• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Qual a vossa velocidade média?

dekeriel

Member
Disse perto dos 60kmh, não 60, a estas velocidades 2 ou 3 kmh é muita diferença e estamos a falar de um sprint ou melhor de um arranque para um sprint porque depois embrulhara-se e caíram alguns.
Seja como for eu não sou o único a andar por estas bandas (furadouro) pelo que certamente outros utilizadores do forum que frequentem estas paragens e que costumem apanhar estes comboios, podem atestar isso mesmo, mas confesso quando soube da idade também fiquei admirado.
 

biza

Member
e q cadencia media tens biza ?

Boas amigos, a rotação depende do precurso normalmente em em plano ando por volta das 95 e as 100 rotações por minuto(RPM) a subir ando e tento sempre ir com uma cadência entre 80 a 90 RPM´s, mas há subidas tramadas e ando menos que 80 RPM, por vezes penso mais vale ir a pé..lol... frequência cardiaca, só quando faço séries é que utrapasso dos 80% a frequencia maxima.
 

joao49

Member
eu posso confirmar o que o dekeriel diz..e mesmo verdade..aqui nao somos profissionais mas temos bom terreno e grupos enormes e muito fortes a qual conseguimos fazer medias incriveis..eu falo por mim nao tenho necessidade alguma de mentir e quem achar que e exagero o que eu digo e facil:aparecam por ca,nem precisam de dizer a ninguem quem sao,enfiem se no meio e verao que e verdade o que digo..eu nao tou a ser bruto com ninguem atençao,so tou a dar vos a oportunidade de ver com os proprios olhos..e um mundo a nossa zona para o ciclismo..
abraço
 

dekeriel

Member
por acaso comentei isso com 1 amigo meu . . . parece-me haver aqui ciclometros mal calibrados . . . eu considero-me ter 1 pedalada aceitável, e passar dos 30kmh tem de ser sem grandes subidas

Não sei se te referes a mim mas antes de duvidares, fazias bem percorrer o percurso que citei ou pedir opiniões de quem o faz todas a semanas para realmente ver se media de 37 ou + de 40 em grupo é possível ou miragem. Comentar negativamente sem conhecimento de causa é fácil mas pouco correcto.
 

Figueiredo

Active Member
Não quero duvidar da vossa palavra mas sinceramente custa-me um bocado a engolir Malta com 65 anos a fazer sprints a 60km/hora ??
Não levem a mal o que vou dizer mas so vejo 3 hipóteses:
1) O terreno e a descer
2) Andam carregadinhos de "droga"
3) Ou então e uma grande peta...

Boas medias
 

joao49

Member
em relaçao a essa afirmaçao de um homem de 65 anos a sprintar a 60kms/h nao a posso confirmar pois nao tava la pra ver mas acredito perfeitamente que seja verdade pois conheco alguns que parecem cavalos,treinam que se fartam..mas posso dizer que ja vi homens com os seus 50 e tal anos a fazer esse feito..agora e obvio que nao vem a puxar pelotao durante a tirada mas que vao sprintar e fazem boa figura isso e verdade..
aqui acho que ninguem ganhava nada em mentir muito menos mentir em relaçao a feitos de outros ciclistas por isso vamos acreditar todos no que todos nos dizemos..
abraço
 
Last edited:

nunocoutinho

New Member
Quanto a um homem com 65 anos fazer um sprint a 60km/h não estou a perceber o problema, de certeza que é alguem que já anda á muito tempo, provavelmente o ex ciclista e um spint é uma coisa rápida.
Por aqui tenho alguns exemplos disso, o maior é de um que correu em novo e nunca abandonou o ciclismo, é reformado e anda quase todos os dias.
A verdade é que quando vai andar com a malta não larga a roda e a subir á muito menino de 20-30anos que fica para trás.

Agora médias de 38 em grupo, não é impossivel, mas é preciso ir o caminho todo no prego, e possivelmente ou já tinham aquecido antes ou não aquecem, eh eh.
Há por ai muito pessoal que treina bastante e de certo grandes ciclistas, nisto não há milagres, para andar é preciso treino.
 

Figueiredo

Active Member
aqui acho que ninguem ganhava nada em mentir muito menos mentir em relaçao a feitos de outros ciclistas por isso vamos acreditar todos no que todos nos dizemos..

Caros dekeriel e joao49,

A vossa palavra é tão ou mais séria que a minha, nunca pus em causa as vossas médias aqui na minha zona também conheço alguma malta com mais de 50 anos que consegue fazer médias acima dos 30, mas sim uma situação especifica, pois tenho amigos de pedaladas na faixa etaria dos 60 anos (o meu pai inclusivé) e alguns todos os anos ainda sobem á Torre..., mas para um sprint é necessário força e potência e aos 65 anos duvido sériamente mesmo tendo sido ciclista e treinando todos os dias.

Mantenho a minha opinião se o terreno não era a descer e se o que dizem é efectivamente verdade, só para tirar duvidas gostava que o referido senhor no fim da voltinha fosse urinar para o copo..., porque isso de deixar meninos de 20-30 anos para trás como o nunocoutinho referiu têm muito que se lhe diga... por acaso o grupo que falam não é o do Manuel Zeferino:confused:

Voltando ao tópico a minha média por norma situa-se entre os 22 e os 25Km/Hora, isto na zona onde costumo pedalar que é um pouco acidentada (voltas com acumulado superior a 1.000m) se for para um terreno mais plano já vi que dá para fazer um pouco melhor...
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
No meu caso, pegando nas voltas mais longas de 2010 tenho:

Totais:
18 saídas
2.675 Km
39.119 m de acumulado positivo

Valores médios por volta
Distância: 148 Km
Acumulado: 2.172 m
Velocidade: 24,45 Km/h

Extremos:
Maior saída: 223 Km
Maior acumulado: 3845 m
Melhor média: 28.5 Km/h
 
Last edited:

nunocoutinho

New Member
Conhece esse senhor Zeferino, mas não é ele, eh eh. Isso anda com muita octana, senão não fugia do control, nem com a idade muda.

O caso em questão trata-se de uma pessoa que raramente leva água, raramente leva comer sequer, pedala de uma forma muito estranha devido a um acidente de ciclismo mas que já anda nisto á muito tempo, não vai em grupo a puxar como é óbvio, mas vai controlando na roda e na hora de subir está lá e tenta sempre ir.
É bastante conhecido por ciclistas da altura dele e alguns mais novos, senhor "Banca", passou ao lado de uma grande carreira de ciclismo devido a uma queda bastante grave em prova.

Agora, médias de 38, não é todos os dias que se fazem, e mesmo em grupo como disse já é preciso ir com esse objectivo sem esperar por ninguem ou contra-tempos. Normalmente ao domingo as médias fortes vão para os 33 perto dos 34, em quase 100km e com algum acumulado, mas claro nem sempre podemos ir a puxar que nem loucos pois o andamento não é igual para todos e depois tinha de ser bem gerido por todos para não chegar-mos ao fim completamente esgotados ou acabar a gasolina antes do tempo.

E são médias GPS, por isso no máximo é arredondado para baixo.
 

paradawt

Moderador
Essa é outra questão.

Normalmente ando em grupo e como sabemos existem vários andamentos e várias idades.

Temos a liberdade de fugir um pouco e puxar mas depois acabamos sempre por esperar para juntar. Normalmente fazemos sempre alguma serra (não fosse o organizador um trepador), excepto na pré-época que é mais soft.

Mas por norma nunca poderia fazer muito acima dos 32kms/h porque esperamos sempre uns pelos outros e o grupo ainda é grande.

Outra situação é que as minhas médias são sempre medidas por GPS. A margem de erro deve ser minima.

Cumprimentos.
 

Dono do asfalto

New Member
As minhas médias dependem muito dos trajetos que escolho. Quando não tenho subidas normalmente faço médias entre 27 a 29 km/h, depende. Em trajetos que incluem subidas, obviamente as médias descem um pouco, tipo 23 a 25 km/h.

http://www.cdof.com.br/nutri1.htm

Segundo este site, fazer durante um treino uma média > 14 milhas/h (22,5 km/h), é considerado ciclismo de esforço intenso. < 14 milhas/h (22,5 km/h) é considerado ciclismo geral (por lazer). Não sei qual a vossa opinião acerca disto, se estiver errado, que me corrijam

Boas médias:)
 

plx

New Member
Isso é muito relativo.
Tu é que tens de ver como te sentes, podes ir a 25km/h sem grande esforço ou no limite...
 

joao.ads

Well-Known Member
olha já fiz uma volta de 80 km que fiz uma media pouco acima de 20 km/h e quando cheguei a casa se me dissessem que andei a passear acho que batia em alguem :D

acho que no dia que fizer aquela volta acima de 22,5 km/h começo a achar que sou ciclista
 

pcpm

Member
Nos meus 9000km de experiência :) , as melhores médias que consegui em voltas rolantes foram:
- 31km/h com passagem no Luso em grupo de 4 no total de 125km;
- 30km/h sozinho no total de 70km.

Num percurso de 60km que faço muitas vezes sozinho com passagem na Serra da boa viagem 25km/h.
 

AmeixaAljezur

New Member
Eu ainda só tenho 7 meses de ciclismo e 4mil kms, na zona onde vivo, Aljezur, num raio de 20kms tenho subidas para todo o lado, no entanto a minha média costuma ser de 25kms/h, algumas vezes faço média de 28kms/h mas em dias de boa disposição e vento ao minimo...
Gostava de referir uma coisa, fui fazer o Troia-Sagres andava de bike á 4meses e fui no espírito de aventura, realmente passaram por mim e pelo meu grupo centenas de ciclistas que nem olhavam para o lado para nao perderem a pedalada, até Odeceixe vi muitos a ficarem por essa estrada, e na súbida de Odeceixe e Carrapateira vi a maioria dos tais sprinters a ficarem para trás...fiz os 200kms com média de 25,5kms/h, e quando cheguei a Sagres encontrei 10% dos que passaram por mim...concordo com o que dizem ali atrás, eu sei que quem faz 120kms aqui na zona, faz bem os 200kms em muitas zonas do país...acredito em algumas médias exurbitantes porque ainda existem aqueles alimentos e bebidas extra, para meterem as pulsações ao rubro.....mas isso já não é ciclismo amador, é outra coisa...abraço pessoal!
 
Top