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Viper Galibier 105

CarlosCorreia

New Member
Boas pessoal !
Como escrevi em outro tópico eu andava á procura de uma bicicleta para comprar com um orçamento inicial de pouco mais de 1000 € e as opções eram a Scott Speedster 20 e a Cannondale CAAD8-5.

scott-speedster-20-model-2013.jpg

cannondale-caad8-5-105-2013-compact-road-bike.jpg


Nesta fase inicial estava mais virado para a scott. Para mim era muito mais apelativa em termos esteticos. Então decidi avançar para comprar. Entrei em contacto com a BikeZone para saber se tinham quadros tamanho 58, ( tenho perto de 1,88m :p ), mas para minha tristeza não tinham.
Virei-me então para a Cannondale mas nunca consegui gostar realmente da bicicleta. Não gostava e prontos ;)

Continuei a minha procura e, quando por acaso estava no site da probikeshop, deparei-me com uma Viper Galibier 105 verde/preta/branca muito bonita que só estava em stock nos tamanhos 50 e 58. Como o site estáva (e ainda está) em liquidação pensei que não devia perder esta oportunidade e então decidi-me e escolhi essa bicicleta ! Para voçês verem, logo a seguir a eu ter feito a encomenda o stock de quadros 58 acabou ou seja devo ter apanhado mesmo das ultimas (não sei se é bom ou mau ).

Fiz a encomenda, paguei por transferencia bancaria, o que para mim foi um pouco assustador pagar antes de ter o produto, mas felizmente correu muito bem. A probikeshop, na minha opinião, trabalha muito bem. Enquanto a encomenda está nas mãos deles eles avisam por e-mail todos os processos da encomenda, e depois quando mandam a encomenda para a transportadora dão-nos o nº de seguimento para seguirmos onde anda a encomenda. Fiz a encomenda no dia 25 (Domingo), na segunda fiz a transferencia, a transferencia foi aceita na quarta, na quinta enviaram a encomenda e finalmente chegou ontem.

Aqui está ela

7ble.jpg

7plc.jpg

i9z4.jpg

42ym.jpg

gr9n.jpg


Depois de montada :

7u4s.jpg

g7au.jpg

rzki.jpg

cez5.jpg

xl2g.jpg


Notei que os desviadores têm que ser ajustados, coisa que não sei fazer mesmo. Quando meto a cassete nos ultimos dois pratos da direita, na pedaleira, tanto num como no outro prato, a corrente raspa no desviador. Não sei se a resolução passa por um processo complexo ou se posso fazer eu próprio com ferramentas comuns.

Também gostava de saber para que servem estes pequenos reguladores que estão nos cabos que saem das manetes para os desviadores :
4k3t.jpg
.
(mais tarde posto foto mais detalhada ) Será que são para regular os desviadores ou a "leveza" do shifting das manetes ?


De resto está tudo impecavél ! Agora é so meter os pedais Keo Look Easy da minha antiga bicicleta e fazer muitos kilometros :p

As fotos estão com pouca qualidade porque foram tiradas na minha garagem, mas mais daqui a um bocado eu tiro umas fotos já com os pedais e á luz do dia e ponho aqui :)

Abraços
 

Bruso

Well-Known Member
Parabéns pela excelente bicicleta. Muito bonita. Só não gosto da fita de duas cores. Ou preto ou branco mas isso são pormenores.

Quando à afinação das velocidades é muito fácil. Mas primeiro mentaliza-te que não deves cruzar muito a corrente, isto é: prato mais pequeno não deves ir aos carretes mais pequenos da cassete. Prato maior não deves ir ao maiores da cassete.

Posto isto deixo-te uns vídeos excelentes sobre afinação. Eu tbm não sabia e consegui afinar as minhas e tá nos trincos!!

Estes gajos têm uma excelente compilação de vídeos sobre mecânica: procura o que te interessa: http://www.youtube.com/channel/UCVA0MJb3K3TBhI9eCF3E6kA
 

ampat

Member
A bike é gira e a combinação de fitas de guiador preto+branco é engraçada :p

Há vários vídeos na net sobre a afinação de desviadores. Por exemplo,

http://www.youtube.com/watch?v=Xt9XfDEW3Q8

http://www.youtube.com/watch?v=IGpKGkAV73M&list=TLKds4RrDfLhE

Podes também procurar aqui no fórum que há tópicos sobre isso.

Relativamente aos "pequenos reguladores", parece-me que são os parafusos de afinação de que ouvirás falar nos vídeos de afinação dos desviadores que verás na net. Servem estes para regular a tensão dos cabos.

Relativamente à corrente bater na gaiola do desviador dianteiro, penso ser normal nas combinações "cruzadas", prato pequeno + carreto pequeno e prato grande + carreto grande. Até deves ter no manual de utilização uma nota relativamente a isso ;)
 

AndreNS

New Member
Em relação à afinação dos desviadores não é complicado. Tal como o ampt disse eu também procuro no youtube para aprender como se faz.
De início poderá ser complicado mas acaba por ser muito bom conseguirmos ser nós próprios tratar das nossas bikes.
Muita sorte com ela!

p.s. - o meu quadro de BTT é um Viper que já conta com mais de 15000km e até agora 5*.
 

CarlosCorreia

New Member
A bike é gira e a combinação de fitas de guiador preto+branco é engraçada :p

Há vários vídeos na net sobre a afinação de desviadores. Por exemplo,

http://www.youtube.com/watch?v=Xt9XfDEW3Q8

http://www.youtube.com/watch?v=IGpKGkAV73M&list=TLKds4RrDfLhE

Podes também procurar aqui no fórum que há tópicos sobre isso.

Relativamente aos "pequenos reguladores", parece-me que são os parafusos de afinação de que ouvirás falar nos vídeos de afinação dos desviadores que verás na net. Servem estes para regular a tensão dos cabos.

Relativamente à corrente bater na gaiola do desviador dianteiro, penso ser normal nas combinações "cruzadas", prato pequeno + carreto pequeno e prato grande + carreto grande. Até deves ter no manual de utilização uma nota relativamente a isso ;)

Obrigado ampat.
Em relação á corrente bater no desviador dianteiro, eu não sei se me expliquei bem, mas, isso aconte quando na cassete estão os ultimos dois pratos (os mais pequenos logo os mais pesados ) não quando estou com as combinações cruzadas.

Abraço
 

CarlosCorreia

New Member
Parabéns pela excelente bicicleta. Muito bonita. Só não gosto da fita de duas cores. Ou preto ou branco mas isso são pormenores.

Quando à afinação das velocidades é muito fácil. Mas primeiro mentaliza-te que não deves cruzar muito a corrente, isto é: prato mais pequeno não deves ir aos carretes mais pequenos da cassete. Prato maior não deves ir ao maiores da cassete.

Posto isto deixo-te uns vídeos excelentes sobre afinação. Eu tbm não sabia e consegui afinar as minhas e tá nos trincos!!

Estes gajos têm uma excelente compilação de vídeos sobre mecânica: procura o que te interessa: http://www.youtube.com/channel/UCVA0MJb3K3TBhI9eCF3E6kA

Obrigado pela dica Bruso :)
 

Lyp

Active Member
Se tiveres com a corrente no prato pequeno à frente, é normal que a corrente roce no desviador da frente quando está nos dois carretos mais pequenos atrás. Se for esse o problema, não mexas ;)

Parabéns pela compra ;)
 

CarlosCorreia

New Member
Se tiveres com a corrente no prato pequeno à frente, é normal que a corrente roce no desviador da frente quando está nos dois carretos mais pequenos atrás. Se for esse o problema, não mexas ;)

Parabéns pela compra ;)

Antes de mais obrigado pela participação no meu topico :)
Sim, de facto, quando estou com a corrente no prato pequeno á frente ( só tenho 2) quando está nos dois carretos mais pequenos atrás a corrente roça no desviador da frente. Mas isso tambem acontece quando passo para o prato maior da frente nos mesmo 2 carretos mais pequenos ..
 

Bruso

Well-Known Member
Quando tens no prato mais pequeno é normal.
Agora a unica coisa que vais ter de fazer é mexer na afinação de topo. Terás de alargar o parafuso de modo a permitir ao desviador sair mais. mas naqueles videos que te deixei explica muito bem.
 

CarlosCorreia

New Member
Quando tens no prato mais pequeno é normal.
Agora a unica coisa que vais ter de fazer é mexer na afinação de topo. Terás de alargar o parafuso de modo a permitir ao desviador sair mais. mas naqueles videos que te deixei explica muito bem.

Sim penso que tens razao :)
Nem tenho de mexer nos parafusos H e L certo ?

Abraço
 

Bruso

Well-Known Member
tens de mexer é mesmo nesses parafusos. Em principio será num só que se não estou em erro é o H. mas confirma. basta-te alargar e vais notar que o desviador vem mais para fora. Se apertares vai mais para dentro e ainda te raspa mais a corrente.
 

CarlosCorreia

New Member
tens de mexer é mesmo nesses parafusos. Em principio será num só que se não estou em erro é o H. mas confirma. basta-te alargar e vais notar que o desviador vem mais para fora. Se apertares vai mais para dentro e ainda te raspa mais a corrente.

Bem agora estou super confuso ! Vou mas é ver os videos com atenção para tirar as minhas duvidas. Vais ser uma longa tarde de volta da bike :)
 

CarlosCorreia

New Member
Boas pessoal !
Acabei de vir da minha primeira voltinha com a nova bicicleta ! Estou maravilhado. Grande diferença, principalmente a rolar. Parece que vou de mota x) A rolar é um espetaculo. Com o mesmo esforço que fazia antes (já não andava para aí á um mês, por causa do estrago da minha antiga bicicleta) ando muito mais e com muito mais conforto ! Só notei um pequeno desajuste : ao pedalar a minha perna direita vái muito mais perto do quadro do que a esquerda. Não sei se é jeito meu ou se é algum mau ajuste a nivel de espigão ou selim. Também notei que tenho de subir um pouco mais o espigão. De resto tudo impecável !

Deixo aqui o link da minha volta. Foram apenas 20 kms que mal serviram para testar a maquina mas que serviram para tirar as primeiras impressões dela e de certos ajustes que tenho que fazer http://www.strava.com/activities/80519121

Abraços e boas pedaladas !
 

edununo

Well-Known Member
Pode ser isso. Vê se os cleats estão ok.
Quanto ao desviador, isso não trás a possibilidade de micro-ajuste da posição do desviador? Na Campagnolo há posições intermédias entre o desviador no prato e grande e pequeno, algo que ajuda a evitar esse roçar.
 
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