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BTWIn 2014

pratoni

Well-Known Member
Eu como tenho preconceito não comprava uma Btwin com esses valores. Não coloco em causa a qualidade da marca mas sim as minhas ideias/gostos. Preferia gastar mais um pouco numa marca mais conceituada mas sentir-me bem com aquilo que tenho.

E porque te havias de sentir mal com as btwin?...

Há! Tu próprio admitiste que tens preconceito... :)
 

ohomemdobussaco

Active Member
Ah, sim, na boa... Pelo menos tens a frontalidade de admitir esse preconceito! :)

Quanto a mim, a comprar uma bicicleta destas, preocupa-me mais saber se fiz ou não um bom negócio (entre outras coisas, como por exemplo a qualidade e fiabilidade do material, etc) do que propriamente os autocolantes/"branding" que traz no quadro...
 

paradawt

Moderador
Mas a questão do material é transversal a todas as marcas de quadros... Rodas, transmissão e periféricos todas elas partilham as mesmas marcas. Aqui discute-se o quadro, que é a única coisa que a Decathlon manda produzir.

Portanto na questão da fiabilidade da transmissão ou das rodas é igual para todos.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Sim, certo. Eu também me estava a referir mais ao quadro do que ao resto, em que o fabrico não é da Decathlon. Seja como for, este novo quadro das Mach parece que relativamente ao anterior só mantém as formas/linhas. A construção é diferente e a rigidez também (para melhor, pelo que pude ler naquele teste)...
 
Btwin!!!....ehehe....há anos que na Italia discutimos de Btwin:))....bike de supermercado, relação otima preço qualitade etc etc...ok ok.
Eu foi cliente Btwin em quanto cumprai una RR 8.2 por 800 verdones (€).uma btt por ser claro....otimo porqué neste nivel de preço não havia nada no mercado com os mesmos componentes e não vamos a discutir do quadro semplicemente porqué só o 1% dos riders sabe realmente ver e discutir as diferencia no quadro e avaliar tecnicamente un quadro a partir dos materiais, tipo del soldatura etc etc ( eu estou incluido )...mas pela cronaca digo-vos que os quadros Btwin são feitos pela Apro ...area Shenzen onde tabem fazem pela KTM, Cube, Norco..a factory é a mesma..pelo meno até o ano passado:))....não vou entrar em mais pormenores tecnologico porqué não interessa, embora seria interessante abri um topic intitulado " onde nascem as bikes":)).
A Decca até uns anos era forte na area do mercato das entry-level e medio, sim digamos que realmente não havia concorrencia. Nos ultimos anos reparai uma leve queda desta famosa relação preço qualitade dos produtos Decathlon. No 2008/2009 realmente os componenentes das btt e estrada eram mais de qualitade....para ter a mesma bike, osseja com os mesmos componentes que tinha e que pagai 850 euros no 2010 agora precisam 1100. Ok mas não é isso o ponto.
Aquí vou juntar-me ao amigo Freitas e concordo com ele no sentido que não tenho duvida na qualitade da Bikes da Btwin e dos componentes usados que são os mesmos das outrs, mas concordo que se devo gastar 1600 euro não cumprava uma Btwin...porqué? Porqué com 1600 euros eu encontro o mesmo quadro os mesmos componentes ( grupo, rodas etc) mas de uma brand que aguenta o usado, uma brand que tem um nome conhecido e que quando vendo não dizem "O que?...uma Btwin do supermercado?""...sim porqué o problema das Btwin é que desvalorizam mais que as outras, a Decca cumprou há uns anos a empresa Btwin por venderlas dentro nos seus supermercados onde sabemos que a maioria dos produtos são todos entry-level, esperimentam a vender uma bTwin!!.....a majoria dos ciclistas nem sabem a diferencia do Sh 105 ou Ultegra o Alu 6061 com 7005 etc...eles conhecem os nomes das bikes pensando que são todas diferentes....Bianchi, Specialized,Trek etc etc.." ah mas esta é uma Pinarello a Ferrari das bikes" dizem:))..infelicemente é assim o marketing é que manda cumpramos por nome e vendemos por nome isso em geral....se na minha Pinarello estava escrito Btwin no quadro era impossivel vender-la aquele preço em Portugal...e o quadros sai da Taiwan onde nascem outras bikes meno conchecidas:)))....em fim é um mundo complicado onde é dificil perceber o real valor das coisas. Agora a Decathlon tenta de entrar no mercado das top's mas eu acho que é dura fazer competição com brands bem mais famosas...em minha opinião deviam vender esta bike mach por 1300...a este preço poderia ser interessante;-)..ou montar componentes como deve ser!!.

ciao
 

Skyforger

Active Member
Ora aqui está uma discussão interessante esta que o amigo Fabry lançou...onde nascem as bikes? O pessoal prende-se demasiado à questão do quadro, mais propriamente aos autocolantes que estão no quadro, preocupando-se pouco ou nada com os pormenores que estão na génese e estrutura do mesmo. A esmagadora maioria das grandes marcas de bicicletas, ou pelo menos das marcas mais comerciais, provém das mesmas fábricas, é feita com os mesmos materiais e o que as difere, em grande medida, é o branding e o marketing que se lhes aplica na passagem para o mercado. E digo em grande medida porque acredito que haja diferenças entre uma Specialized, uma Trek, uma Canyon ou uma Btwin que vão além do autocolante, mas serão essas diferenças palpáveis pela maioria dos utilizadores? Aquilo que é palpável, como diz, e bem, o Fabry, é o valor que a bicicleta tem no momento da compra e da venda, bem como num certo "status" que a marca confere e que é uma coisa a que uns dão mais valor do que outros, e o nosso país é prolífero neste tipo de mentalidade. Faz-me lembrar a questão dos automóveis alemães...ergueu-se a ideia por cá de que carro bom tinha de ser alemão e tudo girava em torno da VW, Audi, Mercedes e BMW...tudo o resto não era fiável, desvalorizava imenso, bla bla bla, bla bla bla...Voltando às bicicletas, não ponho em causa a fiabilidade e qualidade de uma Btwin ou de uma Berg...no fundo estamos a falar de um quadro...tudo o resto são componentes de outras marcas que tanto encaixam numa Btwin como numa Pinarello. O grande problema da Btwin é, de facto, a retoma da mesma e a imagem de "marca de supermercado" que lhe está associada e, quer queiramos quer não, isso conta no momento de tomarmos uma decisão. Essa questão do valor actual e futuro de uma marca contribuiu para que, recentemente, eu tivesse embarcado num negócio que me pareceu vantajoso em todos os sentidos...a diferença, o pormenor, a exclusividade, a imagem, o estatuto, o historial...tudo isso se paga e é precisamente nesse ponto que a Btwin encontra mais barreiras, pois acredito que se pedalar numa Btwin e a seguir numa Specialized de gama idêntica dificilmente encontrarei diferenças...

Já agora, e por falar em Specialized, é só a mim que os modelos Ultra 940 e Alur 700 fazem lembrar descaradamente a Specialized Tarmac?
 

Diogo112

New Member
A não ser que a origem esteja errada, pois os autocolantes das Btwin, diz que são todas feitas na Europa, entre os quais está Portugal como local de rodução. Eu já já vou na 2ª Btwin, a 1ª um Decathlon 7.1 Sport, a origem de produção era na Holanda, a que tenho agora Btwin Facet 7 é em França, mas ainda há 2 dois dias atrás estive em duas lojas da Decathlon (Almada e Montijo) e as duas de estrada que verifiquei eram também Europeias (Portugal e Roménia), pelo que creio que a Decathlon não recorre a bicicletas ou quadros feitos fora da UE. Corrijam-me se estou enganado! Só estou a falar pelo que tenho observado nas bicicletas expostas em diversas lojas!
 
Boa tarde Ric.,
sim seria um topic interessante,.....temos factories que só fazem aluminio, outras que produzem tratam só de carbono mas todo isso é completamente off topic em quanto estamos a falar de uma bike que ainda não foi testada:))--..é um bocado um paradosso este topic não é??:)).

A tua Specialized??...bem se lembro bem estamos a falar de AIM Co. ltd ???:)...Advanced Internation Multitech que construi os bichinos para a Bianchi, Look, Dedacciai....Decathlon e a tua Specy ( as minhas fontes são até 2012)....é aquela que se chama uma OEM ( Original Equipment Manufacturer)...mas depois temos as ODM e as OBM...e os mercados "cizentos" quando temos um ecesso de produção nas Oem's onde acabam os quadros??:). Eu ainda estou a investigar para perceber se os moldes da Dogma são utilizados tambem para outros "buyers" ....de certeça que as especificas do UD do core são diferentes embora o layer esterno de proteção pode ser identico....umm há uns tempos ficai surpreso a ler os "numbers" do Aliexpress osseja o major marketplace do East que esta pronto para passar a frente do E-Bay..sim seria uma discussão interessante esta, mas ao mesmo tempo se calhar ficaria demasiado longa e articulada e ficava para não ter interesse.

Mas no fundo o problema é que hoje em dia todo é feito para dar a illusão que um bom quadro de carbono deve custar 2000 euros;estou certo que se o mesmo quadro for vendido a 600 bukcs ningúem cumpra pensando ser "demasiado" barato logo de qualitade fraca.....eu digo isso porqué acho que os preços das bikes simplemente são obscenos, period. Com as tecnologia actuais e otimização dos processos devia ficar todo mais barato..no! Inventam panelerices para justificar um melhoramento quando na realidade o meu Shimano XTR dos anos 90, o melhor aquele alumino daquele modelo da Shimano sim que era forgiado a frio e bem resistente!!!Nem me lembro dos milhares de kms em btt que fiz com aquele grupo sem mudar nada!!!...tivemos uma queda de qualitade nos materiais utilizados em relação ao que gastamos em minha opinião...hoje em dia custa muito meno produzir mas custa mais caro cumprar aquela mesma qualitade...se calhar outros não concordam e estou a dizer uma eresia.

Desculpe o OT pessoal...voltamos a esta Decathlon----Alur 700??...gostu este design e neste aspecto a Decca foi sempre distante dos outros tentando dar-se uma propria identitade em relação ao design; em muitas bikes podemos facilmente encontrar o mesmo design/grafica....agora acho um erro por o travao por baixo do crank, simplemente porqué fica mais subjeto a apanhar sujo e depois acho "fora de mão" para fazer manutenção..não gosto.
A bike no seu total é gira mas a este preço na Italia arranjo melhor:)...em fim para quem o dineiro é secundario no problem, cumpra-se aquele do que gostamos...se é um problema primario então devemos perder um bocado de tempo e investigar, a rede ofrece muitas oportunidades sobretudo sabendo que no fim do ano os stocks de bikes devem ser vendidos:)))...se calhar vou cumprar esta Alur em promoção no proximo ano!!!....

ciao
 
Boa tarde Diogo,
a lei italiana diz que uma brand italiana pode escriver "made in Italy" quando só uma fase ( neste caso é sempre o assemblameto e a pintura) são feitas na Italia:) da filiera ( o processo de produção) é feita na Italia....viva a "adrenalina italiana":))...mas em qualquer lado escondido há sempre um "made em Taiwan":))
Agora na Europa não sei cada pais como regula isso...logo atenção que as vezes made in não significa mesmo fabricado. Este argumento é mesmo complesso!! Mas a final das contas a nós que somos cicloturistas interessa que as bikes sejam baratas!!!:))....não interessa saber qual é o processo de qualitade aplicado no interior de uma factory que seja Francesa o Taiwanesa, todos sabemos que há fabrica de primeira qualitade em China..bem 30 anos de investimentos produziron efeitos não é??Entrettanto nós na Italia o que foi investido???uiuiiu..que nervoso folks...OT OT folks.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Eu acho que a Alur 700 está muito interessante em termos de preço/material/design. Mas claro, isto só de a ver em fotos e como tal estou à espera de ver uma ao vivo numa loja para tirar as devidas conclusões... :)
 

Diogo112

New Member
Ora aqui vai mais uma axa para a fogueira, Decathlon os designs são próprios, não vão buscar moldes de outros, isso sei, agora o que vejo acontecer é o mesmo que noutras marcas piora-se a produção para maximizar o lucro. A decathlon tem material próprio que não vende ao "publico" (não aparece exposto em loja), só para terem ideia um espigão de selim em fibra de carbono com o peso de 235g, na medida de 31,6mm por 350mm de comprimento, comprei eu ontem por 26€, quando virem forquetas na net usadas a custar 90 paus, há umas tantas que custam 50€ novas e embaladas. Mas como diz um amigo meu, carne que eu não como, dou aos cães, que bom que eu gosto de ser cão. O caso da Facet e Mach estas têm muitas semelhanças com uma Time é verdade, o design do quadro é semelhante pois o engenheiro que desenhou a Time é o mesmo que desehou a facet e a mach, mas continuo a dizer Decathlon é bom, para quem não tem preconceitos com os autocolantes!
 

Diogo112

New Member
Sou só eu que acho graça a uma bike de supermercado que consegue acompanhar os "Ferraris"?

Não és só tu, eu também sou um admirador da marca, tanto que já vou na 2ª e para 2015 virá uma 3ª, para o meu petiz, um quadro em carbono novo a estrear e estamos a falar de um quadro que não irá ultrapassar os 500€.
 

fjota

Member
Não és só tu, eu também sou um admirador da marca, tanto que já vou na 2ª e para 2015 virá uma 3ª, para o meu petiz, um quadro em carbono novo a estrear e estamos a falar de um quadro que não irá ultrapassar os 500€.

Diogo...temos que falar :D tambem quero...

Já agora, em relação à ''bike de supermercado'' já foi explicado pelo ''autor'' o que queria dizer com isso, não é depreciativo... para isso há que ler mais paginas ;)
 

Skyforger

Active Member
Não querendo continuar a fugir demasiado ao tópico, concordo quando o Fabry refere que actualmente o preço das bicicletas e seus componentes ronda o obsceno! Também sou da opinião que com o avanço tecnológico e a automatização e massificação do processo de fabrico a tendência seria para as coisas ficarem mais baratas...e isso acontece em tantos, mas tantos produtos, mas não acontece em relação às bicicletas! Acima de tudo estamos a falar de marketing, de uma forma de impôr algo na mente do consumidor, de lucros brutais e de uma indústria que visa cada vez mais a obsolescência, pois há sempre novos produtos a sair que precisam de ser escoados. É realmente intrigante que os preços aumentem e a qualidade diminua em muitos dos componentes actuais. Tenho componentes Shimano da década de 80 numa bicicleta antiga a funcionar na perfeição, sem terem sido alvo de qualquer restauro ou grandes manuntenções. Olho para grupos actuais e não consigo vê-los a alcançar essa longevidade, o mesmo em relação aos quadros...então se falarmos de BTT, pior...Tudo isto para dizer que os meandros da indústria e do negócio são muito sinuosos e o peão somos nós, o consumidor, sendo que compete-nos decidir sobre aquilo que queremos realmente "engolir" ou não. Marcas como a Btwin ajudam a que possamos ter qualidade a preços mais acessíveis, sem dúvida...embora ache que já tenham sido mais imbatíveis nesse campo.

rfcarvalho, é a bike de supermecado que consegue acompanhar os "Ferraris", ou será o dono da bike de supermercado que tem mais pernas que o da "Ferrari"? Essa é uma observação típica e altamente redutora, mas não é de mais relembrar que as bicicletas não têem motor. Se as pernas existirem, até numa bicicleta do Jumbo de 50€ damos uma banhada a uma "Ferrari" de 10 000€ que não tem pernas para a pôr a andar.....
 

Dono do asfalto

New Member
Não és só tu, eu também sou um admirador da marca, tanto que já vou na 2ª e para 2015 virá uma 3ª, para o meu petiz, um quadro em carbono novo a estrear e estamos a falar de um quadro que não irá ultrapassar os 500€.

Também sou admirador da marca, ou não rolasse também numa. :)
 
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