta não é possivel. Péssimo. Mau demais.
 
A fullsport há uns anos atrás organizava muitas provas de BTT e também era comum haver problemas, por isso não estranhei os relatos aqui presentes.

Quanto ao valor da inscrição confesso que me custa um pouco pagar 35€ para participar numa prova de bike, muito porque estou habituado a fazer Maratonas de BTT onde quando se paga 15€ o pessoal já reclama.lol

Por exemplo ainda este fim de semana participei na Rota do casqueiro, prova com 700 participantes e paguei 12€ com oferta de um bom pão alentejano, uma linguiça e abastecimentos onde podia comer tudo o quer quisesse, pequeno almoço, etc

Temos outro exemplo que é o Alvalade-Porto Covo quase 3000 participantes e 12 euros trazes garrafa de Vinho, 2 pacotes de arroz, vários abastecimentos ao longo do percurso um dos quais com as famosas sandes de carne assada onde comes as que quiseres, direito a apoio mecânico / médico e massagens no final.

Os custos de policiamento que são elevados, não justificam tudo, eu não me importo de pagar 35€, mas ao pagar espero qualidade acima de tudo.
 
Top